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sábado, 23 de janeiro de 2021

Plugin de Encantamentos

  Para se obter encantamentos dentro do minecraft é preciso recorrer a uma bigorna o que dá imenso trabalho e não é nada prático para alguém que quer definir definir kits ou alguma tratar de algum outro assunto ligado à gestão de um servidor. Para substituir este trabalho usa-se o TimTheEnchanter.


  Com este plugin é possível adicionar encatamentos aos equipamentos utilizando apenas comandos. Graças às funções do TimTheEnchanter é possível criar um nível de encantamento superior àquele permitido numa bigorna e também adicionar encantamentos incompatíveis simultaneamente.


Google Colab

  O Google Colab é uma aplicação da google que permite a edição de código por mais do que um utilizador simultaneamente. O mesmo sistema que se encontra em todas as aplicações mais usadas da google. 
  Esta aplicação mesmo parencendo muito útil para programadores, acaba por servir apenas aqueles que gostam e utilizam python, uma vez que esta é a única linguagem suportada pela aplicação. São fornecidos exemplos para os mais iniciantes, por exemplo como fazer um gráfico.

Sites:
Google Colab: https://colab.research.google.com/notebooks/intro.ipynb (Consultado dia 23/01/2021)
Exemplo do gráfico: https://colab.research.google.com/notebooks/charts.ipynb (Consultado dia 23/01/2021)

Slicer Settings - Assistência de adesão, suportes

Assistência de adesão:

Um assistente de adesão é um recurso físico adicionado a uma impressão - gerada automaticamente pelo cortador quando instruído a fazê-lo - projetada para aumentar a adesão da base. A adesão ao leito é o quão bem uma peça adere à superfície de construção e é normalmente mais importante para a primeira camada. Um assistente de adesão vem em três formas principais:

Skirt: uma saia é um perímetro distante e destacado que delineia uma estampa. As saias não fornecem nenhuma ajuda de adesão real para um modelo, mas ajudam a fazer com que o material flua através do bico a tempo para a primeira camada começar. Eles também podem ser úteis para fazer ajustes manuais de última hora para o nivelamento da cama. A menos que seja definido de outra forma, muitos slicers irão gerar automaticamente uma saia para cada impressão.

Brim: uma borda é um conjunto de linhas anexadas ao exterior da primeira camada de uma impressão, espalhando-se a partir de sua base. Se sua impressão fosse um cilindro, a aba pareceria literalmente com a aba de uma cartola. No que diz respeito aos assistentes de adesão, este é o primeiro passo a dar se um modelo estiver com problemas de adesão à cama (porque tem “pés” pequenos, por exemplo).

Raft: Uma jangada é uma base completa sobre a qual seu modelo cresce. Ao imprimir jangadas, os slicers geralmente tentam economizar material colocando espaço entre as linhas adjacentes. Esta é a abordagem sem barreiras para a aderência da cama, já que sua impressão nunca precisa tocar a superfície. (Isso geralmente é útil quando a distorção é um problema.)



Suportes:

Os suportes são outra configuração significativa do slicer e, como os assistentes de adesão, são gerados pelo slicer . Os suportes são estruturas que mantêm recursos salientes nos modelos se atenderem a certos requisitos, que podem ser configurados em seu divisor.

Esses requisitos incluem o ângulo de balanço e a área de suporte mínima. O primeiro determina o ângulo mínimo que uma saliência deve ter antes que o fatiador crie um suporte para segurá-lo. Este último rege a área mínima (em mm2) que uma estrutura de suporte deve ter para ser incluída em uma impressão.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

PT03 - Caricatura do Eu + Exposição Online

  No âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, fizemos uma exposição online com o objetivo de mostrar a nossa obra da PT02 - "Eu" artista. Acrescentámos uma descrição sobre o autor e sobre a obra em si, em formato escrito e em formato de vídeo.


  Para complementar o site criamos também uma caricatura, seguindo um tutorial disponibilizado pelo professor.


Sites:
Exposição online: https://sites.google.com/professor.aebenfica.pt/super-herois/obras/26 (Consultado dia 22/01/2020)
Tutorial da caricatura: https://youtu.be/Zp7yIUKj1UQ (Consultado dia 22/01/2020)


Huawei deverá faturar com patentes mesmo se for banida do 5G brasileiro

Após os EUA acusarem a Huawei de facilitar a espionagem do governo chinês —algo que nunca foi provado —o governo brasileiro tem usado esse argumento para sugerir que equipamentos da empresa serão impedidos de operar no país quando o 5G começar no Brasil. Mas isso na prática traria algumas complicações. Afinal, a importância da Huawei na telefonia não passa só pelas máquinas, mas pelas patentes. Ainda que o governo tenha sinalizado que não vai se opor à Huawei, não está claro se é uma decisão final. "Um mundo sem equipamentos 5G da Huawei seria um mundo com patentes da Huawei", disse Carlos Lauría, diretor de relações governamentais e assuntos estratégicos da empresa, em conversa c... - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/01/20/mesmo-sem-huawei-no-5g-do-brasil-empresa-devera-faturar-com-patentes.htm?cmpid=copiaecola

Slicer Settings - Velocidade, Retração

Velocidade:

    A velocidade é a nossa terceira configuração de segmentação poderosa. Como o nome indica, é a velocidade com que a cabeça de impressão se move. Quando falado em geral, “velocidade” abrange muitas configurações diferentes, não apenas a velocidade de movimento padrão. Por exemplo, pode ser útil ajustar velocidades específicas derivadas do valor padrão, como a velocidade de preenchimento, velocidade da parede e assim por diante.
    Normalmente, é bom deixar as configurações de velocidade específicas sozinhas e ajustar apenas a velocidade padrão. Na maioria dos divisores, uma determinada velocidade será escolhida com base na altura e no material da camada escolhida, mas se acha que sua impressora está à altura disso, pode experimentar aumentar a velocidade de impressão para reduzir os tempos de impressão.
    Por outro lado, pode ser bom reduzir a velocidade sempre que houver problemas de qualidade de impressão. Velocidades lentas tornam muito mais fácil identificar qual configuração está causando os problemas (se for algo diferente da velocidade, claro).

