Pesquisar aqui

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Gelo no Ártico atinge novos mínimos históricos neste Inverno

Este é o segundo ano consecutivo em que o nível de gelo no Oceano Ártico atinge mínimos históricos no Inverno. O volume tem vindo a ser consecutivamente reduzido nos últimos 13 anos mas pode não influenciar a temperatura global.

Os dados foram recolhidos através de imagens de satélite pelo centro de National Snow and Ice Data Center (NSIDC) da NASA e revelam que, a 24 de março, a extensão do gelo Ártico estava 431 milhas quadradas abaixo da média registada entre 1981 e 2010. A subida de temperatura global nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro é uma das razões apontadas pelos cientistas.


Todos os anos o ciclo de evolução da camada de gelo flutuante leva a uma redução significativa com o degelo na Primavera e no Verão, retomando a dimensão durante o Outono e Inverno. Mas este ano, pelo segunda vez consecutiva, foram atingidos novos mínimos e na semana passada a extensão de gelo atingia os 14,52 milhões de quilómetros quadrados, um novo mínimo de Inverno desde que começaram a ser feitos os registos, em 1979.

tek gelo ártico

Mais informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.