Pesquisar aqui

sábado, 29 de janeiro de 2022

Uma nova linguagem para computação quântica

Cristais do tempo. Microondas. Diamantes. O que essas três coisas díspares têm em comum? 

Computação quântica. Ao contrário dos computadores tradicionais que usam bits, os computadores quânticos usam qubits para codificar informações como zeros ou uns, ou ambos ao mesmo tempo. Juntamente com um coquetel de forças da física quântica, essas máquinas do tamanho de geladeiras podem processar muitas informações – mas estão longe de serem perfeitas. Assim como nossos computadores comuns, precisamos ter as linguagens de programação corretas para computar adequadamente em computadores quânticos. 

Programar computadores quânticos requer consciência de algo chamado “emaranhamento”, um multiplicador computacional para tipos de qubits, o que se traduz em muito poder. Quando dois qubits estão emaranhados, as ações em um qubit podem alterar o valor do outro, mesmo quando estão fisicamente separados, dando origem à caracterização de Einstein de “ação assustadora à distância”. Mas essa potência é em partes iguais uma fonte de fraqueza. Ao programar, descartar um qubit sem estar atento ao seu emaranhamento com outro qubit pode destruir os dados armazenados no outro, comprometendo a correção do programa. 

Cientistas da Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT pretendiam fazer alguns desvendamentos criando sua própria linguagem de programação para computação quântica chamada Twist. O Twist pode descrever e verificar quais dados estão emaranhados em um programa quântico, por meio de uma linguagem que um programador clássico pode entender. A linguagem usa um conceito chamado pureza, que reforça a ausência de emaranhamento e resulta em programas mais intuitivos, idealmente com menos bugs. Por exemplo, um programador pode usar o Twist para dizer que os dados temporários gerados como lixo por um programa não estão emaranhados com a resposta do programa, tornando seguro jogar fora.

Embora o campo nascente possa parecer um pouco chamativo e futurista, com imagens de máquinas gigantescas de ouro, os computadores quânticos têm potencial para avanços computacionais em tarefas classicamente insolúveis, como protocolos criptográficos e de comunicação, pesquisa e física e química computacional. Um dos principais desafios em ciências computacionais é lidar com a complexidade do problema e a quantidade de computação necessária. Enquanto um computador digital clássico precisaria de um número exponencial muito grande de bits para poder processar tal simulação, um computador quântico poderia fazê-lo, potencialmente, usando um número muito pequeno de qubits – se os programas certos estiverem lá. 

“Nossa linguagem Twist permite que um desenvolvedor escreva programas quânticos mais seguros, declarando explicitamente quando um qubit não deve estar emaranhado com outro”, diz Charles Yuan, estudante de doutorado do MIT em engenharia elétrica e ciência da computação e principal autor de um novo artigo sobre o Twist . . “Como a compreensão de programas quânticos requer a compreensão do emaranhamento, esperamos que o Twist abra caminho para linguagens que tornem os desafios únicos da computação quântica mais acessíveis aos programadores.” 

Yuan escreveu o artigo ao lado de Chris McNally, estudante de doutorado em engenharia elétrica e ciência da computação que é afiliado ao Laboratório de Pesquisa Eletrônica do MIT, bem como ao professor assistente do MIT Michael Carbin. Eles apresentaram a pesquisa na conferência do Simpósio de Princípios de Programação de 2022 da semana passada na Filadélfia.

Desembaraçar o emaranhamento quântico 

Imagine uma caixa de madeira com mil cabos saindo de um lado. Você pode puxar qualquer cabo para fora da caixa ou empurrá-lo totalmente para dentro.

Depois de fazer isso por um tempo, os cabos formam um padrão de bits — zeros e uns — dependendo se estão dentro ou fora. Esta caixa representa a memória de um computador clássico. Um programa para este computador é uma sequência de instruções para quando e como puxar os cabos.

Agora imagine uma segunda caixa de aparência idêntica. Desta vez, você puxa um cabo e vê que, quando ele emerge, alguns outros cabos são puxados de volta para dentro. Claramente, dentro da caixa, esses cabos estão de alguma forma emaranhados uns com os outros. 

A segunda caixa é uma analogia para um computador quântico, e entender o significado de um programa quântico requer entender o emaranhamento presente em seus dados. Mas detectar emaranhamento não é simples. Você não pode ver dentro da caixa de madeira, então o melhor que você pode fazer é tentar puxar os cabos e raciocinar cuidadosamente sobre quais estão emaranhados. Da mesma forma, os programadores quânticos hoje precisam raciocinar sobre o emaranhamento à mão. É aqui que o design do Twist ajuda a massagear algumas dessas peças entrelaçadas. 

Os cientistas projetaram o Twist para ser expressivo o suficiente para escrever programas para algoritmos quânticos conhecidos e identificar bugs em suas implementações. Para avaliar o design do Twist, eles modificaram os programas para introduzir algum tipo de bug que seria relativamente sutil para um programador humano detectar, e mostraram que o Twist poderia identificar automaticamente os bugs e rejeitar os programas.

Eles também mediram o desempenho dos programas na prática em termos de tempo de execução, que teve menos de 4% de sobrecarga em relação às técnicas de programação quântica existentes.

Para aqueles que desconfiam da reputação “degradada” do quantum em seu potencial de quebrar sistemas de criptografia, Yuan diz que ainda não se sabe muito bem até que ponto os computadores quânticos serão realmente capazes de alcançar suas promessas de desempenho na prática. “Há muita pesquisa em andamento na criptografia pós-quântica, que existe porque mesmo a computação quântica não é todo-poderosa. Até agora, há um conjunto muito específico de aplicativos em que as pessoas desenvolveram algoritmos e técnicas em que um computador quântico pode superar os computadores clássicos”. 

Um próximo passo importante é usar o Twist para criar linguagens de programação quântica de nível superior. A maioria das linguagens de programação quântica hoje ainda se assemelha à linguagem assembly, unindo operações de baixo nível, sem atenção a coisas como tipos de dados e funções, e o que é típico da engenharia de software clássica.

