Pesquisar aqui

sábado, 2 de abril de 2022

Como um computador quântico realmente funciona

O System One da IBM é um computador quântico com suas entranhas expostas, parecendo um lustre dourado de ficção científica. 

Ele reside no centro de visitantes de computação quântica da IBM, que se apoia na instalação em funcionamento que oferece poder de computação quântica a uma variedade de empresas e
pesquisadores.

O distinto engenheiro e especialista em computação quântica da IBM Richard Hopkins nos conta o que acontece na tecnologia quântica da IBM e as ambições da empresa para resolver problemas globais. 

Estamos analisando o processador quântico System One da IBM. Fale-nos através do que estamos vendo. 

O processador é aquele pequeno chip bem na parte inferior. Tudo o mais que você pode ver está lá para manter esse chip frio, porque a magia da máquina quântica, os qubits, só funcionará se eles forem quase zero absoluto, mais frios que o espaço sideral. 

Quando esta máquina está funcionando, há um banco de computadores atrás dela, interpretando os sinais vindos da máquina e enviando novos sinais. 

Eles são enviados como pulsos de micro-ondas e toda essa bela engenharia trata de pegar esses pulsos e torná-los cada vez mais fracos, atenuando os sinais. Cada camada desse candelabro, como o chamamos, pode interagir com os qubits individuais no chip. 

Para obter os resultados, fazemos uma medição do circuito. Isso então volta pelas camadas e é amplificado nas mesmas etapas em que desceu. 

Isso nos permite manter essa coisa incrivelmente fria e em um estado coerente pelo tempo que pudermos. 

Nosso objetivo é obter coerência de um milissegundo em breve, o que soa como um curto espaço de tempo, mas em computação, é um espaço de tempo bastante longo.

Tudo o que você vê aqui parece bonito, mas também há algum tipo de função de engenharia. O ouro é usado para garantir a condutividade. 

Quando a máquina fica muito fria, os fios se contraem. E se não houvesse esses laços lá, todo o sistema se separaria. Embora pareça bonito, tudo aqui está lá por um motivo. 

Esta é uma máquina real. Nós o retiramos para que você possa ver o interior bastante bonito. As máquinas reais estão envoltas em um tubo prateado e têm ótimas luzes verdes de ficção científica piscando na parte de trás. O som que você pode ouvir é o do compressor, que está mantendo o hélio em uma temperatura mais baixa para poder resfriar essa peça. 

Onde estão fisicamente os computadores quânticos da IBM?

Tivemos um total de 54 computadores quânticos diferentes na internet na nuvem. Hoje estamos na casa dos 20, porque uma vez que os aposentamos, nós os substituímos neste país. Temos 20 computadores físicos na nuvem em nosso data center de Poughkeepsie. Além disso, já instalamos máquinas no Fraunhofer Institute na Alemanha, temos uma no Japão e estamos prestes a instalar uma na Coreia do Sul. Temos nossa primeira instalação comercial de um computador quântico, acontecendo com a Cleveland Clinic nos Estados Unidos. 

Se você acessar a web hoje, poderá usar uma dessas máquinas no modo de lote. Nosso objetivo é entrar no serverless no próximo ano. Você poderá interagir em tempo real com computadores quânticos na web e isso será um divisor de águas.

Ano que vem é o ano em que vamos lançar nosso chip Condor de 1.021 qubits. Esperamos que isso seja suficiente para nos levar ao ponto em que possamos demonstrar a vantagem quântica em um problema científico real que tenha implicações no mundo real.

Que área é provável que seja?

É quase certo que será em química molecular ou ciência de materiais. Nesta fase, é muito provável que seja um algoritmo híbrido, usando computadores quânticos e computadores convencionais juntos. Quando introduzirmos o recurso serverless, você poderá finalmente intercalar o processamento de um computador convencional e um computador quântico e obter um intermediário fora dos circuitos. Isso significa que você pode fazer, por exemplo, uma aplicação de química molecular que nenhum supercomputador na Terra seria capaz de fazer em um algoritmo híbrido.

Você acha que a computação quântica continuará a funcionar no modo híbrido, já que existem algumas coisas que os computadores clássicos fazem melhor ou também?

Eu seria extremamente tolo em dizer que agora vamos desligar todos esses computadores, está tudo bem. Não, o quantum é bom para um campo de problemas muito específico, certos tipos de otimizações, certos tipos de classificações. 

Certos problemas enfrentados pelo mundo, especialmente na área de ciência dos materiais, podem encontrar respostas para desafios globais, como como você se livraria do processo Haber-Bosch (um processo de fixação artificial de nitrogênio) sem usar 450 o C (842 F) e 200 atmosferas de pressão. É preciso 1,5% do suprimento de energia do mundo para criar a amônia que produz o fertilizante que nos mantém vivos. Se você pudesse pegar as moléculas de enzimas que fazem isso nas plantas e transformá-las em um catalisador usando modelagem, você economizaria muita energia.

Ou talvez você possa descobrir como criar um catalisador que pegue dióxido de carbono e água e os transforme em hidrocarbonetos úteis como o metanol; isso mudaria o mundo até certo ponto. São esses tipos de descobertas científicas que esperamos ver a vantagem quântica permitir a resolução de problemas do mundo real na próxima década.

Quanto de seu poder de processamento quântico a IBM está usando internamente? 

Muito pouco. Temos uma rede quântica de 175 empresas diferentes, de estabelecimentos acadêmicos a bancos e todo um espectro de empresas de pesquisa. Existem máquinas maiores dedicadas e reservadas a eles. Estamos muito abertos sobre isso. Você pode ficar online e ver quem tem permissão para usá-los, não o que eles estão executando. 

Nas cerca de 20 máquinas que temos na web, estamos fazendo cerca de 4 bilhões de circuitos quânticos por dia e a maior parte é externa. Um circuito é basicamente uma instância de um programa quântico. 

Desde que começamos isso, cerca de cinco anos atrás, já foram publicados mais de 1.000 trabalhos de pesquisa. Se eu tivesse que adivinhar quem está usando todos esses CLOPs (operações de camada de circuito por segundo), são em grande parte estudantes, acadêmicos e pessoas que estão aprendendo sozinhos. 

Eu frequento coisas como Cyber ​​First no Reino Unido e escolas de verão STEM antes das pessoas irem para as universidades e os alunos estão todos lendo esse livro. Eles sabem que é onde vão estar os empregos bem pagos e já estiveram lá se qualificando. 

