Pesquisar aqui

sábado, 29 de outubro de 2011

Um Dia Na Terra


  One Day On Earth("Um Dia Na Terra" em português) é uma iniciativa patrocinada pelo Vimeo, site de partilha de vídeos em formato digital.
  No dia 11 de Novembro de 2011(11/11/11) todos os realizadores, estudantes, ou até mesmo cidadãos inspirados irão documentar 24 horas da experiência humana.Nunca é demais dizer que qualquer pessoa poderá-se inscrever para se juntar à iniciativa.Esta já foi tomada no ano passado(10/10/10) tendo grande sucesso.
On November 11th, 11.11.11, across the planet, documentary filmmakers, students, and other inspired citizens will record the human experience over a 24-hour period and contribute their voice to the second annual global day of media creation called One Day on Earth. Together, we will create a shared archive and a film.
Founded in 2008, One Day on Earth's first media creation event occurred on 10.10.10. The collaboration was the first ever simultaneous filming event occuring in every country of the world. It created a unique geo-tagged video archive as well as an upcoming feature film.
Together, we are showcasing the amazing diversity, conflict, tragedy, and triumph that occur in one day. We invite you to join our international community of thousands of filmmakers, hundreds of schools, and dozens of non-profits, and contribute to this unique global mosaic. One Day on Earth is a community that not only watches, but participates. 

Encontrado em Londres quadro desconhecido de Velazquez

"Um quadro até agora desconhecido do artista espanhol Diego Rodriguez de Silva y Velazquez foi descoberto numa leiloeira em Londres. A obra de arte foi entregue à leiloeira Bonhams para ser vendida com uma série de trabalhos do artista britânico Matthew Shepperson mas uma investigação ao quadro revelou que pertencia ao mestre espanhol.
 
O quadro, sem nome, chegou à leiloeira em Agosto de 2010, juntamente com várias obras de Matthew Shepperson, um artista do século XIX, empregado da realeza no Buckingham Palace. No entanto, os especialistas e peritos, que avaliam as obras antes de serem catalagodas para leilão, notaram que esta obra em particular, um retrato, se demarcava das outras pela sua extrema qualidade, que não poderia ser de um artista mediano mas sim de um grande mestre.

As suspeitas mereceram uma investigação detalhada, que contou com o apoio de vários académicos da área, incluindo Peter Cherry, professor de arte e história na Universidade de Dublin, especialista na arte do mestre espanhol do século XVII. Os exames raio-x, feitos pelo Museu do Prado em Madrid, de peritagem acabariam por provar que o quadro pertence mesmo a Velazquez, anunciou na quinta-feira a leiloeira, que leva o quadro à praça, a 7 de Dezembro, com uma estimativa que varia entre dois milhões e três milhões de libras (2,29 milhões e 3,44 milhões de euros).

“As pinceladas são muito bem feitas e têm toda a experiência que se espera de Velazquez neste período”, disse à BBC Peter Cherry, explicando que a identidade do homem no quadro não é conhecida mas suspeita-se que seja Juan Mateos, mestre de caça do rei Filipe IV.

Para o diretor da leiloeira, Andrew Mckenzie, este acontecimento “é daquelas coisas que só acontece uma vez na vida”. “Estamos à espera que exista um grande interesse de todo o mundo neste trabalho, uma vez que as obras deste mestre raramente aparecem em leilões”, disse à BBC.

Georgina Adam, editora do The Art Newspaper, explicou à BBC que esta descoberta é muito sgnificante, tendo em conta o baixo número de obras conhecidas de Velazquez. “Existem 98, das quais apenas quatro estão em mãos privadas.”

Segundo a leiloeira, continua por descobrir como é que o quadro de Velazquez aparece na coleção de Matthew Shepperson, suspeitando-se que o britânico terá adquirido a obra por volta de 1820 por um baixo valor, sem saber a sua verdadeira proveniência. À leiloeira chegou até à obra através dos descendentes de Matthew Shepperson, que decidiram vender parte da sua coleção de arte."
 
