Pesquisar aqui

sábado, 4 de dezembro de 2021

"O carro de corrida mais eficiente do mundo". Fórmula E apresenta o Gen3


A Fórmula E anunciou que a terceira geração (Gen3) de carros elétricos da competição irá trazer "o carro de corrida mais eficiente do mundo". Os testes começam já na primavera de 2022, sendo que o Gen3 começará a ser utilizado em competição na temporada 9 da Fórmula E, ou seja, em 2023. Para já, e sobre o seu visual e design, apenas podemos ver uma silhueta escondida.

Estes monolugares de nova geração irão regenerar 40% de energia através de travagens durante a corrida. Será um carro com propulsores à frente e atrás, onde na traseira estarão 350 kW de potência e à frente 250 kW.

Este será também o primeiro fórmula que não terá travões hidráulicos traseiros devido à adição do grupo motopropulsor dianteiro e à sua capacidade regenerativa.

O motor elétrico entregará até 350 kW (470cv) de potência e será capaz de atingir velocidades máximas de 320 km/h. Por fim, este Gen3 será também mais leve e mais ágil que o monolugar atualmente em utilização, o Gen2.

Sempre a pensar na sustentabilidade, estes monolugares terão uma pegada de carbono zero, e todas as peças danificadas de fibra de carbono serão recicladas por um processo inovador da indústria aeronáutica e aeroespacial. Os pneus, por sua vez, usarão 26% de materiais recicláveis.

"Ao projetar o carro Gen3, pretendemos demonstrar que o alto desempenho, a eficiência e sustentabilidade podem coexistir sem problemas. Juntamente com a FIA, construímos o carro de corrida de alto desempenho mais eficiente e sustentável do mundo. O Gen3 é o nosso carro de corrida mais rápido, leve, poderoso e eficiente. Foi projetado para o seu habitat: competir nas ruas de cidades com duelos roda a roda. Estamos ansiosos para ver isto a partir da temporada 9 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA", disse Jamie Reigle, CEO da Fórmula E, em comunicado.







Automatização Industrial-Sustentabilidade na automatização de processos industriais é o foco da Rockwell Automation Parte 2


Automatização Industrial

Sustentabilidade na automatização de processos industriais é o foco da Rockwell Automation Parte 2



Produção Inteligente: unindo a automatização de processos industriais com a redução de impacto ambiental

    A Rockwell destaca alguns dos benefícios ambientais que podem ser obtidos com a “produção inteligente”, conceito que procura disseminar. Indústrias que utilizam o Machine Learning associado a diferentes análises e situações para viabilizar um gerenciamento mais eficiente da energia nas fábricas, incluem-se na definição. “Nestas situações, há controle de emissões, conformidade com as regulamentações ambientais e requisitos menores de climatização, além de iniciativas de energia limpa. Com a produção automatizada e inteligente, os ciclos de trabalho ficam mais curtos, aumentando a produção como um todo. Isso, por sua vez, se reflete em um consumo de energia mais baixo”, esclarece Luisa.
    Um exemplo da atuação da Rockwell neste contexto é o fornecimento de soluções de gerenciamento de energia para empresas dos setores de mineração, metais, cimento, petróleo e gás. São ferramentas automatizadas em que se obtém variáveis relevantes de cada uma das máquinas, onde os ativos são gerenciados e as decisões validadas, possibilitando, assim, a redução significativa de consumo energético. Outra situação envolve empresas do setor de consumo, onde, por meio de soluções de tecnologia da informação, consegue-se calcular a pegada de carbono da companhia e reduzir o seu impacto.




https://inforchannel.com.br/2021/11/10/sustentabilidade-na-automatizacao-de-processos-industriais-e-o-foco-da-rockwell-automation/                   03/12/2021



Estratégia de anúncios da Fnac

BLOG
Contam com alguns anúncios com o objetivo de campanha de tráfego para levar pessoas para o Blog da Fnac. Com isto aproveitam para criar um público quente de quem visitou o site e consequentemente geram vendas.

ENVOLVIMENTO
É possível vermos também algumas campanhas com o objetivo de envolvimento, que consiste em distribuir algum conteúdo e dar a conhecer a presença no digital. Podemos ver que o criativo tem contexto com tempo atual que estamos a viver do Europeu de Futebol.

CONVERSÃO
Anúncios de conversão são obrigatórios num e-commerce, e como tal, a FNAC conta também com vários anúncios de conversão, nomeadamente com alguns temas específicos relacionados com a semana atual.