Retração:

A retração é geralmente o primeiro cenário em que as pessoas pensam quando veem fios, fios de cabelo ou fios em sua impressão. A retração determina quanto e com que rapidez o filamento é sugado de volta para o bocal para evitar que o material vaze quando não está sendo extrudado. A retração é controlada por algumas configurações específicas, a principal delas sendo a distância de retração e a velocidade de retração.
    Essas configurações devem ser ajustadas quando vê  "encordoamento", mas esteja ciente de que a retração não é a única solução para este problema e a temperatura do bico também desempenha um papel. Deve alterar suas configurações de retração em pequenos intervalos e não fazer nenhum aumento significativo até que tenha tentado diminuir a temperatura. Uma retração excessiva pode causar obstruções do bico, pois o filamento é empurrado de forma mais agressiva para dentro e para fora do bico.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Os primeiros detalhes do próximo Huawei dobrável foram desvendados

Huawei tem conseguido manter o mistério em torno do seu próximo smartphone de ecrã dobrável - o Mate X2 - mas, graças à página Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo (via Gadgets360), temos as primeiras informações e especificações sobre o dispositivo.

De acordo com as informações disponíveis, o Huawei Mate X2 terá um design semelhante ao Galaxy Fold e estará equipado com um ecrã interior de 8.01 polegadas com 2.480x2.200 de resolução e 120Hz de ‘refresh rate’. Estará ainda disponível um ecrã secundário (possivelmente exterior) de 6.45 polegadas com 2.270x1.160 de resolução.

Tratando-se de um topo de gama da Huawei, o Mate X2 terá integrado um processador Kirin 9000 e uma câmara de quatro sensores: um sensor primário de 50MP acompanhado de sensores de 16MP, 12MP e 8MP. No que diz respeito à bateria, o Mate X2 terá uma capacidade de 4.400mAh e um carregamento rápido de 66W.

Os planos da Huawei em relação a este Mate X2 ainda são um mistério pelo que, por enquanto, teremos de esperar por novidades.

Ex-subsidiária da Huawei pode voltar a ter serviços da Google

A empresa chinesa decidiu vender a Honor de forma que esta não fosse afetada pelas medidas aplicadas pela administração Trump.

RAD Tools: Epic Games compra empresa de otimização de jogos para melhorar a Unreal Engine

E a Epic Games foi fazer compras nesse começo de 2021 e agora é a mais nova dona da RAD Game Tools. Fundada em 1988, a companhia é responsável por estar detrás de ao menos 24 mil jogos disponíveis no mercado, graças a algumas tecnologias patenteadas.

As ferramentas da RAD costumam ser empregadas para a otimização de fluxo em jogos, graças a codecs poderosos de vídeo que diminuem tempo de carregamento ou estresse do hardware, com padrões como o Oodle (compressão) e o codec Bink.

Um caminho natural agora é a incorporação dessas tecnologias na Unreal Engine, que pertence à dona da Epic Games. A Unreal é uma das ferramentas de desenvolvimento mais importantes do mercado, e com essas novidades ganhará novos diferenciais para programadores.

A aquisição, porém, não tornará os produtos da RAD exclusivos do software da Epic: a companhia pretende continuar licenciando as tecnologias da recém-adquirida para o mercado de forma avulsa, como é hoje.

Todas essas informações estão disponíveis publicamente no blog da Epic, em uma espécie de compromisso dela com o mercado, que eventualmente poderia se agitar com essa aquisição.

A companhia, porém, não informa quanto pagou por essa compra.

Vale lembrar, em dezembro a Epic Store distribuiu mais de 15 jogos em virtude das festas de final de ano. Nesse começo de ano, é possível adquirir Crying Suns sem custos até a próxima semana

Broadcast: Audio Mixer

    Este mercado é talvez o mais abrangente de todos os 3 que já vimos, prevalecendo sobre o Multi Format Switcher.
    Os Audio Mixer são também usados por DJ's e produtores de música e não só por streamers, daí os milhares de produtos diferentes que há. Apesar disso a Sony continua a apresentar os melhores produtos neste mercado, abrangido todas as gama de preço.  
Aqui temos o Sony MX-P21 com 8 canais, que está a venda por aproximadamente 640€.

[IDS] Framework: O que é?

    Um framework em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação. Ao contrário das bibliotecas, é o framework quem dita o fluxo de controle da aplicação, chamado de Inversão de Controle.

    Um Framework, ou arcabouço conceitual, é um conjunto de conceitos usado para resolver um problema de um domínio específico. Framework conceitual não se trata de um software executável, mas sim de um modelo de dados para um domínio. Framework de software compreende de um conjunto de classes implementadas em uma linguagem de programação específica, usadas para auxiliar o desenvolvimento de software.

    O framework atua onde há funcionalidades em comum a várias aplicações, porém para isso as aplicações devem ter algo razoavelmente grande em comum para que o mesmo possa ser utilizado em várias aplicações.

    Padrões de projeto de software não se confundem com frameworks, pois padrões possuem um nível maior de abstração. Um framework inclui código, diferentemente de um padrão de projeto. Um framework pode ser modelado com vários padrões de projeto, e sempre possuem um domínio de uma aplicação particular, algo que não ocorre nos padrões de projeto de software.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Framework

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

[IDS] SDK: o que é?