In Público online - cultura
à data de sábado, 29 outubro de 2011

Porsche desenha telefone BlackBerry

Porsche Design P'9981 é o nome do BlackBerry desenhado pela Porsche Design em colaboração com a RIM, que a fabricante de telemóveis classifica como "o primeiro smartphone de luxo da marca".

Segundo a empresa, a diferença não está só no design "assinado" mas também na engenharia e performance do smartphone que assegura a integração de um processador de 1,2 GHz, Wi-Fi, câmara de 5 megapixéis (com geo-tagging) e captação de vídeo HD (720p).

BlackBerry Porsche Design P'9981
A designada "seleção exclusiva de materiais" inclui uma moldura em aço inoxidável forjado, capa traseira em couro e teclado QWERTY "esculpido", mas a personalização devida à Porsche vai para além do hardware.

O equipamento apresenta um interface de utilizador exclusivo e uma aplicação de realidade aumentada da Wikitude World Browser, especialmente desenvolvida para o efeito. Inclui ainda códigos que ajudam a encontrar outros utilizadores do mesmo modelo de telefone.

Entre as restantes características a merecer destaque inclui-se o ecrã tátil capacitivo de 2,8 polegadas, com uma resolução VGA (640x480 pixéis), uma memória interna de 8 GB, que pode ser expandida com cartões microSD até 32 GB, ligação Wi-Fi e suporte a tecnologia NFC (Near Field Communications).

O modelo vem equipado com o sistema operativo BlackBerry 7, que inclui o browser de nova geração da marca, tecnologia Liquid Graphics, para uma experiência de resposta ao toque com gráficos mais rápidos e fluídos.
Porsche Design P'9981

O Porsche Design P'9981 começa a ser comercializado no final deste ano. O preço ainda não foi avançado e convém também alertar que só deverá estar à venda nas lojas Porsche Design. Em Portugal existe uma na Avenida da Liberdade, em Lisboa.
Porsche Design P'9981

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Teatro Bolshoi reabre depois de seis anos de obras de restauro

"Seis anos e mais de 500 milhões de euros - o Teatro Bolshoi de Moscovo reabre esta sexta-feira, com toda a pompa e esplendor, depois de uma obra de restauro considerada a mais cara de sempre de um teatro de ópera. 

Os problemas e escândalos que marcaram os últimos anos - desde a falta de dinheiro para as produções até às acusações de corrupção e desvio de fundos destinados às obras - não parecem ter abalado a histórica sala de ópera fundada em 1776 pela imperatriz Catarina, a Grande para "decorar a cidade e servir de local para as festas de máscaras, as comédias e as óperas cómicas".

Os bilhetes para a reabertura atingiram os 280 euros, sinal do interesse que está a despertar a gala que conta com a presença do Presidente, Dmitri Medvedev, do primeiro-ministro, Vladimir Putin, e de grande parte da elite russa, e tem como convidada especial a chanceler alemã Angela Merkel. O espectáculo será transmitido em directo para a Rússia, Europa e EUA.

O teatro, lembra a Reuters, sobreviveu a três incêndios e aos bombardeamentos da II Guerra Mundial e ainda a anos de negligência durante a época soviética. "Quando fechámos o teatro [em 2005] para obras, havia 70 por cento de risco de o edifício colapsar", explicou Anatoli Iksanov, o director do Bolshoi, numa recente conferência de imprensa. "Tínhamos chegado a um ponto crítico".

O Bolshoi regressa agora ao que era no tempo dos czares, antes de ser destruído pelo fogo em 1853. Nos foyers estarão de novo as tapeçarias bordadas a seda, o candelabro de cristal de duas toneladas regressou ao auditório, e as paredes estão de novo decoradas a folha de ouro. Mas, apesar de se manter fiel ao aspecto que tinha no século XIX, a sala sofreu uma profunda modernização, sobretudo ao nível da acústica e do apoio nos bastidores, com tecnologia das empresas alemãs Bosch Rexroth e Muller BBM.

