r engenheiros da UC”.
Blog tecnológico mantido pelos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas (12º Ano) da Escola Secundaria José Gomes Ferreira em Lisboa.
sábado, 10 de abril de 2021
Telehealth Drone Brings Healthcare to Your Living Room
r engenheiros da UC”.
Skyfire Unboxes and Reviews the DJI/FLIR Zenmuse XT
Google revela datas da Google I/O.
Android agora grava chamadas de números desconhecidos automaticamente
sexta-feira, 9 de abril de 2021
SAAB e Varjo levam a realidade virtual para os simuladores de voo
"O trabalho com a empresa sempre ocorreu com tranquilidade e objetividade. Sabemos das necessidades dos dois lados e como solucionar os problemas tecnológicos em comum. São duas empresas com culturas semelhantes, que priorizam a inovação e estão sempre abertas a discutir sobre tudo", comenta Seppo Aaltonen, diretor Comercial da Varjo, sobre a colaboração.
Durante o treinamento, é necessário que os pilotos consigam ler, vejam até os menores detalhes e tenham a sensação de estarem a voar no mundo real. Até o momento, era necessário lançar mão de simuladores em formato de caverna ou cúpula para criar uma experiência em realidade virtual que proporcionasse o máximo de imersão possível para os pilotos.
Contudo, esses equipamentos são grandes, caros e a construção dos sistemas de exibição demanda muito trabalho, além de dificultar a sua movimentação. Já os simuladores tradicionais em formato de cúpula têm uma tela plana e a visualização em 3D só acontece por meio do uso de óculos especiais.
Os headsets de realidade virtual da Varjo contam com telas separadas para cada olho e, assim, já têm o recurso 3D integrado. Isso porque o display biônico da Varjo baseia-se no funcionamento do olho humano, que vê em resolução ultra alta tudo o que está no centro do campo de visão e em resolução mais baixa o que se encontra em regiões periféricas, o que proporciona uma experiência em realidade virtual totalmente natural e de desempenho suave.
Esse resultado é alcançado com a projeção de padrões na superfície dos olhos com LEDs infravermelhos monitorados por pequenas câmeras, permitindo que a resolução se adapte aos movimentos dos olhos.
Assim, é possível alcançar resolução de olho humano sem o uso de supercomputadores para identificar para que ponto o olho humano está a olhar em um determinado momento, uma vez que a potência máxima de computação está sempre direcionada ao ponto atual.
PT07 - Iniciação ao Javascript
Iniciamos a PT07. Que junta o HTML, Javascript e CSS.
O que é o Javascript?
Definição de alto nível
HTML é a linguagem de marcação que nós usamos para estruturar e dar significado para o nosso conteúdo web. Por exemplo, definindo parágrafos, cabeçalhos, tabelas de conteúdo, ou inserindo imagens e vídeos na página.
JavaScript é uma linguagem de programação que permite a você criar conteúdo que se atualiza dinamicamente, controlar múltimídias, imagens animadas, e tudo o mais que há de intessante. Ok, não tudo, mas é maravilhoso o que você pode efetuar com algumas linhas de código JavaScript.
<p>Jogador 1: Chris</p>
Jogador 1: Chris
Nós podemos adicionar um pouco de CSS na mistura, para deixar nosso parágrafo um pouco mais atraente:
p {
font-family: 'helvetica neue', helvetica, sans-serif;
letter-spacing: 1px;
text-transform: uppercase;
text-align: center;
border: 2px solid rgba(0,0,200,0.6);
background: rgba(0,0,200,0.3);
color: rgba(0,0,200,0.6);
box-shadow: 1px 1px 2px rgba(0,0,200,0.4);
border-radius: 10px;
padding: 3px 10px;
display: inline-block;
cursor:pointer;
}
E finalmente, nós podemos adicionar JavaScript para implementar um comportamento dinâmico:
const para = document.querySelector('p');
para.addEventListener('click', atualizarNome);
function atualizarNome() {
var nome = prompt('Insira um novo nome');
para.textContent = 'Jogador 1: ' + nome;
}
Momentos estáticos e Jogo Corrido no Rugby
quinta-feira, 8 de abril de 2021
Porjeto para tratar dores crónicas com RV
Até 50% da população do Reino Unido sofre de dores crônicas. Por isso, um grupo de pesquisadores da Universidade de East Anglia (UEA) está a desenvolver um projeto para descobrir se a realidade virtual pode ajudar no tratamento e alívio das dores causadas por diversos fatores e doenças.