A Quantum terá o mesmo tipo de impacto que Tim Berners-Lee inventando a World Wide Web, mas de uma maneira diferente. Isso ajudará os bancos e as otimizações, mas esses avanços científicos no mundo físico serão o motivo pelo qual o quantum se tornará conhecido.

À medida que os computadores quânticos crescem, eles tendem a precisar de mais qubits dedicados à correção de erros quânticos. Chegaremos ao ponto em que dedicamos menos qubits? 

Agora, não dedicamos muitos de nossos qubits à correção de erros. O que vai acontecer quando você chegar a coisas como Condor é que você descobrirá que há mais qubits atribuídos para correção, o que significa que você pode começar a obter resultados mais precisos do computador quântico. 

Isso é apenas um sistema de 1.000 qubits. Sistemas de milhões de qubits que são apenas sonhos no momento. É quando você realmente verá o cache de erro entrar em ação e os qubits lógicos se tornando reais. 

É aí que você começa a conseguir otimizar a carteira de bancos inteiros. Mas isso está muito, muito longe, assim como coisas como quebrar a criptografia estão muito longe em termos de setor.

Consultado a: 01\04\2022
https://www.iotworldtoday.com/2022/04/01/how-a-quantum-computer-actually-works/

Automatização Industrial- OPINIÃO: entre o inevitável avanço tecnológico do trabalho e a necessária manutenção do emprego


Automatização Industrial

OPINIÃO: entre o inevitável avanço tecnológico do trabalho e a necessária manutenção do emprego


    A partir da Revolução Industrial, no século XIII, houve um grande avanço nos sistemas de produção e a demanda de profissionais qualificados foi aumentando.
    Com o surgimento da máquina, a mão de obra humana para trabalhos braçais foi se esvaindo. Devido a essa nova realidade, a população passou a ficar preocupada com o crescimento do desemprego, causando um sentimento de apreensão e incertezas.
    Apesar de o avanço científico-tecnológico trazer condições mais favoráveis para o mundo industrial, cargos que utilizavam de trabalho manual e precisavam de uma concentração de pessoas para atuarem em uma única função, tal como no sistema de produção Fordismo, criado por Henry Ford, muitas ações de trabalho humano foram sendo substituídas por máquinas que ofereciam maior agilidade às empresas o que provocou, consequentemente, necessidade de melhorar a qualificação dos trabalhadores.
    Devido a esse avanço dos recursos tecnológicos no campo do trabalho, o nível de desemprego no Brasil pode subir de forma absurda, apresenta uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2019. Nesse sentido, a classe trabalhadora constata que suas funções estão sendo roubadas pela automatização, o que força a população à mudança de setores no trabalho. Porém, a busca dos cidadãos para melhores condições na formação ainda é baixa, por isso existe grande procura das empresas em cargos especialistas.
    Conforme o que foi apresentado, é importante a realização da formação especializada da comunidade, por meio de projetos oferecidos por instituições empresariais e de ensino, como também a popularização desses projetos, por meio da divulgação virtual e presencial.
    Assim, possibilitando um avanço na educação, especialmente, de pessoas em menores condições socioeconômicas ou humanitárias, assim ocupando postos no mercado de trabalho que requerem melhores qualificações.



https://www.google.com/search?q=automatiza%C3%A7%C3%A3o+industrial&tbm=isch&sxsrf=APq-WBs1sdzqJqAgxrOrwT1YRtHDLrdZQg:1648828364068&source=lnms&sa=X&ved=2ahUKEwi25r2nnPP2AhVaQ_EDHdoKDqI4ChD8BSgBegQIARAD&biw=1536&bih=722&dpr=1.25#imgrc=3IrNYtDW-KI4nM

https://www.extraderondonia.com.br/2022/04/01/opiniao-entre-o-inevitavel-avanco-tecnologico-do-trabalho-e-a-necessaria-manutencao-do-emprego/   01/04/2022

Melhores ferramentas para quem quer ingressar na vida do Marketing Digital (Parte 2)


Clickfunnels

Ferramenta que permite criar Landing Pages profissionais para gerar leads, ou realizar vendas.

Swonkie

Permite gerir várias contas de redes sociais, programar publicações e analisar resultados.

Reportei

Emissão de relatórios completos para redes sociais e ferramentas de e-mail.



Link da consulta sobre o conteúdo: (22/03/22): https://rockcontent.com/br/blog/ferramentas-de-marketing-digital/


Descida de preços das placas gráficas!

Como todos sabemos, as gráficas dos nosso computadores são talvez das peças mais importantes para jogarmos videojogos no computador. Se nos últimos meses querias comprar uma placa gráfica, certamente que te deparaste não só com a acentuada falta de stock das mesmas, como também com o agravamento dos preços dos modelos existentes.

Mas felizmente a situação já começa a ficar mais próxima do normal. E as últimas informações mostram mesmo que o preço das placas gráficas na Europa já só está 'apenas' 25% acima do recomendado pelas marcas. E este é então o valor mais baixos que as mesmas apresentam nos últimos 14 meses. Assim, de acordo com as informações mais recentes, reveladas pelo já conhecido canal alemão 3Dcenter, o preço das placas gráficas das novas linhas Nvidia RTX 30 e AMD Radeon 6000 já está apenas 25% acima do recomendado, pelo menos na Alemanha. Esta percentagem é completamente diferente da realidade vivenciada há alguns meses, como por exemplo em maio de 2021, altura em que as Nvidia GeForce RTX 30 estavam 218% mais caras que o valor inicial, e as AMD Radeon RX 6000 estavam 116% mais caras.




    Fonte: https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/preco-das-placas-graficas-na-europa-ja-so-esta-apenas-25-acima-do-recomendado/


Uso de redes sociais diminui satisfação com a vida, aponta estudo de Oxford

Curtiu os looks dos artistas que passaram pelo tapete vermelho da noite mais aguardada do cinema mundial? Salvou as fotos e os vídeos que mais te interessaram? Não? Ah, mas dá tempo de recuperar o tempo perdido. Contratando o TIM Black Família você pode ficar conectado nas principais redes sociais e retomar aquela conversa sobre o Oscar pelo WhatsApp. Isso tudo sem descontar da sua internet.

O TIM Black dá acesso ao Facebook, Instagram e outras redes, além do WhatsApp para ficar conectado e atualizado dos últimos acontecimentos.

Um novo estudo do Instituto de Internet de Oxford aponta que o aumento do uso das mídias sociais pode impactar negativamente a satisfação com a vida, em especial quando o usuário é jovem.

