Blog tecnológico mantido pelos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas (12º Ano) da Escola Secundaria José Gomes Ferreira em Lisboa.
sábado, 23 de janeiro de 2021
Plugin de Encantamentos
Google Colab
Slicer Settings - Assistência de adesão, suportes
Assistência de adesão:
Suportes:
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
PT03 - Caricatura do Eu + Exposição Online
Huawei deverá faturar com patentes mesmo se for banida do 5G brasileiro
Slicer Settings - Velocidade, Retração
Velocidade:
Retração:
quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
Os primeiros detalhes do próximo Huawei dobrável foram desvendados
Huawei tem conseguido manter o mistério em torno do seu próximo smartphone de ecrã dobrável - o Mate X2 - mas, graças à página Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo (via Gadgets360), temos as primeiras informações e especificações sobre o dispositivo.
De acordo com as informações disponíveis, o Huawei Mate X2 terá um design semelhante ao Galaxy Fold e estará equipado com um ecrã interior de 8.01 polegadas com 2.480x2.200 de resolução e 120Hz de ‘refresh rate’. Estará ainda disponível um ecrã secundário (possivelmente exterior) de 6.45 polegadas com 2.270x1.160 de resolução.
Tratando-se de um topo de gama da Huawei, o Mate X2 terá integrado um processador Kirin 9000 e uma câmara de quatro sensores: um sensor primário de 50MP acompanhado de sensores de 16MP, 12MP e 8MP. No que diz respeito à bateria, o Mate X2 terá uma capacidade de 4.400mAh e um carregamento rápido de 66W.
Os planos da Huawei em relação a este Mate X2 ainda são um mistério pelo que, por enquanto, teremos de esperar por novidades.
Ex-subsidiária da Huawei pode voltar a ter serviços da Google
A empresa chinesa decidiu vender a Honor de forma que esta não fosse afetada pelas medidas aplicadas pela administração Trump.
RAD Tools: Epic Games compra empresa de otimização de jogos para melhorar a Unreal Engine
Broadcast: Audio Mixer
[IDS] Framework: O que é?
quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
[IDS] SDK: o que é?
Pix4Dsurvey
Pix4Dsurvey capta de imagens aéreas a partir de drone, modela a nuvem de pontos, vectoriza e exporta os dados para qualquer programa CAD ou SIG.
Realidade Virtual no sector da educação
O tamanho do mercado global Mercado Realidade Virtual no Sector da Educação é projetado para crescer a CAGR de 59% com a receita USD 6.34 bn durante o período de previsão 2021-2024.
Diferenças entre o Discord e o Slack.
Ambos serviços estão disponíveis em todas as plataformas de comunicação atuais, mas o Slack leva uma pequena vantagem.
Plataforma | Discord | Slack |
Navegador (cliente web) | ||
Windows | ||
macOS | ||
Linux | ||
iOS/iPadOS | ||
Android | ||
Windows Phone/Mobile (legado) |
Por ser um serviço 2 anos mais velho que o Discord (2013 vs. 2015), o Slack possui suporte ao Windows Phone/Mobile, ausente no concorrente. De resto, ambos programas rodam nos mesmos sistemas para desktop e mobile.
Embora os dispositivos móveis da Microsoft hoje sejam considerados legados (sem suporte oficial), é preciso reconhecer que o Slack está de fato presente em uma plataforma a mais que o Discord.
Vencedor: Slack
Broadcast: Audio Mixer
[IDS] OS: o que é?
terça-feira, 19 de janeiro de 2021
Pix4Dreact
Como evitar receber SPAM?
- Nunca responda spams. Se você fizer isso, estará apenas confirmando a existência do seu email. Desta forma, será alvo certo de lixo eletrônico.
- Se você costuma se cadastrar em serviços online, evite cadastrar seu email pessoal: crie uma conta alternativa só para esse tipo de acesso.
- Não clique em nenhum link enviado pelos spammers. Tome cuidado principalmente com mensagens do tipo: “Seu CPF está bloqueado, clique aqui para regularizar sua situação” ou ainda “Fulano enviou um cartão para você, clique aqui para ler o seu cartão”. Eles usam essa tática para enviar vírus aos usuários, spywares ou mesmo para roubarem seus dados financeiros e pessoais.
- Preserve seu email. Evite fornecê-lo em chats e sites suspeitos.