    Kit de desenvolvimento de software, também conhecido como Software development kit, SDK ou "devkit", é tipicamente um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software que permite a criação de aplicativos  para um certo pacote de software, framework, plataforma de hardware, sistema de computador, console de videogame, sistema operacional, ou plataforma de desenvolvimento similar. Para criar aplicativos, deve-se utilizar um kit de desenvolvimento de software específico, sendo geralmente acompanhadas de um Ambiente de desenvolvimento integrado.

    Normalmente os SDKs são disponibilizados por empresas ou projectos opensource para que programadores externos tenham uma melhor integração com o software proposto ou encorajar o uso de sua plataforma.

    Empresas que fornecem SDKs para plataformas, sistemas ou sub-sistemas específicos podem algumas vezes usar outro termo para designar os SDKs. A Apple, por exemplo, fornecem Device Driver Development Kits (DDKs) para o desenvolvimento de device drivers, e a PalmSource chamou o seu kit de desenvolvimento de PalmOS Development Kit (PDK).

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kit_de_desenvolvimento_de_software


Pix4Dsurvey

    Pix4Dsurvey capta de imagens aéreas a partir de drone, modela a nuvem de pontos, vectoriza e exporta os dados para qualquer programa CAD ou SIG.

    O Pix4Dsurvey pode processar bilhões de pontos. Trabalhe com múltiplos arquivos de nuvens de pontos ao mesmo tempo e no mesmo projecto.

Realidade Virtual no sector da educação


O relatório de mercado Mercado Realidade Virtual no Sector da Educação oferece análises de desempenho de negócios que ajudarão a obter vantagens competitivas e os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos. Ele fornece uma ampla análise do mercado, juntamente com uma avaliação completa do cenário de oferta e demanda, relação de produção e consumo. Este relatório oferece aos leitores uma compreensão completa do cenário competitivo do mercado Mercado Realidade Virtual no Sector da Educação com análise dos principais jogadores. O relatório de mercado Mercado Realidade Virtual no Sector da Educação também oferece uma análise extensa dos aspectos cruciais do mercado, como drivers, restrições, limitações e perspectivas de crescimento.

O tamanho do mercado global Mercado Realidade Virtual no Sector da Educação é projetado para crescer a CAGR de 59% com a receita USD 6.34 bn durante o período de previsão 2021-2024.

Diferenças entre o Discord e o Slack.

Ambos serviços estão disponíveis em todas as plataformas de comunicação atuais, mas o Slack leva uma pequena vantagem.

PlataformaDiscordSlack
Navegador (cliente web)✔️✔️
Windows✔️✔️
macOS✔️✔️
Linux✔️✔️
iOS/iPadOS✔️✔️
Android✔️✔️
Windows Phone/Mobile (legado)❌✔️

Por ser um serviço 2 anos mais velho que o Discord (2013 vs. 2015), o Slack possui suporte ao Windows Phone/Mobile, ausente no concorrente. De resto, ambos programas rodam nos mesmos sistemas para desktop e mobile.

Embora os dispositivos móveis da Microsoft hoje sejam considerados legados (sem suporte oficial), é preciso reconhecer que o Slack está de fato presente em uma plataforma a mais que o Discord.

Vencedor: Slack

Broadcast: Audio Mixer

    O que faz um Audio Mixer?
    Sabemos que num jogo de rugby há dezenas de microfones para não falar dos jogos que há mais de uma centena, Para além dos microfones à volta do campo e junto dos espectadores, temos também os comentadores das estações televisivas, e esses diferentes canais de áudio não podem ser simplesmente enviados tudo ao mesmo tempo.
    Daí usarmos um audio mixer, que nos permite selecionar, o volume que pretendemos dar de cada microfone, para além de podermos controlar valores como o Bass.


[IDS] OS: o que é?

    Sistema operativo (em inglês: Operating System - OS) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos autossustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. 

    Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operativo

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Pix4Dreact

    Software de processamento de imagens aéreas que permite realizar a captação, o processamento, examinar e partilhar em poucos minutos para conseguir uma resposta rápida em casos de emergência ou desastres naturais.
    O Pix4Dreact está desenhado para ser intuitivo e fácil de usar, inclusivamente para pessoas com pouca ou nenhuma experiência em voo em avião não tripulado ou fotogrametria. Em ambientes complexos e em evolução, a criação, documentação e partilha de mapas torna-se acessível a qualquer pessoa que responda a uma emergência.

Como evitar receber SPAM?

  1. Nunca responda spams. Se você fizer isso, estará apenas confirmando a existência do seu email. Desta forma, será alvo certo de lixo eletrônico.
  2. Se você costuma se cadastrar em serviços online, evite cadastrar seu email pessoal: crie uma conta alternativa só para esse tipo de acesso.
  3. Não clique em nenhum link enviado pelos spammers. Tome cuidado principalmente com mensagens do tipo: “Seu CPF está bloqueado, clique aqui para regularizar sua situação” ou ainda “Fulano enviou um cartão para você, clique aqui para ler o seu cartão”. Eles usam essa tática para enviar vírus aos usuários, spywares ou mesmo para roubarem seus dados financeiros e pessoais.
  4. Preserve seu email. Evite fornecê-lo em chats e sites suspeitos.
  5. Use “Cópia Oculta” ao enviar emails a muitos contatos. Essa é uma maneira de evitar que seu endereço eletrônico circule pela rede caso seu destinatário encaminhe a mensagem que você enviou.

link(https://www.tecmundo.com.br/spam/223-o-que-e-spam-.htm)

Broadcast: Audio Mixer

     Após já termos o nosso Live Server System e um multi format switcher, falta-nos a peça final do puzzle de modo ao nosso produto final ter som.
    Precisamos de um  Audio Mixer.

Aqui temos um da sony!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Huawei P50 chega em 2021 e chipset é uma surpresa!