“Os computadores quânticos são propensos a erros e difíceis de programar. Ao apresentar e raciocinar sobre a 'pureza' do código do programa, o Twist dá um grande passo para tornar a programação quântica mais fácil, garantindo que os bits quânticos em um pedaço de código puro não possam ser alterados por bits que não estejam nesse código”, diz Fred Chong, o Professor Seymour Goodman de Ciência da Computação da Universidade de Chicago e cientista-chefe da Super.tech. 

O trabalho foi apoiado, em parte, pelo MIT-IBM Watson AI Lab, pela National Science Foundation e pelo Office of Naval Research.

Consultado a: 28\01\2022
https://news.mit.edu/2022/new-language-quantum-computing-twist-0124

Automatização Industrial- WebRota e Grider inovam e lançam sistema para automação de silos agrícolas


Automatização Industrial

WebRota e Grider inovam e lançam sistema para automação de silos agrícolas



    Uma das aplicações mais importante no agronegócio é ter um local adequado para estocar e manter a qualidade dos grãos. Os silos são a melhor opção para este problema, mas apenas o compartimento estrutural não garante a excelência do produto. Por isso a Grider, em parceria com a empresa WebRota, lançou um sistema exclusivo para automação de silos agrícolas.
    A adequação de um sistema de supervisão e automação eficiente consiste na redução do consumo de energia elétrica, controle da umidade e informação precisa do volume estocado, tudo por meio do sensoriamento de silos.
    Esta automatização de alta performance foi desenvolvida para silos - independente do grão. O sistema foi pensado para elevar a produtividade e eficiência das máquinas e da gestão estratégica.
    Conforme um estudo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cerca de 10% dos grãos guardados em silos são perdidos devido à imprecisão no controle manual da temperatura e umidade. A partir da análise de estudos desta natureza fica ainda mais claro a necessidade de automatização dos silos.
    O sistema desenvolvido pela equipe tecnologia da WebRota integrados aos equipamentos da Grider, consiste em automatizar a transferência de grãos entre os silos de armazenagem, controlando o acionamento de esteiras, transportadoras, elevadores, válvulas rotativas direcionais, máquinas de limpeza de grão, peneiras vibratórias, insufladores de ar e sensores de nível ultrassônico.
    O melhor de tudo é que todos esses controles estão na palma da mão do produtor, permitindo a parametrização e visualização dos dados através de um dispositivo eletrônico - tablet, celular, notebook ou computador.

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/web-rota/tecnologia-em-gestao-de-frota/noticia/2022/01/26/webrota-e-grider-inovam-e-lancam-sistema-para-automacao-de-silos-agricolas.ghtml      28/01/2022


3 COISAS QUE NÃO SABIAS SOBRE ANÚNCIOS NO INSTAGRAM

1.
Consegues fazer anúncios para pessoas que te seguem ou que já interagiram contigo.

2.
Consegues anunciar para quem viu uma percentagem dos teus vídeos do Instagram.

3.
Consegues anunciar para pessoas que já entraram no teu site anteriormente.

Tecnologia 5G acelera Fábricas Digitais

Tecnologia 5G acelera Fábricas Digitais

Obter uma produção de excelência, típica de uma fábrica do futuro da Indústria 4.0, implica digitalizar para adaptar o Product Lifecycle Management (PLM) às necessidades do mercado e tornar os produtos mais competitivos. Para tal, é necessário considerar qual a melhor tecnologia a aplicar, os modelos de negócio digitais a seguir e as novas metodologias a usar. “A solução Fábrica 3D
, lançada recentemente pela Altice Empresas, vem simplificar esta tomada de decisão, dando a conhecer a performance da fábrica em tempo real, ajudando a simular novos cenários de produção e facilitando o treino virtual dos colaboradores”, explica Paulo Rego. A Fábrica 3D permite a visualização em tempo real da performance de toda a unidade fabril, através de um modelo 3D exato do seu chão de fábrica (digital twin), garantindo a antecipação e rápido diagnóstico de situações que afetem a operação e reduzindo o tempo dos ciclos de produção.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Materiais minúsculos levam a um grande avanço na computação quântica

Como os transístores em um computador clássico, os qubits supercondutores são os blocos de construção de um computador quântico . Embora os engenheiros tenham conseguido encolher os transístores para escalas nanométricas, os qubits supercondutores ainda são medidos em milímetros. Esta é uma razão pela qual um dispositivo prático de computação quântica não pode ser miniaturizado para o tamanho de um smartphone, por exemplo.

Os pesquisadores do MIT agora usaram materiais ultrafinos para construir qubits supercondutores que são pelo menos um centésimo do tamanho dos projetos convencionais e sofrem menos interferência entre qubits vizinhos. Esse avanço pode melhorar o desempenho dos computadores quânticos e possibilitar o desenvolvimento de dispositivos quânticos menores.

Os pesquisadores demonstraram que o nitreto de boro hexagonal, um material que consiste em apenas algumas monocamadas de átomos, pode ser empilhado para formar o isolante nos capacitores em um qubit supercondutor. Esse material livre de defeitos permite capacitores muito menores do que os normalmente usados ​​em um qubit, o que reduz sua pegada sem sacrificar significativamente o desempenho.

Além disso, os pesquisadores mostram que a estrutura desses capacitores menores deve reduzir bastante a diafonia, que ocorre quando um qubit afeta involuntariamente os qubits circundantes.

“No momento, podemos ter talvez 50 ou 100 qubits em um dispositivo, mas para uso prático no futuro, precisaremos de milhares ou milhões de qubits em um dispositivo. Portanto, será muito importante miniaturizar o tamanho de cada qubit individual e, ao mesmo tempo, evitar o cross-talk indesejado entre essas centenas de milhares de qubits. Este é um dos poucos materiais que encontramos que podem ser usados ​​nesse tipo de construção”, diz o coautor Joel Wang, pesquisador do grupo de Sistemas Quânticos de Engenharia do Laboratório de Pesquisa em Eletrônica do MIT.

