Pesquisar aqui

sábado, 18 de abril de 2020

Queres $125 000? Doa a tua cara a um robô humanóide

Acredites ou não, isto é real. A empresa de fabricação de aditivos Geomiq esta a pedir voluntários para mandarem fotos das suas caras para serem consideradas uma nova linha de robôs humanóides. O cliente desta empresa mantém-se anónimo mas Geomiq diz que a empresa esta a trabalhar com robôs para cuidado dos idosos, por isso é provável que este robô cai nessa industria.
Para ganhares basta mandares as tuas fotos e seres selecionado pela Geomiq. A empresa diz que esta a procura de uma cara que seja "simpática e amiga" para o robô. No entanto mesmo que $125 000 pareça muito dinheiro se fosses ganhar este concurso terias a dar os teus direitos da tua cara. Para alguns isto pode ser pedir muito... Para outros pode ser só mais um beneficio ver na televisão um exército de robôs com a tua cara. De qualquer forma veremos o que sairá deste robô e se participares boa sorte!

Humanoid Robots | Human Faces on Robot Bodies

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Os perigos da Robótica

Regresso das ferias da Páscoa para vos trazer uma noticia fora do costume. Esta em vez de abordar o costume de um robô revolucionário e novo, abordo o oposto, um problema que iremos encontrar abundantemente na evolução desta tecnologia.
Começo por relatar que neste especifico evento a culpa do problema foi da agência de Hotel que ignorou a falha de segurança abordada pelo um dos seus técnicos.


 O Hotel Henn-na no Japão, decidiu trazer para cada quarto do seu hotel um robô autónomo que os hóspedes possam falar com e por exemplo, perguntar sobre o tempo, como uma Alexa ou Google Assintant. No entanto um técnico foi reparar que o robô tinha mais funcionalidades do que era designado. Foi ai que Vick encontrou que o robô podia ser hackeado muito facilmente. Isto faz com que hackers possam ver e ouvir hóspedes. Após Vick ter avisado o Hotel, e não ter recebido resposta depois de 90 dias, o técnico fez a noticia publica no Twitter.

A Robótica ainda tem muita coisa fantástica para nos mostrar, mas sem cuidados e segurança poderemos sofrer consequências monstruosas. Este foi ainda só um especifico problema que estamos e continuaremos a encontrar nesta tecnologia.  Por isso é que temos de estar atentos a estas noticias e agradecer a pessoas como o Vick, que ficam vigilantes nesta grande revolução de tecnologia.

Python - "Try...Except" (Parte 1)

HOJE IREI FALAR SOBRE 3 MÉTODOS BASTANTE SIMPLES E ÚTEIS EM PYTHON!

  • O bloco try permite testar um bloco de código quanto a erros. 
  • O bloco de except permite que você lide/"contorne" o erro. 
  • O bloco finally permite executar o código, independentemente do resultado dos blocos try- e except.
Quando ocorre um erro, ou exceção, como chamamos, o Python normalmente pára e gera uma mensagem de erro. Essas exceções podem ser tratadas usando o método try:


try:
  print(x)
except:
  print("An exception occurred")

Assim, como a variável x não está definida, o bloco de código irá apresentar como output:


An exception occurred

Esta publicação serviu para mostrar como funciona o comando try e except de uma maneira sintetizada e simples, nas próximas partes irei aprofundar este tema!


Referências:


quarta-feira, 15 de abril de 2020

Python - News 10

PYTHON 3.9.0a3 DISPONÍVEL PARA TESTE!

Aceda aqui para fazer o download desta versão alfa:  https://www.python.org/downloads/release/python-390a3/

Esta é uma versão prévia do desenvolvedor do Python 3.9.
O Python 3.9 ainda está em desenvolvimento, como já referi em publicações anteriores. Este lançamento, Python 3.9.0a3, é o terceiro de seis lançamentos alfa planeados. As versões Alpha destinam-se a facilitar o teste do estado atual de novos recursos e correções de bugs e o processo de lançamento. Durante a fase alfa, os recursos podem ser adicionados até o início da fase beta (2020-05-18) e, se necessário, podem ser modificados ou excluídos até a fase candidata ao lançamento oficial (2020-08-10). Lembre-se de que esta é uma versão prévia e seu uso não é recomendado para ambientes de produção, pois poderão ocorrer bastantes bugs entre outras coisas que podem dificultar a sua programação.


Muitos novos recursos do Python 3.9 ainda estão sendo planeados e gravados. Entre os novos principais recursos e alterações até agora:
- PEP 602 , Python adota uma cadência estável de lançamento anual
- BPO 38379 , a recolha de lixo não é bloqueada em objetos ressuscitados;
- BPO 38692 , os.pidfd_open adicionado que permite o gerenciamento de processos sem raças e sinais;
- Vários módulos de biblioteca padrão (audioop, ast, grp, _hashlib, pwd, _posixsubprocess, random, select, struct, termios, zlib) agora estão usando a ABI estável definida pelo PEP 384 .

O próximo pré-lançamento do Python 3.9 será o 3.9.0a4, atualmente programado para 17/02 2020.


Referências:

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Python - Sets (Parte 3)



NA ÚLTIMA PUBLICAÇÃO SOBRE SETS FALEI DE ALGUNS MÉTODOS DE SETS, NESTA IREI EXPLORAR OUTROS QUE NOS PODERÃO SER BASTANTE UTÉIS!

Remover items a um set:
Para remover items podemos utilizar 3 métodos, remove(), em que seleccionamos o que pretendermos remover, mas se o que seleccionarmos não existir, o código irá dar erro! Outro método é discard(), funciona da mesma maneira que remove(), mas neste caso, se o item que seleccionarmos não existir, não dará qualquer erro! E por fim temos o método pop(), que em outra variáveis remove o último item da variável, mas neste caso como sets não têm ordem o item removido pode ser qualquer um.
Seguindo os exemplos abaixo:


set = {"apple", "banana", "cherry"}
set.remove("banana")
#ou
set.discard("banana")
#ou
set.pop()

Assim termino outra publicação com mais 3 comandos bastante simples para remover items de um set! Ainda faltará uma parte 4, até lá, Boa Programação!


Referências: