Blog tecnológico mantido pelos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas (12º Ano) da Escola Secundaria José Gomes Ferreira em Lisboa.
sábado, 27 de março de 2021
Crack Hashes explicação (John The Ripper)
Hashes o que torna-os seguros? (John the Ripper )
Hashes Introdução (John the Ripper)
sexta-feira, 26 de março de 2021
[IDS] GPS: O que é?
[IDS] C#.NET: Tipos genéricos
[IDS] JSON: O que é?
AdWare: Fireball
O Fireball foi notícia em 2017, quando um estudo encomendado por uma companhia de software israelita descobriu que mais de 250 milhões
de computadores e um quinto das redes empresariais em todo o mundo estavam infetadas por este adware.
Ainda não há provas que este adware faça mais do que sequestrar o browser e inundá-lo com anúncios. Todavia, a preocupação dos especialistas está na possibilidade de a Rafotech decidir lançar um ciberataque usando o Fireball, o que traria consequências devastadoras, tendo apenas em conta o número de sistemas infetados em todo o mundo.
link(https://softwarelab.org/pt/adware/)
Node.Js - aulas youtube
Confira o vídeo da primeira aula do curso de introdução ao JavaScript:
Node.js
Com uma playlist completa de 26 vídeos, o curso de introdução ao Node.js aborda aspectos que os usuários precisam saber para utilizar a plataforma, como servidores da web, microsserviços, interfaces da web e drivers para acesso a banco de dados
Aspire Global nomeia novo Chefe de Tecnologia
O executivo começou sua carreira como desenvolvedor de software na Adobe da Índia e ingressou na NetEnt em 2009. Na NetEnt, ele participou de alguns dos principais desenvolvimentos e arquitetou a plataforma de agregação de conteúdo e o produto de cassino ao vivo, bem como partes importantes da plataforma de cassino da NetEnt. Ele também montou e dirigiu o Centro de Desenvolvimento da NetEnt na Índia. Aditya Bhushan foi nomeado CTO em 2020.
Tsachi Maimon, CEO da Aspire Global, disse: “A tecnologia está no centro do nosso negócio. Ter tecnologia de ponta é um pré-requisito para nosso sucesso contínuo. Estou muito feliz em dar as boas-vindas a Aditya Bhushan na Aspire Global, que trará com ele uma experiência significativa na produção de jogos de caça-níqueis eminentes e plataformas de cassino.”
“Ele será fundamental na estruturação de uma organização de tecnologia ágil e escalável em várias jurisdições em todo o mundo, bem como no desenvolvimento das ofertas líderes da Aspire Global para operadoras de iGaming”, acrescentou Maimon.
Aditya Bhushan comentou: “Estou emocionado por ingressar na Aspire Global, que se estabeleceu como uma das empresas mais interessantes na indústria de iGaming. A empresa tem executado consistentemente sua estratégia de crescimento e recentemente fez aquisições estrategicamente importantes que posicionam a Aspire Global como um fornecedor líder de iGaming. Estou feliz por me juntar à Aspire Global e desempenhar um papel na concretização da visão de nos tornar o fornecedor líder mundial de iGaming.”
Aditya Bhushan é bacharel em Física pela Universidade de Delhi e mestre em software. Ele assume o cargo a partir de 1º de julho de 2021.
Epic Games compra empresa de software de captura de ambientes 3D
MOTORES DE JOGO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE MERCADO INCLUI TOPO PAÍSES FIGURAS, O CRESCIMENTO DO NEGÓCIO, TAMANHO DO MERCADO, ANÁLISE SWOT, OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO, APLICAÇÕES, TENDÊNCIAS E PREVISÃO ATÉ 2024
python-vs-javascript
Como escrever comentários em Python e JavaScript
Os comentários são muito importantes para escrever um código limpo e legível. Vamos ver como você pode usá-los em Python e JavaScript:
Comentários de linha única
- Em Python , usamos uma hashtag (
#
) para escrever um comentário. Todos os caracteres na mesma linha após este símbolo são considerados parte do comentário. - Em JavaScript , escrevemos duas barras (
//
) para iniciar um comentário de uma única linha.
#
) para escrever um comentário. Todos os caracteres na mesma linha após este símbolo são considerados parte do comentário.//
) para iniciar um comentário de uma única linha.Este é um exemplo gráfico:
Em Python:
# Comment
Em JavaScript:
// Comment
Comentários multilinhas
- Em Python , para escrever um comentário de várias linhas, iniciamos cada linha com uma hashtag.
- Em JavaScript , os comentários de várias linhas começam com a
/*
e terminam com a */
. Todos os caracteres entre esses símbolos são considerados parte do comentário.
/*
e terminam com a */
. Todos os caracteres entre esses símbolos são considerados parte do comentário.Em Python:
# Multi-line comment
# in Python to explain
# the code in detail.
Em JavaScript:
/*
Multi-line comment
in JavaScript to explain
the code in detail.
*/
Estruturas de dados integradas em Python e JavaScript
As estruturas de dados integradas em Python e JavaScript também têm diferenças importantes.