A coautora principal de Wang é Megan Yamoah '20, uma ex-aluna do grupo de Engenharia de Sistemas Quânticos que atualmente estuda na Universidade de Oxford com uma bolsa Rhodes. Pablo Jarillo-Herrero, professor de física Cecil e Ida Green, é autor correspondente, e o autor sênior é William D. Oliver, professor de engenharia elétrica e ciência da computação e de física, membro do MIT Lincoln Laboratory Fellow, diretor do Center for Quantum Engineering e diretor associado do Laboratório de Pesquisa em Eletrônica. A pesquisa foi publicada hoje na Nature Materials.

Qubit dilemas

Os qubits supercondutores, um tipo particular de plataforma de computação quântica que usa circuitos supercondutores, contêm indutores e capacitores. Assim como em um rádio ou outro dispositivo eletrônico, esses capacitores armazenam a energia do campo elétrico. Um capacitor geralmente é construído como um sanduíche, com placas de metal em ambos os lados de um material isolante ou dielétrico.

Mas, ao contrário de um rádio, os computadores quânticos supercondutores operam em temperaturas superfrias – menos de 0,02 graus acima do zero absoluto (-273,15 graus Celsius) – e possuem campos elétricos de alta frequência, semelhantes aos telefones celulares de hoje. A maioria dos materiais isolantes que funcionam neste regime apresentam defeitos. Embora não seja prejudicial para a maioria das aplicações clássicas, quando a informação quântica coerente passa pela camada dielétrica, ela pode se perder ou ser absorvida de alguma maneira aleatória.

“Os dielétricos mais comuns usados ​​em circuitos integrados, como óxidos de silício ou nitretos de silício, apresentam muitos defeitos, resultando em fatores de qualidade em torno de 500 a 1.000. Isso é simplesmente muito prejudicial para aplicativos de computação quântica”, diz Oliver.

Para contornar isso, os capacitores qubit convencionais são mais como sanduíches de face aberta, sem placa superior e um vácuo acima da placa inferior para atuar como camada isolante.

“O preço que se paga é que as placas são muito maiores porque você dilui o campo elétrico e usa uma camada muito maior para o vácuo”, diz Wang. “O tamanho de cada qubit individual será muito maior do que se você pudesse conter tudo em um pequeno dispositivo. E o outro problema é que, quando você tem dois qubits próximos um do outro, e cada qubit tem seu próprio campo elétrico aberto para o espaço livre, pode haver alguma conversa indesejada entre eles, o que pode dificultar o controle de apenas um qubit. Adoraríamos voltar à ideia original de um capacitor, que são apenas duas placas elétricas com um isolador muito limpo entre elas.”

Então, foi isso que esses pesquisadores fizeram.

Eles pensaram que o nitreto de boro hexagonal, que é de uma família conhecida como materiais de van der Waals (também chamados de materiais 2D), seria um bom candidato para construir um capacitor. Este material único pode ser reduzido a uma camada de átomos com estrutura cristalina e sem defeitos. Os pesquisadores podem então empilhar essas camadas finas nas configurações desejadas.

Para testar o nitreto de boro hexagonal, eles realizaram experimentos para caracterizar quão limpo é o material ao interagir com um campo elétrico de alta frequência em temperaturas ultrafrias e descobriram que muito pouca energia é perdida quando passa pelo material.

“Grande parte do trabalho anterior que caracteriza o hBN (nitreto de boro hexagonal) foi realizado na frequência zero ou próxima dela usando medições de transporte DC. No entanto, os qubits operam no regime de gigahertz. É ótimo ver que os capacitores hBN têm fatores de qualidade superiores a 100.000 nessas frequências, entre os Qs mais altos que já vi para capacitores de placas paralelas integrados e definidos litograficamente”, diz Oliver.

Construção do capacitor

Eles usaram nitreto de boro hexagonal para construir um capacitor de placas paralelas para um qubit. Para fabricar o capacitor, eles colocaram nitreto de boro hexagonal entre camadas muito finas de outro material de van der Waals, disseleneto de nióbio.

O intrincado processo de fabricação envolveu a preparação de camadas de um átomo de espessura dos materiais sob um microscópio e, em seguida, o uso de um polímero pegajoso para pegar cada camada e empilhá-la em cima da outra. Eles colocaram o polímero pegajoso, com a pilha de materiais 2D, no circuito qubit, depois derreteram o polímero e o lavaram.

Em seguida, eles conectaram o capacitor à estrutura existente e resfriaram o qubit a 20 milikelvins (-273,13 C).  

“Um dos maiores desafios do processo de fabricação é trabalhar com disseleneto de nióbio, que oxida em segundos se exposto ao ar. Para evitar isso, toda a montagem dessa estrutura tem que ser feita no que chamamos de porta-luvas, que é uma grande caixa cheia de argônio, que é um gás inerte que contém um nível muito baixo de oxigênio. Temos que fazer tudo dentro desta caixa”, diz Wang.

O qubit resultante é cerca de 100 vezes menor do que o que eles fizeram com técnicas tradicionais no mesmo chip. O tempo de coerência, ou vida útil, do qubit é apenas alguns microssegundos mais curto com seu novo design. E os capacitores construídos com nitreto de boro hexagonal contêm mais de 90% do campo elétrico entre as placas superior e inferior, o que sugere que eles suprimirão significativamente a conversa cruzada entre os qubits vizinhos, diz Wang. Este trabalho é complementar à pesquisa recente de uma equipe da Universidade de Columbia e da Raytheon .

No futuro, os pesquisadores querem usar esse método para construir muitos qubits em um chip para verificar se sua técnica reduz o cross-talk. Eles também querem melhorar o desempenho do qubit ajustando o processo de fabricação ou até mesmo construindo o qubit inteiro com materiais 2D.