Reduzindo qubits para computação quântica com materiais da espessura de um átomo

Para que os computadores quânticos superem seus equivalentes clássicos em velocidade e capacidade, seus qubits - que são circuitos supercondutores que podem existir em uma combinação infinita de estados binários - precisam estar no mesmo comprimento de onda. Conseguir isso, no entanto, custou o tamanho. Enquanto os transistores usados ​​em computadores clássicos foram reduzidos a escalas nanométricas, os qubits supercondutores hoje em dia ainda são medidos em milímetros - um milímetro é um milhão de nanômetros.


Combine os qubits em chips de circuito cada vez maiores e você terá, relativamente falando, uma grande pegada física, o que significa que os computadores quânticos ocupam muito espaço físico. Esses ainda não são dispositivos que possamos carregar em nossas mochilas ou usar em nossos pulsos.

Para reduzir os qubits enquanto mantém seu desempenho, o campo precisa de uma nova maneira de construir os capacitores que armazenam a energia que "alimenta" os qubits. Em colaboração com a Raytheon BBN Technologies, o laboratório do professor James Hone da Wang Fong-Jen na Columbia Engineering demonstrou recentemente um capacitor qubit supercondutor construído com materiais 2D que é uma fração dos tamanhos anteriores.

Para construir chips qubit anteriormente, os engenheiros tiveram que usar capacitores planares, que colocam as placas carregadas necessárias lado a lado. Empilhar essas placas economizaria espaço, mas os metais usados ​​em capacitores paralelos convencionais interferem no armazenamento de informações de qubit. No trabalho atual, publicado em 18 de novembro na Nano LettersAbhinandan Antony e Anjaly Rajendra, os alunos de PhD da Hone, imprensaram uma camada isolante de nitreto de boro entre duas placas carregadas de dieseleneto de nióbio supercondutor. Cada uma dessas camadas tem apenas um átomo de espessura e é mantida unida pelas forças de van der Waals, a interação fraca entre os elétrons. A equipe então combinou seus capacitores com circuitos de alumínio para criar um chip contendo dois qubits com uma área de 109 micrômetros quadrados e apenas 35 nanômetros de espessura - que é 1.000 vezes menor do que os chips produzidos sob abordagens convencionais.

Quando eles resfriaram seu chip qubit até um pouco acima do zero absoluto, os qubits encontraram o mesmo comprimento de onda. A equipe também observou características-chave que mostraram que os dois qubits estavam se tornando emaranhados e agindo como uma única unidade, um fenômeno conhecido como coerência quântica; isso significaria que o estado quântico do qubit poderia ser manipulado e lido por meio de pulsos elétricos, disse Hone. O tempo de coerência foi curto - um pouco mais de 1 microssegundo, em comparação com cerca de 10 microssegundos para um capacitor coplanar convencionalmente construído, mas este é apenas um primeiro passo para explorar o uso de materiais 2D nesta área, disse ele.

Trabalho separado publicado no arXiv em agosto por pesquisadores do MIT também tirou proveito de disseleneto de nióbio e nitreto de boro para construir capacitores de placas paralelas para qubits. Os dispositivos estudados pela equipe do MIT mostraram tempos de coerência ainda mais longos - até 25 microssegundos - indicando que ainda há espaço para melhorar ainda mais o desempenho.

A partir daqui, Hone e sua equipe continuarão refinando suas técnicas de fabricação e testando outros tipos de materiais 2D para aumentar os tempos de coerência, que refletem por quanto tempo o qubit está armazenando informações. Novos projetos de dispositivos devem ser capazes de reduzir ainda mais as coisas, disse Hone, combinando os elementos em uma única pilha de van der Waals ou implantando materiais 2D em outras partes do circuito.

"Agora sabemos que os materiais 2D podem ser a chave para tornar os computadores quânticos possíveis", disse Hone. "Ainda é muito cedo, mas descobertas como essas estimularão os pesquisadores em todo o mundo a considerar novas aplicações de materiais 2D. Esperamos ver muito mais trabalho nessa direção no futuro."

Consultado a: 03\12\2021
https://www.sciencedaily.com/releases/2021/11/211130173958.htm

Stalker 2: Coração de Chernobyl

Stalker 2: Coração de Chernobyl



Este jogo é uma mistura de terror com FPS e simulação atmosférica. Este visa mostrar de uma maneira bastante clara e real de como foi a grande catástrofe nuclear que aconteceu na Ucrânia. A data prevista para o seu lançamento é a 28 de Abril de 2022.








