Blog tecnológico mantido pelos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas (12º Ano) da Escola Secundaria José Gomes Ferreira em Lisboa.
sábado, 29 de janeiro de 2022
Uma nova linguagem para computação quântica
Automatização Industrial- WebRota e Grider inovam e lançam sistema para automação de silos agrícolas
Automatização Industrial
WebRota e Grider inovam e lançam sistema para automação de silos agrícolas
3 COISAS QUE NÃO SABIAS SOBRE ANÚNCIOS NO INSTAGRAM
Tecnologia 5G acelera Fábricas Digitais
Tecnologia 5G acelera Fábricas Digitais
, lançada recentemente pela Altice Empresas, vem simplificar esta tomada de decisão, dando a conhecer a performance da fábrica em tempo real, ajudando a simular novos cenários de produção e facilitando o treino virtual dos colaboradores”, explica Paulo Rego. A Fábrica 3D permite a visualização em tempo real da performance de toda a unidade fabril, através de um modelo 3D exato do seu chão de fábrica (digital twin), garantindo a antecipação e rápido diagnóstico de situações que afetem a operação e reduzindo o tempo dos ciclos de produção.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2022
Materiais minúsculos levam a um grande avanço na computação quântica
O que são NFTS?
são coisas como:
Digi quer lançar primeiras ofertas 5G em Portugal no segundo semestre
Digi quer lançar primeiras ofertas 5G em Portugal no segundo semestre
O calendário agora noticiado é o primeiro detalhe concreto acerca da estratégia do grupo Digi para Portugal. Apesar de já estar a recrutar ativamente no país, a empresa tem adotado uma postura reservada nesta fase e ainda não se apresentou oficialmente ao mercado.
O CEO da Digi Portugal será Emil Grecu, ainda que os atos societários mostrem que o gerente da Dixarobil é Marius Varzaru, que é o líder da Digi Mobil em Espanha. O grupo tenciona que a operação em Portugal seja independente do negócio no mercado vizinho.
No que toca a recursos humanos, a Digi quer chegar ao final de março com 20 pessoas na equipa em Lisboa, entre pessoal técnico e de base e pessoas em funções ligadas às áreas financeira, legal e de tecnologia. Cerca de metade deste objetivo já estará cumprido. O ritmo de contratação vai acelerar em fevereiro, à medida que os trabalhos de lançamento vão avançando. Para já, está instalada num espaço de coworking no Parque das Nações.
Quanto à construção de rede, a Digi já tem operacionais na rua, que estão a fazer levantamentos técnicos para o desenvolvimento da operação. Não foi possível apurar mais detalhes acerca de potenciais acordos de roaming nacional ou os locais que a Digi se encontra a explorar.
Automatização Industrial- Automação para o Aeroporto de Uberlândia é feito por duas empresas da cidade
Automatização Industrial
Automação para o Aeroporto de Uberlândia é feito por duas empresas da cidade
Microsoft atualiza Windows 11 com correções para telas secundárias
A Microsoft liberou na última terça-feira (25) a atualização KB5008353 para o Windows 11, introduzindo 39 modificações entre melhorias e correções de bugs. A maioria das modificações envolvem bugs de interface ou de visualização, principalmente em sistema com mais de um monitor.
As nota completas de atualização estão disponíveis na página de suporte do Windows 11, mas o TecMundo destacou algumas das mais relevantes e notáveis.
Bugs envolvendo mais de um monitor
Uma das melhorias do novo sistema é o reconhecimento mais responsivo de novas telas, seja conectando um cabo ao computador ou ligando/desligando um dos monitores já conectados. Entretanto, em alguns casos essa função congelava o sistema, lavando usuários a forçar o desligamento segurando o botão de energia.
O novo patch corrigiu o problema e outros bugs envolvendo múltiplas telas, como a função de ocultação automática da barra de tarefas, visualização de ícones na barra de telas secundárias e outros problemas de interface.