Tuplas
- Em Python , temos uma estrutura de dados embutida chamada tupla que é muito semelhante a uma lista, mas imutável. Portanto, não pode ser alterado durante a execução do programa, por isso é usado para armazenar dados que não devem ser modificados.
- Em JavaScript , não existe uma estrutura de dados embutida com essas características. Embora você possa implementar uma estrutura de dados semelhante com certos recursos da linguagem.
Listas vs. Matrizes
- Em Python, as listas são usadas para armazenar uma sequência de valores na mesma estrutura de dados. Eles podem ser modificados, indexados, divididos e usados no programa.
- Em JavaScript , uma versão equivalente dessa estrutura de dados é chamada de array .
Isto é um exemplo:
Tabelas de hash
- Em Python , há uma estrutura de dados interna chamada dicionário que nos ajuda a mapear certos valores para outros valores e criar pares de chave-valor. Isso funciona como uma tabela hash.
- JavaScript não tem esse tipo de estrutura de dados embutida, mas existem certas maneiras de reproduzir sua funcionalidade com certos elementos da linguagem.
python-vs-javascript
Como definir constantes em JavaScript
Em contraste, em JavaScript, podemos definir constantes que não podem ser alteradas no programa e o identificador de variável não pode ser reatribuído.
Mas isso não significa que o valor em si não possa ser alterado.
De acordo com o artigo const
no MDN Web Docs :
A const
declaração cria uma referência somente leitura para um valor. Isso não significa que o valor que ele contém seja imutável - apenas que o identificador da variável não pode ser reatribuído. Por exemplo, no caso em que o conteúdo é um objeto, isso significa que o conteúdo do objeto (por exemplo, suas propriedades) pode ser alterado.
Para definir uma constante em JavaScript, adicionamos a palavra-chave const
antes do nome da variável:
const TAX_RATE_PERCENTAGE = 32;
Se tentarmos alterar o valor da constante, veremos este erro:
Portanto, o valor não pode ser alterado.
💡 Dica: Para executar e testar pequenos trechos de código JavaScript, você pode usar o console nas Ferramentas de desenvolvedor do Chrome .
Tipos de dados e valores em Python e JavaScript
Vamos ver as principais diferenças entre os tipos de dados Python e JavaScript.
Tipos de dados numéricos
Python tem três tipos numéricos para nos ajudar a realizar cálculos precisos para fins científicos. Esses tipos numéricos incluem: int
(inteiros), float
(números de ponto flutuante) e complex
. Cada um deles tem suas próprias propriedades, características e aplicações.
Em contraste, o JavaScript tem apenas dois tipos numéricos: Number
e BigInt
. Números inteiros e números de ponto flutuante são considerados do tipo Number
.
De acordo com o artigo Number in MDN Web Docs:
Um literal de número, como37
no código JavaScript, é um valor de ponto flutuante, não um número inteiro. Não existe um tipo de número inteiro separado no uso diário comum. (JavaScript agora tem um tipo BigInt , mas não foi projetado para substituir Number para uso diário.37
Ainda é um número, não um BigInt.)
python-vs-javascript
Convenções de nomenclatura de variáveis em Python e JavaScript
Python e JavaScript seguem duas convenções de nomenclatura de variáveis diferentes.
Como nomear variáveis em Python
Em Python, devemos usar o snake_case
estilo de nomenclatura.
De acordo com o Python Style Guide :
Os nomes das variáveis seguem a mesma convenção dos nomes das funções.
Os nomes das funções devem estar em letras minúsculas, com palavras separadas por sublinhados conforme necessário para melhorar a legibilidade.
Portanto, um nome de variável típico em Python seria assim:
first_name
💡 Dica: O guia de estilo também menciona que " mixedCase
é permitido apenas em contextos onde esse já é o estilo predominante, para manter a compatibilidade com versões anteriores."
Como nomear variáveis em JavaScript
Em contraste, devemos usar o lowerCamelCase
estilo de nomenclatura em JavaScript. O nome começa com uma letra minúscula e cada palavra nova começa com uma letra maiúscula.
De acordo com o artigo de diretrizes de JavaScript do MDN Web Docs:
Para nomes de variáveis, use lowerCamelCasing e, quando apropriado, nomes concisos, legíveis e semânticos.
Portanto, um nome de variável típico em JavaScript deve ser assim:
firstName
Constantes em Python e JavaScript
Excelente. Agora que você sabe mais sobre variáveis, vamos falar um pouco sobre constantes. Constantes são valores que não podem ser alterados durante a execução do programa.
Como definir constantes em Python
Em Python, contamos com convenções de nomenclatura para definir constantes porque não há regras rígidas na linguagem para evitar alterações em seus valores.
De acordo com o Python Style Guide :
As constantes são geralmente definidas em um nível de módulo e escritas em letras maiúsculas com sublinhados separando as palavras .
Este é o estilo de nomenclatura que devemos usar para definir uma constante em Python:
CONSTANT_NAME
Por exemplo:
TAX_RATE_PERCENTAGE = 32
💡 Dica: Isso serve como um aviso vermelho para nós e para outros desenvolvedores, indicando que este valor não deve ser modificado no programa. Mas, tecnicamente, o valor ainda pode ser modificado.