A Huawei sofreu um grande impacto ao nível dos smartphones devido aos problemas com os Estados Unidos. Não só foi perseguida ao nível do software, como do hardware também. Apesar de já ter passado um ano desde o início dos problemas, a Huawei não tem parado de lutar. Isto apesar de ter perdido o acesso aos chipsets e a outros componentes. Claro que com tudo isto, seria de esperar que não tivéssemos mais smartphones em breve. No entanto, parece que não é bem assim. É que de acordo com o site TheElec, a Huawei vai mesmo lançar o P50 na primeira metade de 2021.

Para a Huawei, o iPhone 12 é o melhor smartphone do mundo

Ren Zhengfei, o chefe da Huawei, acaba de confirmar a sua admiração pelos produtos da Apple. Segundo o CEO da gigante chinesa, o iPhone 12 da Apple é o “melhor smartphone 5G do mundo”. Esta declaração do fundador da marca chinesa foi proferida durante uma entrevista coletiva na qual também mencionou a venda da empresa.

A Huawei tem sido uma empresa resiliente face a tudo o que tem acontecido no mercado dos smartphones. No entanto, poderá estar a entrar numa nova fase da sua vida.

STALKER 2 apresenta suporte para 4K e Ray Tracing, chegará ao Xbox Game Pass primeiro dia

    O desenvolvedor de STALKER 2, GSC Game World, anunciou que sua aguardada sequência chegará ao Xbox Game Pass no dia do lançamento e contará com a tecnologia de rastreamento de raios e suporte para resolução 4K.
    Em uma nova atualização no blog do Xbox Wire, GSC disse "você pode ter certeza de que o jogo chegará ao Xbox Game Pass no primeiro dia".
    Além disso, o estúdio detalhou o progresso atual do jogo. "Estamos progredindo sem problemas, incluindo as versões Xbox Series X | S também. O objetivo é fornecer o produto da mais alta qualidade possível em todas as plataformas para as quais é anunciado. Com SSD rápido, suporte RTX (ambas as séries X e S) e Resolução 4K (Série X), estamos satisfeitos em ver como o STALKER 2 está se transformando para ser a experiência definitiva que prometemos inicialmente. "
    Com base no trailer com motor lançado em dezembro do ano passado, parecia praticamente garantido que o STALKER 2 iria empurrar o envelope gráfico. É bom agora ter a garantia de que o ray tracing estará disponível em todos os formatos e 4K no Xbox Series X e no PC.
    Por fim, a postagem também revelou que o protagonista do STALKER 2 possui o codinome Skif. Embora nada mais tenha sido revelado sobre Skif, GSC promete que "Suas ações irão moldar o novo grande capítulo na história da Zona."
    Pouco mais se sabe sobre o STALKER 2, mas você pode conferir a primeira imagem e o anúncio original do Xbox, bem como como o chefe do estúdio anunciou o STALKER 2 sem consultar ninguém.

Arduino Mega

Quando temos um projeto em que iremos precisar de muitos pinos, temos que optar por uma placa que satisfaça essa necessidade. Quando estamos a trabalhar com um Arduino Uno, uma das desvantagens que encontramos é efetivamente o número de pinos. Para projetos de maior dimensão temos duas placas que podemos usar: o Arduino Mega e o Arduino Due.
O Arduino Mega tem características semelhantes ao Arduino UNO mas numa escala maior. No Arduino Uno encontramos 14 pinos digitais dos quais 6 são PWM e 2 suportam Interrupts externos e 6 pinos analógicos. No Arduino Mega temos 54 pinos dos quais 15 são PWM e 6 suportam Interrupts Externos e 16 pinos analógicos.
O Arduino Due tem 54 pinos digitais em que todos eles são Interrupts, 12 PWM e 12 pinos analógicos. Comparando agora estas 3 placas, se tivermos de usar uma boa quantidade de Interrupts no nosso projeto o Arduino Due é a opção mais óbvia. Além do número extra de pinos o Arduino Due tem um outro destaque, que é ao nível da performance. Enquanto o que o Arduino Uno e Mega têm processadores de 8 bits, o Due tem já um de 32 bits. 
Podemos encontrar um Arduino Mega por cerca 35€ e um Arduino Due por cerca de 36€. O Arduino Mega tem uma grande


Raspberry Pi Pico chegou e custa cerca de 3 euros

Apesar de todos os produtos que existem no segmento dos mini PC, o Raspberry Pi continua a ser o mais popular do mundo. A par do mini PC, a Raspberry Foundation tem também colocado no mercado várias pequenas placas de programação.

A mais recente placa é a Pi Pico que está apenas disponível por cerca de 3 euros (4 dólares).
Chama-se Raspberry Pi Pico e é a nova placa da Raspberry Foundation que pode ser usada para os mais diversos cenários. A placa é de pequena dimensão e tem um conjunto de especificações muito interessantes.

Especificações do Raspberry Pi Pico
De acordo com o que foi revelado, o Raspberry Pi Pico tem as seguintes características:

CPU – RP2040 chip. Processador Dual-core Arm Cortex-M0+
Form factor – 21 mm × 51 mm
QSPI Flash – 2MB on-board
Interfacing – 26 GPIO pins, incluindo 3 analógicos de input
2 × UART, 2 × controladores SPI, 2 × controladores I2C, 16 × canais PWM
Sensor de temperatura integrado
Pode operar em ambientes com temperaturas entre os -20°C até +85°C
Baixo consumo energético
No mundo há muitos projetos com o Raspberry Pi  como microcontrolador. Um microcontrolador é diferente de um microprocessador, que contém apenas um CPU. O Raspberry Pi Pico inclui um processador integrado, uma pequena quantidade de memória e outros recursos para que se criem projetos interessantes. De acordo com o que foi publicado pela Raspberry Foundation.

Diferenças entre o Discord e o Slack (Interação com outras aplicações).