“Agora abrimos um caminho para mostrar que você pode usar com segurança a quantidade de nitreto de boro hexagonal que desejar sem se preocupar muito com defeitos. Isso abre muitas oportunidades onde você pode fazer todos os tipos de heteroestruturas diferentes e combiná-las com um circuito de micro-ondas, e há muito mais espaço que você pode explorar. De certa forma, estamos dando luz verde às pessoas – você pode usar esse material da maneira que quiser sem se preocupar muito com a perda associada ao dielétrico”, diz Wang.

Esta pesquisa foi financiada, em parte, pelo Escritório de Pesquisa do Exército dos EUA, a Fundação Nacional de Ciência e o Secretário Adjunto de Defesa para Pesquisa e Engenharia via MIT Lincoln Laboratory.

Consultado a: 28\01\2022
https://news.mit.edu/2022/tiny-materials-quibits-quantum-computing-0128

O que são NFTS?


O QUE SÃO NFTS?

NON FUNGIBLE TOKEN
Um NET ou um Non Fungible Token, é um tipo de bem digital, idêntico a uma criptomoeda. Como o nome diz, estes bens digitais são fungíveis, ou seja, não podem ser substituídos por outros
idênticos.
.
Exemplos de bens fungíveis:
Carro;
Casa;
Telemóvel.

COMO FUNCIONA?
Um NFT é um objeto virtual, inserido em blockchain, para que desta forma se crie um registo da sua posse. Acontece exatamente o mesmo como nas criptomoedas, é guardado um registo em blockchain acerca de quem tem posse desses mesmos ativos.
A maioria dos NETs são comprados e vendidos utilizando a criptomoeda Ethereum (eth). Sendo que o local mais conhecido para realizar estas trades é no Open Sea.

QUANTO VALE?
Um NET não tem um valor fixo. Existem inúmeras variáveis que
fazem um NET valer X ou valer Y. Existem imagens (sim, porque a
maioria dos NFTs são imagens) a serem vendidas por centenas de
milhares de euros.
No fundo, o que estipula o valor de um NFT
são coisas como:
• Arte;
• Comunidade
• Roadmap;
• Equipa;
• Benefícios.

QUAIS BENEFICÍOS?
Ao comprarmos um NFT passamos a fazer parte de uma comunidade, comunidade essa que tem benefícios para os seus holders.
Exemplos de beneficios:
• Passive income;
• Merch;
• Eventos IRL;
•Conhecimento.



Digi quer lançar primeiras ofertas 5G em Portugal no segundo semestre

Digi quer lançar primeiras ofertas 5G em Portugal no segundo semestre

 A operadora móvel Digi quer lançar as primeiras ofertas 5G no mercado português no segundo semestre de 2022, apurou o ECO junto de fonte familiarizada com os planos da empresa. O grupo com sede na Roménia investiu 67 milhões de euros na compra de licenças no leilão da Anacom no ano passado.
O calendário agora noticiado é o primeiro detalhe concreto acerca da estratégia do grupo Digi para Portugal. Apesar de já estar a recrutar ativamente no país, a empresa tem adotado uma postura reservada nesta fase e ainda não se apresentou oficialmente ao mercado.
O CEO da Digi Portugal será Emil Grecu, ainda que os atos societários mostrem que o gerente da Dixarobil é Marius Varzaru, que é o líder da Digi Mobil em Espanha. O grupo tenciona que a operação em Portugal seja independente do negócio no mercado vizinho.
No que toca a recursos humanos, a Digi quer chegar ao final de março com 20 pessoas na equipa em Lisboa, entre pessoal técnico e de base e pessoas em funções ligadas às áreas financeira, legal e de tecnologia. Cerca de metade deste objetivo já estará cumprido. O ritmo de contratação vai acelerar em fevereiro, à medida que os trabalhos de lançamento vão avançando. Para já, está instalada num espaço de coworking no Parque das Nações.
Quanto à construção de rede, a Digi já tem operacionais na rua, que estão a fazer levantamentos técnicos para o desenvolvimento da operação. Não foi possível apurar mais detalhes acerca de potenciais acordos de roaming nacional ou os locais que a Digi se encontra a explorar.

Automatização Industrial- Automação para o Aeroporto de Uberlândia é feito por duas empresas da cidade


Automatização Industrial

Automação para o Aeroporto de Uberlândia é feito por duas empresas da cidade



    A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) propôs a ação de adequação do balizamento luminoso da pista. O desafio foi aceito pela Grider, que exigiu expertise para execução integrada entre software e hardware, para atender todos requisitos que exigiam o edital.
    “Desde o início, ficamos muito motivados em poder contribuir de forma executiva ao projeto, que até então, segundo relatos, se entendia como um projeto de grande complexidade e até então de forma majoritária, sendo executado por empresas internacionais. Ter executado o projeto e principalmente com tecnologia e mão de obra nacional, mostra o quanto somos capazes em customizar e executar soluções para atender as demandas de nossos clientes.” Leandro Zica Campos, Diretor Operacional, Grider Automação.
    Para a execução da automação do Sistema de Controle e Monitoramento (SICOM) foram investidos R$3 milhões. Todo o processo levou cerca de oito meses, incluindo a etapa de desenvolvimento do software, prestação de serviço, homologação e vistoria da INFRAERO.
    O SICOM no Aeroporto de Uberlândia, implantado pela Grider, controla e monitora equipamentos remotamente. O software permite a partir de uma ou mais estações de trabalho o gerenciamento completo de navegação aérea.
    Tem como os principais objetivos em tecnificar os processos, aumentar a segurança para as tomadas de decisões, praticidade de manuseio, controle dos comandos enviados e alertas antecipados de situações atípicas que interfiram ao bom funcionamento do processo.



https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/web-rota/tecnologia-em-gestao-de-frota/noticia/2022/01/27/automacao-para-o-aeroporto-de-uberlandia-e-feito-por-duas-empresas-da-cidade.ghtml       28/01/2022

Microsoft atualiza Windows 11 com correções para telas secundárias

Microsoft liberou na última terça-feira (25) a atualização KB5008353 para o Windows 11, introduzindo 39 modificações entre melhorias e correções de bugs. A maioria das modificações envolvem bugs de interface ou de visualização, principalmente em sistema com mais de um monitor.