Uma opulência que está em contradição com a crise em que a companhia do Bolshoi estava mergulhada - conta o jornal britânico The Independent que, em 2009, não conseguia fazer mais do que uma nova produção anualmente, em contraste com o dinamismo do seu rival, o Teatro Mariinski de São Petersburgo. Agora, tudo indica, o Bolshoi está de regresso à velha glória."

In Público online - cultura
à data de sexta-feira, 28 outubro de 2011

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO!!!!

Em 28 de outubro, Foz recebe o Dia Internacional da Animação


Escolas, universidades e entidades podem participar do evento, solicitando a mostra na instituição.

No próximo dia 28 de outubro, às 19:30 horas, o riso e a diversão irão sintonizar o município de Foz do Iguaçu a centenas de cidades brasileiras e outras tantas espalhadas por 30 países, durante a realização do Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento simultâneo de cinema de animação do mundo.

Além de ajudar a difundir esta linguagem artística, a mostra, criada em 2002, pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), acontece para celebrar o dia mundial da animação, que marca a realização da primeira projeção de imagens audiovisuais, ocorrida em 1892. Este episódio, quanto Émile Reynaud fez as projeções de seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, ficou marcado como sendo a primeira exibição pública de imagens animadas, contribuindo para a evolução da arte audiovisual.

Neste ano, as sessões gratuitas incluirão cinco mostra de uma hora de duração cada, dirigidas a adultos e crianças. Além disso, haverá filmes voltados para acessibilidade, voltados para públicos especiais.

A programação do DIA é organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o apoio dos programas de fomento do Ministério da Cultura (MinC). Em Foz do Iguaçu, a maratona e cinema de animação é promovido pelas associações culturais Casa do Teatro, Associação Guatá, Casa da América Latina e a subseção local do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor). A iniciativa conta ainda com o apoio cultural do Portal H2FOZ.

Na cidade, o ponto de referência para a exibição dos filmes será no Teatro Barracão, no dia 28 de outubro, às 19:30 horas. Entretanto, os promotores estão organizando um roteiro de exibição em escolas municipais e estaduais, universidades e entidades.

Conforme explica o coordenador local do DIA, o produtor cultural Paulo Bogler, os representantes de instituições interessados em integrar este circuito internacional de animação, basta entrar em contato com a coordenação que irá disponibilizar os vídeos gratuitamente, além de orientar e ajudar na elaboração da atividade. “O objetivo é promover o acesso aos filmes de animação por diferentes públicos, de todas as idades e necessidades. Por isso, queremos levar as mostras até as organizações sociais, escolas e universidades”, afirma Paulo Bogler.

Esta será a terceira edição iguaçuense do DIA. Nos dois anos anteriores, cerca de 15 instituições organizaram projeções da mostra, reunindo cerca de 12 mil espectadores por ano. Agora, além das exibições, os promotores locais do evento pretende realizar uma oficina de formação em cinema de animação, além de levar o circuito para as cidades da Argentina e do Paraguai e de alguns municípios vizinhos.

Em todo o Brasil, serão aproximadamente 300 cidades integradas pelas exibições e outros 30 países também sediarão o evento, entre eles, Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia,Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra.


fonte: (http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20111027140020&cat=paraiba&keys=-dia-internacional-animacao-tem-participacao-municipios)
28/20/2011

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

«Tintin» faz a maior estreia de sempre em Portugal

" «As Aventuras de Tintin - O Segredo do Licorne» chega nesta quinta-feira a Portugal. Com presença marcada em 117 salas de cinema portuguesas, o filme realizado por Steven Spielberg e produzido por Peter Jackson é anunciado pela Warner Bros. como a maior estreia de sempre em território nacional.

