- A conexão é privada (ou segura) porque a criptografia simétrica é usada para criptografar os dados transmitidos. As chaves para essa criptografia simétrica são geradas exclusivamente para cada conexão e são baseadas em um segredo compartilhado que foi negociado no início da sessão. O servidor e o cliente negociam os detalhes de qual algoritmo de criptografia e chaves criptográficas usar antes que o primeiro byte de dados seja transmitido. A negociação de um segredo compartilhado é segura (o segredo negociado não está disponível para outros e não pode ser obtido, mesmo por um invasor que se coloque no meio da conexão) e confiável (nenhum invasor pode modificar as comunicações durante a negociação sem ser detectado).
- A identidade das partes em comunicação pode ser autenticada usando criptografia de chave pública. Essa autenticação pode ser opcional, mas geralmente é necessária para pelo menos uma das partes (geralmente o servidor).
- A conexão é confiável porque cada mensagem transmitida inclui uma verificação de integridade de mensagem usando um código de autenticação de mensagem para evitar perda não detectada ou alteração dos dados durante a transmissão.
Blog tecnológico mantido pelos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas (12º Ano) da Escola Secundaria José Gomes Ferreira em Lisboa.
sábado, 5 de dezembro de 2020
[IDS] TLS: O que é?
Debian
Linguagens de Programação: Entrada 12 - Curiosidades do Python(2)
- Quais as grandes empresas que usam o Python? Bem, varia desde a NASA, até a todo o Google, passando pela Netflix, Uber, Facebook, Nokia
- Quando se escreve: "import antigravity" , na shell, somos levados para uma webpágina onde nos aparece esta imagem:-)
- O Python foi uma das 9 linguas que inspirou o desenvolvimento de javascript
Linguagens de Programação: Entrada 11 - Curiosidades do Python
- Para começar, quando foi criado e projetado, era apenas destinado a ser um hobby, mas evoluiu para uma das maiores linguagens de programação.
- Porque se chama Python? Então,não é devido ás cobras, não. Mas sobre um grupo de comédia popular em Inglaterra, chamado Monty Python, sendo o criador um grando fã do grupo, decidiu dar o mesmo nome ao seu projeto!
- Se escrevermos:
Java script curiosidades - Parte 3
A tentativa fracassada do Google de substituí-la
Devido a grande frustração dos engenheiros do Google em ver a grande base dos seus aplicativos (como Gmail e Google Maps) utilizando como código-base o Javascript, em 2011, foi anunciado o lançamento do Dart, uma linguagem de programação de uso geral, feita com o objetivo de substituir o JavaScript como a linguagem principal embutida nos navegadores.
O Dart chegou a ser apelidado de “Javascript Killer” por algumas empresas.
O Google chegou a lançar o “Dartium”, um navegador centrado no Dart, possivelmente com o objetivo de substituir o Google Chrome.
Quaisquer que sejam as intenções do Google (e, apesar de um grande esforço de marketing voltado para profissionais de tecnologia), os desenvolvedores ainda preferiam seguir com o JavaScript.
Hoje, o Dart segue como uma linguagem de programação alternativa, sem a grande pretensão de desbancar ou substituir o Javascript.
Java script curiosidades - Parte 2
Javascript foi criada em 10 dias e ainda NÃO TEM versão 2.0
Todo programador sabe que praticamente todas as linguagens de programação bem-sucedidas precisam ser trabalhadas durante meses ou anos.
Geralmente as linguagens entram no mercado, inicialmente, num período de teste (as vezes, não declarado) e, descobrindo-se os bugs ao longo da experiência de uso de vários usuários, é na segunda versão que ela se solidifica.
Além da linguagem Javascript ter sido construída em 10 dias em 1995, desde o seu lançamento, já demonstrava ter coisas boas o suficiente para sobreviver, sem precisar de um versionamento.
Ainda hoje não temos um Javascript 2.0 e, provavelmente, nunca teremos.