As nota completas de atualização estão disponíveis na página de suporte do Windows 11, mas o TecMundo destacou algumas das mais relevantes e notáveis.

Bugs envolvendo mais de um monitor

Uma das melhorias do novo sistema é o reconhecimento mais responsivo de novas telas, seja conectando um cabo ao computador ou ligando/desligando um dos monitores já conectados. Entretanto, em alguns casos essa função congelava o sistema, lavando usuários a forçar o desligamento segurando o botão de energia.



O novo patch corrigiu o problema e outros bugs envolvendo múltiplas telas, como a função de ocultação automática da barra de tarefas, visualização de ícones na barra de telas secundárias e outros problemas de interface.

Outros destaques

  • Corrige bug que faz com que áudio pare de responder em alguns dispositivos Bluetooth que suportam aceleração via hardware;
  • Corrige bug que afeta ícones de aplicativos que não estão em execução, mas que podem aparecer como ativos na barra de tarefas;
  • Adiciona a página Sua Conta da Microsoft à categoria Configurações de Contas no Windows Home e Pro;
  • Corrige bug que mostra incorretamente ícone de volume como mudo na barra de tarefas;
  • Corrige bug que faz com que o computador pare de responder quando é conectado a várias telas;
  • Corrige bug que afeta ocultação automática da barra de tarefas quando usuário passa o mouse sobre barra utilizando mais de uma tela;
  • Corrige bug que pode impedir a visualização de ícones na barra de tarefas de telas secundárias;
  • Melhora o brilho automático para fornecer melhor resposta em condições de pouca luminosidade em sistemas compatíveis com função;
  • Corrige bug que exibe porcentagens de bateria desatualizadas para dispositivos Bluetooth conectados na página Bluetooth e Outros Dispositivos.
  • Corrige bug que pode impedir alguns programas de edição de imagem de renderizar cores corretamente em determinadas exibições HDR.


Microsoft lança novos modelos do Surface em Portugal

A Microsoft completa a sua oferta de computadores portáteis Surface, depois de alguns modelos terem chegado ao mercado em 2021. Há um novo Surface Pro 8, Surface Go 3 e Surface Pro X, mas sem sinal do smartphone Surface Duo 2.

Em setembro de 2021, a Microsoft anunciou a sua nova família de portáteis Surface, com diferentes modelos incluindo o smartphone Surface Duo 2. No entanto, alguns modelos foram empurrados para 2022, chegando agora ao mercado português, exceto o smartphone de ecrã duplo.

O Surface Pro 8 marca a estreia do ecrã de 13 polegadas na linha, oferecendo um chassis com linhas mais curvas, prometendo ser um companheiro ultraportátil para transportar para todo o lado. Tem um processador Intel Core de 11ª geração, até 32 GB de RAM e duas entradas Thunderbolt 4. O equipamento oferece microfones de estúdio no centro do ecrã, além de uma melhoria nas colunas, para um melhor desempenho nas videoconferências.

Apple bate recorde de vendas de iPhones e registra trimestre histórico

Nesta quinta-feira, 27, a Apple divulgou o relatório financeiro referente ao quarto trimestre de 2021 e mostrou resultados históricos. Mesmo com a escassez global de chips, a companhia conseguiu uma receita recorde de 123,9 bilhões de dólares, 11% a mais do que o mesmo período no ano anterior.

O relatório, que mostra números de até 25 de dezembro, indicou que o lucro da empresa subiu para 2,10 dólares por ação, bem acima dos 1,90 dólares estimados pelos analistas. Ainda no início de janeiro, a Apple atingiu brevemente o marco de 3 trilhões de dólares em valor de mercado, mas agora está nos 2,6 trilhões.

Mesmo assim, as previsões dos analistas ficaram em torno dos 118 bilhões de dólares para a receita, já que a própria Apple havia alertado anteriormente que a falta de semicondutores poderia custar 6 bilhões de dólares em vendas à empresa.

Porém, dois fatores definiram seu trimestre de sucesso: o período de festas de fim de ano e os novos iPhone 13, Apple Watch Series 7, iPad Mini e Mac Pros.

Os maiores jogos para PC com lançamento em 2022 — primeiro trimestre

God of War
God of War será lançado para PC dia 14 de janeiro de 2022

O maior jogo de 2018 está de volta, mas, desta vez, para computadores, finalmente dando aos jogadores de PC a chance de entender por que God of War ficou tão popular. Nesta releitura da franquia histórica, os jogadores controlam Kratos mais uma vez, só que agora ele tem um filho e, em vez de ir atrás dos deuses do Olimpo, ele está de olho nos deuses e nas feras da mitologia nórdica.


Rainbow Six Extraction
Rainbow Six Extraction será lançado para PC dia 20 de janeiro de 2022

Já faz bastante tempo desde que a Ubisoft criou seu primeiro jogo baseado em um livro de Tom Clancy dos anos 90 sobre a Rainbow, codinome de uma unidade multinacional de contraterrorismo de alta tecnologia. Os livros de Rainbow Six inspiraram uma adorada franquia de jogos de tiro tático que, em sua maior parte, se manteve nos limites da realidade — até agora. Em Rainbow Six Extraction, os jogadores lutam contra parasitas alienígenas chamados Archaeans no que equivale a um jogo de tiro cooperativo tático. 

Strange Horticulture
Strange Horticulture será lançado para PC dia 21 de janeiro de 2022

Não me diga que você já jogou esse tipo de jogo antes? Em Strange Horticulture, você administra uma loja de plantas local e usa seu conhecimento oculto de horticultura para servir à comunidade e desvendar os acontecimentos e mistérios locais. Ah, e é um jogo de quebra-cabeça. Metade do charme de Strange Horticulture é sua jogabilidade, seu cenário e suas histórias incomuns. A outra metade é, bem, seu charme. Eu mencionei que o jogo permite que você faça carinho no seu gato?