- Use “Cópia Oculta” ao enviar emails a muitos contatos. Essa é uma maneira de evitar que seu endereço eletrônico circule pela rede caso seu destinatário encaminhe a mensagem que você enviou.
Broadcast: Audio Mixer
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
Huawei P50 chega em 2021 e chipset é uma surpresa!
Para a Huawei, o iPhone 12 é o melhor smartphone do mundo
Ren Zhengfei, o chefe da Huawei, acaba de confirmar a sua admiração pelos produtos da Apple. Segundo o CEO da gigante chinesa, o iPhone 12 da Apple é o “melhor smartphone 5G do mundo”. Esta declaração do fundador da marca chinesa foi proferida durante uma entrevista coletiva na qual também mencionou a venda da empresa.
A Huawei tem sido uma empresa resiliente face a tudo o que tem acontecido no mercado dos smartphones. No entanto, poderá estar a entrar numa nova fase da sua vida.
STALKER 2 apresenta suporte para 4K e Ray Tracing, chegará ao Xbox Game Pass primeiro dia
Arduino Mega
Raspberry Pi Pico chegou e custa cerca de 3 euros
Diferenças entre o Discord e o Slack (Interação com outras aplicações).
Aqui, a natureza corporativa do Slack faz diferença. Por ser uma plataforma voltada majoritariamente para gerenciamento de times, ela suporta uma enorme quantidade de apps, que permitem integrar suas funções ao serviço. Há suporte a aplicações como Trello, Google Drive, Google Workspace (G Suite), GitHub, Zoom, Webex, 1Password e etc, e até chamadas do Microsoft Teams.
A parte de integração do Discord, por outro lado, ainda é ligada à sua natureza gamer original, permitindo que usuários façam streaming para plataformas como Twitch e YouTube, além de suporte a serviços como Zapier (automação de postagens em redes sociais) e Droplr (compartilhamento de capturas de tela). E nada muito além disso.
Vencedor: Slack
Diferenças entre Discord e Slack ( chat de áudio e de video).
Tanto o Discord quanto o Slack suportam chats de áudio e vídeo em seus canais, com algumas diferenças. No Slack, eles assumem o formato de uma chamada isolada, onde uma chamada de voz ou de vídeo pode comportar até 15 pessoas na modalidade paga. No gratuito, ambas suportam apenas chamadas de um para um.
No Discord, chamadas de áudio suportam até 99 usuários simultâneos (!), enquanto as de vídeo permitem conectar até 10 pessoas simultaneamente, ambas sem restrições. Neste último, a empresa aumentou o limite para 50 participantes durante a pandemia da COVID-19, em caráter temporário. Ambos permitem compartilhar a tela durante chamadas de voz e vídeo, mas o Slack oferece a opção de fazer anotações nela.
De qualquer forma, o suporte do Discord em chamadas é melhor que o Slack, por não limitar as ferramentas a usuários não-pagantes.
Vencedor: Discord
O que é SPAM?
Scott Pilgrim vs. The World: The Game é o "maior lançamento de todos os tempos" da Limited Run Games
Mercado global de software de videojogos (2020 a 2030) - Oportunidades e estratégias com impacto e recuperação do COVID-19
domingo, 17 de janeiro de 2021
iPhone 13 Pro trará um novo método de refrigeração interna
Huawei consolida ecossistema próprio de aplicações móveis
Mais de um ano depois dos dispositivos móveis da Huawei terem ficado sem acesso às aplicações da Google, em consequência do bloqueio económico imposto pelos Estados Unidos à China, a gigante tecnológica tem vindo a procurar soluções que permitam contornar este obstáculo.
Com esse objetivo em mente, surgiu a AppGallery, uma loja de aplicações desenvolvida pela marca e onde é possível aos desenvolvedores distribuírem os seus serviços, como acontece na Google Play (android) ou na AppStore (iOS). Na Web Summit 2020, evento com que a Huawei renovou a parceria estabelecida no último ano, a multinacional chinesa apresentou uma nova ferramenta para apoiar programadores na criação de apps - a Huawei Mobile Services (HMS) Connect.