Aqui, a natureza corporativa do Slack faz diferença. Por ser uma plataforma voltada majoritariamente para gerenciamento de times, ela suporta uma enorme quantidade de apps, que permitem integrar suas funções ao serviço. Há suporte a aplicações como Trello, Google Drive, Google Workspace (G Suite), GitHub, Zoom, Webex, 1Password e etc, e até chamadas do Microsoft Teams.

A parte de integração do Discord, por outro lado, ainda é ligada à sua natureza gamer original, permitindo que usuários façam streaming para plataformas como Twitch e YouTube, além de suporte a serviços como Zapier (automação de postagens em redes sociais) e Droplr (compartilhamento de capturas de tela). E nada muito além disso.

Vencedor: Slack

Diferenças entre Discord e Slack ( chat de áudio e de video).

Tanto o Discord quanto o Slack suportam chats de áudio e vídeo em seus canais, com algumas diferenças. No Slack, eles assumem o formato de uma chamada isolada, onde uma chamada de voz ou de vídeo pode comportar até 15 pessoas na modalidade paga. No gratuito, ambas suportam apenas chamadas de um para um.

No Discord, chamadas de áudio suportam até 99 usuários simultâneos (!), enquanto as de vídeo permitem conectar até 10 pessoas simultaneamente, ambas sem restrições. Neste último, a empresa aumentou o limite para 50 participantes durante a pandemia da COVID-19, em caráter temporário. Ambos permitem compartilhar a tela durante chamadas de voz e vídeo, mas o Slack oferece a opção de fazer anotações nela.

De qualquer forma, o suporte do Discord em chamadas é melhor que o Slack, por não limitar as ferramentas a usuários não-pagantes.

Vencedor: Discord

O que é SPAM?

O termo SPAM pode ser um acrónimo derivado da expressão em inglês "Sending and Posting Advertisement in Mass", traduzido em português "Enviar e Postar Publicidade em Massa", ou também Stupid Pointless Annoying Messages que significa mensagem ridícula, sem propósito, e irritante.

O envio de mensagens não solicitadas na internet ganhou o nome de SPAM por causa de uma esquete do grupo britânico de humor Monty Python.


No programa, dois clientes vão a um café e percebem que os enlatados da marca norte-americana SPAM fazem parte de todos os itens do cardápio — mesmo que o freguês não queira.

https://youtu.be/_bW4vEo1F4E

É difícil citar algum benefício da prática de SPAM, mas, quando se trata de desvantagens, a lista é imensa.

Para empresas, além do desgaste da credibilidade, enviar SPAM é uma forma de gerar gastos desnecessários, pois desperdiça-se envios de email e de outras mensagens que poderiam ser encaminhadas às pessoas realmente interessadas.

Já para o receptor a inconveniência é o dano principal, pois o SPAM o faz perder tempo abrindo e excluindo mensagens desnecessárias.

Embora a via clássica para a prática de SPAM seja o email, ele pode chegar por diversos outros canais que enviam mensagens em massa.

link(https://resultadosdigitais.com.br/blog/spam/)

Scott Pilgrim vs. The World: The Game é o "maior lançamento de todos os tempos" da Limited Run Games

    A Limited Run Games anunciou três versões em caixa de Scott Pilgrim vs. The World: The Game para PlayStation 4 e Nintendo Switch na semana passada, e as pré-encomendas foram publicadas na sexta-feira.
    As edições físicas com limite de tempo - que estão disponíveis para pré-encomenda por seis semanas a partir de 15 de janeiro - incluem um padrão Scott Pilgrim vs. the World: The Game por US $ 35, uma edição clássica por US $ 55 e a edição K.O por US $ 140. A edição padrão inclui o jogo padrão e DLC, enquanto a Edição Clássica inclui um livreto de instruções colorido, caixa de plástico de luxo com capa reversível, folha de adesivo com a arte do jogo, CD de trilha sonora física com música de Anamanaguchi, The Clash em Ingresso comemorativo do concerto Demonhead e um mapa de Overworld.
    The K.O. A edição inclui tudo o que está listado acima, além de uma "caixa para colecionador premium hard-shell roadie com luzes de trabalho e som. Abrir a caixa acende as luzes e o som (música de Anamanaguchi), além de revelar uma cena pop-up de Sex Bob- omb ". Ele também inclui palhetas de guitarra Sex Bob-omb bônus, um alfinete de esmalte e baquetas de madeira de tamanho normal com "arte do jogo".

Mercado global de software de videojogos (2020 a 2030) - Oportunidades e estratégias com impacto e recuperação do COVID-19

Este relatório fornece aos estrategistas, profissionais de marketing e gerenciamento sênior as informações críticas de que precisam para avaliar o mercado global de software de videojogos.
    
O mercado global de software de videojogos atingiu um valor de quase $ 167.220,2 milhões em 2019, tendo aumentado a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 13,0% desde 2015. O mercado deverá diminuir de $ 167.220,2 milhões em 2019 para $ 166.439,7 milhões em 2020 em uma taxa de -0,5%.
    
O declínio deve-se principalmente ao bloqueio e às normas de distanciamento social impostas por vários países e ao abrandamento económico entre os países devido ao surto de COVID-19 e às medidas para o conter. O mercado deverá então se recuperar e crescer a um CAGR de 11,0% a partir de 2021 e atingir $ 223.277,1 milhões em 2023. O mercado deverá atingir $ 274.458,3 milhões em 2025 e $ 452.628,1 milhões em 2030.
    
Este relatório descreve e avalia o mercado global de software de videojogos. Abrange 2015 a 2019, denominado período histórico, e 2019 a 2023 denominado período de previsão, juntamente com outras previsões para os períodos de 2023-2025 e 2025-2030.
    