Dying Light 2 Stay Human
Dying Light 2 Stay Human será lançado para PC dia 4 de fevereiro de 2022

Nesta sequência do jogo de sobrevivência com zumbis, ação e aventura de 2015, os jogadores são lançados no mundo aberto 20 anos após o Dying Light original. Embora os zumbis continuem sendo os principais antagonistas do título, os jogadores também terão que lidar com as muitas facções e assentamentos encontrados no enorme mapa aberto da Cidade. Um dos últimos assentamentos humanos, a Cidade está à beira do colapso e adivinha só? Cabe a você ajudar a salvar o que resta do mundo.

Total War: Warhammer III
Total War: Warhammer III será lançado para PC dia 17 de fevereiro de 2022

Misturando estratégia em tempo real com jogabilidade em turnos, Total War volta ao universo de Warhammer da Games Workshop para Total War: Warhammer III. Desta vez, os jogadores poderão escolher entre sete facções: Grand Cathay, Kislev, Khorne, Tzeentch, Nurgle, Slaanesh e, se você fizer a compra antecipada do jogo, Ogre Kingdoms. Warhammer III terá suporte on-line para modos de batalha personalizados.

ELEX II
ELEX II será lançado para PC dia 1° de março de 2022

Criado pela Piranha Bytes, mesma desenvolvedora de Gothic e Risen, ELEX II retorna ao mundo de "ciência e fantasia" de Magalan. Os jogadores controlam Jax, que deve viajar pelo amplo mundo aberto do jogo para reunir as diversas facções contra uma ameaça alienígena. É uma poderosa combinação de elementos de fantasia e tecnologia de ficção científica, em que você lutará com dragões enquanto voa pelo ar em uma mochila a jato e combaterá alienígenas usando arco e flecha. 


URL das fotos:

Pixel Notepad – smartphone dobrável da Google já tem preço (abaixo da concorrência)

Estamos a viver o início de uma nova era de smartphones que se transforma em tablets, dando uma maior produtividade aos utilizadores e uma versatilidade única na execução de algumas tarefas num dispositivo móvel. A Samsung continua a ter as melhores propostas de dobráveis para o mercado global, mas a Google poderá chegar para lutar por esse objetivo.

O novo dobrável da Google tem vindo a ser falado como um possível lançamento para breve e há mais informações, nomeadamente, relativas ao seu preço.


Segundo os mais recentes rumores, essa é uma informação que se parece confirmar. O preço do Pixel Notepad está a ser apontado para os 1400 dólares. Usando a referência dos Estados Unidos, porque o valor para a Europa terá que contar com outros custos adicionais, o Galaxy Z Fold 3 custa 1800 dólares.

Além disso, contas feitas, o smartphone Pixel 6 Pro custará menos 500 dólares que o modelo do Pixel dobrável. Esta diferença é menor do que aquela que a Samsung oferece entre o seu modelo mais caro de smartphone da linha Galaxy S e o do Z Fold, que é de 600 dólares.

Não se sabe ainda quando será lançado, no entanto, espera-se que a Google coloque o seu dobrável à venda nos Estados Unidos ainda na primavera. Para o mercado internacional, os consumidores terão que esperar até ao final do ano.

Imagem: https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/01/Google-Pixel-Notepad-720x405.jpg
Fonte (consultado a 26/01/2022): https://pplware.sapo.pt/gadgets/pixel-notepad-smartphone-dobravel-da-google-ja-tem-preco-abaixo-da-concorrencia/

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Messenger recebe criptografia ponta a ponta e aviso de prints

O Messenger anunciou nesta quinta-feira uma série de novidades de segurança e privacidade nos chats do aplicativo. Entre os novos recursos está a criptografia de ponta a ponta para todos os utilizadores. Além disso, a pessoa será avisada quando alguém fizer print de uma mensagem que esteja no modo "Conversa secreta" — recurso chamado "Modo temporário" no Direct do Instagram.

Antes, a criptografia de ponta a ponta era válida apenas para chats em grupo, incluindo chamadas de voz e vídeo. Com as novidades, o Facebook quer estender a segurança para todos os usuários da plataforma de mensagens.


Além das melhorias mencionadas acima, as conversas criptografadas também ganharam a opção de adicionar GIFs, adesivos e a "bandeja" de reações — já disponível em todas as conversas do Instagram.

Agora também será possível ver quando outras pessoas estão a escrever, seja em conversas em dupla ou em grupo, editar um vídeo diretamente no aplicativo antes de enviar para um amigo e encaminhar mensagens de um chat para outro. Para isso, bastar pressionar longamente a mensagem desejada, clicar em encaminhar e escolher as pessoas com quem você deseja compartilhar.


Fontes:





Steam: Promoção do Ano Novo Lunar tem jogos de PC com até 90% de desconto

A Steam deu início, nesta quinta-feira (27), à “Promoção do Ano Novo Lunar”, um saldão de descontos com jogos até 90% mais baratos. São centenas de games de PC com preços especiais, dentre eles Sekiro: Shadows Die Twice, Hollow Knight, The Witcher 3 e It Takes Two (vencedor do Melhor Jogo de 2021).

Os descontos podem ser aproveitados até 3 de fevereiro, às 19h . Dentre os títulos promocionais também estão Yakuza 0, Yakuza Kiwami e Yakuza Kiwami 2, que recentemente saíram do catálogo do Xbox Game Pass.

Veja, a seguir, a relação que o Voxel preparou com algumas das melhores ofertas. Para acessar o catálogo completo, acesse o site oficial.

Sekiro: Shadows Die Twice – GOTY Edition (50% de desconto);
Jump Force (90% de desconto);
New World (25% de desconto);
The Witcher 3 (80% de desconto);
Resident Evil Village (50% de desconto);
Hollow Knight (50% de desconto);
It Takews Two (50% de desconto);
Death Stranding (70% de desconto);
Inscryption (20% de desconto);
Call of Duty: Black Ops II (67% de desconto);
XCOM 2 (90% de desconto);
Amnesia: The Dark Descent (90% de desconto);
Yakuza 0 (75% de desconto);
Yakuza Kiwami (60% de desconto);
Yakuza Kiwami 2 (60% de desconto).