Há tempos as redes sociais são associadas ao declínio geral da felicidade e satisfação em relação à vida. O Instagram, por exemplo, reforça padrões corporais irrealistas e estilos de vida materialistas.

Um estudo estadunidense publicado recentemente apontou o uso de mídias como fator de agravamento de tiques nervosos em crianças, e o muitíssimo popular TikTok será investigado por supostamente causar danos à saúde mental de adolescentes.




sexta-feira, 1 de abril de 2022

Incerteza quântica: a computação quântica está realmente pronta para a ação?

A computação quântica está se tornando uma realidade empresarial, de acordo com uma pesquisa publicada na quarta-feira, com quase um quarto dos executivos afirmando estar trabalhando com a tecnologia ou planejando fazê-lo. Mas um pesquisador proeminente escreveu esta semana que está “perturbado” pelo hype em torno da computação quântica e alertou que é improvável que tenha aplicações práticas no futuro próximo. Essa incompatibilidade reflete um grau adequado de incerteza em torno da prontidão da computação quântica para implantações comerciais.

Uma pesquisa com 847 executivos de negócios feita pelo provedor de serviços de TI Capgemini descobriu que 23% estão trabalhando com tecnologias quânticas ou planejando fazê-lo. Um em cada dez espera que a computação quântica esteja disponível para uso em pelo menos um aplicativo importante dentro de três anos, e 2% dizem que sim.

“Nossa pesquisa confirma que mais e mais organizações estão aprendendo sobre a tecnologia e experimentando aplicações de tecnologia quântica da vida real”, diz Pascal Brier, diretor de inovação da Capgemini. “Nos últimos dois anos, vimos líderes surgirem no setor financeiro e muita tração no setor automotivo, em particular.”

No entanto, essa visão da viabilidade comercial da computação quântica não combina com a do eminente físico Professor Sankar Das Sarma, diretor do Centro de Teoria da Matéria Condensada da Universidade de Maryland e um dos principais especialistas em sistemas quânticos.

“Sou o mais pró-computação quântica possível: publiquei mais de 100 artigos técnicos sobre o assunto, e muitos dos meus alunos de doutorado e pós-doutorado são agora conhecidos praticantes de computação quântica em todo o mundo.” Das Sarma escreveu em um artigo para o MIT Technology Review esta semana. “Mas estou perturbado com parte do hype da computação quântica que vejo hoje em dia, principalmente quando se trata de alegações sobre como ela será comercializada”.

Para as empresas que consideram investimentos em sistemas quânticos, será fundamental identificar casos de uso viáveis ​​que façam sentido comercial.

As empresas estão entrando na onda da computação quântica?
Os computadores quânticos representam informações em forma quântica usando qubits, em vez dos bits que alimentam uma máquina clássica. Assim, enquanto eles representam os dados como um ou zero, os dados quânticos podem ser simultaneamente um e zero. Isso significa que um computador quântico em funcionamento poderia processar informações muito mais rápido e eficientemente do que uma máquina clássica.

Esta semana viu o anúncio mais recente de uma empresa de serviços financeiros explorando o potencial do quantum, quando o HSBC revelou que está trabalhando com a IBM para acelerar sua prontidão quântica . Mas, embora tenham sido feitos avanços na demonstração do poder da computação quântica, transferir isso para um ambiente comercial é uma questão diferente.

Em seu artigo, Das Sarma argumentou que casos de uso comercial para computação quântica permanecem uma perspectiva distante. “Existem propostas para usar computadores quânticos de pequena escala para o design de medicamentos, como forma de calcular rapidamente a estrutura molecular, o que é uma aplicação desconcertante, já que a química quântica é uma parte minúscula de todo o processo”, escreveu ele.

“Igualmente desconcertantes são as alegações de que os computadores quânticos de curto prazo ajudarão nas finanças”, escreveu Das Sarm. Nenhum artigo técnico demonstra de forma convincente que pequenos computadores quânticos (…) podem levar a uma otimização significativa em negociação algorítmica ou avaliação de risco ou arbitragem ou hedge ou direcionamento e previsão ou negociação de ativos ou perfil de risco. Isso, no entanto, não impediu que vários bancos de investimento entrassem no movimento da computação quântica.”

Isso não impediu que algumas empresas investissem pesadamente em sistemas quânticos. Vinte e oito por cento das empresas pesquisadas pela empresa de software Zapata em seu relatório Enterprise Quantum Adoption , publicado em janeiro, dizem ter alocado um orçamento de US$ 1 milhão ou mais para investimentos quânticos.

A pesquisa da Capgemini descobriu que a China e a Holanda têm a maior proporção de empresas que estão trabalhando em implementações de computação quântica, enquanto as telecomunicações e o setor público (incluindo defesa e tecnologia espacial) são o setor mais avançado.

A computação quântica é exagerada?
O relatório da Capgemini reconhece que a computação quântica está em um estágio inicial e que "a maioria dos problemas solucionáveis ​​usando computadores quânticos atuais também pode ser resolvida de forma mais rápida e econômica usando computadores convencionais".

Steven Schuchart, analista da GlobalData, diz que muitas empresas não entendem o quantum e como ele será usado quando chegar à maturidade. "É uma tecnologia muito jovem e o que está impulsionando a ideia de que pode estar pronta em breve é ​​que muitas empresas gastaram muito dinheiro com isso porque foram informadas de que essa é a próxima grande novidade", diz ele. "Eles querem ganhar seu dinheiro de volta. Eu não discordo necessariamente que será uma grande coisa, mas talvez não da maneira que muitas pessoas pensam que será."

Os provedores de computação quântica têm atraído investimentos significativos ultimamente. A desenvolvedora quântica norte-americana Rigetti Systems abriu seu capital em outubro do ano passado e, em fevereiro, outra empresa, a D-Wave Systems, anunciou que vai flutuar com uma avaliação planejada de US$ 2,1 bilhões. Enquanto isso, no Reino Unido, que tem sido um centro de inovação quântica , uma das empresas líderes, a Cambridge Quantum, se fundiu com a divisão quântica da Honeywell no ano passado para criar um novo negócio, a Quantinuum.

Mas isso não significa que existam aplicativos comerciais prontos para serem implantados, diz Schuchart. "Estamos vendo empresas fazendo IPOs, estamos vendo algumas fusões e aquisições e estamos vendo negócios acontecendo, mas não estamos vendo os casos de uso reais", diz ele.

O hype em torno do quantum, argumenta Schuchart, está sendo impulsionado não apenas por fornecedores, mas também por líderes de tecnologia que querem ser vistos investindo nos sistemas mais recentes. "Se você perguntar a um CIO sobre uma tecnologia interessante, é claro que eles dirão que estão investindo nela ou que está no roteiro deles", diz ele. "Não importa se não tem nenhuma aplicação prática."

