Aqui está o link para o vídeo no Youtube: https://youtu.be/yMEOcTuBAL8
Trabalho realizado por:
André Costa nº 2
Daniel Serrano nº 10
Aqui se encontra o produto final da entrevista sobre o jogo pong, no âmbito do trabalho PT07 realizado por:
-António Campaniço
-Maria Inês Sousa
-Miguel Dionísio
-Ricardo Pereira
Para esta última Proposta de Trabalho, eu entrevistei o Fábio, o programador famoso, sobre o jogo Peg.
Após as filmagens e a edição do vídeo, aqui está o produto final.
No âmbito do PT07: Entrevista a um Programador Famoso, entrevistámos os criadores do jogo "Brick Destroyer". Grupo: 12º4ª - António Lourenço nº3 - Luís Catarino nº18 - Rodrigo Valério nº25 - Samuel Vaz nº 26
Grupo: - Maria Inês Sousa, nº20 - Miguel Dionísio, nº22 - Ricardo Pereira, nº24 - António Campaniço, nº29 12º4ª No nosso trabalho decidimos fazer uma entrevista ao criador do jogo Pong e ao melhor jogador português.
Neste período o nosso TPC foi tornar o perfil que fizemos no 1º período em multimédia. Para isso criei uma página usando HTML dizendo as minhas informações e fiz uma pequena montagem usando o Photoshop. No Photoshop foquei-me apenas num aspecto do meu perfil, o meu "passatempo" preferido, o meu coro.
No âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas eu e o Pedro Fonseca realizámos um projeto que consistia na realização de uma entrevista a um programador. Aqui em baixo deixo o link do mesmo.
Na proposta de trabalho 07, em pares, teve de se encenar uma entrevista a um programador famoso, editando as filmagens com recurso ao Adobe Premiere Pro. O meu par era composto por mim, Miguel Pinto, e pelo Tomás Feith, ambos da turma 12.2. O video no Youtube é o seguinte:
Este período só tivemos uma proposta de trabalho do PT Geral 02. Era suposto desenvolvermos, como mini projeto, uma Timeline sobre nós e eu já conclui a minha!
Estou bastante feliz com o produto final e foi um trabalho que eu gostei muito de desenvolver, até porque tive a oportunidade de encontrar fotos que nem sabia que os meus pais tinham. Realizei tudo no Sutori e recomendo a quem quiser alguma vez criar uma Timeline sobre os mais variados assuntos. Se quiseres ver como ficou clica aqui. No meu portefólio também podes encontrar uma pequena memória descritiva sobre este trabalho.
Grupo composto por :
João Madeira nº 14
Pedro Fonseca nº 21
Fizemos este vídeo no âmbito da disciplina de API, cumprindo o pedido da proposta de trabalho 7.
Neste vídeo tínhamos a intenção de simular uma entrevista a um programador famoso, que iria explicar o funcionamento de um jogo escolhido pelo nosso grupo.
Nesta ultima Proposta de Trabalho, PT07, foi-nos pedido para simular uma entrevista a um programador famoso e editar os brutos de gravação de modo a produzir um video no programa Adobe Premiere Pro. Aqui encontra-se o nosso produto final!:
Partilhe a sua visão com Storyboards criativos feitos no Canva
Crie um storyboard totalmente personalizado
Altere as imagens. Faça upload das suas próprias imagens ou escolha a partir da nossa base de dados de imagens com mais de 1 milhão de fotos, imagens e ilustrações.
Selecione os tipos de letra. Escolha entre mais de 130 tipos de letra.
Modifique o fundo. Escolha um fundo na nossa biblioteca ou selecione a sua imagem preferida.
Altere as cores. Escolha as cores do seu texto e das caixas de texto para dar um toque especial.
Personalize o seu storyboard de acordo com a finalidade
Os storyboards são essenciais para a produção de vídeo e com o Canva não precisa de um orçamento para contratar designers que criem esse material. A ideia de criar um storyboard deixa-o apreensivo? Não se sinta assim! O Canva oferece várias opções de templates prontos a usar.