Fonte: https://www.pocket-lint.com/pt-br/jogos/guias-comprador/145071-melhores-proximos-jogos-de-pc-para-esperar


Uma denunciante do Facebook diz que a transparência é necessária para consertar os problemas da rede social

Matilde Antão, 12º12


Uma denunciante do Facebook diz que a transparência é necessária para consertar os problemas da rede social


Uma investigação mais profunda sobre a falta de controlo do Facebook para evitar desinformação e abuso em outros idiomas que não o inglês provavelmente deixará as pessoas ainda mais chocadas com os danos potenciais causados ​​pela empresa da rede social, disse a denunciante Frances Haugen a Reuters.


Haugen, ex-gerente do produto do Facebook da Meta Platforms Inc (FB.O), falou na conferência Reuters Next na sexta-feira.


Ela deixou a empresa em maio com milhares de documentos internos que mandou para o Wall Street Journal. Isso levou a uma série de artigos em setembro detalhando como a empresa sabia que as suas aplicações ajudavam a espalhar conteúdo problemático e prejudicavam a saúde mental de alguns usuários jovens.





sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Xiaomi vai produzir 300.000 carros elétricos por ano

A chinesa Xiaomi será a próxima marca de telemóveis a entrar em força no mercado dos carros elétricos.

Como a Apple, a Xiaomi pretende lançar uma gama de veículos elétricos para competir com a Tesla.

Mas, ao contrário do que acontece com a famosa marca da maçã, a empresa chinesa que é uma das três maiores fabricantes de dispositivos móveis a nível mundial, já tem planos concretos para avançar com a diversificação da oferta no seu catálogo, alargada aos modelos de quatro rodas.

De acordo com a Reuters, a Xiaomi assinou um acordo com as autoridades de Pequim para construir a primeira fábrica dedicada aos veículos elétricos, cuja capacidade atingirá cerca de 300.000 automóveis por ano.

Esta unidade deverá ser construída em duas fases, com os primeiros veículos a saírem das linhas de montagem em 2024.

O gigante tecnológico chinês já tinha confirmado em março passado um investimento equivalente a 8.864 milhões euros a realizar ao longo dos próximos dez anos na área da mobilidade elétrica. Em setembro, o grupo formalizou a criação de nova empresa (Xiaomi Automobile), cujo capital inicial é de 1.389 milhões euros.

A Xiaomi já fabrica pequenos veículos elétricos, motos e scooters, em parceria com outras empresas chinesas.








Quanto a computação quântica realmente avançou? Perguntas e respostas com o ex-arquiteto-chefe do Sycamore do Google, John Martinis

Ultimamente, parece que o caminho para a computação quântica tem mais marcos do que milhas. A julgar pelas manchetes, a cada semana há outro grande anúncio - um avanço no tamanho do qubit ou outro investimento recorde: primeiro, a IBM anunciou um chip de 127 qubit . Então a QuEra anunciou um computador quântico de átomo neutro de 256 qubit . Agora existe uma nova empresa gigante de computação quântica, “ Quantinuum ”, graças à fusão da Honeywell Quantum Solutions e da Cambridge Quantum. E hoje, Sycamore do Google anunciou outro salto em direção à correção de erros quânticos.
Para uma perspectiva medida de quanto a computação quântica está realmente avançando como campo, falamos com John Martinis , professor de física da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e ex-arquiteto-chefe do Sycamore do Google.

IEEE Spectrum: Então, já se passaram cerca de dois anos desde que você revelou os resultados do Sycamore. Nas últimas semanas, vimos anúncios de um chip de 127 qubit da IBM e um computador quântico de átomo neutro de 256 qubit da QuEra. Que tipo de progresso você diria que realmente foi feito?

John Martinis: É bom mostrar que você pode fazer muitos qubits, mas se não os fizer bem o suficiente, fica menos claro qual é o avanço. A longo prazo, se você quiser fazer um cálculo quântico complexo, digamos com correção de erros, precisará de erros de porta bem abaixo de 1%. Portanto, é ótimo que as pessoas estejam construindo sistemas maiores, mas seria ainda mais importante ver os dados sobre como os qubits estão funcionando. A este respeito, estou impressionado com o grupo na China que reproduziu os resultados da supremacia quântica, onde mostram que podem operar bem o seu sistema com poucos erros.
[...]

IEEE Spectrum: Há algo sobre o qual não falamos que você acha importante que as pessoas saibam sobre o estado da computação quântica?