Ecrã tátil

O primeiro artigo descrevendo um ecrã tátil foi publicado por E.A. Johnson em 1965,[1] contudo a primeira implementação veio por uma tela transparente sensível ao toque criada pelos engenheiros do CERN Frank Beck e Bent Stumpe em 1973. O primeiro dispositivo multitoque foi desenvolvido pela Universidade de Toronto em 1982. O primeiro produto desenvolvido foi o computador HP-150 lançado em 1983. O primeiro aparelho telefônico com função de toque foi o IBM Simon de 1993. A tela sensível ao toque se popularizou principalmente através dos PDAs lançados na década de 1990 e do iPhone lançado em 2007.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecr%C3%A3_t%C3%A1til

Novo medicamento promete revolucionar tratamento para HIV

Pesquisadores da Califórnia, Estados Unidos, deram mais um passo no tratamento do HIV. Novos resultados de estudo mostraram que é possível eliminar totalmente o vírus do corpo de pacientes, até mesmo as cepas dormentes. A descoberta é uma promessa de cura.

A pesquisa ainda está em fase pré-clínica, e foi feita com camundongos. Os cientistas estão trabalhando no refinamento de uma técnica desenvolvida em 2017, e conseguiram resultados melhores que os anteriores.





O HIV foi o vírus responsável pela última pandemia que assolou o planeta. Surgida na década de 1980, a AIDS ainda hoje é um problema, principalmente em países africanos. Mas graças ao trabalho insistente de pesquisadores, já existe tratamento.

Com um coquetel de medicamentos, é possível manter o vírus sob controle, evitando que ele se reproduza no corpo e cause a AIDS. Mas os remédios disponíveis não matam todos os patógenos do organismo, apenas o suficiente para garantir qualidade de vida para o paciente, e impedir a transmissão.

Isso acontece porque o HIV é capaz de entrar em um estado de dormência no qual ele não é percebido pelos anticorpos fortalecidos pelos medicamentos. E se o paciente interrompe o tratamento, essa reserva de vírus é capaz de reinfectar rapidamente todo o corpo. Por isso, hoje, os portadores de HIV dependem do coquetel pelo resto da vida.

Chutar e matar

A técnica desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles contou com criatividade para encontrar uma alternativa de manobrar esse mecanismo de autoproteção do vírus.

Batizada por eles de "kick and kill" ("chutar e matar"), eles usam uma molécula que é capaz de acordar o vírus dormente — o chute, "kick" —, que fica vulnerável para a ação dos anticorpos — que o matarão, "kill".

Em 2017, a descoberta inicial havia sido publicada na revista PLOS Pathogens. Agora, na revista científica Nature Communications, uma versão refinada do tratamento foi anunciada. Na nova terapia são feitas injeções de células saudáveis que ajudam o combate do vírus.

Os resultados foram muito promissores e representam mais um avanço no tratamento do HIV. Na pesquisa, o vírus foi completamente eliminado de 40% dos roedores do experimento. Analisando o baço desses animais — esconderijo favorito do patógeno —, não encontraram nenhum invasor.

Jocely Kim, professora de medicina e autora do estudo, diz em nota emitida pela universidade que o próximo objetivo é refinar ainda mais a abordagem. Ela tem a ambição de eliminar o HIV em 100% dos camundongos testados.

“Também vamos mover essa pesquisa para estudos pré-clínicos em primatas não humanos com o objetivo final de testar a mesma abordagem em humanos”, afirma Kim.


Falha informática dificulta venda de medicamentos em farmácias

O serviço de receita eletrónica, que permite às farmácias acederem a prescrições de forma desmaterializada, esteve em baixo durante algumas horas durante esta segunda-feira.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) confirmaram ao JN que houve "intermitência no funcionamento de um sistema de informação que é usado por outros sistemas, designadamente o de suporte à dispensa de receitas" durante a tarde.

A situação já foi regularizada e estas "dificuldades estão totalmente ultrapassadas", confirmou fonte oficial do SPMS. Apesar da falha informática, foi possível, até às 19.30 horas, emitir mais de meio milhão de embalagens de medicamentos.


"Foi necessário reiniciar o sistema" devido a uma atualização, processo que demorou alguns minutos e deixou o sistema em baixo. Neste momento, o sistema informático encontra-se a "funcionar na perfeição", disse ainda fonte oficial do SPMS.

A falha foi absolutamente excecional, acrescentou, mas, como interfere com um sistema "com maior procura", acaba por ser mais sentido pelos utentes e farmácias.

Facebook, Instagram and WhatsApp users being duped by phishing campaign

Meta, the company formerly known as Facebook, is suing the criminal hackers who have been targeting its users.

The tech giant has filed a federal lawsuit in California that attempts to reveal records that will uncover the identities of the attackers.

The fraudsters have created more than 39,000 websites imitating Facebook, WhatsApp and Instagram. Those sites lure people into entering their usernames and passwords, thinking they are logging in to the legitimate sites.

In a statement, Meta’s director of platform enforcement and litigation, Jessica Romero, said that the lawsuit is “one more step in our ongoing efforts to protect people’s safety and privacy, send a clear message to those trying to abuse our platform, and increase accountability of those who abuse technology”.

She added: “We will also continue to collaborate with online hosting and service providers to identify and disrupt phishing attacks as they occur. We proactively block and report instances of abuse to the hosting and security community, domain name registrars, privacy/proxy services, and others. And Meta blocks and shares phishing URLs so other platforms can also block them.”

Chegou o iOS 15.3 para os utilizadores do iPhone.

Depois da Apple ter lançado na semana passado a versão RC para os programadores, hoje o iOS 15.3 para todos os utilizadores.

Esta nova versão tem como missão corrigir alguns bugs, trazer mais desempenho ao sistema operativo e aprimoramentos de segurança. Além disso, a empresa lançou também o iPadOS 15.3 para o iPad, e o watchOS 8.4 para está sendo lançado para o Apple Watch.