A ideia passa por disponibilizar um conjunto de instrumentos que permitam aos parceiros, fornecedores de conteúdos e serviços desenvolver, distribuir e comercializar as suas soluções a partir de uma só plataforma. Com esta nova dinâmica, ganha a Huawei por conseguir oferecer aos seus utilizadores um catálogo mais completo de aplicações e ganham os desenvolvedores, que conseguem atingir um mercado global de peso.De acordo com Jervis Su, vice-presidente de Serviços Móveis do grupo, a marca tem "mais de 700 milhões de utilizadores a nível mundial, incluindo mais de 80 milhões na Europa", que "têm acesso a um ecossistema digital abrangente através das aplicações HMS". Entre as opções disponíveis, estão apps que substituem os principais serviços da Google, como o Maps, YouTube ou Chrome, por equivalentes deste novo ecossistema - a Petal Maps para a navegação por GPS, Video para o entretenimento ou Navegador para aceder à internet, entre outras.
"Estamos a proporcionar novas possibilidades e benefícios para empresas e programadores em todo o mundo, para que colaborarem com mais inovações", acrescenta o responsável.
Passo a passo, aquela que é uma das principais marcas de smartphones do mundo consegue conquistar independência total dos serviços garantidos pela tecnológica norte-americana. Foi, aliás, este um dos principais objetivos da empresa liderada por Liang Hua - que participou no primeiro dia da Web Summit como keynote speaker - ao longo de toda a cimeira, que procurou mostrar, através de múltiplas masterclasses, como podem programadores e empresas tirar maior proveito deste novo ecossistema.Por outro lado, a adesão de parceiros a esta plataforma permite que estes possam expandir os seus serviços aos utilizadores chineses, um mercado amplo e aliciante para os projetos que pretendem ganhar escala.
iPhone 13 poderá trazer um inovador Touch ID
CAD
A segunda (e meia) geração da RTX - Os rumores da 3050
A Radeon retorna a ação - Os rumores da RX 6700 XT
Oculus Rift
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Dart ???
O que vem a ser o Dart?
O Dart é uma linguagem de programação fortemente tipada inicialmente criada pela Google em 2011. A missão inicial do Dart era substituir o Java Script para desenvolvimento de scripts em páginas web. Porém, com a evolução da linguagem e com o passar dos anos, ela hoje pode ser considerada uma linguagem multi-paradigma, embora a linguagem apresente fortes estruturas típicas de linguagens orientadas a objeto.
Hoje, sabemos que o Dart não obteve muito sucesso em sua missão inicial em substituir o JavaScript nos navegadores. Porém, o desenvolvimento e posterior sucesso do Flutter, que é fundamentado no Dart, fez com que a linguagem voltasse à tona, atraindo a atenção de muitos desenvolvedores.
O Dart possui algumas variantes no que diz respeito a seu ambiente de execução. O código Dart pode ser executado em uma máquina virtual (chamada DartVM, máquina virtual está inserida em um conjunto de ferramentas chamado Dart Native). Esta máquina virtual ainda pode ser executada em dois modos diferentes: JIT (Just-in-Time Compiler) e AOT (Ahead-of-Time Compiler). De maneira mais simplista, a compilação JIT ocorre no momento da execução de um trecho de código, onde o código Dart é convertido para código de máquina à medida em que ele é executado.
Já na execução AOT, o código é convertido para código de máquina previamente. A outra maneira na qual podemos executar o código Dart é através de um processo de transpilação para JavaScript através da ferramenta dart2js, ferramenta esta também integrante do Dart SDK. Todos estes modos de execução tornam o Dart uma linguagem muito flexível e que pode ser executada tanto em ambientes nativos (como em aplicações mobile e desktop) como em ambientes web (como em uma aplicação web que utilize o Angular, por exemplo).
sites consultados(17/01/2021): https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-e-dart/
Extensões para Google Chrome
AdBlockPlus
Se tem uma coisa que irrita muita gente é a tal publicidade na internet. Se você se encaixa neste grupo de pessoas, o AdBlock Plus vai ser de extrema utilidade no seu Chrome. É uma das extensões mais conhecidas para o navegador, e você descobrirá o motivo de seu sucesso assim que instalá-la. As propagandas e anúncios desaparecerão instantaneamente, o que torna a navegação muito mais, digamos, limpa.