O seu vídeo e a história que quer contar são únicos, pelo que é importante poder personalizar o storyboard como desejar. Inclua títulos, subtítulos e corpo de texto com apenas um clique. Depois, escolha o tipo e a cor da letra. Alguma coisa importante tem de ficar em destaque? Utilize o negrito, itálico ou sublinhado para chamar a atenção.
Combine imagens e texto para contar a sua história
Transmita as suas ideias com eficácia usando imagens e ilustrações para dar corpo à sua história. O Canva tem uma biblioteca enorme com mais de 1 milhão de imagens profissionais. Se preferir ilustrar pessoalmente os seus conceitos, basta desenhar as cenas e fazer o upload da sua arte diretamente para o Canva. Depois, arraste e solte simplesmente os seus desenhos para cada cena do storyboard. Tão simples como isto.
Não se esqueça de que os vídeos são uma combinação de elementos visuais e de áudio. Adicione o roteiro ou os efeitos sonoros abaixo de cada imagem. Quando não houver diálogos nem músicas, pode incluir notas a explicar o que está a acontecer para deixar as cenas ainda mais claras.
Use grelhas e quadros para organizar as cenas
As grelhas são a base dos nossos templates de storyboard. Os nossos designers profissionais usam grelhas de design para organizar melhor as imagens e as transições entre cenas. Para começar, arraste qualquer foto para uma grelha que nós tratamos de ajustá-la. Quer mudar a foto de sítio? Sem problema! Clique duas vezes na imagem e faça os ajustes necessários. As grelhas são bastante versáteis e permitem criar camadas de elementos de design. Experimente adicionar texto em quadros específicos ou entre os quadros. Até pode adicionar balões de diálogo se quiser mostrar um diálogo.
É fácil trabalhar em equipa
Às vezes, as melhores ideias surgem em grupo, portanto, se estiver a coordenar um projeto ou a trabalhar em equipa, basta clicar no botão “Partilhar” para colaborar. Fez os desenhos e outra pessoa fez o roteiro? Por que não partilhar o design do storyboard e obter ajuda? Pode partilhar diretamente o URL para conceder acesso de edição em segundos. Quando terminar o design, envie o storyboard por e-mail à equipa ou faça o download em formato PDF pronto para imprimir.
O meu grupo na proposta de trabalho PT07 é composto por:
Miguel Dionísio (Eu) nº22 12º4ª
Ricardo Pereira nº24 12º4ª
Maria Inês Sousa nº20 12º4ª
António Campaniço nº29 12º4ª
A nossa entrevista tem como convidado o programador do jogo Allan Alcorn e lá aprendemos um pouco sobre ele. Deixo aqui em seguida o nosso video:
Há muito tempo, que bandas e artistas lançam videoclips usando técnicas de animação para ilustrar suas músicas, o primeiro videoclip de uma música a usar computação gráfica, por exemplo, foi "Money Is For Nothing", dos veteranos do Dire Straits. De acordo com entrevista de arquivo da banda, o grupo não gostou da ideia de fazer propaganda pra MTV com um vídeoclip gráfico, mas a produção insistiu e eles aceitaram. O resultado é o primeiro clip com humanos animados por computação gráfica, além de diversos efeitos coloridos usados em conjunto com uma apresentação ao vivo.
Anos depois, foi a vez do sucesso de "Do The Evolution", dos Pearl Jam, que supriu a necessidade da banda de gravar clips, coisa que Eddie Vedder já dizia não gostar de fazer. O clip usa ilustração como base e mostra como seria o fim do mundo e a evolução humana, acompanhando a letra criada pela banda grunge, e recebeu o prêmio de Melhor Videoclip do ano do Grammy. O responsável pela criação Todd MacFarlane, criador da revista de banda desenhada "Spawn - Soldado do Inferno" voltou fazer sucesso com a banda Korn em 99, com a gravação de "Freak On a Leash"
Já "Strawberry Swing", dos Coldplay, opta por transformar Chris Martin num super-herói, usando a técnica do stop-motion. O clip foi gravado de cima, com o artista fazendo as poses deitado num fundo ilustrado.
Mais recentemente, bandas, como, os americanos Queens of The Stone Age, que lançou o segundo clip de seu novo álbum, "I Appear Missing", usa desenhos macabros e sangrentos do artista britânico Boneface.