Com as atualizações de software para iPhone, iPad, Mac, Apple Watch, entre outros, chegaram várias correções para certos problemas de segurança reportado anteriormente e que já ficam assim corrigidos. O iOS 15.3 corrige especificamente 10 bugs de segurança notáveis, desde o problema com a fuga de informação que existia no Safari até uma falha que pode conceder privilégios de root a aplicações maliciosas, além de outras igualmente importantes.

Imagem: https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/01/ios15_3_final01-720x405.jpg
Fonte: (consultado em 27/1/2022): https://pplware.sapo.pt/apple/chegou-o-ios-15-3-para-os-utilizadores-do-iphone-o-que-ha-de-novo/

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

7 tecnologias que as empresas devem ter em atenção em 2022

Inteligência Artificial (IA) generativa, hiperautomação ou blockchain fazem parte de um conjunto de tendências tecnológicas estrategicamente críticas que as empresas devem ter em atenção ao longo deste ano.

  1. IA generativa
    A chamada IA generativa refere-se a algoritmos de Inteligência Artificial que aprendem sozinhos a criar novos conteúdos semelhantes ao original, a partir de conteúdos existentes como texto, áudio ou imagem. A Gartner estima que a tecnologia possa progredir rapidamente, passando a representar 10% de todos os dados produzidos até 2025, face a menos de 1% atualmente. Apesar de ser ainda emergente, já está a ser aplicada com finalidades distintas, desde a proteção de identidade, à criação de imagens de alta resolução a partir de imagens de baixa resolução, passando pela transformação de voz gerada por computador em voz “humana” ou, na área da saúde, pela renderização de membros protéticos, moléculas orgânicas e outros itens, criados do zero através de impressão 3D, CRISPR e outras tecnologias, ou para a identificação precoce de potencial maligno, com vista a originar planos de tratamento mais eficazes.
  2. Hiperautomação
    A Gartner define a hiperautomação como uma abordagem orientada para identificar, examinar e automatizar rapidamente o maior número possível de processos de negócios e Tecnologias de Informação (TI). Com a ajuda da Inteligência Artificial, do Machine Learning e da robótica, a hiperautomação acelera a possibilidade de eliminar tarefas manuais e burocráticas, minimizar erros e aumentar a produtividade das empresas.
  3. Encriptação homomórfica
    Tecnologias como a encriptação homomórfica (FHE - Fully Homomorphic Encryption em inglês) ou a privacidade diferencial prometem simplificar a mecânica da partilha de dados, ao mesmo tempo que ajudam a manter a informação dos indivíduos segura e anónima. Tal possibilita que dados confidenciais armazenados, até agora, em servidores espalhados pelo mundo, devido a questões de privacidade ou regulamentares, possam começar a gerar valor entre as empresas na forma de novos modelos e oportunidades de negócio, acredita a Deloitte. Durante os próximos 18 a 24 meses, a consultora prevê que mais empresas explorem novas possibilidades de partilha segura e integrada de dados, ajudando a monetizar os seus próprios ativos.
  4. Plataformas cloud native
    A adoção de plataformas cloud native vai permitir às empresas dar um salto na disponibilização de recursos digitais “em qualquer altura e em qualquer lugar”, com maior rapidez de retorno do investimento e custos mais reduzidos. A Gartner defende que esta estratégia será diferenciadora e prevê que as plataformas cloud native (CNP, na sigla original) estejam na base de mais de 95% das novas iniciativas digitais até 2025, em comparação com menos de 40% em 2021.Ao optarem por uma lógica de desenvolvimento nativa para a cloud, as organizações beneficiam das vantagens da computação distribuída, adotando aplicações mais resilientes, flexíveis e ágeis, que permitem uma resposta rápida das empresas às exigências de negócio, em constante mudança. A estratégia ajusta-se a todas as áreas onde é necessário desenvolver aplicações, desde serviços ao cliente a processos internos e ferramentas de suporte ao negócio.
  5. Blockchain
    De acordo com a Deloitte, o impacto do blockchain parece estar apenas no início. A consultora considera que os avanços técnicos e a regulamentação ajudaram a impulsionar a adoção do blockchain além dos serviços financeiros. O amadurecimento desta tecnologia e de outras relacionadas permitiu progressos no suporte à interoperabilidade, escalabilidade e segurança e tem contribuído para mudar a natureza dos negócios, ajudando as empresas a repensarem a criação e gestão de identidade, dados, marca, publicidade, contratos, cadeias de abastecimento, certificações profissionais ou direitos de autor, entre outros ativos tangíveis e digitais. Acredita-se que o blockchain possa inaugurar uma era de verdadeira transparência nas transações comerciais, um elemento cada vez mais relevante com o crescimento dos pagamentos digitais.
  6. Smart spaces
    Os smart spaces são definidos pela Gartner como ambientes físicos ou digitais em que humanos e sistemas tecnológicos interagem em ecossistemas cada vez mais abertos, conectados, coordenados e inteligentes. A definição abrange conceitos como smart cities, espaços de trabalho digitais ou ambientes digitais. A consultora defende que estes espaços estão a mudar a forma como as pessoas interagem entre si e influenciam os sistemas de apoio à decisão em várias áreas e acredita que à medida que as empresas perceberem a capacidade destes espaços incorporarem sistemas legacy juntamente com novas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT na sigla original), haverá mais oportunidades de integração de soluções mais conectadas e inteligentes em novos ambientes.
  7. Metaverso
    Embora o metaverso ainda tenha um longo percurso pela frente para estar estabelecido no mercado, merece a menção da Gartner como uma tecnologia a ter em atenção nos próximos tempos. Para a consultora, este ambiente digital imersivo vai permitir disponibilizar conteúdos digitais persistentes, descentralizados, colaborativos e interoperáveis que se cruzam com os conteúdos físicos em tempo real e alargam a capacidade de computação numa magnitude muito maior do que a disponível hoje em dia, alterando a forma como indivíduos e empresas interagem entre si e com o