Speed Deal 2
Uma das melhores extensões para quem deseja substitur a página de abas do Google Chrome. É possível customizar tudo a seu jeito, e sem complicações. E você pode sincronizar a extensão com todas as suas instâncias do Chrome em pouquíssimo tempo. A única desvantagem é que a opção "Outros Dispositivos" não existe neste plug-in. Mas, devido a tantas reclamações, é possível que a equipe de desenvolvimento habilite essa função em pouco tempo.
Swiftpreview
O SwiftPreview é um plugin muito legal, mas que não funciona tão bem em todos os sites. Mesmo assim, ainda é uma boa opção. Resumidamente, sua função é previsualizar links em vários sites, como Twitter, Facebook, Google+ etc. É útil para quem deseja poupar tempo, visualizando uma miniatura do que está no site naquele momento.
Hover Zoom
O Hover Zoom é semelhante ao SwiftPreview, mas é excelente para imagens. Com esta extensão, basta você pairar o mouse sobre uma imagem em miniatura para vê-la em tamanho real, sem precisar clicar sobre ela. Funciona com a maioria dos sites, como Facebook, Twitter, Flickr, etc. Parece inútil até você instalar e viciar no Hover Zoom.
HTTPS everywhere
O HTTPS Everywhere é uma extensão e tanto. Com ela, você encripta sua conexão com a internet para milhares de sites enquanto você navega. E é essencial navegar com segurança por sites a partir de zonas não seguras, como hotéis, areoportos e hotspots que vemos por aí. É uma boa ferramenta para se usar em casa, já que previne roubo de identidade e protege nossa privacidade online.
Top 5 Linguagens de programação mais utilizadas no mercado
JavaScript
Python
Java
C#
PHP
JavaScript é uma linguagem de programação interpretada. Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.
O java script ainda é amplamente utilizado em aplicações web e tem ganho espaço no desktop/mobile, sendo bastante usado para criar interatividade. Apesar de ser uma linguagem antiga em comparação à maioria das que serão listadas aqui, o JavaScript é bastante requisitado e parte desse sucesso se deve a sua simplicidade.
Considerada a linguagem de mais fácil aprendizado, a Python continua a ser uma das mais populares no mercado, mesmo que tenha sido lançada há quase 30 anos atrás (em 1989). É um dos códigos de mais fácil leitura e é bastante utilizado para desenvolvimento web e machine learning.
A linguagem de programação mais solicitada de longe é o Java. No topo da maioria dos índices especializados na medição da popularidade, o Java caracteriza-se por ser portável, ou seja, é possível compilar um programa em Java de maneira fácil para todo tipo de aparelho. Vale lembrar também que o Java é a linguagem mais usada para a criação de aplicativos Android.
Outro ponto positivo do Java é a sua escalabilidade, ou seja, a capacidade de adaptar seu programa à medida que ele cresce em número de utilizações, além de sua retrocompatibilidade, já que um código feito em uma versão antiga continua a ser reconhecida pelas versões atuais.
Outra variação da linguagem C que é bastante popular no mercado. Porém, anda caindo em desuso em relação a anos anteriores. Assim como o C++, é mais complexo de se aprender que outras linguagens como Python e JavaScript. Por outro lado, ainda é uma linguagem bastante requisitada na área de desenvolvimento de jogos, tornando-se essencial para quem planeia entrar nesse mercado.
Usado majoritariamente em aplicações web, a linguagem PHP é útil para incluir funções a uma página que o HTML não é capaz de suportar. A linguagem também é utilizada para integração entre informações de sua página e banco de dados MySQL, por exemplo. Sites como o Yahoo e a versão web do Facebook são mantidas em PHP.
sites consultados:https(17/01/2021)://www.devmedia.com.br/top-10-linguagens-de-programacao-mais-usadas-no-mercado/39635
Primeiro jogo de futebol transmitido em Portugal.
22 de outubro de 1978, o dia em que a RTP transmitiu pela primeira vez um jogo de futebol. Às 18h30, o Vitória de Setúbal e o Belenenses marcaram a história do desporto-rei em Portugal e deram o pontapé de saída num jogo do campeonato.
O canal televisivo ainda abordou o Benfica e o Sporting, mas os dois clubes de Lisboa avisaram desde logo não estar interessados. Passada essa parte, e já com o jogo a decorrer, o primeiro golo transmitido na televisão foi apontado por Vítor Batista, do Vitória de Setúbal, a José Manuel Delgado, aos oito minutos de jogo.