Outra banda que muito sucesso faz graças aos seus videoclips são os Gorillaz:
"Clint Eastwood"
"On Melancholy Hill"
"Dirty Harry"
Tal como estes referidos, muitas outras bandas já utilizaram efeitos de animação e stop motion nos seus videoclips, tais como:
Nesta última PT, a PT07, tínhamos como tarefa, em pares, simular uma entrevista a um programador famoso, editando as filmagens com recurso ao Adobe Premiere Pro. O nosso par era composto por mim, Tomás Feith e pelo Miguel Pinto, ambos elementos da turma 12.2. E aqui encontra-se o vídeo criado.
A associação de defesa do consumidor quer garantir que os portugueses com conta na rede social criada por Mark Zuckerberg sejam compensados pelo uso massivo e indevido dos seus dados, no seguimento do caso Cambridge Analytica.
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) anunciou esta quarta-feira que vai avançar com uma ação em tribunal contra o Facebook para garantir que os portugueses com conta naquela rede social sejam indemnizados pelo uso indevido de dados. "Vamos avançar com uma ação em tribunal contra o Facebook. O nosso objectivo é garantir que os portugueses com conta naquela rede social sejam indemnizados pelo uso massivo e indevido dos seus dados", avança a Deco em comunicado, citado pela Lusa.
A Deco sublinha que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, prometeu às associações de consumidores de Portugal, Brasil, Bélgica, Espanha e Itália que iria avaliar a atribuição de uma compensação às pessoas cujos dados tenham sido abusivamente utilizados por outras aplicações que operam na rede social. "Até agora não recebemos uma proposta, pelo que vamos avançar para tribunal", afirma a associação.
Segundo os cálculos da associação, apoiada pela Universidade de Madrid, um consumidor que esteja registado no Facebook desde 2010 poderá ter direito a 200 euros de indemnização. O resultado da conta dependerá do ano em que a conta foi criada.
Google e LG estão a desenvolver uns óculos que prometem subir a realidade virtual. Trata-se de uns óculos com ecrã OLED de 18 megapíxeis, com 1.443 ppi, uma taxa de atualização de 120Hz e um campo de visão de 120 x 96.
No que toca aos ppi, a empresa indica que os olhos dos utilizadores não conseguem ver números superiores a 2.183 ppi, ou campos de visão superiores a 160 x 150, o que significa que apesar da qualidade desta proposta, a tecnologia ainda reserva espaço a melhoramentos.
O VPNFilter pode ter sido criado para atacar a Ucrânia, mas já produziu danos colaterais em mais de 50 países. Linksys, MikroTik, Netgear Inc, TP-Link e QNAP são as marcas referidas como vulneráveis ao VPNFilter.
O alerta foi enviado pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), dos EUA, para o Centro Nacional de Cibersegurança: Portugal está na mira de um ciberataque de grandes proporções que tem como principais alvos os routers e dispositivos que armazenam dados de rede (conhecidos pela sigla NAS). O ciberataque terá origem na Rússia e está relacionado com o malware VPNFilter, recentemente revelado por especialistas da Cisco. O FBI recomenda a reposição da configuração inicial dos routers e a instalação das mais recentes versões do software, a fim de evitar a interceção de dados pessoais e o bloqueiol das máquinas infetadas.
O CNCS já enviou um alerta para as empresas e organismos da Administração Pública, informa a Lusa.
O malware terá afetado várias marcas de routers. Linksys, MikroTik, Netgear Inc, TP-Link e QNAP são as marcas referidas como vulneráveis ao VPNFilter.
Em comunicado, o FBI recorda que o VPNFilter tem a capacidade para bloquear o funcionamento dos routers – o que no limite poderá deixar bairros inteiros sem internet ou, num cenário que também não é muito animador, desviar dados pessoais dos internautas que se conectam a estes dispositivos.
Este novo malware foi detetado na semana passada pela Cisco – e cedo se relacionou a possível origem russa com um eventual ciberataque de grandes proporções contra a Ucrânia, como já sucedeu no passado em paralelo com a disputa que o governo de Kiev mantém com as províncias separatistas de Donetsk e Lugansk, que são habitadas maioritariamente por população de origem russa. Mais de 500 mil routers dispersos por 54 países terão sido infetados pelo malware.