Schuchart acredita que provavelmente levará de cinco a dez anos até que surjam casos de uso comercial de computação quântica, já que a tecnologia é atualmente mal compreendida. "Essa é a coisa que a maioria das pessoas não entende", diz ele. "Esses computadores quânticos são coisas que precisarão ser feitas perguntas muito específicas que você não pode responder em um período de tempo razoável com a computação padrão. No momento, é difícil fazer isso."

Como os líderes de tecnologia devem planejar o investimento em computação quântica?
Schuchart diz acreditar que a maioria das empresas acabará acessando a computação quântica dos provedores de nuvem de hiperescala. Amazon, Microsoft e Google fizeram investimentos em quantum, enquanto a IBM, que está cada vez mais focada em serviços em nuvem, tem sido a grande empresa de tecnologia mais ativa no espaço quântico.

“A maioria das empresas só precisará de computação quântica ocasional, ou computação quântica aqui e ali”, diz ele. "Eles precisarão de algumas horas por dia no máximo. Então, fazer isso por meio do Azure Quantum ou AWS Bracket da Microsoft ou qualquer outro serviço de computação quântica é o caminho mais inteligente a seguir."

As equipes de tecnologia precisam trabalhar em estreita colaboração com seus colegas em P&D para identificar casos de uso adequados para computação quântica, argumenta ele. "Os líderes de tecnologia precisam ir aos seus departamentos de P&D e às linhas de negócios que usarão o quantum e dizer 'quero estar pronto para quando você estiver pronto para usar isso'", diz ele. "Se você vai entrar em contato com um fornecedor, eles precisam que os matemáticos, cientistas de materiais, codificadores e a equipe de TI se sentem e conversem sobre essas coisas.

Schuchart acrescenta: "Eu não acho que [computação quântica] será o problema do departamento de TI, especialmente se estiver na nuvem. Você precisa de conhecimentos de matemática e física e, em muitos casos, acho que a TI fornecerá o canal seguro , por falta de uma frase melhor, e pensando em coisas como segurança, para que os caras de P&D possam lidar com isso."

Consultado a: 01\04\2022
https://techmonitor.ai/technology/emerging-technology/quantum-computing-investment-hype

Twitter para de funcionar nos iPhones 5S, 6 e 6 Plus

Até ontem (30), era possível usar uma versão antiga do Twitter, que continuava funcional nos iPhones 5 e 6, porém sem os recursos mais recentes. No entanto, afirma o site 9to5Mac, a partir da quarta-feira (30), "o aplicativo do Twitter parou abruptamente de funcionar no iPhone 6 [e anteriores], pois a versão mais recente agora requer o iOS 14". Isso aconteceu porque nesta semana o Twitter também perdeu suporte ao iOS 13.

A Central de Ajuda do Twitter alerta que quem "ainda estiver usando o iOS 13.7 ou versão anterior" talvez não seja atualizado com as versões mais recentes do aplicativo. No entanto, aqueles que estiverem com o iOS 13 instalado em seus dispositivos podem, sim, obter a versão mais recente do app, simplesmente atualizando seus iPhones para o iOS 15.


Quanto aos usuários de iPhones 5S e iPhone 6 que estiverem presos ao iOS 12, a única solução possível agora é acessar o Twitter via browser.


Fontes:


Automatização Industrial- Como a evolução digital pode contribuir para a eficiência energética?


Automatização Industrial 

Como a evolução digital pode contribuir para a eficiência energética?


    Em recente levantamento, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostrou que mais de 40% nos custos de produção industriais brasileiros estão relacionados ao consumo de energia elétrica. E o pior: a eletricidade é o maior insumo de 79% das fábricas nacionais. Como diminuir o impacto do custo de energia elétrica na produção industrial? É possível fazer uma gestão de custos que permita maior eficiência na utilização da energia?
    Não existe uma solução única para o gerenciamento de energia, essa é uma medida que precisa ser estudada caso a caso, iniciando sempre pelo mapeamento de consumos e cargas de uma empresa ou indústria. A decisão mais oportuna neste sentido é o rateio de energia nos centros de custos, muito apropriado para customizar um plano eficiente de gestão de energia, baseado em alocação real dos dados de consumo.
    Um passo fundamental rumo a este caminho está na digitalização dos processos, um dos principais elementos da Indústria 4.0. Com a utilização de diversas tecnologias, é possível fazer o monitoramento contínuo dos custos com energia elétrica e utilidades, em tempo real e on-line, realizando o rateio do consumo total da empresa ou indústria em suas respectivas áreas de negócios, departamentos ou unidades consumidoras, ou até mesmo por unidade produzida.
    Um servidor realiza a coleta de dados para fornecer o histórico de custo de energia de forma gráfica, além de enviar notificações e alarmes por e-mail. O banco de dados permite a análise, em tempo real, de como a energia está sendo consumida, não apenas para o consumo geral da planta, mas segmentando seus departamentos e até as máquinas e equipamentos no chão de fábrica. Além da enorme quantidade de dados, normalmente chamada de Big Data, é importante que os setores de manutenção e sustentabilidade tenham acesso a esses dados de forma estruturada e de fácil entendimento, para realizarem ações e projetos voltados para eficiência energética das respectivas medições.
    Geralmente, as áreas com maior número de colaboradores e uso de máquinas pesadas consomem mais energia, revelando ali uma maior necessidade de monitoramento de consumo de energia elétrica. Dessa forma, equipes encarregadas pela gestão de utilidades podem gerenciar e otimizar a utilização de energia elétrica por departamento, prédio, andar ou instalação, bem como por aplicação, processo de fabricação ou equipamento, para assim fazer um levantamento compartilhado e detalhado dos gastos.
    A medição mais detalhada do consumo de energia gera um volume maior de dados sobre os quais os gestores devem se dedicar para traçar o melhor plano de eficiência energética e tomar as melhores decisões. Além dos dados coletados, também podem entrar nos critérios de cálculos o número de máquinas em operação em cada centro de produção, o número de pessoas trabalhando em cada unidade consumidora, quantidade de turnos de produção, entre diversos outros fatores.
    Além de ser útil para planejar ações de eficiência energética, o rateio de custo setorial ajuda na implementação de medidas para melhorar o perfil de consumo das empresas, com decisões mais delineadas para sustentabilidade. Resultados eficientes podem ser obtidos por simples mudanças no processo, ou até mesmo pelo retrofit ou substituição de tecnologia por produtos mais atuais e eficientes.
Por que gerenciar a energia é essencial?
    O principal objetivo para a medição de energia e seu rateio de custos para a indústria é garantir uma gestão mais eficiente, em busca de soluções pontuais, e uma cobrança mais coerente de cada área envolvida no processo produtivo.
    Gestores e administradores só têm a ganhar com a automatização de dados em uma rede interna ou até mesmo online via internet. Este tipo de mapeamento do consumo de energia ajuda a identificar o problema na origem. A partir do cálculo do rateio, pode-se quantificar o número de máquinas em operação em cada centro de distribuição ou a quantidade de pessoas trabalhando em cada unidade consumidora. Em resumo: medidas que impactam positivamente na produtividade, na eficiência e no controle de despesas.
    O Brasil e o caminho da eficiência
    O setor industrial brasileiro é um dos setores que mais investe em eficiência, porém ainda existe uma enorme oportunidade na melhoria de processos e máquinas, e a consequente diminuição nos custos de produção.
    Em levantamento feito em 2018, o Brasil ocupava o 22º lugar entre os países de maior eficiência energética, em lista liderada por Alemanha, Dinamarca e Japão. Nosso país precisa investir na modernização de seus parques industriais e empresariais para melhorar sua competitividade.
    As tecnologias da indústria 4.0 estão cada vez mais acessíveis e devem ser utilizadas a favor da modernização do nosso país, auxiliando não somente na competitividade industrial, mas também na eficiência energética e redução de consumo que nosso País está precisando agora.