Outros destaques
- Corrige bug que faz com que áudio pare de responder em alguns dispositivos Bluetooth que suportam aceleração via hardware;
- Corrige bug que afeta ícones de aplicativos que não estão em execução, mas que podem aparecer como ativos na barra de tarefas;
- Adiciona a página Sua Conta da Microsoft à categoria Configurações de Contas no Windows Home e Pro;
- Corrige bug que mostra incorretamente ícone de volume como mudo na barra de tarefas;
- Corrige bug que faz com que o computador pare de responder quando é conectado a várias telas;
- Corrige bug que afeta ocultação automática da barra de tarefas quando usuário passa o mouse sobre barra utilizando mais de uma tela;
- Corrige bug que pode impedir a visualização de ícones na barra de tarefas de telas secundárias;
- Melhora o brilho automático para fornecer melhor resposta em condições de pouca luminosidade em sistemas compatíveis com função;
- Corrige bug que exibe porcentagens de bateria desatualizadas para dispositivos Bluetooth conectados na página Bluetooth e Outros Dispositivos.
- Corrige bug que pode impedir alguns programas de edição de imagem de renderizar cores corretamente em determinadas exibições HDR.
Microsoft lança novos modelos do Surface em Portugal
A Microsoft completa a sua oferta de computadores portáteis Surface, depois de alguns modelos terem chegado ao mercado em 2021. Há um novo Surface Pro 8, Surface Go 3 e Surface Pro X, mas sem sinal do smartphone Surface Duo 2.
Em setembro de 2021, a Microsoft anunciou a sua nova família de portáteis Surface, com diferentes modelos incluindo o smartphone Surface Duo 2. No entanto, alguns modelos foram empurrados para 2022, chegando agora ao mercado português, exceto o smartphone de ecrã duplo.
O Surface Pro 8 marca a estreia do ecrã de 13 polegadas na linha, oferecendo um chassis com linhas mais curvas, prometendo ser um companheiro ultraportátil para transportar para todo o lado. Tem um processador Intel Core de 11ª geração, até 32 GB de RAM e duas entradas Thunderbolt 4. O equipamento oferece microfones de estúdio no centro do ecrã, além de uma melhoria nas colunas, para um melhor desempenho nas videoconferências.
Apple bate recorde de vendas de iPhones e registra trimestre histórico
O relatório, que mostra números de até 25 de dezembro, indicou que o lucro da empresa subiu para 2,10 dólares por ação, bem acima dos 1,90 dólares estimados pelos analistas. Ainda no início de janeiro, a Apple atingiu brevemente o marco de 3 trilhões de dólares em valor de mercado, mas agora está nos 2,6 trilhões.
Mesmo assim, as previsões dos analistas ficaram em torno dos 118 bilhões de dólares para a receita, já que a própria Apple havia alertado anteriormente que a falta de semicondutores poderia custar 6 bilhões de dólares em vendas à empresa.
Porém, dois fatores definiram seu trimestre de sucesso: o período de festas de fim de ano e os novos iPhone 13, Apple Watch Series 7, iPad Mini e Mac Pros.
Os maiores jogos para PC com lançamento em 2022 — primeiro trimestre
Rainbow Six Extraction
Pixel Notepad – smartphone dobrável da Google já tem preço (abaixo da concorrência)
quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
Messenger recebe criptografia ponta a ponta e aviso de prints
Steam: Promoção do Ano Novo Lunar tem jogos de PC com até 90% de desconto
Ecrã tátil
Novo medicamento promete revolucionar tratamento para HIV
Pesquisadores da Califórnia, Estados Unidos, deram mais um passo no tratamento do HIV. Novos resultados de estudo mostraram que é possível eliminar totalmente o vírus do corpo de pacientes, até mesmo as cepas dormentes. A descoberta é uma promessa de cura.
A pesquisa ainda está em fase pré-clínica, e foi feita com camundongos. Os cientistas estão trabalhando no refinamento de uma técnica desenvolvida em 2017, e conseguiram resultados melhores que os anteriores.
O HIV foi o vírus responsável pela última pandemia que assolou o planeta. Surgida na década de 1980, a AIDS ainda hoje é um problema, principalmente em países africanos. Mas graças ao trabalho insistente de pesquisadores, já existe tratamento.
Com um coquetel de medicamentos, é possível manter o vírus sob controle, evitando que ele se reproduza no corpo e cause a AIDS. Mas os remédios disponíveis não matam todos os patógenos do organismo, apenas o suficiente para garantir qualidade de vida para o paciente, e impedir a transmissão.
Isso acontece porque o HIV é capaz de entrar em um estado de dormência no qual ele não é percebido pelos anticorpos fortalecidos pelos medicamentos. E se o paciente interrompe o tratamento, essa reserva de vírus é capaz de reinfectar rapidamente todo o corpo. Por isso, hoje, os portadores de HIV dependem do coquetel pelo resto da vida.