John Martinis:
Acho que é um momento realmente empolgante para trabalhar com computação quântica, e é ótimo que tantos engenheiros e cientistas talentosos estejam agora em campo. Nos próximos anos, acho que haverá mais foco nos aspectos de engenharia de sistemas da construção de um computador quântico. Como uma parte importante da engenharia de sistemas é o teste, melhores métricas deverão ser desenvolvidas. O experimento da supremacia quântica foi interessante, pois mostrou que um computador quântico poderoso pode ser construído, e o próximo passo será mostrar um computador poderoso e útil. Então o campo realmente descolará.

Consultado a: 03\12\2021
https://spectrum.ieee.org/quantum-computing-google-sycamore

Apple vai criar loja para consumidores comprarem peças para consertarem telemóveis sozinhos

A loja será online e lançada primeiramente nos Estados Unidos no início de 2022, com o nome "Self Service Repair". 

Terá mais de 200 peças de reposição e ferramentas úteis para os problemas mais comuns dos últimos modelos do iPhone (12 e 13), como baterias ou ecrãs com defeito, segundo explica um comunicado da gigante de tecnologia. O serviço também vai incluir em breve computadores equipados com o chip M1, informou. 


Até à data, a reparação era restrita aos técnicos das lojas oficiais - no balcão "bar genius" - e a alguns comerciantes autorizados a usar peças originais, contudo o tempo de espera e os preços são maioritariamente elevados. De tal forma, que o número de críticas sobre a durabilidade dos aparelhos tem crescido na internet, acusando a marca de obsolescência planeada. 


Fontes:


Extração Rainbow Six

Extração Rainbow Six


Hoje trago-vos um jogos que está prestes a ser lançado e tem tudo para ser um grande jogo! A data de lançamento está prevista para 20 de Janeiro de 2022, o tipo de jogos é FPS tiro em primeira pessoa.
Extração Rainbow Six é o novo nome do jogo que antes era conhecido por Outbreak.




Fonte: https://www.pocket-lint.com/pt-br/jogos/guias-comprador/145071-melhores-proximos-jogos-de-pc-para-esperar



Automatização Industrial-Sustentabilidade na automatização de processos industriais é o foco da Rockwell Automation Parte 1

 

Automatização Industrial

Sustentabilidade na automatização de processos industriais é o foco da Rockwell Automation Parte 1


    Com o objetivo de aliar a automatização de processos industriais à redução de impactos ambientais, a Rockwell Automation, empresa multinacional com mais de 100 anos de experiência em tecnologia e inovação e companhia com presença crescente no mercado brasileiro, investe no desenvolvimento de soluções capazes de auxiliar as empresas em seus processos mais tecnológicos e inovadores, sempre em alinhamento com as diretrizes sustentáveis. A assim chamada “ produção inteligente”.
    De acordo com a sales manager OEM da Rockwell Automation, Luisa Fernanda Gómez, essas iniciativas enquadram-se nos principais objetivos da empresa hoje. “Ajudar nossos clientes a incorporar processos mais sustentáveis e fazer o mesmo em nossa empresa é uma das prioridades da Rockwell. Nossa missão é tornar o mundo mais produtivo e sustentável, com a promessa de expandir as possibilidades humanas”, enfatiza.
    As soluções relacionadas à sustentabilidade desenvolvidas pela empresa estarão disponíveis na 30ª edição do evento anual Automation Fair, que será realizada de forma virtual e presencial no George R. Brown Convention Center de Houston, Texas, nos EUA, dos dias 9 a 11 de novembro de 2021.



https://inforchannel.com.br/2021/11/10/sustentabilidade-na-automatizacao-de-processos-industriais-e-o-foco-da-rockwell-automation/

https://www.google.com/search?q=rockwell+automation&sxsrf=AOaemvJ9hf49OBLP7gCBuwrfxpD1JcvrWA:1638558218867&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjd6dCEqcj0AhWJ4YUKHWybCV4Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1536&bih=722&dpr=1.25#imgrc=aNP-ofa5-QWYzM    03/12/2021

Apple lança kit caseiro para usuários consertarem o iPhone

A Apple anunciou recentemente, o lançamento de um kit caseiro de reparos para iPhones. Com a novidade, os consumidores poderão comprar conjuntos de peças e ferramentas para que eles mesmos façam o conserto de seus dispositivos, sem a necessidade de procurar uma assistência técnica credenciada e especializada.

O programa Self Service Repair começa a funcionar no início de 2022 nos Estados Unidos, com expansão planejada para outras localidades em uma data ainda não divulgada.