A personagem de banda desenhada pelo Hergé chega finalmente ao cinema em apogeu da CGI e em Portugal estará disponível em cinco versões: duas dobradas em português (em 2D e em 3D); duas versões no original em inglês e legendadas em português (em 2D e em 3D); e ainda uma em francês e legendada em português (apenas em 2D)."



In TVI24 (online): Estreia de "As aventuras de Tintin"
à data de quinta-feira, 27 outubro de 2011

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Novo software de edição de vídeo da Corel propociona potência e simplicidade

"A Corel lança hoje o Corel VideoStudio Pro X4 em português, a nova versão do avançado software de edição de vídeo que permite a todos criar e compartilhar vídeos com qualidade profissional. Com velocidade extraordinária e maneiras fáceis de trazer filmes fantásticos para a tela, o VideoStudio Pro X4 combina eficiência e simplicidade, rompendo barreiras em edição de vídeo.

Da sala de estar a dispositivos móveis, o conteúdo de vídeo de alta definição se tornou disponível em qualquer lugar. Com esse lançamento do VideoStudio Pro X4, a Corel fornece um pacote exclusivo de edição de vídeo, oferecendo as ferramentas necessárias para os usuários começarem a editar, com confiança, seus próprios filmes com aparência profissional. A interface aprimorada proporciona uma abordagem inteligente, fácil de usar e simplificada, que acelera bastante o processo de edição de vídeo, oferecendo, ao mesmo tempo, potência e velocidade excepcionais que permitem ao usuário permanecer no modo criativo sem interromper o fluxo. Com novas ferramentas, como Stop Motion e Time-Lapse, o VideoStudio Pro X4 expande os limites do que qualquer pessoa pode fazer com um software de edição de vídeo de consumo."

Para mais informação consultar:



In Comunicavale: Edição de Vídeo
à data de quarta-feira, 26 outubro de 2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PIXAR 2012

A título de estarmos a abordar filmes de animação nas aulas de OMB decidi pesquisar um próximo filme a ser produzido pela Pixar, dado que a estatística da turma aponta, no geral, para filmes dessa produtora!

"Brave (anteriormente intitulado The Bear and the Bow), recebe título de Brave - Indomável em Portugal e Valente no Brasil, é uma futuro filme em 3-D sendo produzido pela Pixar Animation Studios, considerando-se que este seja o décimo-terceiro animado realizado pelo estúdio.

Conta com o roteiro e direção de Brenda Chapman, e marca por ser a primeira vez que uma mulher assuma uma produção de filme de animação no estúdio da
Pixar. O filme conta com os talentos vocais de Kelly Macdonald, Billy Connolly, Emma Thompson, e Julie Walters. A distribuição será feita pela Walt Disney Pictures, e tem lançamento previsto para 15 de Junho de 2012."


In Wikipédia: Pixar 2012
à data de terça-feira, 25 outubro de 2011

Primeiros Nokia com Windows Phone poderão ser desvendados amanhã

Os primeiros smartphones da Nokia baseados no sistema operativo móvel Windows Phone poderão ser apresentados amanhã.

A apresentação dos primeiros smartphones da fabricante finlandesa com a plataforma móvel da Microsoft deverá ser um dos pontos altos da edição deste ano do evento Nokia World, que vai decorrer em Londres amanhã e no dia seguinte, prevêem vários analistas.
Por agora ainda não é nada oficial e a Nokia, na informação enviada à imprensa, apenas refere que a abertura ficará a cargo de Stephen Elop, o CEO da empresa, que «irá delinear as últimas notícias da Nokia, incluindo o progresso da nova estratégia anunciada no início deste ano», estratégia essa que resulta da parceria estabelecida com a Microsoft, com vista à integração do Windows Phone nos dispositivos da Nokia.