Chutar e matar
A técnica desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles contou com criatividade para encontrar uma alternativa de manobrar esse mecanismo de autoproteção do vírus.
Batizada por eles de "kick and kill" ("chutar e matar"), eles usam uma molécula que é capaz de acordar o vírus dormente — o chute, "kick" —, que fica vulnerável para a ação dos anticorpos — que o matarão, "kill".
Em 2017, a descoberta inicial havia sido publicada na revista PLOS Pathogens. Agora, na revista científica Nature Communications, uma versão refinada do tratamento foi anunciada. Na nova terapia são feitas injeções de células saudáveis que ajudam o combate do vírus.
Os resultados foram muito promissores e representam mais um avanço no tratamento do HIV. Na pesquisa, o vírus foi completamente eliminado de 40% dos roedores do experimento. Analisando o baço desses animais — esconderijo favorito do patógeno —, não encontraram nenhum invasor.
Jocely Kim, professora de medicina e autora do estudo, diz em nota emitida pela universidade que o próximo objetivo é refinar ainda mais a abordagem. Ela tem a ambição de eliminar o HIV em 100% dos camundongos testados.
“Também vamos mover essa pesquisa para estudos pré-clínicos em primatas não humanos com o objetivo final de testar a mesma abordagem em humanos”, afirma Kim.
Falha informática dificulta venda de medicamentos em farmácias
O serviço de receita eletrónica, que permite às farmácias acederem a prescrições de forma desmaterializada, esteve em baixo durante algumas horas durante esta segunda-feira.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) confirmaram ao JN que houve "intermitência no funcionamento de um sistema de informação que é usado por outros sistemas, designadamente o de suporte à dispensa de receitas" durante a tarde.
A situação já foi regularizada e estas "dificuldades estão totalmente ultrapassadas", confirmou fonte oficial do SPMS. Apesar da falha informática, foi possível, até às 19.30 horas, emitir mais de meio milhão de embalagens de medicamentos.
"Foi necessário reiniciar o sistema" devido a uma atualização, processo que demorou alguns minutos e deixou o sistema em baixo. Neste momento, o sistema informático encontra-se a "funcionar na perfeição", disse ainda fonte oficial do SPMS.
A falha foi absolutamente excecional, acrescentou, mas, como interfere com um sistema "com maior procura", acaba por ser mais sentido pelos utentes e farmácias.
Facebook, Instagram and WhatsApp users being duped by phishing campaign
Meta, the company formerly known as Facebook, is suing the criminal hackers who have been targeting its users.
The tech giant has filed a federal lawsuit in California that attempts to reveal records that will uncover the identities of the attackers.
The fraudsters have created more than 39,000 websites imitating Facebook, WhatsApp and Instagram. Those sites lure people into entering their usernames and passwords, thinking they are logging in to the legitimate sites.
In a statement, Meta’s director of platform enforcement and litigation, Jessica Romero, said that the lawsuit is “one more step in our ongoing efforts to protect people’s safety and privacy, send a clear message to those trying to abuse our platform, and increase accountability of those who abuse technology”.
She added: “We will also continue to collaborate with online hosting and service providers to identify and disrupt phishing attacks as they occur. We proactively block and report instances of abuse to the hosting and security community, domain name registrars, privacy/proxy services, and others. And Meta blocks and shares phishing URLs so other platforms can also block them.”
Chegou o iOS 15.3 para os utilizadores do iPhone.