https://www.google.com/search?q=automatiza%C3%A7%C3%A3o+industrial&tbm=isch&sxsrf=APq-WBs1sdzqJqAgxrOrwT1YRtHDLrdZQg:1648828364068&source=lnms&sa=X&ved=2ahUKEwi25r2nnPP2AhVaQ_EDHdoKDqI4ChD8BSgBegQIARAD&biw=1536&bih=722&dpr=1.25#imgrc=8JCUxXeVhk-UjM
https://inforchannel.com.br/2022/03/31/__trashed-12/   01/04/2022

Manual do carro já está mais longo que o livro Código Da Vinci

Levantamento realizado recentemente pela Scrap Car Comparison revelou como ficaram exageradamente extensos os manuais de proprietário dos veículos nos últimos anos. Ao analisar 100 manuais de diferentes tipos de modelos (automóveis de passeio, picapes e motocicletas), o estudo identificou que em alguns casos o dono precisa de mais de 40 horas de leitura para checar todo o conteúdo - mais até do que grandes livros conhecidos. 

O Audi R8 é, de longe, campeão nesse quesito. De acordo com a pesquisa, o manual do esportivo requer nada menos que 43 horas e 9 minutos de leitura para ser batido de capa a capa, somando 616.064 palavras e cerca de 308 páginas. Na prática, o caderno de instruções do modelo superou com facilidade o conteúdo de livros como Guerra e Paz (41 horas) ou toda a série de O Senhor dos Anéis (40 horas).



Quais as componentes do Pc's que mais influenciam a taxa de FPS nos jogos

Quais são as componentes dos computadores que mais influenciam a taxa de FPS nos jogos?


É importante sabermos que todos os componentes do computador influencia a quantidade de FPS a que rodamos um certo jogo, porém há componentes que influenciam mais do que outros. 

A peça que mais ajuda a que rodemos os jogos com uma taxa de FPS alta é a gráfica, a placa de vídeo, quanto melhor a gráfica for, melhor vai ser a jogabilidade pois, a gráfica é responsável por renderizar as imagens/gráficos  em 3D. Quanto melhor for a gráfica e melhor for a GPU melhor vão ser exibidas as imagens em alta resolução com mais ''frames per second'', daí as gráficas serem das peças mais caras que constituem o computador.

 Por exemplo, a placa de vídeo GeForce RTX2060, roda o fortnite por volta dos 130 FPS enquanto uma RTX308 roda o mesmo jogo com uma taxa de 220 FPS (aproximadamente), como seria de esperar a diferença de preços das gráficas é significativa, a RTX é mais cara que a GeForce.


Fonte:https://www.zoom.com.br/placa-de-video/deumzoom/o-que-significa-fps-em-jogos


Computador de ministro da Rússia é invadido em questão de segundos

Em meio à guerra cibernética e a grandes ataques financiados pela Rússia e Ucrânia como parte do conflito armado entre os países, um computador pertencente a um ministro russo foi comprometido em questão de segundos. Bastou procurar uma porta aberta que, sem autenticação alguma, foi capaz de dar acesso ao desktop do oficial, com todos os arquivos disponíveis e até a possibilidade de novas explorações envolvendo a rede.


O caso foi relatado por um especialista que quis se identificar apenas como Spielerkid89. Ele não acessou os arquivos, instalou malwares nem fez downloads, tirando apenas uma screenshot para comprovar sua intrusão. Lá, diante dele, estava a área de trabalho do Windows do ministro da saúde da região de Omsk, uma das maiores da Rússia, e todos os seus dados, planilhas, materiais, histórico de navegação, entre tantas outras informações.

Segundo ele, não foi preciso nem mesmo o uso de ferramentas de penetração, com o acesso remoto acontecendo de forma direta, sem nenhum pedido de autenticação ou checagem de privilégios. Bastou o uso da ferramenta de busca Shodan, voltada para pesquisar dispositivos conectados à internet, e um filtro regional para procurar IPs russos.

Dyson Zone: máscara tecnológica purifica o ar e dá música ao utilizador

O novo produto da Dyson promete ser purificar o ar de partículas suspensas ou mesmo os gases e alergénios da poluição urbana, ao mesmo tempo que funciona como um headset com capacidade de reproduzir áudio de alta-fidelidade com cancelamento de ruído.

Apesar das máscaras tecnológicas não serem uma novidade, como as soluções com purificador oferecidas pela Razer Zephyr ou a LG que usa ventoinhas ativas, a Dyson revelou uma nova máscara que além de purificar o ar, também dá música aos utilizadores. O Dyson Zone é um verdadeiro 2-1, conjugando a possibilidade de filtragem da poluição urbana, como os gases, alergénios e partículas em suspensão, mas funciona como headset para poder ouvir música em alta-fidelidade e cancelamento avançado de ruído.