A parceria é vista como fundamental para ambas as empresas vingarem no segmento dos smartphones, onde a Nokia tem vindo a perder peso para rivais como o iPhone e a Microsoft para plataformas como o Android, da Google, ou o iOS, da Apple.
Citado pelo portal Computerworld o analista Geoff Blaber, da CCS Insight, defende que «Stephen Elop disse claramente que o Nokia World vai servir para apresentar os primeiros produtos e [o evento] vai marcar o tom daquilo que a Nokia espera que seja o início da recuperação no mercado de smartphones de topo».

Quanto à parceria entre as duas empresas, o mesmo analista acredita que esta é a prova de fogo também para a Microsoft, que «se conseguir cativar a Nokia e começar a ganhar uma base instalada, então o Windows Phone fica mais atractivo para outras fabricantes».
Segundo o portal, citando fontes ligadas ao evento, está prevista a apresentação de dois smartphones com Windows Phone Mango, a mais recente versão do sistema operativo: um modelo de topo e outro de média gama.

A estes rumores acrescenta-se o anúncio recente da Nokia de que pretendia começar a comercializar os seus smartphones com Windows Phone em alguns países ainda em 2011.
Tudo será esclarecido amanhã de manhã, quando Stephen Elop subir ao palco no Nokia World.


Iphone 5 vs Iphone 4S


Novo Design do iPhone 5

O desenvolvimento de uma nova estruturação do hardware de um iPhone é algo moroso, se tivermos em conta que em 2008 a Apple lançou o iPhone 3G e após um ano, as alterações não foram significativas ao nível visual, mas notórias noutros aspectos, o modelo 3GS era considerado mais rápido (Com mais 54% da capacidade de processamento que o modelo anterior) e com melhorias na câmara de filmar, com maior capacidade de armazenamento da bateria, entre outras diferenças.
Um facto é que, para a Apple lançar um novo modelo tem de ter vários factores em conta, um deles é a aceitação do público em geral e terem de lidar com um novo design implicaria correr riscos (Lembram-se do antennagate?).
Aperfeiçoar o modelo existente poderá ser uma estratégia mais contida, que acarreta menos perigos.

Dois iPhones (4S e 5)?

É pouco provável, o lançamento de um modelo low cost não vai de encontro com os interesses da Apple, num aspecto global. Seria uma mais valia tentar incutir ao mercado mais modelos utilizando o iOS para fazer frente à rápida ascensão do Android, mas mesmo assim temos de considerar que é da Apple que estamos a falar. Não é a primeira vez que surgem boatos do género, onde muitos reiteram que um iPhone “barato” será lançado (Para a classe trabalhadora, como dizem).
Apesar de pouco plausível, esta será a melhor teoria do momento, ou vemos apenas o iPhone 4S nas prateleiras ou juntamente com o “irmão avantajado”, o iPhone 5 sobre o qual se tanto tem especulado.
 iPhone 4S
As peças que temos, foram, tal como no ano passado, obtidas com a certeza de que são pertencentes a um dos (Ou do único) modelos que vai ser comercializado já no próximo mês:

Apresentação do futuro Iphone 5 :


Browsers: Chrome prepara-se para ultrapassar Firefox


O browser da Google está a ganhar cada vez mais utilizadores, e deverá ultrapassar a quota de mercado do Firefox no final do ano.


http://www.wooru.com/

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Máquinas vecem humanos na resolução do Rubik's Cube!

"Até agora o recorde era detido pelos humanos. O australiano Feliks Zemdegs conseguiu completar o cubo mágico em 5,66 segundos. Mas agora tudo mudou: o recorde baixou para 5,352 segundos e foi uma máquina quem o estabeleceu.


Um aparelho que dá pelo nome de CubeStormer II - construído com kits da LEGO e alimentado por um smartphone Samsung Galaxy S II - conseguiu bater os recordes humanos e levar a vantagem, escreve o site sobre tecnologia Gizmodo.

O CubeStormer II foi construído por Mike Dobson e David Gilday a partir de quatro kits robóticos programáveis LEGO Mindstorm NXT e é controlado por uma aplicação customizável para Android, o sistema operativo do Samsung Galaxy S II.