Até o momento, o valor dos kits também não foi detalhado pela empresa, mas os primeiros produtos disponibilizados envolvem o reparo de tela, bateria e câmera. Os primeiros modelos contemplados são o iPhone 12 e o iPhone 13, mas os Macs com chip M1 também entrarão no serviço mais tarde.

Entretanto, a Apple reforça que as peças são destinadas para "técnicos individuais e com conhecimento e experiência para consertar dispositivos eletrônicos". Consumidores com receio de fazer o procedimento ainda devem procurar uma assistência certificada.

Segundo o site The Verge, a manutenção não elimina a garantia dos produtos, mas danos causados ao aparelho durante o procedimento não são cobertos pela companhia.


Imagem: https://www.apple.com/newsroom/images/product/repair/standard/Apple_Self-Service-Repair_hero_11172021_big.jpg.large.jpg
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/produto/228858-apple-lanca-kit-caseiro-usuarios-consertarem-iphone.htm (consultado em 3/12/2021)

Finalização do PT02


quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Finalização do pt 02


envio aqui o meu trabalho final de PT02

O startup de redes sociais de Donald Trump angaria 1 bilhão de US $

Matilde Antão, 12º12



O startup de redes sociais de Donald Trump angaria 1 bilhão de US $ 




O startup de redes sociais de Donald Trump angaria 1 bilhão de US $ de investidores não identificados enquanto prossegue com planos de abrir o capital por meio de uma fusão com uma empresa de aquisição de propósito específico.


O Trump Media and Technology Group disse no sábado que angariaram 1 bilhão em investimentos privados em financiamento de capital público, mas não citou nenhum investidor.


Em outubro, o ex-presidente dos EUA anunciou o lançamento do Truth Social, uma plataforma de redes sociais sem nenhum aplicativo existente que pretende listar por meio de uma fusão com o Spac em Nova York.


A mudança ocorre enquanto Trump continua banido do Twitter, Facebook e YouTube após o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos Estados Unidos. 

Trump disse: “$1 billion sends an important message to Big Tech that censorship and political discrimination must end.”.



Max Biaggi atinge os 456 km/h e bate recorde do Mundo de velocidade com uma moto elétrica

Max Biaggi, antiga estrela do motociclismo, quebrou o recorde mundial de velocidade numa moto elétrica, após ter atingido a impressionante velocidade de 456 km/h numa Voxan Wattman. Este registo foi alcançado na pista Kennedy do Space Center, da NASA.







Finalização do PT02

PT02
Tiago Neves nº25 12º12ª

Facebook corre risco de fracasso no metaverso, dizem especialistas

O grupo Meta, antigo Facebook, corre o risco de ficar para trás no metaverso e perder uma mudança no comportamento dos consumidores se não permitir a propriedade digital, de acordo com alguns dos pioneiros do mundo virtual.

O Meta acenou para o crescente mercado no mês passado, anunciando a mudança do nome da empresa com foco no "metaverso". No entanto, com poucos detalhes além da reformulação da marca, os participantes do espaço virtual duvidam que a empresa esteja pronta para abraçar o espírito que impulsiona a criatividade e o lucro no segmento.



"O que o Facebook está a fazer com a meta [...] é um 'metaverso falso', a menos que eles tenham uma descrição real de como podemos efetivamente possuí-lo", disse Yat Siu, presidente e cofundador da Animoca Brands, um investidor e desenvolvedor de plataformas de metaverso, falando em um painel na conferência Reuters Next.

"Até agora é apenas a Disneylândia. É um belo lugar para estar, mas provavelmente não queremos realmente morar lá. Não é o tipo de lugar em que podemos construir um negócio."

O termo "metaverso" designa uma série de espaços compartilhados que podem ser acessados pela internet. Alguns usam realidade aumentada, por meio de óculos especiais, mas as atuais plataformas com frequência se parecem mais com um videojogo do que com a vida real.

Imagem:
https://img.r7.com/images/facebook-meta-logos-01122021154134202?dimensions=771x420&&&&resize=771x420&crop=1200x653+0+128&&&resize=771x420&crop=1200x653+0+128
Fonte: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/facebook-corre-risco-de-fracasso-no-metaverso-dizem-especialistas-01122021 (consultado em 02/12/2021)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Google e Toyota lançam minivan elétrica que faz entregas sozinha

Falando da minivan em si, ela é um veículo para entregas 100% autônomo, sem dispor de volante e bancos, trazendo um espaço organizado e suficiente para transportar embalagens de todos os tipos. Em relação ao seu tamanho, a Nuro R2 tem 2,75 metros de comprimento por 1,30 metro de largura, enquanto sua estrutura é preparada para receber a absorção de energia em caso de algum acidente, principalmente se houver uma colisão frontal.