O crescimento no período histórico resultou de compras in-game e freemiums, streamers ao vivo e influenciadores de jogos, aumento de usuários de smartphones e aumento da renda disponível. Um fator que afetou negativamente o crescimento no período histórico foram os regulamentos rígidos. No futuro, aumentar o uso da Internet, mudar a preferência para jogos digitais, publicação e jogo multiplataforma, plataformas tecnologicamente avançadas e aumentar o envolvimento dos jogadores irão impulsionar o crescimento. Os fatores que podem impedir o crescimento do mercado de software de videojogos no futuro incluem preocupações crescentes com a privacidade, restrições regulatórias para conter o vício em jogos para PC, recessão global, restrições baseadas na idade e pandemia de COVID-19.
    
O mercado de software de videojogos é segmentado por tipo em jogos de PC, jogos de console, jogos de smartphone / tablet e jogos de navegador. O mercado de jogos para PC foi o maior segmento do mercado de software de videojogos segmentado por tipo, respondendo por 43,9% do total em 2019. No futuro, espera-se que o segmento de jogos para smartphone / tablet seja o segmento de crescimento mais rápido no mercado de software de videojogos segmentado por tipo, em um CAGR de 8,2% durante 2019-2023.
    
O mercado de software de videojogos é segmentado por gênero em ação, atirador, RPG, desportos, luta, aventura, corrida, estratégia e outros. O mercado de jogos de ação foi o maior segmento do mercado de software de videojogos segmentado por gênero, respondendo por 27,3% do total em 2019. Futuramente, espera-se que o segmento de jogos de corrida seja o segmento de maior crescimento no mercado de software de videojogos segmentado por tipo, a um CAGR de 11,7% durante 2019-2023.

O mercado de jogos para PC é segmentado por tipo em microtransações online, digital e físico. O mercado de microtransações online foi o maior segmento do mercado de jogos para PC segmentado por tipo, respondendo por 83,5% do total em 2019. No futuro, espera-se que o segmento de microtransações online seja o segmento de crescimento mais rápido no mercado de jogos para PC segmentado por tipo, a um CAGR de 8,18% durante 2019-2023.

O Pacífico Asiático foi a maior região no mercado global de software de videojogos, respondendo por 50,4% do total em 2019. Foi seguido pela América do Norte, Europa Ocidental e, em seguida, as outras regiões. No futuro, as regiões de crescimento mais rápido no mercado de software de videogame serão a América do Norte e o Oriente Médio, onde o crescimento será de CAGRs de 10,9% e 9,2%, respetivamente. Estes serão seguidos pela América do Sul e Ásia-Pacífico, onde os mercados devem crescer a CAGRs de 7,7% e 6,8%, respetivamente, durante 2019-2023.

O mercado global de software de videojogos é relativamente concentrado, com um pequeno número de grandes jogadores. Os dez principais concorrentes do mercado representaram 40,55% do mercado total em 2019. Os principais participantes do mercado incluem Tencent Holdings Ltd., Nintendo Co., Ltd., Sony Corporation, NetEase, Inc. e Microsoft Corporation.

As principais oportunidades no mercado de software de videojogos segmentado por tipo surgirão no segmento de mercado de jogos para PC, que ganhará $ 26.899,7 milhões de vendas anuais globais até 2023. As principais oportunidades no mercado de software de videojogos segmentado por gênero surgirão no segmento de mercado de jogos de ação, que ganhará US $ 17.963,1 milhões em vendas anuais globais até 2023. O tamanho do mercado de software de videojogos será o que mais ganhará nos EUA, com US $ 16.914,3 milhões.


domingo, 17 de janeiro de 2021

iPhone 13 Pro trará um novo método de refrigeração interna

    Ainda é cedo mas os IPhones 13 são um tema muito abordado quanto ao interesse no mercado tecnológico o analista Ming-Chi Kuo diz que a Apple já está a testar  um novo método de dissipação de calor para os seus próximos smartphones. Este método de dissipação de calor envolve o uso de uma câmara de vapor esta opção melhorará muito a temperatura dos próximos smartphones, estes que serão apenas usados nos modelos Pro, visto que esta vai ser uma forma de lidar com a potência dos próximos componentes e a contabilidade com as redes 5G.

Huawei consolida ecossistema próprio de aplicações móveis

Mais de um ano depois dos dispositivos móveis da Huawei terem ficado sem acesso às aplicações da Google, em consequência do bloqueio económico imposto pelos Estados Unidos à China, a gigante tecnológica tem vindo a procurar soluções que permitam contornar este obstáculo.

Com esse objetivo em mente, surgiu a AppGallery, uma loja de aplicações desenvolvida pela marca e onde é possível aos desenvolvedores distribuírem os seus serviços, como acontece na Google Play (android) ou na AppStore (iOS). Na Web Summit 2020, evento com que a Huawei renovou a parceria estabelecida no último ano, a multinacional chinesa apresentou uma nova ferramenta para apoiar programadores na criação de apps - a Huawei Mobile Services (HMS) Connect.

A ideia passa por disponibilizar um conjunto de instrumentos que permitam aos parceiros, fornecedores de conteúdos e serviços desenvolver, distribuir e comercializar as suas soluções a partir de uma só plataforma. Com esta nova dinâmica, ganha a Huawei por conseguir oferecer aos seus utilizadores um catálogo mais completo de aplicações e ganham os desenvolvedores, que conseguem atingir um mercado global de peso.De acordo com Jervis Su, vice-presidente de Serviços Móveis do grupo, a marca tem "mais de 700 milhões de utilizadores a nível mundial, incluindo mais de 80 milhões na Europa", que "têm acesso a um ecossistema digital abrangente através das aplicações HMS". Entre as opções disponíveis, estão apps que substituem os principais serviços da Google, como o Maps, YouTube ou Chrome, por equivalentes deste novo ecossistema - a Petal Maps para a navegação por GPS, Video para o entretenimento ou Navegador para aceder à internet, entre outras.