Isso não quer dizer que a linguagem era perfeita ou se manteve, ao longo dos anos, sem alterações. O fato é que sua receptividade foi ampla e simples e, por isso, teve tempo de evoluir lentamente, nos bastidores, corrigindo ou melhorando suas fraquezas iniciais.
Java script curiosidades - Parte 1
As origens marketeiras do nome “Javascript”
Essa só os nerds sabem. O primeiro nome do que conhecemos hoje como Javascript era Mocha, uma bebida feita com café expresso, leite vaporizado e chocolate – bastante popular nas canecas dos programadores.
Posteriormente, quando a linguagem foi lançada pela primeira vez nas versões beta do Netscape Navigator 2.0 em Setembro de 1995, foi rebatizada oficialmente de LiveScript, devido a uma piada interna dos programadores originais.
Esse nome durou apenas 3 meses quando, em Dezembro de 1995, foi batizada definitivamente como Javascript, causando uma confusão que perdura até hoje entre os programadores iniciantes, que associam o Javascript a uma derivação da linguagem Java.
Na verdade, isso era proposital. Podemos dizer até que foi uma jogada de Marketing. Para quem não sabe, o Java era, definitivamente, a linguagem de programação mais popular dos anos 90. A Netscape buscava se ancorar na fama do nome Java para fundamentar, entre os desenvolvedores, o entendimento do Javascript como “a linguagem de programação para a Web”.
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sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
Broadcast Stadium: Câmera de Vídeo
Broadcast: Stadium Microfone
Aqui está o microfone mais comum em tanto estádios de futebol, como estádios de rugby. Este microfone opera.
Este cilindro felpudo normalmente consiste num modelo shotgun da sennheisers, que como todos os microfones transforma vibrações provocadas pela voz em sinal elétrico, que passa para a sala de controlo.
Broadcast : Stadium
Do estádio para a sala de monitorização
O belíssimo estádio de Cardif
Necessidades para fazer um Broadcast
Broadcast de Eventos Desportivos
Como protegermo-nos do Phishing?
- Não abra emails de remetentes que não lhe são familiares.
- Nunca clique num link num email, a menos que saiba exatamente onde irá ter.
- Para escalar essa proteção, caso receba um email de uma fonte insegura, navegue manualmente para o link fornecido, introduzindo o endereço fidedigno do website no seu browser.
- Procure o certificado digital de um website.
- Se lhe for pedido que forneça informações confidenciais, verifique se o URL da página começa por "HTTPS" em vez de apenas "HTTP". O "S" indica "seguro". Não é uma garantia de que o site é fidedigno, mas quase todos os sites que o são usam HTTPS, por ser mais seguro. Os sites HTTP, mesmo fidedignos, estão vulneráveis aos hackers.
- Se suspeitar de que um email não é fidedigno, insira um nome ou algum texto da mensagem num motor de busca, para ver se existe algum ataque de phishing conhecido que recorra aos mesmos métodos.
- Passe o rato sobre o link para ver se se trata de um link fidedigno.
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Uma imagem pode ser obtida e exportada em dezenas de formato mas o mais conhecido para o
Final RWC 2019
Na foto vemos o capitão e número 6 Siyamthanda Kolisi, a levantar a Webb Ellis Cup.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
Andar em Marte já é possível através da realidade virtual
Os cientistas da NASA e a Microsoft uniram esforços para desenvolver um programa que permite imaginar como será andar em Marte com a ajuda da realidade virtual.
Os cientistas da NASA já podem passear no planeta vermelho. Como? Através da realidade virtual.
Os cientistas do Jet Propulsion Laboratory da NASA queriam tentar perceber como seria andar em Marte e, para isso, juntaram-se à Microsoft, que fabrica os óculos de realidade virtual HoloLens, para desenvolver o sistema Onsight, uma forma altamente precisa de explorar o planeta vermelho sem ter de sair da Terra.
“O objetivo é permitir aos cientistas explorar Marte, tal como explorariam um lugar aqui na Terra”, explicou Alex Menzie diretor de desenvolvimento do projeto.