Equipado com bateria de 31 Kwh, o veículo autônomo pode alcançar a velocidade máxima de 50 km/h, mais do que suficiente para efetuar entregas locais. A empresa destaca que a segurança não é comprometida para os pedestres, já que há um sistema de proteção que modifica sua direção para ser o 'veículo ideal para a vizinhança' e, assim, evitar potenciais acidentes.










Quase ninguém instalou o Windows 11, diz nova pesquisa

Pouco menos de 2 meses após a sua estreia, o Windows 11 ainda parece encarar uma alta taxa de "rejeição" dos utilizadores, mesmo sendo oferecido gratuitamente para quem já tem o Windows 10. 
O problema foi investigado em pesquisa realizada pela empresa Lansweeper, especializada em tecnologia da informação, e revelou que o novo sistema operacional da Microsoft está presente em menos de 1% dos computadores dos inquiridos.




O levantamento de dados considerou pelo menos 10 milhões de computadores tanto com as versões domésticas quanto as profissionais dos sistemas operacionais da Microsoft. Surpreendentemente, o resultado apontou que o Windows 11 apareceu em apenas 0,21% dos dispositivos, ficando atrás até de plataformas consideradas obsoletas, como o Windows XP (3,62%) e o infame Windows 8 (0,95%).


Conforme sugere o site TechRadar, parte do problema pode encontrar explicação nos inúmeros requisitos mínimos impostos pela Microsoft, que acabam por excluir milhões de computadores "incompatíveis".


Fontes:




App permite aos utilizadores ver, sentir e ouvir pessoas a distância

Pesquisadores da empresa Cyberselves, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, desenvolveram um aplicativo de realidade aumentada (RA) que permite aos usuários ver, sentir e ouvir pessoas que estão a quilômetros de distância.

O app, que recebeu o nome de Teleport, dá ao internauta o ponto de vista de um robô por meio de um fone de ouvido de realidade virtual (RV) e controladores de movimento portáteis.


"Eles só precisam colocar um fone de ouvido RV para poder estar em Sheffield, olhando para outro utilizador", disse o diretor de pesquisa da Cyberselves, Tony Prescott, em entrevista à BBC.

Segundo o jornal americano The New York Times, a tecnologia foi utilizada pelo cofundador e diretor-técnico da Cyberselves, Daniel Camilleri, 28 anos, para comparecer à festa de aniversário da avó, em Malta (um arquipélago na região central do mar Mediterrâneo). 
Na ocasião, Camilleri estava em Lisboa, capital de Portugal, a cerca de 1.600 quilômetros de distância do evento.

"Estava numa conferência em Lisboa, mas, graças à ferramenta, pude ir a Malta, parabenizar minha avó e dar-lhe um abraço", afirmou ele ao NYT. 
Esta não é, no entanto, a única experiência que o Teleport pode proporcionar aos usuários.

Imagem: https://img.r7.com/images/robo-da-cyberselves-30112021130205046?dimensions=771x420&&&&&&&&&&&resize=771x420&crop=1216x662+0+0&&&&&&&&&&resize=771x420&crop=1216x662+0+0
Fonte: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/app-permite-aos-usuarios-ver-sentir-e-ouvir-pessoas-a-distancia-30112021 (consultado em 1/12/2021)

terça-feira, 30 de novembro de 2021

WhatsApp: "Like" na mensagem a caminho?

Tal como tem sido falado nos últimos meses, o WhatsApp está a desenvolver um novo recurso de reações com emojis nas conversas. Agora, o suposto visual da nova funcionalidade foi revelada pelo site WABetaInfo.


Segundo o site, as reações serão limitadas a seis emojis no máximo e o utilizador poderá reagir apenas uma vez na mesma mensagem. Na imagem, é possível ver que as reações ficarão reunidas numa aba separada chamada "Todos", em que o utilizador poderá conferir quantas e quais reações uma mensagem recebeu, além de quem reagiu (no caso dos grupos).


Fontes:


segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Nanotecnologia na medicina

Os recentes avanços na nanotecnologia está transformando o setor de saúde, os diagnósticos e os tratamentos, trazendo novidades aos dispositivos médicos. Um exemplo é a melhora da eficiência de um medicamento devido a sua maior “velocidade de entrega”, proporcionando assim, um melhor tratamento aos pacientes.

domingo, 28 de novembro de 2021

Renault junta-se à Vulcan Energy para a produção de baterias mais ‘verdes’

Os carros elétricos, só por si, não serão uma solução viável para o combate das alterações climáticas. Isto, porque as fabricantes têm de considerar toda a cadeia de valor, moldando-a às necessidades do planeta. Nesse sentido, a Renault assinou um acordo com a Vulcan Energy.