O equipamento é a primeira proposta da marca para wearables e resulta numa década de investigação sobre a qualidade do ar e seis anos de desenvolvimento da máscara. A Dyson pretende assim “combater” dois tipos de poluição urbana: a sonora e do ar. Basicamente a máscara permite envolver os utilizadores num som de qualidade, ao mesmo tempo que ajudam no fluxo de ar purificado na boca e nariz.

Nas palavras do fundador da empresa e diretor de I&D, Jake Dyson, “a poluição do ar é um problema global, afeta-nos em todos os locais onde vamos, nas nossas casas, escola, trabalho e quando viajamos, seja a pé, bicicleta, transportes públicos ou privado”. Destaca que a Dyson Zone purifica o ar que respira durante as deslocações, salientando que ao contrário de outras máscaras oferece uma lufada de ar fresco sem tocar no rosto. Para tal utiliza filtros de alto desempenho e duas bombas de ar em miniatura.

A Dyson diz que nos seis anos de desenvolvimento da máscara foram criados 500 protótipos, baseados na sua experiência de 30 anos em fluxo de ar, filtragem, tecnologias de motores e a sua compreensão da qualidade do ar, tanto nível interior como exterior. Cada concha da máscara tem uma ventoinha que atrai o ar através dos filtros de dupla camada, projetando depois dois fluxos purificados para o nariz e boca do utilizador. A empresa diz que as suas reentrâncias foram esculpidas na viseira, garantindo a circulação do ar purificado perto do nariz e boca, sem que toque no rosto do utilizador.

A questão de a máscara não ter contacto com a face do utilizador foi um dos objetivos primários da empresa na produção deste produto. Chegaram a ser concebidos modelos com mochilas para alojar o motor e mecanismos internos, assim como uma boquilha semelhante ao usado em snorkel ou a colocação na cabeça, até ao design atual. Assim, o design atual passava pelas formas geométricas da sua viseira conjugado com a malha central que projeta os dois jatos de fluxo de ar, garantindo que seja canalizado e absorvido pela boca e nariz.

Durante os seus testes, a Dyson concebeu um manequim com capacidade de respirar através de pulmões mecânicos, usando equipamentos de deteção para aferir a poluição inalada, replicando assim a respiração humana numa câmara controlada. Foram medidos desta forma os níveis de filtragem do ar, que de outra forma seriam absorvidas pelo pulmão do manequim.

Por outro lado, o Dyson Zone oferece um sistema de áudio que procura ser envolvente, reduzindo os ruídos urbanos indesejados através de tecnologia ANC (Active Noise Cancelling) criada pela equipa de engenheiros da fabricante. Promete som com baixa distorção, assim como uma resposta de frequência neutra de forma a replicara o áudio da forma como o criador concebeu.

Para reduzir o ruído, o headset conta com um conjunto de microfones. As conchas almofadas prometem ser amplas e angulares, moldando-se aos ouvidos dos utilizadores para maior conforto. O design do headset foi concebido para se adaptarem às diversas formas de cabeças dos utilizadores. Concluiu que o melhor sistema é a inspiração na sela de um cavalo, de forma a distribuir o peso pelos lados da cabeça e não apenas no topo, num sistema de bandolete.

Para já, a Dyson não revelou a data de lançamento da máscara, assim como o seu preço, esperando-se mais informações nos próximos meses.



Fonte: https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/dyson-zone-mascara-tecnologica-purifica-o-ar-e-da-musica-ao-utilizador


Imagem: https://thumbs.web.sapo.io/?W=775&H=0&delay_optim=1&webp=1&epic=N2U0lkcbBpOqHrSznhvPou/8acmWkAleMgvBWg4r3cnAODkpUL40GD/6rnK/gaI9sjY1uKP9SggpzkECwQE4uC/0YYMiowCYVHX+3DTfHskMESs=

Melhores ferramentas para quem quer ingressar na vida do Marketing Digital (Parte 1)

Google Sheets

Colocar todas as ideias de conteúdo, e gerir o estagio de produção e publicação de cada conteúdo.

Answer the Public

Analisar o que as pessoas pesquisam no Google sobre um determinado tema.

Also Asked

Sugere perguntas sobre um determinado tema, com base em pesquisas feitas no Google.




Link da consulta sobre o conteúdo: (22/03/22): https://rockcontent.com/br/blog/ferramentas-de-marketing-digital/




De acordo com um novo estudo, as redes sociais podem afetar o bem-estar dos jovens em diferentes idades. No entanto, sejam eles rapazes ou raparigas, a adolescência é a fase mais vulnerável. No caso das raparigas, o impacto das redes sociais é sentido entre os 11 e os 13 anos, ao passo que no caso dos rapazes surge apenas entre os 14 e os 15. Os psicólogos que levaram a cabo este novo estudo – que surgiu no sentido de reunir evidência relativamente ao impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens - descobriram que as raparigas que começaram a utilizar mais as redes sociais entre os 11 e os 13 anos demonstravam menos satisfação relativamente às suas vidas. Por sua vez, nos rapazes, essa tendência verificou-se em idades superiores, 14 e 15 anos.


Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições. Os assinantes do jornal PÚBLICO têm direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. Apoie o jornalismo de qualidade do PÚBLICO.

A empresa norte-americana Targeted Victory incumbiu trabalhadores locais por todo o país de promover mensagens que definem o TikTok como um perigo para as crianças americanas. “O sonho seria ter histórias com manchetes como ‘Das danças ao perigo: como o TikTok se tornou o espaço das redes sociais mais prejudicial para crianças’”, escreveu o director de uma das campanhas.




WhatsApp lança 6 novas funções para mensagens de áudio

O WhatsApp anuciou o lançamento oficial de novas funções para mensagens de áudio que estavam em fase de testes. A partir desta quarta-feira (30), o aplicativo permitirá pré-visualizar uma mensagem gravada, pausar e resumir uma gravação, ouvir os áudios enquanto está navegando em outro chat e a visualização de ondas de voz na reprodução.

O anúncio foi feito pelo CEO do aplicativo, Will Cathcart, em sua conta oficial do Twitter. De acordo com o executivo, “7 bilhões de mensagens de áudio são enviadas diariamente pelo WhatsApp”. Em uma postagem no seu blog oficial, o WhatsApp relembrou o lançamento da função em 2013 e reforçou que as mensagens são “todas protegidas por criptografia de ponta a ponta”.