O sistema Onsight utiliza o processamento holográfico para combinar a informação visual recolhida pela nave espacial Mars Reconnaissance Orbiter com os dados do solo, que incluem imagens de alta resolução, recolhidos pelas várias câmaras do Curiosity (o robô de reconhecimento no terreno em Marte, que aterrou no planeta em 2012). A combinação da informação permite ao espetador ter uma visão realista da superfície de Marte em 3D.
Os cientistas da NASA e outros geólogos também podem colaborar em tempo real na realidade virtual da HoloLens, através do sistema Onsight.
“Temos muitos cientistas que trabalham na missão mas não trabalham no Jet Propulsion Laboratory .Temos alguns a trabalhar tão perto de nós como na UCLA (Universidade da Califórnia) e tão distantes como a França “, diz Fred Calef III da missão Curiosity.
“Trabalhamos muito em colaboração, nas nossas operações normais de Marte, partilhando imagens de órbita e imagens do rover. Mas muitas vezes são imagens realmente planas ou muito distorcidas. A experiência HoloLens permite-nos ver as rochas, exatamente onde elas estão naquele momento”, acrescentou.
Mais de 50% dos utilizadores têm Android 10 nos seus smartphones
Não há dúvida de que o Android 10 é a versão mais utilizada, tendo sido respondida por 52% pelos leitores (2.061 votos). Em segundo surge o 9 Pie com 14% (557 votos) e o Android 11 já utilizado por 13% dos leitores (500 votos).
O 8.0-8.1 Oreo foi respondido por 7% (295 votos), seguido do 7.0-7.1 Nougat com 4% (154 votos) e o 6.0-6.0.1 Marshmallow, com 3% (108 votos).
Tecnologia dos videojogos poupa tempo e dinheiro à BMW
Huawei já iniciou processo de tirar o Android dos seus smartphones
Com as limitações impostas pelos EUA, a Huawei teve que arranjar soluções para os seus produtos e negócios. Dessas soluções destacam-se a criação da sua loja de apps AppGallery, assim como o próprio sistema operativo móvel HarmonyOS.
Agora, com a última versão do EMUI 11 percebe-se que a Huawei já se está a preparar para tirar o Android dos seus telefones.
Huawei tem tido com o atual governo dos EUA. A marca viu-se barrada a negociar com empresas ligadas ao país, o que representou um problema série para conseguir adquirir componentes e condições necessárias à continuidade da produção dos seus smartphones.
Uma das empresas com a qual a marca de Ren Zhengfei se viu privada de negociar foi a Google. Neste sentido, a Huawei decidiu criar a sua loja de apps, deixando de lado a Google Play Store. E desenvolveu ainda um sistema operativo para os seus smartphones, designado HarmonyOs.
Melhores jogos para android
aqui uma lista com os 10 melhores jogos da plataforma.
Genshin Impact
- Among Us
- Call Off Duty Mobile
- Garena Free Fire
- Asplhalt 9: Legends
- Subway Surfers
- Plague Inc.
- Football Manager 2020 - FM20 Mobile
- Legends of Runeterra
- PUBG mobile
Microsoft registra a IP ‘Impossible Quiz’ como um software de jogo
Embora não seja realmente uma aquisição gigantesca que muitos esperam, a Microsoft parece ter comprado uma licença para o que parece ser um novo jogo familiar chamado Impossible Quiz para Consoles Xbox e Windows 10.
A Microsoft registrou uma marca registrada para o referido jogo na categoria de software para download no fim de semana. Impossible Quiz, embora já exista na Microsoft Store gratuitamente como um jogo de quebra-cabeça baseado em lógica.
Portanto, a Microsoft pode ter adquirido os direitos de licenciamento do jogo para o Xbox Game Pass, já que Phil Spencer, chefe do Xbox, declarou que o serviço de assinatura do tipo Netflix precisa ter jogos mais casuais ou voltados para a família. Impossible Quiz certamente se encaixa nesse requisito.