"Estamos a proporcionar novas possibilidades e benefícios para empresas e programadores em todo o mundo, para que colaborarem com mais inovações", acrescenta o responsável.

Passo a passo, aquela que é uma das principais marcas de smartphones do mundo consegue conquistar independência total dos serviços garantidos pela tecnológica norte-americana. Foi, aliás, este um dos principais objetivos da empresa liderada por Liang Hua - que participou no primeiro dia da Web Summit como keynote speaker - ao longo de toda a cimeira, que procurou mostrar, através de múltiplas masterclasses, como podem programadores e empresas tirar maior proveito deste novo ecossistema.Por outro lado, a adesão de parceiros a esta plataforma permite que estes possam expandir os seus serviços aos utilizadores chineses, um mercado amplo e aliciante para os projetos que pretendem ganhar escala.

iPhone 13 poderá trazer um inovador Touch ID

    A Apple vai ter uma série de tecnologias em testes que poderão ser lançados este ano, como foi falado na Foxconn a fase de testes do ecrã dobrável e agora a Apple está a testar um botão Touch ID por debaixo do ecrã, este botão estará presente assim como o Face ID então cabe ao consumidor escolher um dos dois.
    Já o Touch ID  sob o ecrã para o IPhone 13 seria muito útil nestes tempos de pandemia, visto que o Face ID é atrapalhado pelo uso das máscaras.

  

CAD

A sigla CAD (Computer Aided Design) por definição é Desenho Assistido por Computador (DAC), em português. Indispensável para o desenho técnico e industrial atual, para criar, adaptar e otimizar projetos, ou seja, a tecnologia focada no desenho de produtos é conhecida por CAD.
Com a demanda de se automatizar desenhos e projetos das mais diversas áreas da ciência, contou-se com o avanço tecnológico focado em desenhos industriais, sendo o CAD uma dessas tecnologias. Outras formas de interação homem-máquina, voltados para o desenho técnico são os CAM e CAE, respetivamente manufaturada por computador e engenharia assistida por computador. 

A segunda (e meia) geração da RTX - Os rumores da 3050

Da mesma forma que já se sabe que existirá a 3050 Ti, também já sabemos que existe uma RTX 3050.


Através do mesmo software, AIDA64, sabemos que já está planeado existir uma RTX 3050, pelo menos para portáteis. Este é geralmente a placa gráfica da Nvidia mais barata, e que muitos consideram comprar pelo seu custo bastante mais reduzido, mais ainda terá que se esperar algum tempo para a ver à venda.

A Radeon retorna a ação - Os rumores da RX 6700 XT

Chegam finalmente novos rumores sobre a nova geração de placas gráficas da AMD. Com a gama mais alta anunciada, está prevista uma RX 6700 XT, bem como uma RX 6700 e uma RX 6600 XT.


Como se pode ver na imagem abaixo, a ASRock acidentalmente anunciou que irá lançar estas três placas de vídeo.

As únicas especificações que sabemos de momento é que a 6700 XT será lançada com 12GB de memória de vídeo.


O preço deverá estar ligeiramente abaixo da já lançada RX 6800, e a performance é obviamente desconhecida.


Oculus Rift

A startup "ImesioVR", especializada em soluções para a realidade virtual, trouxe para o mercado de construção civil e imóveis, uma solução que possibilita visitas virtuais em primeira pessoa a ambientes projetados em 3D.
O Oculus Rift é um equipamento de realidade virtual desenvolvido pelos sócios Maicon Klug, Lucas Skroch e Leandro da Silva, e serve para simulação e visualização de ambientes e projetos 3D em geral. 
O Oculus Rift possui um sensor de movimentos e uma tela de full HD (1080p) para cada visor (olho). Com os óculos de imersão virtual é possível projetar imagens e projetos 3D de acordo com a sua necessidade e sincronizar com o controle de movimentos da cabeça refletindo no projeto importado especialmente para apresentação de projetos 3D ou até simulações virtuais. 



A segunda (e meia) geração da RTX - Os rumores da 3050 Ti

Ainda pouco se sabe sobre as gamas mais baixas da Nvidia, mas sabemos que existirão.


De acordo com as mudanças no software AIDA64, foram adicionadas informações sobre a RTX 3050 Ti, por isso é de esperar que nunca tempo breve, estará finalmente disponível uma placa gráfica que contenha já raytracing.

Dart ???

O que vem a ser o Dart?

O Dart é uma linguagem de programação fortemente tipada inicialmente criada pela Google em 2011. A missão inicial do Dart era substituir o Java Script para desenvolvimento de scripts em páginas web. Porém, com a evolução da linguagem e com o passar dos anos, ela hoje pode ser considerada uma linguagem multi-paradigma, embora a linguagem apresente fortes estruturas típicas de linguagens orientadas a objeto.



Hoje, sabemos que o Dart não obteve muito sucesso em sua missão inicial em substituir o JavaScript nos navegadores. Porém, o desenvolvimento e posterior sucesso do Flutter, que é fundamentado no Dart, fez com que a linguagem voltasse à tona, atraindo a atenção de muitos desenvolvedores.

O Dart possui algumas variantes no que diz respeito a seu ambiente de execução. O código Dart pode ser executado em uma máquina virtual (chamada DartVM, máquina virtual está inserida em um conjunto de ferramentas chamado Dart Native). Esta máquina virtual ainda pode ser executada em dois modos diferentes: JIT (Just-in-Time Compiler) e AOT (Ahead-of-Time Compiler). De maneira mais simplista, a compilação JIT ocorre no momento da execução de um trecho de código, onde o código Dart é convertido para código de máquina à medida em que ele é executado.

