Blog tecnológico mantido pelos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas (12º Ano) da Escola Secundaria José Gomes Ferreira em Lisboa.
sábado, 24 de outubro de 2020
Plugin de Registo
Softwares que se podem usar para desenho digital.
Programas e software de arte digital
Existem alguns concorrentes para o título de melhor software
de arte digital para iniciantes, todas
as opções possuem uma curva de aprendizado. Depois que você aprende um, os
outros são semelhantes o suficiente para que não seja difícil mudar para outro.
Você só precisa aprender o que são camadas, quais efeitos você pode fazer com
elas e aprender palavras como opacidade e fluxo.
Adobe Photoshop - Recomendado para quem pretende atuar em empresas. É oferecido agora em um modelo de assinatura, mas você pode obter o CS6 ou CS5 para sempre por um alto custo inicial. Prós: Muitas vezes considerado o padrão do setor, possui muitos pincéis, texturas e recursos para usar - já que a comunidade é enorme. Temos aqui na empresa a última versão da licença perpétua do software.
Link: https://www.lipediaz.com/post/guia-para-iniciantes-desenho-e-pintura-digital
https://www.google.com/search?q=krita&tbm=isch&ved=2ahUKEwjvpLSxmM3sAhUVJxQKHZMKAtcQ2-cCegQIABAA&oq=krita&gs_lcp=CgNpbWcQAzICCAAyAggAMgIIADICCAAyAggAMgIIADICCAAyAggAMgQIABBDMgIIADoECAAQHjoGCAAQBRAeOgYIABAIEB5Q19MBWMPaAWDT3AFoAHAAeACAAVOIAYIDkgEBNZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=txiUX6_tOpXOUJOViLgN&bih=852&biw=1745&rlz=1C1CHBD_pt-TPT784PT784#imgrc=wQe8AC4VLx19DM
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Programação associada ao Minecraft
Usei o evento de pisar numa placa para receber um diamante. |
Jiuzhang
Computador quântico
Categorias do cibercrime
Podemos categorizar esse tipo de crime em três maneiras :
- o computador sendo o alvo (ou seja, quando o computador de terceiros é atacado)
- o computador sendo uma “arma” de ataque (ou seja, usar o computador para jogos ilegais ou fraude)
- o computador como um acessório (ou seja, apenas para guardar informações roubadas ou ilegais.
quinta-feira, 22 de outubro de 2020
"Avanços tecnológicos na Fórmula 1" : Entrada 03 - "A Evolução dos volantes"
[IDS] Estrutura do ambiente de desenvolvimento: rplotter
home@marcello:~/development/release/rplotter$ ls
assets main.pdf main.tex first second
home@marcello:~/development/release/rplotter$ cd first/ && ls assets exe source
home@marcello:~/development/release/rplotter/first$ cd source/ && ls chart example main.sh packages setup.sh
Pentesting
Estas distribuições vêm com multiplas ferramentas pré-instaladas, tais como o:
Hashcat- Uma ferramenta utilizada para fazer bruteforces através dos Hashes das passwords.
Crimes Informáticos
que se tornavam cada vez mais acessíveis a um grande número de usuários.
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
"Avanços tecnológicos na Fórmula 1" : Entrada 02 - " Unidade de energia híbrida"
Hoje em dia já quase não há nenhum veículo que participe na Fórmula que dependa só da invenção secular que é, o motor a combustão. É certo que continuam a ser a principal fonte de potência, e de 2014 para cá têm sido motores a 4 tempos com configuração V6 ( a 90 graus) de 1.6 litros com turbocompressor (a funcionar com um máximo de 3.5 bar de pressão) e utilizam a tão famosa configuração DOHC (dupla àrvore de cames "à cabeça"), esta configuração de motor permite que cheguem 700 "cavalinhos" às rodas.
Imagem 1 - Modelo 3D de um motor da Fórmula 1 (pós 2014)
Então mas se não dependem só de motores de combustão, o que mais é que vai ajudar o carro a andar mais rápido? Como já referi o motor tem um turbocompressor, que funciona da seguinte maneira:- Os gases quentes do sistema de escape, que já não iam servir para nada, vão ser usados para girar uma turbina que vai acionar um compressor que vai "sugar" mais ar do exterior para dentro do motor aumentando a proporção ar - gasolina no motor, criando mais potência. Mas um turbocompressor hoje em dia já não é novidade, é raro encontrar automóveis recentes que sejam atmosféricos, só que este turbo está ligado a um "MGU-K" e um "MGU-H". Mas o que são MGU´s? A sigla MGU significa, "Motor Generator Unit", e o "K" e o "H" significam, "Kinetic" e "Heat", respetivamente. Ou seja um "MGU-K" é, uma "unidade motor-gerador " que aproveita a energia dissipada (na forma de calor) nas travagens, como as pastilhas de travão numa corrida operam a cerca de 540 graus celsius, esse calor todo pode ser reaproveitado para dentro do carro de F1, e é isso que o "MGU -K" faz. Ele pega na energia física que é o calor, transforma-a em energia elétrica e guarda-a num gerador, que armazena a energia toda que o "MGU-K" retem, e quando é necessário, envia-a para a transmissão (o que cria cerca de 160 cavalos adicionais ao 700) ou envia-a para o turbo, para auxiliar o "MGU-H".