Em conjunto irão produzir baterias mais 'verdes' para carros elétricos.







Automatização Industrial- Robô-lução: o grande desafio de governar e conviver com as máquinas


Automatização Industrial

Robô-lução: o grande desafio de governar e conviver com as máquinas


    A quarta revolução industrial —com sua combinação de digitalização, conectividade, automatização e robotização, inteligência artificial, entre outros elementos— já está aqui. A transição para um novo modelo socioeconômico e tecnológico começou, subvertendo a ordem estabelecida, tanto com novas oportunidades como desafios. O contrato social dominante na Europa e no Ocidente em geral, precisa de uma transformação não para um futuro longínquo, cujos contornos desconhecemos, mas para aproveitar e reduzir o custo dessa transição.
    Essa revolução, além de desejável em muitos aspectos e preocupante em outros, é inevitável, imparável. E rápida. A eletricidade demorou, em meados do século XIX, um pouco mais de 45 anos para entrar em 25% dos lares dos Estados Unidos. A Internet, menos de cinco. Para não falar dos smartphones —que têm somente 12 anos de existência— e um jogo como o Pokémon, que chegou a milhões de pessoas em questão de dias. A primeira revolução industrial na Inglaterra, a cavalo entre os séculos XVIII e XIX, demorou 70 anos a permear e gerar riqueza ao conjunto da sociedade inglesa. Quanto tempo demorará dessa vez? Mesmo se forem 20 anos, são muitos.
    A 'robô-lução' já está tendo impacto sobre o emprego —o número e o tipo de trabalhos— e os salários, e está esvaziando as classes médias, algo que vínhamos detectando desde a Grande Recessão (que em parte fechou a entrada dessa nova fase da revolução tecnológica), como já reconhece a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em seu recente relatório Sob pressão: a classe média espremida. Com o que isso significa ao auge dos populismos e a desestabilização das democracias.
    Os estudos prospectivos diferem sobre o grau de automatização dos empregos, ou melhor dizendo das tarefas, de 10% a 70% nos próximos 10-20 anos. A média de muitos desses estudos se situa em torno de 38%. Na Espanha, entre 21,7% (OCDE), 36% (BBVA Research e Universidade de Valência) e 55,3% (Bruegel).
    Esses seriam os empregos e tarefas destruídos. Serão criados novos? Sim e possivelmente mais. O Foro Econômico Mundial (WEF) prevê uma destruição de 75 milhões de empregos até 2022 (entre eles contadores, secretários, trabalhadores em fábricas) e a criação de 133 milhões de novos (cientistas e analistas de dados, especialistas em inteligência artificial, gestores etc.). Muitas dessas novas tarefas não existiam há pouco tempo, e hoje existe um déficit de um milhão de trabalhadores com essas habilidades na UE. De fato, o WEF calcula que 65% das crianças que entram no colégio nos dias de hoje trabalharão em tarefas que hoje sequer existem. Destruição criativa? Não exatamente, pois um problema —e por isso a necessidade de um novo contrato social— é que muitas das pessoas que perdem seu emprego por razões tecnológicas não estarão capacitadas para entrar nos novos, de modo que ficarão desempregadas, ou se conformarão com trabalhos de pior qualidade e menor remuneração.
    É a transição que deve ser gerida, com um desacoplamento em termos de perspectivas vitais, incluindo as mudanças nos sistemas de trabalho que significa a crescente economia gig de autônomos, multitarefas (antes se chamava pluriemprego) e plataformas, que precisam de novos tipos de proteções e seguranças através de redes que os sindicatos tradicionais não fornecem. É preciso avançar em direção a uma garantia trabalhista universal, que por fim a Organização Mundial do Trabalho (OIT) não conseguiu integrar na declaração de seu centenário.
    Há o perigo de se chegar a uma sociedade 30-30-40, em que 30% trabalhará muito e ganhará muito, 30% trabalhará muito e ganhará pouco (em tarefas essencialmente manuais) e 40% será supérfluo, a “classe inútil”, como a chama o historiador israelense Yuval Noah Harari. Além disso, há o problema da lacuna de gênero em relação aos estudos tecnológicos e semelhantes, e que na Espanha não vai nada bem. Superar esse problema requer uma mudança cultural.
    O economista John Maynard Keynes, em uma conferência feita na Residência de Estudantes em Madri em 1930, já falou sobre “desemprego tecnológico” e prognosticou que um século depois a divisão do trabalho se basearia em uma jornada laboral semanal de 15 horas, ainda que tenha alertado sobre os efeitos do ócio e da abundância “nas pessoas comuns”, habituadas durante muito tempo “a se esforçar e não aproveitar”. A divisão do trabalho é a solução? De fato, já estamos nisso. As horas trabalhadas decresceram 10% desde 1975 em toda a OCDE, incluindo o atual período de recuperação das economias após a crise.
    A tudo isso se soma, para os trabalhadores de economias avançadas, o que Richard Baldwin chama de “concorrência da globótica”: quando a tecnologia permite que pessoas de todo o mundo tenham uma presença virtual em qualquer escritório. Novamente, isso significa concorrência entre classes médias de diversas regiões.




