Apesar de recente, este dispositivo já vem instalado nalgumas motas desportivas e mais recentes, mas para que serve?
O quickshifter, como o nome indica, é uma maneira de aumentar ou reduzir mudanças (caso seja um quickshifter bidirecional, ou seja, que permite "upshifts" e "downshifts") mais rapidamente, de modo a aumentar a performance que é dada ao condutor. Sem a necessidade de usar a embraiagem, como é essencial numa mota sem este dispositivo, na altura de alterar a mudança, leva a que a mota tenha uma velocidade de resposta muito mais rápida e é por este motivo mais usado em motas desportivas e superdesportivas.
De modo a que este dispositivo funcione corretamente, um microcontrolador é responsável pelo corte momentâneo da ignição, na altura em que o sensor deteta uma alteração na velocidade (quando o condutor aumenta ou reduz a mudança). Nesta altura, em que há o tal corte da ignição, a nova mudança poderá engatar e deslizar no lugar da mudança anterior.
Muitos motociclistas não sentem que este dispositivo seja essencial ao funcionamento de uma mota (o que é completamente verdadeiro), no entanto, outros dizem ser uma ótima adição para quem anda em motas desportivas.
URL site (consultado a 29/11): https://motonliners.pt/topico-quick-shifter-como-funciona
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