Estas são as novas funções do WhatsApp para mensagens de áudio:
  • Reprodução fora do chat: para ouvir mensagens enquanto navega em outras janelas;
  • Pausar e retomar gravação: como o nome cita, permite pausar e retomar uma gravação;
  • Retomar uma reprodução de áudio exatamente de onde ela parou no chat;
  • Visualização em forma de onda: mostra o efeito no chat quando um áudio é reproduzido
  • Prévia de um rascunho: permite ouvir uma mensagem de áudio antes de enviá-la;
  • Reproduzir rapidamente mensagens de áudio encaminhadas com velocidades de 1,5x ou 2x.
De acordo com o WhatsApp, as novas ferramentas estarão disponíveis para todos os usuários “nas próximas semanas”. O aplicativo não confirmou, até então, se elas serão lançadas para todos usuários da versão web e apps para computador, além das versões para Android e iOS.



quinta-feira, 31 de março de 2022

Investigadores portugueses tentam prolongar a vida útil dos morangos

Quem nunca passou pela experiência de comprar uns morangos com ótimo aspeto no supermercado, ou na mercearia, e passadas poucas horas alguns deles começarem a ficar podres, com um feio bolor cinzento em redor? Para a esmagadora maioria dos consumidores, essa é uma sensação conhecida. E o culpado tem nome: Botrytis cinerea.

As doenças causadas por fungos levam à perda de cerca de 23% da produção agrícola global e o Botrytis cinerea, em particular, "é um dos fungos patogénicos mais devastadores para as plantas e leva a quebras económicas estimadas em mais de 9 mil milhões de euros anuais em todo o mundo", explica a agrónoma Susana Carvalho. Professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e Investigadora do GreenUPorto - Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, lidera um projeto que tem como objetivo precisamente "entender e controlar" o desenvolvimento e patogenicidade deste fungo, responsável por grandes quebras em toda a cadeia de frutas e legumes "desde o produtor ao consumidor", e encontrar uma solução mais eficaz e sustentável do que os atuais produtos químicos utilizados para combater esta ameaça.

Apesar de o morango ser, possivelmente, o fruto onde este fenómeno é mais visível, por se tratar de um fruto "muito suscetível e com vida útil de prateleira muito curta", a verdade é que o Botrytis cinerea pode infetar "quase 500 espécies de plantas, entre as quais se incluem culturas tão importantes quanto a vinha, tomate, kiwi, framboesa e outros pequenos frutos", refere a investigadora. "É um fungo muito resistente e que não é específico para um hospedeiro, pode atacar várias espécies de plantas."

Uma outra particularidade deste fungo é que "apesar de também estar presente em frutos verdes, é nos frutos maduros que este se desenvolve de forma acelerada", precisa a docente, em conversa com o DN. "Os sintomas podem começar a ser detetados ainda na planta, mas é preciso muita atenção", acrescenta, explicando que os esporos deste fungo se espalham muito rapidamente e ficam latentes até à fase de amadurecimento do fruto, ganhando então expressão na forma de um bolor cinzento que o apodrece.

https://www.dn.pt/sociedade/investigadores-portugueses-tentam-prolongar-a-vida-util-dos-morangos-14582342.html

Apple: iPhones vão poder ser usados como terminais de pagamento



Apple quer reforçar a presença no segmento financeiro com a possibilidade de os clientes usarem os iPhone para aceitar pagamentos com cartão de crédito ou digitais com um simples toque no telefone. A funcionalidade deve ficar disponível ainda este ano e a gigante de Cupertino explica que não vai ter acesso à informação do que está a ser comprado, mantendo assim a privacidade do comprador e do vendedor.

A Stripe e a Shopify Point devem ser os primeiros serviços a oferecer a funcionalidade ‘Tap to Pay’ aos seus clientes na primavera deste ano, nos EUA. O responsável de negócio da Stripe Billy Alvarado explica à Reuters que “sejam um comercial de vendas no retalhista especializado no online ou um empresário individual, vão poder brevemente começar a aceitar pagamentos sem contacto num aparelho que já têm no bolso: o iPhone”.

Shannon Cross, analista na Cross Research, lembra que a Apple já tem uma pegada no segmento financeiro: “a Apple vê os pagamentos como um negócio independente importante para a empresa e estão ansiosos para tirar partido disso. A entrada nos pagamentos contactless é uma indicação de quão importante são os pagamentos como um negócio para a empresa”.





WhatsApp - 6 novas funcionalidades para áudios

O WhatsApp anuciou o lançamento oficial de novas funções para mensagens de áudio que estavam em fase de testes. A partir desta quarta-feira (30), o aplicativo permitirá pré-visualizar uma mensagem gravada, pausar e resumir uma gravação, ouvir os áudios enquanto está navegando em outro chat e a visualização de ondas de voz na reprodução.

O anúncio foi feito pelo CEO do aplicativo, Will Cathcart, na sua conta oficial do Twitter. De acordo com o executivo, “7 mil milhões de mensagens de áudio são enviadas diariamente pelo WhatsApp”. Em uma postagem no seu blog oficial, o WhatsApp relembrou o lançamento da função em 2013 e reforçou que as mensagens são “todas protegidas por criptografia de ponta a ponta”.


Estas são as novas funções do WhatsApp para mensagens de áudio:


    Reprodução fora do chat: para ouvir mensagens enquanto navega em outras janelas;

    Pausar e retomar gravação: como o nome cita, permite pausar e retomar uma gravação;

    Retomar uma reprodução de áudio exatamente de onde ela parou no chat;

    Visualização em forma de onda: mostra o efeito no chat quando um áudio é reproduzido;

    Prévia de um rascunho: permite ouvir uma mensagem de áudio antes de enviá-la;

    Reproduzir rapidamente mensagens de áudio encaminhadas com velocidades de 1,5x ou 2x.


De acordo com o WhatsApp, as novas ferramentas estarão disponíveis para todos os usuários “nas próximas semanas”. O aplicativo não confirmou, até então, se elas serão lançadas para todos usuários da versão web e apps para computador, além das versões para Android e iOS.


Fontes:


Trabalhador da Samsung tentou roubar documentos sobre a tecnologia de fundição

A indústria de chips está cada vez mais aliciante para as empresas, sendo que muitas delas já estão mesmo a alargar a sua capacidade e a investir na construção de mais fábricas em vários pontos do mundo.

Mas a notícia recente relacionada com este assunto acaba por ser insólita e preocupante, uma vez que um funcionário da Samsung tentou roubar documentos com informações confidenciais relacionadas com a tecnologia de fundição.


Trabalhador da Samsung tentou roubar documentos da fundição

Segundo as informações agora reveladas, o Serviço Nacional de Inteligência (NIS) da Coreia do Sul está a investigar a situação de um funcionário da Samsung que foi apanhado a tentar roubar e divulgar documentos com informações confidenciais relacionadas com a tecnologia de fundição da empresa.