O "MGU-H" é uma "unidade motor-gerador" que aproveita o calor dos gases em circulação nos tubos de escape, e o usa para rodar um gerador que funciona de forma igual ao "MGU-K", Ele guarda a energia e a sua função primária é auxiliar o turbo a reduzir o seu o lag.O lag como o nome indica, é um delay/atraso no funcionamento de algo, neste caso do turbo,(digamos que um piloto está a travar a fundo para um curva e na saída dessa mesma curva volta a pôr o pé a fundo no acelerador, o turbo funciona criando pressão seja ela 0.5 bar ou 3.5 bar, sem pressão para rodar o compressor ele não consegue sugar ar, não alimenta o motor com oxigénio e logo não cria potência. A criação de pressão num turbocompressor é um processo que demora tempo a acontecer..... a não ser que se tenha um "motor-gerador" a ajudar o compressor a rodar, reduzindo o tal lag do turbo, desta forma obtém-se a tão desejada potência do turbo praticamente de forma instantânea e a "banda de potência" (powerband) fica mais linear não havendo "poços de potência". Conluindo, a Fórmula 1 é um desporto que procura a perfeição e têm aversão a "dissipações de energia" sejam elas quais forem, e tentam sempre aproveitar e reaproveitar tudo para que sejam capazes de "extrair" o máximo de potência do motor. A unidade de energia híbrida tem um relação de simbiose com o motor a combustão e combate muitas das falhas que esta invenção secular tem.
Bibliografia:https://en.hondaracingf1.com/technology.html (acedido a 21-10-2020)
segunda-feira, 19 de outubro de 2020
"Avanços tecnológicos na Fórmula 1" : Entrada 01 - " A importância da Centralina Elétrica num carro de F1"
A importância da ECU (Centralina Elétrica) num carro de F1
Foi nos anos 80 que os primeiros computadores de bordo e medição de telemetrias começaram a aparecer, mas só nos ano 90 ( mais precisamente 1993) quando a Maclaren ganhou o concurso lançado pela FIA (que os tornou os únicos fornecedores de centralinas elétricas para todas as equipas), é que as primeiras versões dos ECU´s começarama a aparecer.
Uma Centralina Elétrica (ECU) é essencialmente um pequeno ( mas muito potente ) computador que controla, processa e transmite vastas quantidades de informação de um carro de Fórmula 1, e o envia para as equipa na box. Pode-se até dizer que seja o "cérebro" do carro.
A centralina controla: o motor, a caixa de velocidades, o diferencial (quem não sabe o que é um diferencial veja o vídeo 1 em anexo na bibliografia, é um video super esclarecedor), o acelerador, a embraiagem, o ERS (na próxima entrada vou abordar as "unidades de potência híbridas" onde vou explicar melhor o ERS e muitas outras coisas) e o DRS ( que vou abordar em entradas futuras). Para além disto tudo, é o dispositivo principal no que toca ao registo de dados que alimentam a transmissão em tempo real de informação para a equipa e para os "stewards" ("juízes de corrida(?)", o que permite monitorizar os sinais vitais (estado do motor, temperatura e degradação dos pneus, nível e consumo de combustível, temperatura dos discos de travão, temperatura do óleo do motor, a temperatura da água no radiador, ....) do carro ao longo das corridas.
Esta monitorização toda, só é possível devido aos mais de 3000 sensors que cada carro possui, que produzem mais de 1.5 gigabytes de informação durante cada corrida. Numa corrida de 2 horas, a centralina elétrica vai enviar e receber mais de 750 milhões informações singulares, e sendo que o ser humano durante toda a sua vida diz, em média, 375 milhões de palavras, um carro de fórmula 1 comunica o dobro das vezes....em 2 horas!
Então e onde está guardado este tão precioso "cérebro" perguntam vocês? Regra geral está, ou nas laterais adjacentes ao condutor ( por baixo do radiador), ou por baixo do monocoque / cockpit. Para controlar todos os parâmetros do ECU e interligá-lo com todos os sensores, as equipas usam os seus engenheiros de software para escrever o melhor código possível.
1- Centralina Elétrica / ECU de um carro de fórmula 1
Bibliografia:
https://www.mclaren.com/applied/blog/brain-of-an-f1-car-mclaren-ecu/ (acedido no dia 19 de outubro de 2020)
Vídeo 1 -Vídeo que explica o princípio básico do diferencial ( vejam a partir do minuto 1:50)
TMO no Rugby
Enquanto jogador e adepto de rugby, achei que falar de um dos meus maiores interesses, seria mais interessante. Visto que no rugby, existe TMO( televison match official), um comparativo do VAR, no futebol.