Há mais um dado que leva os investigadores a associarem o VPNFilter a alegados ciberoperacionais ao serviço de Moscovo: o VPNFilter terá sido criado pelo grupo de hackers que se autodenomina de Sofacy. Alegadamente, esta é apenas uma das denominações usadas pelo grupo que já se apresentou ao mundo como Fancy Bear, Sednit, ou Pawn Storm. No currículo do grupo, figuram ataques de grandes proporções contra infraestruturas da Ucrânia e da Geórgia (que têm em comum, províncias separatistas sob a influência da Rússia), bem como a a alvos mais seletos da NATO, Convenção Nacional do Partido Democrata dos EUA, e Parlamento Alemão.
O governo russo sempre negou qualquer relação com o grupo Sofacy, assim como rejeitou a autoria dos ataques levados a cabo por estes hackers.
Depois da deteção desta rede de ciberzombies, a justiça dos EUA autorizou uma investida do FBI para desativar o endereço que era usado como posto de comando dos routers infetados. Este desmantelamento foi classificado como um revés importante para a propagação do VPNFilter, mas este código malicioso é composto por vários módulos que são adicionados depois de uma primeira infeção. O que limita a capacidade para uma ação de “limpeza” centralizada que chegue a todos os dispositivos afetados.
Todos já ouviram falar sobre o jogo Fortnite, todos já o jogaram. Mas, o que muitos não sabiam é que existe uma possibilidade deste videojogo sensação ser, na verdade, uma cópia do PlayerUnknown's Battlegrounds. A empresa sul Coreana que desenvolveu o PUBG irá processar a Epic Games pelo sucedido. A empresa que é responsável pelo Fortnite ainda não comentou este acontecimento. Se quiseres ver mais sobre o que aconteceu podes ler aqui. Pelo que eu já li sobre os dois jogos, não há dúvida que são parecidos e caso de comprove que o Fortnite é "plágio" do jogo PUBG, é uma pena pois milhares de pessoas estão rendidas ao jogo e as consequências podem ser graves. Fontes (consultadas no dia 30 de maio de 2018):
CP criou um app, que permitirá ao usuário não ter de andar com bilhete. Produzindo assim e gastando menos papel. As viagens vão puder ser preparadas com rapidez e comodidade, adicionar os passageiros que o acompanham, escolher os lugares e consultar os horários em offline.
Felizmente a tecnologia tem sido desenvolvida no âmbito de nos dar melhor qualidade de vida. Temos procurado maneiras de que possa prevenir doenças ou, pelo menos, nos avise sobre as doenças de maneira precoce.
Num estudo publicado na revista Annals of Oncology, investigadores na Alemanha, EUA e França treinaram uma CNN ou Rede neuronal convolucional para identificar cancro da pele, mostrando mais de 100.000 imagens de melanomas malignos (a forma mais letal de cancro de pele), bem como moles benignos (ou sinais).
Os resultados obtidos pela inteligência artificial foram comparados com 58 dermatologistas e foram perdidos menos melanomas e moles benignos, que são diagnosticados como malignos, comparado ao grupo de dermatologistas.
Os sistemas da Apple são intuitivos e tem funcionalidades para quase tudo. Muita vezes precisamos de internet no iPhone e não temos. Fica aqui um pequeno tutorial.
1º- No macOS, ir a Definições e depois escolher a opção Partilha.
2º -Depois basta indicar qual a interface pela qual estamos ligados à rede no macOS (neste caso Partilhar a ligação: Wi-Fi) e, em seguida escolher USB para iPhone.
3º- Para finalizar basta carregar no serviço Partilha de Internet do lado esquerdo e depois, no menu apresentado, escolham Iniciar.
A Nintendo tem vindo a lançar novas versões das suas consolas antigas, como é o caso da NES e da SNES. Com este sucesso a Sony está a pensar em seguir o exemplo e lançar uma versão clássica da sua primeira consola. Esta será PlayStation Classic Editon.
