Pesquisar aqui

sábado, 28 de março de 2020

Amazon desenvolve um colete para proteger funcionários de robôs

Hoje, falarei de uma nova tecnologia que a Amazon esta a desenvolver: tecnologia vestível. Agora esta não parece ser muito importante mas pode ser esta mesma tecnologia que fará a industria da robótica desenvolver-se muito mais rápido. Isto porque estes coletes iram proteger os funcionários das empresas de acidentes relacionados com robôs.
A Robotich Tech Vest foi desenvolvido para funcionários da Amazon que trabalham em centros de entrega de armazéns ao lado de robôs autónomos. Isto porque a Amazon tem estada atenta aos acidentes dos seus trabalhadores que foram feridos de o resultado da ação de um robô, e este foram muitos. Devido a isto foi desenvolvido este colete que vem com sensores embutidos e um cinto electrónico que fornece alertas de aviso aos robôs próximos para informá-los da presença de um trabalhador. Isto poderá ajudar a garantir segurança para qualquer trabalhador da empresa e ainda aumentar o ritmo de trabalho. Desta forma, este sendo ainda uma versão nova e recente, estes coletes poderão, mais tarde, fazer muitas mais tarefas que no momento ainda nem imaginamos. Até à próxima!
An Amazon robot box toy at Grand City Mall on July 21, 2013 in Surabaya, Indonesia

sexta-feira, 27 de março de 2020

AI ajuda a lutar contra o COVID-19

Com o fim do PT06 - Arduino, voltamos a nossas curadorias normais, sobre todas as novidades na Robótica. Hoje será uma noticia pequena mas de qualquer forma extremamente relevante com o que se passa hoje em dia. Como se sabe a COVID-19 esta em todos os canais de noticias hoje em dia. Esta epidemia esta-se a tornar extremamente perigosa e precisamos de toda a ajuda e cooperação possível para a travar. Isso inclui a ajuda da nossa Robótica. Eu já fiz um uma noticia sobre este problema. No entanto sinto que é necessário mostrar as incríveis ideias e projetos que os indivíduos neste setor estão a desenvolver.Um deste trabalhos é o robô que se pode ver abaixo. Este esta a ser desenvolvido pelos especialistas em inteligência artificial e robótica em Edimburgo que esperam que seja um dos primeiros robôs da área da saúde a manter uma conversa com mais de uma pessoa por vez. Este projeto esta a ser designado para ajudar pessoas mais velhas, mas poderá também ser usado para um dia ajudar a lidar com surtos de vírus como a pandemia de coronavírus. Com muitos robôs já trabalhando em hospitais desinfectando salas e entregando comprimidos, esta abordagem será muito interessante ver a ser desenvolvida nos próximos anos. Se estiveres interessado em saber mais segue o link. Até à próxima! (https://www.bbc.com/news/uk-scotland-52042891)



Arduino - Sensor DHT




O sensor DHT é um sensor de temperatura e humidade.
A versão DHT11 tem sucesso ao fazer leituras de humidade de 20 a 80%, e temperaturas de 0 a 50 Cº com ±2 Cº.
O DHT11 é básico, de preço baixo e fácil de usar. Verifica então a temperatura e humidade do ar, transmitindo o sinal digital que pode ser lido pelo Arduino, de modo a apresentá-lo num display à escolha. É consideravelmente pior que o sensor DHT22, tendo menos precisão, mas é mais barato e menor.


Referências

Python - News 9.2

COMO É A NONA PUBLICAÇÃO DE PYTHON - NEWS, HOJE VOU APRESENTAR 9 RAZÕES PARA APRENDER PYTHON NO ANO DE 2020!
No dia 21, fiz a primeira parte deste Python News que contém as primeiras 5 razões para aprender Python, aqui estão mais 4!

  • Grande comunidade: O facto de ser código aberto e possuir milhares de bibliotecas já dá uma dica de quão grande é a comunidade que gira em torno de Python. E por que isso é tão importante? Estas comunidades são de grande ajuda em qualquer estágio da carreira de um desenvolvedor. Se está no início do processo de aprendizagem, pode usá-las para tirar dúvidas básicas ou mesmo pedir dicas de iniciação em projetos. É sempre bom conviver!

  • Data Science: Ciência de dados já foi chamada de profissão do futuro, de emprego mais sexy, entre outros adjetivos. Mas o facto é que a demanda por cientista de dados só cresce, nas mais variadas indústrias, e Python tem sido a linguagem preferida para atuar nesse ambiente. Entre as razões pela escolha de Python está a variedade de bibliotecas disponíveis sobre o tema, o que facilita seu uso, como a PyBrain, Numpy, entre outras.