Depois de tirar uma fotografia de cada lado do cubo mágico na sua fase desordenada, a aplicação para Android utiliza um algoritmo especialmente concebido para criar uma solução que otimize a resolução do cubo.

Para cúmulo, este novo recorde estabelecido pelas máquinas já inclui o tempo de análise do problema, ao passo que na tentativa humana o cronómetro só começou a contar depois de o australiano ter avaliado o problema visualmente.



In Público online - tecnologia
à data de segunda-feira, 24 outubro de 2011

domingo, 23 de outubro de 2011

Galaxy Nexus: Samsung e Google revelam o impressionante aparelho


Samsung e Google apresentaram hoje, dia 19 de outubro, o novíssimo – e impressionante – Samsung Galaxy Nexus. A proposta do novo aparelho é a de obter melhor proveito dos serviços oferecidos pelo Google e, inclusive, da nova versão do Android apresentada juntamente com o aparelho: o Android 4.0 Ice Cream Sandwich.

Lembram quando as empresas disseram, em um anúncio feito anteriormente, que “algo grande está por vir”? Hoje elas mostraram que não estavam brincando. Com uma tela de 4.65 polegadas, o Galaxy Nexus realmente é um aparelho bem “crescidinho”. Nas demais especificações técnicas, o dispositivo mantém características e recursos verdadeiramente impressionantes.

A espaçosa tela conta com a tecnologia Super AMOLED HD e resolução de 1280 × 720 pixels. Além disso, o Galaxy Nexus tem processador dual-core de 1.2 GHz, 1GB de RAM, câmera de 5 megapixels com a capacidade de capturar vídeos em Full HD 1080P, bateria de 1750 mAh e conectividade Bluetooth 3.0, Wi-Fi e NFC.

O Samsung Galaxy Nexus vai ser lançado nos Estados Unidos, Europa e Ásia no início de novembro, e virá com opções de armazenamento de 16GB ou 32GB. Ainda não há informações sobre o custo do aparelho, mas certamente ele não será muito barato.


Melhor do YouTube: tecnologia Microsoft permite interagir com qualquer objeto (vídeo)

Neste vídeo, a Microsoft explica como a sua tecnologia transforma qualquer objeto numa superfície tátil.

Mãos, pernas, braços, paredes, mesas... A lista é grande e parece estar dependente da nossa imaginação. Com o OmniTouch praticamente qualquer superfície passa a ser multitoque e permite interagir com o computador.

O OmniTouch recorre a tecnologia semelhante à que existe no Kinect, já que a câmara usada é capaz de "perceber" profundidade.

Veja aqui o vídeo.


Google está “perto” de lançar uma loja de música online!

"Um executivo do Google confirmou que a empresa vai lançar em breve uma loja de música digital, para concorrer com o iTunes, da Apple.


“Penso que estamos perto”, disse Andrew Rubin – que lançou o sistema Android (hoje do Google) e que é vice-presidente na empresa –, na conferência AsiaD, que decorre em Hong Kong e é organizada pelo AllThingsD, o site de tecnologia do Wall Street Journal.

Sem adiantar pormenores, Rubin afirmou que o serviço terá “um pouco de Google”, não se limitando “a vender canções a 99 cêntimos”.

Sem nomear a concorrência, Rubin referia-se aos serviços de venda de música online, especialmente a loja iTunes, onde a possibilidade de compra de canções (em vez de álbuns inteiros) tem sido um dos factores de sucesso. A Amazon é outra das multinacionais que tem uma loja de música.

Sem ter na altura acordos com editoras para comercializar música, o Google lançou em Maio um serviço, chamado Music Beta, que serve para os utilizadores armazenarem música que já tenham. O Music Beta está disponível apenas nos EUA e permite ouvir as canções num tablet ou smartphone com o sistema operativo Android, bem como num
computador, através do browser."


In Público online - tecnologia 
 à data de quarta-feira, 19 outubro de 2011