https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/23/tecnologia/1566551575_254488.html   26/11/2021

Cientistas do MIT demonstram efeito quântico capaz de tornar a matéria “invisível”

Tornar objetos invisíveis é tema para filmes de ficção científica, mas os cientistas do MIT encontraram provas de uma das leis da física de um fenómeno conhecido como Pauli Blocking, que refere que se os átomos forem arrefecidos e espremidos ao extremo, estes ganham a habilidade de suprimir a luz de se espalhar. Ou por palavras simples, tornar a matéria “invisível”.

Esta noção quântica já foi prevista há cerca de 30 anos, mas os cientistas do MIT conseguiram agora replicar o efeito através de lasers capazes de encolher o gás lítio depois de o arrefecer a muito baixas temperaturas. Este gás tornou-se invisível, impedindo que a luz refletida se espalhe. O resultado desta experiência pode ganhar utilidade prática em proteções de sistemas para computadores quânticos, para que não haja fuga de dados.

Segundo a New Scientist, o fenómeno já foi observado em três experimentos independentes, fazendo com que gás quântico se torne transparente. O fenómeno Pauli Blocking acontece quando os gases produzidos por um tipo de partícula chamada Férmion, uma categoria que inclui protões, neutrões e eletrões que constituem os átomos. Estas partículas obedecem à regra chamada Pauli Blocking que diz que dois Férmions idênticos não podem ocupar o seu mesmo estado quântico num dado sistema.


Para compreendermos melhor, os cientistas explicam que este principio aplica-se a tudo o que está à nossa volta, determinando a estrutura e a estabilidade da matéria. Este é o princípio que nos impede de cair no chão. Esse mesmo princípio aplica-se aos átomos do gás, utilizados na experiência. É referido que normalmente os átomos de gás têm um grande espaço para se mover e que quando se envia uma partícula de luz para a nuvem, os átomos saltam e interagem com o mesmo. Isso faz com que haja saltos com reflexos entre diferentes níveis de energia.

Para tornar o gás invisível, os cientistas fizeram o contrário, arrefecendo os átomos. Ao perderem energia, estes foram impedidos de se movimentarem, acabando por se amontoar. Ao enviar partículas de luz, os átomos foram impedidos de interagir com eles. Sem reflexos de luz, estes átomos tornaram-se assim “invisíveis”.

Consultado a: 26\11\2021
https://tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/cientistas-do-mit-demonstram-efeito-quantico-capaz-de-tornar-a-materia-invisivel

Formulário de leads do Facebook

QUANDO UTILIZAR
Esta ferramenta serve para gerarmos contactos de potenciais interessados no nosso negócio, sem precisarmos de ter uma página de captura. O lead converte dentro do próprio Facebook

PARA QUEM SERVE
Esta ferramenta serve para todas as pessoas que pretendem gerar leads de uma forma eficaz e barata, mas que não contam com um músculo financeiro suficiente para investir em páginas de captura.

MAIS QUALIFICADO
Para que o lead gerado através do formulário seja ainda mais qualificado, podemos escolher um formulário de mais intenções, ao invés de um formulário com mais volume.

ONDE FUNCIONA
É necessário testar para ver a qualidade dos leads gerados com esta ferramenta, no entanto, aqui fica uma lista de negócios que tendem a funcionar muito bem:
Imobiliárias;
• Stands Automóveis;
• Seguradoras;
• Entidades de crédito.


Link da consulta sobre o conteúdo (27/11/21): https://resultadosdigitais.com.br/blog/facebook-lead-ads/
As datas são referentes ao dia da consulta