  • Desenvolvimento Web: Pensa na criação de algo para web em PHP (se conheces um pouco de programação). Tarefas que levarima algumas horas, são desenvolvidas em poucos minutos utilizando Python. Essa facilidade é traduzida também na ampla disponibilidade de bibliotecas e frameworks, como Django e Flask, que facilita ainda mais o trabalho de qualquer desenvolvedor web.

  • Salário: A demanda por desenvolvedores Python é alta e a tendência é que cresça ainda mais e é indispensável falar do salário médio deles. Quando isso acontece a lei de mercado prevalece e os salários começam a subir. Em média, um desenvolvedor Python em início de carreira pode ganhar 850 euros, mas os ganhos podem facilmente ultrapassar os 1500 euros, podendo variar de empresa para empresa, contrato de trabalho e hierarquia.




Referências:

quarta-feira, 25 de março de 2020

Arduino - TinkerCAD


O TinkerCad é uma plataforma que nos permite simular a construção de projetos, sejam eles de Arduino ou 3D.
Assim, mesmo sem termos comprado o Arduino, somos capazes de programar e criar circuitos que funcionam remotamente como se tivessemos um Arduino individual. É muito útil até para quem tem, pois é fácil e rápido criar uma simulação, servindo como um lugar de teste onde primeiro passamos antes de colocar as mãos na verdadeira massa física.

O site: www.tinkercad.com
Para entrar, temos ou de criar uma conta pessoal, ou entrar como parte de uma turma.

O TinkerCAD usa programação por blocos, similar à de outras plataformas como MIT App Inventor e Scratch.

Referências:

Python - Herança de Classes (Parte 3)

JÁ APRENDEMOS SOBRE CLASSES, E A SUA HERANÇA?


Nas últimas duas publicações falei sobre as bases de herança de Classes, agora vou apenas explicar a utilização de outro métodos que podem vir a ser úteis!

  • Função 'super()': esta função faz com que a função derivada herde todos os métodos e propriedades da função base:
class Student(Person):
def __init__(self, fname, lname):
super().__init__(fname, lname)

Ao usarmos a função super() não precisamos de inserir o nome da função base!

Nota: se ainda não viste a parte 1 e 2 de Herança de Classes, é melhor ver primeiro para melhorar a compreensão!


Referências:

segunda-feira, 23 de março de 2020

Arduino - Resistências



As resistências são muito úteis na contrução de circuitos Arduino. Permitem-nos regular a energia do circuito quando esta as ultrapassa.
Existem vários resistências diferentes, com diferentes bandas coloridas que representam diferentes impotências. A impotência, ou seja a unidade da "capacidade" da resistência, é medida em Ohms e existem tabelas que nos indicam exatamente qual é a impotência total de uma resistência de acordo com as cores.
Hoje em dia, isto é facilitado pelo uso de software que nos diz automaticamente a impotência ao lhes darmos as cores, como por exemplo este da Digi-Key.

Referências

Editores de vídeo Smartphone

Editores de vídeo Smartphone

Existem várias aplicações para edição de vídeo no entanto muitas delas não são aceitavelmente potentes para as máquinas que transportamos nos bolsos.
Hoje venho dar 3 recomendações:
1. Quik.
2.FilmoraGo
3.VivaCut
Já experimentei as três e devo dizer que, quando comparadas a todas as outras no mercado estas foram as melhores se bem que com algumas limitações como seria de esperar.

Python - Herança de Classes (Parte 2)

JÁ APRENDEMOS SOBRE CLASSES, E A SUA HERANÇA?


Na última publicação criámos a seguinte classe base:

class Person:
  def __init__(self, fname, lname):
    self.firstname = fname
    self.lastname = lname

  def printname(self):
    print(self.firstname, self.lastname)

x = Person("Nyck", "Brandão")
x.printname()

Agora vamos criar uma classe derivada da acima:


class Student(Person):
  pass

Assim criámos uma classe Student que tem as propriedades da classe Person! E podemos atribuir-lhe dados também, como a seguir:


x = Student("Bruna", "Pires")
x.printname()

Agora em vez de usar-mos o argumento pass, vamos usar a função __init__():


class Student(Person):
  def __init__(self, fname, lname):

Nota: quando adicionamos uma função __init__() à função derivada, esta já não herdará a função da classe base!

Assim termino mais uma publicação de  Herança de Classes em Python, já tendo as bases e conceitos básicos e necessários, na parte 3 vou apenas referir outros métodos, até lá: Boa programação!