O projeto futurístico usará uma tecnologia fornecida por um fone de ouvido de VR (Virtual Reality)– fones usados em jogos de realidade virtual – que funcionará como uma ” interface cérebro-computador “, onde as pessoas serão ensinadas a controlar os elementos do jogo usando apenas o poder da mente.
Para o Dr. Jordan Tsigarides, da Escola de Medicina de Norwich da UEA e médico de reumatologia do Norfolk and Norwich University Hospital, a realidade virtual oferece uma experiência imersiva e interativa aos usuários e, muitas vezes, transformadora, já que ativa e impulsiona diversos sinais no cérebro.
[PT06] Ensinar programação 101: Apresentação
- Sistemas e redes
- Web App e Web API
- Code quality
[IDS] ngrok: O que é?
O futuro da tecnologia no desporto.
[IDS] nginx: O que é?
Tecnologias e sistemas de informação no desporto.
AdWare: DollarRevenue
quarta-feira, 7 de abril de 2021
Como a automação salva vidas de forma despercebida
terça-feira, 6 de abril de 2021
A primeira "maquina" a vapor, é mais antiga do que o esperado.
Microsoft revela desenvolvimento de jogos para TV com Xbox Game Pass (PARTE 2/2)
Entre os próximos passos são mencionadas outras mudanças importantes, como:
- Mais opções de assinaturas para ser acessível à mais países com realidades financeiras diferentes;
- Negociações com provedores para criação de projetos similares ao Xbox All Access, com mensalidade baixa para aquisição de um Xbox com Game Pass;
- Desenvolvimento de um aparelho próprio do Xbox para jogos na nuvem;
- Xbox Game Pass Ultimate em 2021 chegará com opção de jogos na nuvem no Brasil, assim como no México, Japão e Austrália;
- Jogar na nuvem via navegador estará disponível em semanas para todos os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate, acessível por meio do Google Chrome, Edge e Safari;
- Final das etapas de atualização dos datacenters da Microsoft, melhorando a experiência no Xbox Series X.
Microsoft revela desenvolvimento de jogos para TV com Xbox Game Pass (PARTE 1/2)
A Microsoft revelou as próximas etapas do projeto Xbox Game Pass dias antes da conferência da E3 2021, em que a empresa busca trazer os jogos para todas as plataformas possíveis e mencionam estar produzindo, em conjunto com fabricantes de TV, uma forma de trazer os games direto para as televisões, com a necessidade apenas de um controle.
Em postagem oficial, é revelado que o projeto de desenvolvimento do Xbox Game Pass busca aproximar cada vez mais os jogadores dos games, além de alguns dados sobre o sucesso do Game Pass, como:
- Pessoas com o Xbox Game Pass jogam 30% mais gêneros diferentes de games e jogam 40% mais, além de testarem 90% mais títulos diferentes que não teriam jogado antes;
- Empresas parceiras encontram 8x mais engajamento após seus games entrarem no Game Pass.
AdWare: Appearch
Além de anúncios, por vezes o Appearch mostra uma mensagem a informar o utilizador que o website que este deseja visitar tem acesso limitado. De seguida, pede-lhe para subscrever certas notificações para obter acesso. Se o utilizador clicar em “Permitir”, começará a ver pop-ups no ecrã mesmo com o browser fechado. Uma vez subscritas, o programa reescreve as configurações do browser, tornando impossível cancelá-las.