Já na execução AOT, o código é convertido para código de máquina previamente. A outra maneira na qual podemos executar o código Dart é através de um processo de transpilação para JavaScript através da ferramenta dart2js, ferramenta esta também integrante do Dart SDK. Todos estes modos de execução tornam o Dart uma linguagem muito flexível e que pode ser executada tanto em ambientes nativos (como em aplicações mobile e desktop) como em ambientes web (como em uma aplicação web que utilize o Angular, por exemplo).

sites consultados(17/01/2021): https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-e-dart/

Extensões para Google Chrome

AdBlockPlus

Se tem uma coisa que irrita muita gente é a tal publicidade na internet. Se você se encaixa neste grupo de pessoas, o AdBlock Plus vai ser de extrema utilidade no seu Chrome. É uma das extensões mais conhecidas para o navegador, e você descobrirá o motivo de seu sucesso assim que instalá-la. As propagandas e anúncios desaparecerão instantaneamente, o que torna a navegação muito mais, digamos, limpa.

AdBLock Plus

Speed Deal 2

Uma das melhores extensões para quem deseja substitur a página de abas do Google Chrome. É possível customizar tudo a seu jeito, e sem complicações. E você pode sincronizar a extensão com todas as suas instâncias do Chrome em pouquíssimo tempo. A única desvantagem é que a opção "Outros Dispositivos" não existe neste plug-in. Mas, devido a tantas reclamações, é possível que a equipe de desenvolvimento habilite essa função em pouco tempo.

Speed Dial

Swiftpreview

O SwiftPreview é um plugin muito legal, mas que não funciona tão bem em todos os sites. Mesmo assim, ainda é uma boa opção. Resumidamente, sua função é previsualizar links em vários sites, como Twitter, Facebook, Google+ etc. É útil para quem deseja poupar tempo, visualizando uma miniatura do que está no site naquele momento.

SwiftPreview

Hover Zoom

O Hover Zoom é semelhante ao SwiftPreview, mas é excelente para imagens. Com esta extensão, basta você pairar o mouse sobre uma imagem em miniatura para vê-la em tamanho real, sem precisar clicar sobre ela. Funciona com a maioria dos sites, como Facebook, Twitter, Flickr, etc. Parece inútil até você instalar e viciar no Hover Zoom.

Hover Zoom

HTTPS everywhere

O HTTPS Everywhere é uma extensão e tanto. Com ela, você encripta sua conexão com a internet para milhares de sites enquanto você navega. E é essencial navegar com segurança por sites a partir de zonas não seguras, como hotéis, areoportos e hotspots que vemos por aí. É uma boa ferramenta para se usar em casa, já que previne roubo de identidade e protege nossa privacidade online.

HTTPS Everywhere

sites consultados(17/01/2021):https://canaltech.com.br/navegadores/10-extensoes-para-o-chrome-que-voce-nao-pode-deixar-de-ter/

Top 5 Linguagens de programação mais utilizadas no mercado

  1. JavaScript

  2. JavaScript é uma linguagem de programação interpretada. Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.

    O java script ainda é amplamente utilizado em aplicações web e tem ganho espaço no desktop/mobile, sendo bastante usado para criar interatividade. Apesar de ser uma linguagem antiga em comparação à maioria das que serão listadas aqui, o JavaScript é bastante requisitado e parte desse sucesso se deve a sua simplicidade.

  3. Python

  4. Python

    Considerada a linguagem de mais fácil aprendizado, a Python continua a ser uma das mais populares no mercado, mesmo que tenha sido lançada há quase 30 anos atrás (em 1989). É um dos códigos de mais fácil leitura e é bastante utilizado para desenvolvimento web e machine learning.

  5. Java

  6. Java

    A linguagem de programação mais solicitada de longe é o Java. No topo da maioria dos índices especializados na medição da popularidade, o Java caracteriza-se por ser portável, ou seja, é possível compilar um programa em Java de maneira fácil para todo tipo de aparelho. Vale lembrar também que o Java é a linguagem mais usada para a criação de aplicativos Android.

    Outro ponto positivo do Java é a sua escalabilidade, ou seja, a capacidade de adaptar seu programa à medida que ele cresce em número de utilizações, além de sua retrocompatibilidade, já que um código feito em uma versão antiga continua a ser reconhecida pelas versões atuais.

  7. C#

  8. Outra variação da linguagem C que é bastante popular no mercado. Porém, anda caindo em desuso em relação a anos anteriores. Assim como o C++, é mais complexo de se aprender que outras linguagens como Python e JavaScript. Por outro lado, ainda é uma linguagem bastante requisitada na área de desenvolvimento de jogos, tornando-se essencial para quem planeia entrar nesse mercado.

  9. PHP

  10. Usado majoritariamente em aplicações web, a linguagem PHP é útil para incluir funções a uma página que o HTML não é capaz de suportar. A linguagem também é utilizada para integração entre informações de sua página e banco de dados MySQL, por exemplo. Sites como o Yahoo e a versão web do Facebook são mantidas em PHP.

    sites consultados:https(17/01/2021)://www.devmedia.com.br/top-10-linguagens-de-programacao-mais-usadas-no-mercado/39635

Primeiro jogo de futebol transmitido em Portugal.

22 de outubro de 1978, o dia em que a RTP transmitiu pela primeira vez um jogo de futebol. Às 18h30, o Vitória de Setúbal e o Belenenses marcaram a história do desporto-rei em Portugal e deram o pontapé de saída num jogo do campeonato.

O canal televisivo ainda abordou o Benfica e o Sporting, mas os dois clubes de Lisboa avisaram desde logo não estar interessados. Passada essa parte, e já com o jogo a decorrer, o primeiro golo transmitido na televisão foi apontado por Vítor Batista, do Vitória de Setúbal, a José Manuel Delgado, aos oito minutos de jogo.