Um editor de imagens replicando o Photoshop foi lançado, mas é gratuito e sem a necessidade de um download. O seu único criador, Ivan Kutskir, afirma ter passado 7.000 horas a criar e a desenvolver o programa. Com sede em Praga, República Checa, Kutskir comprometeu-se a cerca de cinco horas por dia durante três anos e meio para desenvolver o aplicativo, intitulado Photopea.
É um feito incrível, dado que ele fez isso ao mesmo tempo em que estudava ciência da computação na faculdade. O objetivo era "criar o editor de fotos mais avançado e acessível", diz ele.
Qualquer pessoa familiarizada com a interface do Photoshop notará as semelhanças entre os dois; o layout e as ferramentas são quase idênticos. O Photopea suporta a maioria dos formatos (JPG, GIF, PSD) e permite o uso de camadas para edição mais avançada. Há também um prático vídeo de introdução que mostra as semelhanças entre o Photopea e o Photoshop.
Uma grande vantagem é poder acessá-lo em qualquer lugar, em qualquer computador, sem precisar de instalar software - ótimo para emergências de última hora.
Screenshot do menu inicial do programa (muito parecido com o Photoshop!) |
Devo admitir que sou muito cético e quando fui apresentado, na aula de Aplicações Informáticas B, a este editor no browser, não demorei muito para ficar impressionado com a sua funcionalidade e design. É claro que não é tão completo quanto o Photoshop, mas é mesmo muito bom.
Consultei o site do programa, Photopea, o seu blog oficial e o blog TheDigitalPicture no dia 15/11/2018.