Instituto alemão está a desenvolver sistema que utiliza inteligência artificial para permitir que os sinais luminosos funcionem de forma preditiva.
Como? Recorrendo a uma série de câmaras com Inteligência Artificial (Inteligência Artificial) que têm a capacidade de ver centenas de objetos em várias vias. O cérebro do sistema pode ajustar, em tempo real, os semáforos de acordo com a quantidade de veículos nas filas, a velocidade média e até com as condições meteorológicas. Tudo para otimizar o fluxo de tráfego, mas que irá ajudar também a reduzir a contaminação e o ruído gerado.
Introduzidos na cidade chinesa de Shenzhen já em 2017, os semáforos com Inteligência Artificial conseguiram reduzir em 8% os congestionamentos de tráfego e aumentar a velocidade de circulação do trânsito em 15%. Números que interessam ao Instituto Fraunhofer, que está a testar tecnologia semelhante na Europa.
O projeto ‘KI4LSA’, apoiado pelo Ministério Federal Alemão dos Transportes e Infraestruturas Digitais, utiliza inteligência artificial para permitir que os sinais luminosos funcionem de forma preditiva.
Os dispositivos para serem instalados nalgumas das mais congestionadas são capazes de perceber o volume de tráfego a cada instante e, em função disso, abrir a luz verde ou fechar a passagem para os veículos num determinado sentido para tornar o tráfego mais fluído.
A plataforma tecnológica quer, assim, acabar com os longos tempos de espera em cruzamentos que os condutores enfrentam, mesmo que nenhuma viatura estiver a cruzar a intersecção.
Os testes finalizam este verão, na cidade alemã de Lemgo.
“Usámos um cruzamento em Lemgo para construir uma simulação realista e testar a IA em inúmeras interações dentro deste modelo. Antes de executar a simulação, adicionamos ao modelo o volume de tráfego medido durante a hora de ponta, e que permite ao sistema trabalhar com dados reais”, explicam.
No instituto alemão também está a ser iniciado um projeto de sistemas para peões, visando reduzir o tempo de espera e melhorar as condições de segurança para os utilizadores. A proposta é usar sensores LiDAR de alta resolução para automatizar o processo e ajustar e incrementar automaticamente os tempos de cruzamento de acordo com as necessidades dos peões a cada momento.
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