Referências:

domingo, 22 de março de 2020

Arduino - LCD


LCD




  Um LCD (Liquid Crystal Display)  é um painel fino que é utilizado para mostrar informações por via eletrónica desde textos a imagens e vídeos. Normalmente costuma ser utilizado em carros, comboios, aeroportos. 
  Um LCD tem 6 camadas, que são as seguintes:
1 - Filme polarizador na vertical;
2 - Substrato de vidro com eletrodo ITO (óxido de lata do índio);
Resultado de imagem para camadas do lcd3 - Cristal líquido;
4 - Substrato de vidro de eletrodo ITO com traçados horizontais para se alinhar com polarizador horizontal;
5 - Filme polarizador na horizontal
6 - Espelho para tornar um painel reflectivo



Arduino - Módulo de relógio

O módulo de relógio, ou em inglês RTC ( real time clock), modelo DS1302, é essencialmente um simples relógio. Este pode-se conectar com o micro controlador e fornecer informações de segundo, minuto, dia, data, mês e ano. Este mesmo sendo um simples relógio consegue abrir muitas possibilidades para projectos com o arduino. Um destes pode ser um simples alarme, claro que este iria necessitar também de um buzzer (uma coluna que vêm com o kit do arduino, falo dela na próxima curadoria). Até à próxima!

Arduino - Motor Servo SG90


Motor Servo SG90




Um motor servo é uma máquina que funciona em função de um controlo que receba. Neste motor servo, nós conseguimos encaixar e aparafusar algumas "trancas" que nos permitem bloquear algo. O exemplo que vou dar é do meu projeto em que o motor servo vai reagir em função do módulo RFID em que quando se passa a "chave" correta no sensor RFID, o motor servo roda desbloqueando assim uma porta por exemplo. Até à próxima.

Componentes Arduino: Sensor de som

Este sensor utiliza um microfone de condensador elétrico para detetar o som num determinado ambiente. Pode ser usado conectado através de uma porta digital, onde apenas indica se está a detetar som (HIGH, 1) ou não (LOW, 0). Nesse caso é necessário ajustar o limite de deteção através do potenciómetro incorporado (apertando ou desapertando o parafuso por cima do paralelepípedo azul). Caso deseje dados mais precisos, pode conectá-lo através de uma porta analógica onde receberá valores entre 0 e 1023, quanto mais elevado é o valor, mais elevada é também a intensidade do som detetado. É importante denotar que este sensor funciona com uma tensão de 4 a 6V pelo que a porta de 3.3V do Arduino não é suficiente, tendo que ser usada a de 5V.



imagem:
  • URL
  • consultada no dia 2/03/2020


fonte:

Componentes Arduino: Piezo buzzer

Como seria aborrecida a vida sem som, não é? Então e que tal dar um pouco de som ao seu Arduino com o Piezo Buzzer. Este pequenino componente é capaz de reproduzir sons de frequência variável e programável, sendo até possível gerar algumas melodias. Como é óbvio, com muitas limitações. Tenha cuidado ao inseri-lo no seu projeto pois este possui polaridade, Basta olhar para baixo do mesmo, pois junto a cada pino está indicado qual a sua polaridade. É possível utilizá-lo em módulo e sozinho, sendo que a segunda opção é muito mais popular. Para ser controlado é necessário utilizar o comando tone().


imagem:
  • URL
  • consultada no dia 22/03/2020

fonte:

Componentes Arduino: sensor de chama

Tal como o nome indica, a função deste sensor é muito simples (detetar fogo). É importante que tenham em conta que este sensor nada mais é que um sensor de infra-vermelhos. Tenha isto em conta quando desenvolver o seu projeto, pois pode gerar alguma confusão e maus resultados caso possua um emissor de infra-vermelhos próximo do sensor. Para além disso, este sensor necessita de calibração, sendo aconselhável o uso do monitor serial da IDE do Arduino para ver quais as alterações nos valores lidos pelo sensor quando acendemos uma chama por perto, fazendo os ajustes necessários no código. Como é de se esperar os valores lidos por este sensor são analógicos, indo de 0 a 1023. Este sensor pode vir acoplado num módulo que facilita a sua utilização e comunicação com o Arduino, ou sozinho (sendo também de fácil utilização).

sensor de chama


sensor de chama com módulo



imagem:
  • URL
  • URL2
  • consultadas no dia 22/03/2020

Arduino - Módulo de relógio


Módulo de Relógio





O módulo de relógio que é um relógio em tempo real que também é um relógio de computador, pode ser mostrado num LCD.Este está sempre atualizado com o tempo presente e costuma estar integrado nos telemóveis, computadores, tablets, etc. Este componente não tem assim nada em especial mas é interessante pensar como ele consegue estar sempre atualizado em tempo real. Até à próxima.