Fonte: (consultado em 27/1/2022): https://pplware.sapo.pt/apple/chegou-o-ios-15-3-para-os-utilizadores-do-iphone-o-que-ha-de-novo/
quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
7 tecnologias que as empresas devem ter em atenção em 2022
- IA generativa
A chamada IA generativa refere-se a algoritmos de Inteligência Artificial que aprendem sozinhos a criar novos conteúdos semelhantes ao original, a partir de conteúdos existentes como texto, áudio ou imagem. A Gartner estima que a tecnologia possa progredir rapidamente, passando a representar 10% de todos os dados produzidos até 2025, face a menos de 1% atualmente. Apesar de ser ainda emergente, já está a ser aplicada com finalidades distintas, desde a proteção de identidade, à criação de imagens de alta resolução a partir de imagens de baixa resolução, passando pela transformação de voz gerada por computador em voz “humana” ou, na área da saúde, pela renderização de membros protéticos, moléculas orgânicas e outros itens, criados do zero através de impressão 3D, CRISPR e outras tecnologias, ou para a identificação precoce de potencial maligno, com vista a originar planos de tratamento mais eficazes. - Hiperautomação
A Gartner define a hiperautomação como uma abordagem orientada para identificar, examinar e automatizar rapidamente o maior número possível de processos de negócios e Tecnologias de Informação (TI). Com a ajuda da Inteligência Artificial, do Machine Learning e da robótica, a hiperautomação acelera a possibilidade de eliminar tarefas manuais e burocráticas, minimizar erros e aumentar a produtividade das empresas. - Encriptação homomórfica
Tecnologias como a encriptação homomórfica (FHE - Fully Homomorphic Encryption em inglês) ou a privacidade diferencial prometem simplificar a mecânica da partilha de dados, ao mesmo tempo que ajudam a manter a informação dos indivíduos segura e anónima. Tal possibilita que dados confidenciais armazenados, até agora, em servidores espalhados pelo mundo, devido a questões de privacidade ou regulamentares, possam começar a gerar valor entre as empresas na forma de novos modelos e oportunidades de negócio, acredita a Deloitte. Durante os próximos 18 a 24 meses, a consultora prevê que mais empresas explorem novas possibilidades de partilha segura e integrada de dados, ajudando a monetizar os seus próprios ativos. - Plataformas cloud native
A adoção de plataformas cloud native vai permitir às empresas dar um salto na disponibilização de recursos digitais “em qualquer altura e em qualquer lugar”, com maior rapidez de retorno do investimento e custos mais reduzidos. A Gartner defende que esta estratégia será diferenciadora e prevê que as plataformas cloud native (CNP, na sigla original) estejam na base de mais de 95% das novas iniciativas digitais até 2025, em comparação com menos de 40% em 2021.Ao optarem por uma lógica de desenvolvimento nativa para a cloud, as organizações beneficiam das vantagens da computação distribuída, adotando aplicações mais resilientes, flexíveis e ágeis, que permitem uma resposta rápida das empresas às exigências de negócio, em constante mudança. A estratégia ajusta-se a todas as áreas onde é necessário desenvolver aplicações, desde serviços ao cliente a processos internos e ferramentas de suporte ao negócio. - Blockchain
De acordo com a Deloitte, o impacto do blockchain parece estar apenas no início. A consultora considera que os avanços técnicos e a regulamentação ajudaram a impulsionar a adoção do blockchain além dos serviços financeiros. O amadurecimento desta tecnologia e de outras relacionadas permitiu progressos no suporte à interoperabilidade, escalabilidade e segurança e tem contribuído para mudar a natureza dos negócios, ajudando as empresas a repensarem a criação e gestão de identidade, dados, marca, publicidade, contratos, cadeias de abastecimento, certificações profissionais ou direitos de autor, entre outros ativos tangíveis e digitais. Acredita-se que o blockchain possa inaugurar uma era de verdadeira transparência nas transações comerciais, um elemento cada vez mais relevante com o crescimento dos pagamentos digitais. - Smart spaces
Os smart spaces são definidos pela Gartner como ambientes físicos ou digitais em que humanos e sistemas tecnológicos interagem em ecossistemas cada vez mais abertos, conectados, coordenados e inteligentes. A definição abrange conceitos como smart cities, espaços de trabalho digitais ou ambientes digitais. A consultora defende que estes espaços estão a mudar a forma como as pessoas interagem entre si e influenciam os sistemas de apoio à decisão em várias áreas e acredita que à medida que as empresas perceberem a capacidade destes espaços incorporarem sistemas legacy juntamente com novas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT na sigla original), haverá mais oportunidades de integração de soluções mais conectadas e inteligentes em novos ambientes. - Metaverso
Embora o metaverso ainda tenha um longo percurso pela frente para estar estabelecido no mercado, merece a menção da Gartner como uma tecnologia a ter em atenção nos próximos tempos. Para a consultora, este ambiente digital imersivo vai permitir disponibilizar conteúdos digitais persistentes, descentralizados, colaborativos e interoperáveis que se cruzam com os conteúdos físicos em tempo real e alargam a capacidade de computação numa magnitude muito maior do que a disponível hoje em dia, alterando a forma como indivíduos e empresas interagem entre si e com o