Devido à gravidade da situação, o caso foi então entregue ao NIS, sendo que a parte ainda mais importante é saber quem estará eventualmente por detrás desta tentativa de roubo e que terá pago uma quantia milionária para aceder às informações fulcrais sobre os processo de fabrico da Samsung Foundry.

De acordo com o jornal local Business Korea, o Serviço de Inteligência iniciou uma investigação para descobrir factos sobre a suposta "tentativa de divulgação de tecnologia" da Samsung. O jornal adianta que o funcionário trabalha no departamento de fundição no setor Devices Solutions da marca sul-coreana. E tendo a consciência de que mais de 60% dos lucros da marca vêm da parte dos semicondutores, não admira que as informações confidenciais seja aliciantes.

Não compre um monitor da Apple para o seu Mac (compre este em vez disso)

Existem muitos monitores externos no mercado, mas muitos usuários de Mac (inclusive eu) naturalmente gravitam em torno da estética e dos recursos dos fabricados pela Apple : uma tela de alta qualidade , excelentes alto-falantes, facilidade de uso e, claro, uma estética que se alinha com o resto de seus produtos Apple. Então, sim, o Studio Display da Apple pode parecer a escolha óbvia - mas dê uma olhada em uma nova oferta da Samsung e você pode se sentir diferente.
O Studio Display da Apple é ótimo no papel. O monitor 5K de 27 polegadas compartilha uma semelhança com o monitor Pro Display XDR extremamente caro da empresa ( ambos se parecem um pouco com um iMac prateado sem o queixo) e atinge 600 nits de brilho. Por outro lado, ele não suporta HDR ou zonas de escurecimento locais, o que é uma pena para uma tela nessa faixa de preço (mais sobre isso depois). O Studio Display ostenta uma câmera Ultra Wide de 12MP - a mesma encontrada no iPad - tornando-o o primeiro produto da Apple não tablet a suportar o Center Stage. Mas as análises iniciais descobriram que a qualidade da câmera “não é ótima ”, embora a Apple diga que os problemas podem ser corrigidos com uma atualização de software (sim, uma atualização de software para um monitor externo ). Uma coisa interessante sobre este monitor é que ele está rodando um A13 Bionic, o mesmo chip encontrado na linha iPhone 11; A Apple diz que usa esse chip para recursos como Center Stage, Spatial Audio e “Hey Siri”. Teremos que ver se a empresa aproveita esse chip para implementar recursos adicionais no futuro, já que eles já estão lançando atualizações de software.

Audi: combustível sintético não irá salvar o motor a combustão

Carros com motores de combustão interna estão condenados a morrer para dar lugar aos carros elétricos. Alguns fabricantes pensam o contrário e estão desenvolvendo novos combustíveis para prolongar a vida desses propulsores. A Porsche está convencida de que seu eFuel é uma solução viável e sustentável e construirá uma fábrica para a produção de combustível alternativo.

A Audi também está interessada na gasolina sintética, mas ao contrário da Porsche, a marca dos quatro anéis acredita que os motores a combustão desaparecerão cedo ou tarde. Para a Audi, o combustível sintético é apenas um passo antes dos carros se tornarem 100% elétricos.




Operação “Selatis”: PJ detém 25 suspeitos por burla informática e crimes de falsificação de documentos

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), desencadeou uma operação de combate ao cibercrime em várias zonas do país e deteve 25 suspeitos, cumprido 27 mandados de buscas domiciliárias e não domiciliárias, nos concelhos de Lisboa, Cascais, Amadora, Almada, Setúbal, Loures, Espinho e Porto.




A operação contou com a colaboração de várias outras unidades da Policia Judiciária, em articulação com a 3.ª Secção do DIAP de Cascais. A investigação começou em meados do ano de 2020 e em causa está a prática reiterada de crimes de burla informática, acesso ilegítimo, falsidade informática, falsificação de documentos, branqueamento e associação criminosa. Entre os suspeitos estão 20 homens e cinco mulheres, sendo 10 de nacionalidade portuguesa e 15 estrangeiros, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos.

O esquema fraudulento é conhecido como "CEO Fraud", em que os criminosos têm acesso ilegítimo a sistemas informáticos das empresas, para depois poder monitorizar e assumir a sua própria atividade comercial, refere a PJ no comunicado.  Os crimes foram cometidos sobretudo durante a pandemia de COVID-19, através de comércio internacional, aproveitando-se da expansão do e-commerce. Os suspeitos acederam através de campanhas de malware às caixas de email das empresas.

Os suspeitos criavam depois vários endereços de correio eletrónico fraudulentos, alteraram dados de pagamento e induziram as vitimas a efetuar transferências monetárias de valores elevados para contas bancárias controladas por si e que se destinavam ao branqueamento de capitais.

Os suspeitos criaram websites paralelos que simulavam as empresas existentes e que se dedicavam à comercialização de produtos de proteção individual, tais como luvas de látex, fatos de proteção, máscaras cirúrgicas e álcool-gel e após receberem o contacto das empresas interessadas, contactavam as mesmas por email ou telefone, fechando negócios com a condição da realização do pagamento antecipado.

A Polícia Judiciária diz que as transferências bancárias ocorriam para as chamadas “Contas Mulas”, que eram abertas para a prática destes crimes. As vítimas eram maioritariamente estrangeiras e nunca recebiam qualquer mercadoria. No total foram utilizadas cerca de 50 contas bancárias nacionais para o branqueamento de capitais, cujo prejuízo patrimonial apurado é já superior a 1,3 milhões de euros.

Os detidos vão ser presentes às autoridades judiciárias, para aplicação das medidas de coação.

De recordar que a Polícia Judiciária reforçou o seu contingente com 101 novos inspetores, sendo que 60% foram colocados no combate à corrupção, criminalidade económico-financeira e cibercrime. A PJ vai reforçar com mais 170 inspetores, 100 dos quais já em setembro, num total de 300 novos inspetores nos últimos anos.

Fonte: https://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigos/operacao-selatis-policia-judiciaria-detem-25-suspeitos-por-burla-informatica-e-crimes-de-falsificacao-de-documentos


Imagem: https://thumbs.web.sapo.io/?W=775&H=0&delay_optim=1&webp=1&epic=M2M4oi4sB6BMHLppb+p3eAQVihDoIpmBDnITXvPK1+MY2HF7ujUEQXONM1MBJ+aAzcOlSj9QImLeGWjN4bIGelp/SqS9TUNG2B+lyid6rLd10F8=