No enquanto existe um problema. Os jogos estão diponíveis na PlayStaion Store, mas é necessária a premisão dos criadores para uma reedição.
Já foram anunciados os novos jogos para o PlayStation Plus de Junho de 2018.
Serão removidos os jogos: Beyond: Two Souls (PS4), Rayman Legends (PS4), Risen 3: Titan Lords (PS3), Eat Them (PS3), King Oddball (PS Vita) e Furmins (PS Vita). Ficaram disponíveis os seguintes jogos: XCOM 2 (PS4), Trials Fusion (PS4) ,Tom Clancy’s Ghost Recon Future Soldier (PS3), Zombie Driver HD Complete Edition (PS3), Squares (PS Vita), Atomic Ninjas (PS Vita).Poderá transferi-los a partir de 5 de Junho.
O Youtube é a mais popular plataforma de publicação e partilha de vídeos. Foi criado por três ex-empregados do Paypal. O Google comprou-o em 2006 e agora funciona como uma das suas subsidiárias.
A televisão de alta definição ou HDTV é um sistema de transmissão televisiva com uma resolução de tela relativamente superior à dos formatos tradicionais (NTSC, SECAM, PAL).
Stop Motion é uma técnica de animação muito recorrente e que utiliza máquinas fotográficas ou dum computador. Normalmente utilizam-se modelos reais e diversos materiais sendo o mais recorrente madeira e massa de modelar.
O vídeo é uma tecnologia de processamento de sinais eletrónicos, analógicos ou digitais, com o objetivo de capturar, armazenar e apresentar uma sucessão de imagens com a impressão de movimento.
Storyboard é uma sequência de imagens, desenhos ou ilustrações com o objetivo de planear de organizar e pré-visualizar uma animação, filme ou animação gráfica. Tem uma uma aparência semelhante aos quadradinhos da banda desenhada.
Ao navegar na Internet, há certas actividades mais sensíveis que outras. Se faz muito uso de redes públicas, saiba como usar a VPN TunnelBear para criar uma rede privada virtual e encriptar os dados, mesmo com o seu browser habitual.
A máquina chega à Universidade portuguesa no próximo dia 4 e terá a comunidade científica como principal alvo, mas também poderá ser usada pelo tecido empresarial que queira criar valor através da análise de grandes volumes de dados. E, dentro de dois a três anos, Portugal contará com um novo supercomputador bem mais poderoso.
A Sidewalk Labs pretende construir uma cidade digital inteligente no este de Toronto.
De momento este projeto está ainda numa fase conceptual e não tem data para a sua construção.
O projeto prevê a construção numa zona de 12 acres, mas poderá chegar a um total de 325 acres.
A cidade irá incluir sensores que reúnem dados sobre o trânsito, ruído e qualidade do ar, bem como o desempenho da rede eléctrica e do sistema de recolha de resíduos.
A empresa garante que os dados obtidos nesta cidade serão usados para ajudar o governo a perceber como os bairros e os recursos são utilizados.
As construções terão recurso a materiais “verdes” fabricados, os sensores vão ajudar a reciclagem e há planos para ajudar a reutilizar a água que vem dos lavatórios, duches e máquinas de lavar.
Se eu tiver dois pedaços separados, um de áudio e um vídeo, como posso juntá-los? Bem, essa é a parte fácil. A pergunta a fazer é capaz de ser mesmo, como posso sincronizar o vídeo e o áudio? Porque existem poucas coisas mais distrativas do que estar a ver um filme e ter o som um segundo antes ou depois. Nesse caso, como podemos impedir que isto aconteça?
Felizmente, como para tudo Adobe, há um tutorial no Youtube que nos explica isto mesmo! Aqui se encontra ele.
Uma das maiores parcerias entre uma cidade e uma grande empresa e o negócio tem sido encarado com alguma desconfiança e cepticismo. Para já, não passa de um protejo em fase conceptual, sem data concreta para a construção, mas sabe-se que o objectivo passa por «criar uma forma mais saudável, segura e conveniente para vivermos as nossas vidas». Dan Doctoroff, que lidera a Sidewalk Labs e foi mayor em Nova Iorque, diz que se «pretende que este seja um modelo para o que a vida urbana possa ser no século XXI», cita a BBC.