A Microsoft fez ondas recentemente ao adquirir a ZeniMax Media e várias subsidiárias por US$ 7,5 Bilhões para impulsionar seus estúdios de jogos Xbox originais. A Microsoft, entretanto, ainda está procurando por mais estúdios para adquirir, com rumores indicando interesse em estúdios japoneses.
Xbox Game Studios agora tem mais de duas dezenas de estúdios de desenvolvimento com adições recentes na forma de Bethesda Game Studios (Fallout, Elder Scrolls), id Software (Quake, Rage, Doom), Arkane Studios (Dishonored, Prey, Deathloop), MachineGames (Wolfenstein), Tango Gameworks (The Evil Within, Ghostwire: Tokyo), entre muitos outros. Jogos futuros desses estúdios originais, como Starfield e The Elder Scrolls VI, estarão disponíveis no Xbox Game Pass no lançamento.
A Microsoft, entretanto, ainda não confirmou se a Xbox Game Studios irá optar por uma política exclusiva de console. Isso deixaria a comunidade do PlayStation um pouco preocupada com jogos como The Elder Scrolls VI. A Microsoft apenas brincou que tal decisão estaria em seus direitos, mas qualquer modelo de lançamento será decidido no futuro.
Software Desenvolvimento de Jogos
O relatório de mercado Software Desenvolvimento de Jogos apresenta as circunstâncias atuais da indústria, o potencial do mercado no presente e as perspetivas futuras. O estudo de mercado Software Desenvolvimento de Jogos também avalia a participação no mercado, a taxa de crescimento e as tendências futuras. Ele também cobre os direcionadores de mercado, oportunidades e desafios, riscos e barreiras de entrada, canais de vendas, distribuidores e análise das cinco forças da indústria. Além disso, o relatório estuda o tamanho do mercado Software Desenvolvimento de Jogos, o status e a previsão da indústria, o cenário da concorrência e as oportunidades de crescimento.
Estima-se que o tamanho do mercado global Software Desenvolvimento de Jogos cresça em CAGR de 4% com Receita USD 53.53 mn durante o período de previsão 2020-2024.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Como drones nos podem ajudar
Linguagens de Programação: Entrada 10 - Resolução dos exercicios
1 | print('Olá a todos, este é o meu primeiro programa!') |
2. Escreva um programa que pergunte o nome ao utilizador e que diga 'olá' (Python - Interação com o Usuário; Python - Variáveis):
import datetime now = datetime.datetime.now() print ("Current date and time : ") print (now.strftime("%Y-%m-%d %H:%M:%S")) |
3. Escreva um programa que pede para introduzir dois números inteiros para realizar a sua adição (Python - Operadores Aritméticos; Python - Tipos de Dados; Python - Interação com o Usuário; Python - Variáveis):
4. Escreva um programa que peça para inserir o comprimento de 2 catetos de um triângulo rectângulo e calcular o tamanho da hipotenusa.
1 2 3 4 5 6 7 | import math cat1 = int(input('Comprimento do cateto 1:')) cat2 = int(input('Comprimento do cateto 2:')) hipotenusa = math.sqrt(cat1**2 + cat2**2) print('O comprimento da hipotenusa será:', hipotenusa) |
5. Escreva um programa que, a partir de um ficheiro seja capaz de dizer a sua extensão.
filename = input("nome do ficheiro")f_extns = filename.split(".") print ("A extensão do ficheiro é : " + repr(f_extns[-1])) |
terça-feira, 1 de dezembro de 2020
Kernel
[IDS] Deep Learning for Chemistry: Optimizing the prediction of the pH of a solution during a titration
Figura 1: Resultados experimentais |
Figura 2: Regressão com base na Sigmóide de Boltzmann |
Figura 3: Representação de uma rede neural com um neurónio (perceptron) |
Figura 4: Curva de aprendizagem do modelo |
Figura 5: Previsão do modelo e resultados experimentais |
Figura 6: Derivadas da função obtida após o ajuste da curva |