A cidade vai ser desenhada na zona em frente à água, no leste de Toronto, e vai incluir sensores que reúnem dados sobre o trânsito, ruído e qualidade do ar, bem como o desempenho da rede elétrica e do sistema de recolha de resíduos.
Uma das polémicas a envolver este projeto prende-se naturalmente com a quantidade de dados que vão ser recolhidos e com que fim é que serão usados. A empresa revela que não vai monitorizar informações sobre os indivíduos e que os dados vão ajudar os governos a perceber melhor como os bairros e recursos são usados.
Sabe-se que o conceito envolve algumas ideias radicais como carros autónomos controlados por um sistema central e que vão ser a espinha do sistema de transportes, as estruturas dos edifícios vão permitir flexibilidade e a temperatura será controlada para encorajar todos a usarem o exterior, com árvores retrateis que servem de abrigo. Por outro lado, as construções serão facilitadas, com recurso a materiais “verdes” fabricados; os sensores vão ajudar a reciclagem e há planos para ajudar a reutilizar a água que vem dos lavatórios, duches e máquinas de lavar.
Todo o filme, seja ele feito para um anuncio de TV, uma novela, série de televisão ou mesmo um filme de longa metragem, tem em comum entre si, que antes de ser finalizado é visualizado por uma sequência de quadrinhos, muito parecida com as histórias de BD, e essa sequência é o que chamamos de storyboard.
Um storyboard tem como finalidade marcar as principais passagens de uma história que será contada num filme, da forma mais próxima com a qual ela deverá aparecer na tela. Depois de finalizado as pessoas envolvidas no projeto percebem as nuances de sequência, ritmo das cenas, clima e a eficácia em transmitir a história.
A semelhança com os quadrinhos faz-se pelo facto de o storyboard também ter uma história sendo contada através de uma sequência de quadros e também a utilização de recursos como ângulos e técnicas de composição de uma cena. A imagem dum storyboard precisa de transmitir uma impressão mais fiel de uma imagem real, sem, no entanto, determinar muitos detalhes, que no momento em que o storyboard é feito seria de menor importância, sendo mais importante transmitir a sequência e clima de uma cena.
Em todo o mercado audiovisual, o storyboard é utilizado, seja para um desenho animado, ou para uma produção cinematográfica, o recurso do storyboard é uma maneira relativamente, fácil, simples e barata de um diretor ter uma ideia de como um filme virá a ser.
CAPELA SISTINA RECEBE ESPETÁCULO MULTIMEDIA QUE UNE ARTE, BELEZA E TECNOLOGIA
Um novo espetáculo multimedia dá vida aos personagens dos afrescos da Capela Sistina, no Vaticano, em Roma. Um convite para descobrir o magnífico universo do génio renascentista Michelangelo.
O espetáculo, realizado com a colaboração do Vaticano, conta com a música original do astro pop britânico Sting e utiliza tecnologias ultramodernas para conhecer a célebre obra-prima do artista florentino.
Dirigido pelo italiano Marco Balich, conhecido por ter criado as cerimónias dos Jogos Olímpicos de Turim e do Rio de Janeiro, tem como título "O juízo universal" e mistura arte com entretenimento e história com teatro.
O espetáculo, de 60 minutos de duração, foi programado no teatro de Via da Conciliação, na avenida que leva à basílica de São Pedro e à famosa Capela Sistina, visitada diariamente por 20.000 turistas.
Trata-se de uma experiência especial já que tanto o palco como as paredes e o teto do teatro foram equipados com ecrãs para projetar fotografias em alta definição proporcionadas pelos Museus do Vaticano.
O objetivo é transmitir a sensação de estar sentado no meio da magnífica capela com uma visão de 270 graus.
Entre os jardins do Éden, Adão e Eva dançam enquanto uma vegetação exuberante sobe pelas paredes laterais até o teto. A arca de Noé zarpa em meio à tempestade, enquanto o dilúvio castiga os homens.
"Tentamos aplicar nossa linguagem tecnológica a um monumento da Humanidade", explicou Balich.