Pesquisar aqui

domingo, 9 de dezembro de 2018

Os gráficos raster e os vetoriais

Zoom em dois tipos de imagens. À esquerda temos uma imagem raster/bitmap que descreve cada píxel;
à direita um desenho vectorial que se baseia em vectores matemáticos. 

Em computação gráfica, uma imagem raster ou de bitmap é uma estrutura de dados que representa uma rede geralmente rectangular de píxeis, sendo portanto uma imagem que tem a descrição de cada píxel, sendo o oposto aos gráficos vectoriais. Uma imagem destas é tecnicamente caracterizada pela largura e altura da imagem em píxeis e pelo número de bits por píxel (ou profundidade de cor, que determina o número de cores que este pode representar) e é guardada num ficheiro de imagem em diversos formatos.

Um bitmap pode ser monocromático, em escala de cinzentos ou colorido. Normalmente os píxeis são formados no padrão RGB (Red, Green e Blue), sistema que usa três números inteiros para representar as cores vermelho, verde e azul. Além disso, este tipo de imagem depende da resolução, o que significa que não se pode mudar para uma resolução arbitrária sem perda de qualidade aparente. Essa propriedade contrasta com os recursos de gráficos vetoriais, que facilmente aumentam a qualidade do dispositivo que faz a renderização (processo pelo qual se obtém o produto final de um processamneto digital qualquer). Os gráficos raster lidam de forma mais prática do que os gráficos vetoriais com fotografias e imagens foto-realísticas, enquanto os gráficos vetoriais geralmente servem melhor para a composição tipográfica ou para o design gráfico.


Diferenças entre imagens raster e gráficos vectoriais

O tratamento destas imagens requer ferramentas especializadas, geralmente utilizadas em fotografia, porque envolvem cálculos muito complexos, como interpolação (método que permite construir um novo conjunto de dados a partir de um conjunto discreto de dados discretos previamente conhecidos), álgebra matricial, etc...







O início do Photoshop


O Adobe Photoshop é um software de edição de imagens raster criado pela Adobe Systems para MacOS e Windows, que é considerado o líder do mercado dos editores de imagem profissionais.

Macintosh Plus lançado em 1986
A criação deste programa começou em 1987 e deve-se a um engenheiro de software americano chamado Thomas Knoll que era um estudante de doutoramento da Universidade de Michigan. Knoll começou a escrever o programa no seu Macintosh Plus para exibir imagens em escala de cinzentos numa disposição monocromática e, a esta versão inicial, foi dado o nome Display. 

O irmão de Thomas, John Knoll, que era um funcionário da Industrial Light & Magic (companhia de efeitos visuais americana - subdivisão da produtora de filmes Lucasfilm) ficou interessado no projecto e pediu ao irmão para transformar o Display num programa de edição de imagens completo. Assim, Thomas tirou uma folga de seis meses dos seus estudos em 1988 para colaborar com John no programa que depois recebeu um novo nome, ImagePro, e, por último, Photoshop. Os irmãos fizeram um acordo de curto prazo com uma empresa que fabricava scanners, Barneyscan, para distribuir cópias do programa quando vendessem os seus produtos e, assim, foram distribuídas aproximadamente 200 cópias com este acordo. Durante esse período, John Knoll fez demonstrações do programa a engenheiros da Apple e a Russell Brown, antigo director de arte da Adobe Systems. No seguimento dessas iniciativas, em Setembro de 1988, a Adobe decidiu comprar a licença de distribuição e em Fevereiro de 1990 é apresentado o Photoshop 1.0 para Macintosh.


Resultado de imagem para thomas and john knoll
Irmãos Knoll: criadores do Photoshop




Sites consultados:
History of information: Photoshop
Wikipedia: Adobe Photoshop
Wikipedia: Macintosh Plus

O que é o Adobe Photoshop Lightroom?

O Adobe Photoshop Lightroom (Lightroom ou LR) é um conversor de fotografias RAW, que foi criado para ser o único aplicativo de pós-processamento que muitos fotógrafos precisam. Com novas versões o Lightroom ganha mais recursos que permite aos fotógrafos o usarem para a criação total do seu trabalho. Este conversor tem a possibilidade de criar vários álbuns de fotografias, devido ao seu interface simples, que permite organizar, processar, imprimir e compartilhar fotos, tudo num único programa.
A melhor parte do Lightroom é poder trabalhar centenas de imagens com grande facilidade e velocidade, facilitando o processo de copiar e colar todos os ajustes disponíveis. Outro recurso interessante é a edição não destrutiva que ajuda a garantir que os arquivos originais permaneçam intactos sem cancelar qualquer ajuste. Tal ferramenta é bastante especial para fotógrafos que estão ainda a crescer.

Resultado de imagem para Adobe Photoshop Lightroom

Fontes: 
https://photographylife.com/what-is-adobe-photoshop-lightroom

Face-Aware Liquify - Caricaturas em menos de 1 minuto

O Photoshop CC 2017 introduziu uma nova ferramenta muito interessante: o Face-Aware Liquify, um smart filter capaz de modificar as expressões faciais de forma quase automática.


Esta ferramenta deteta automaticamente o rosto na imagem e a partir de vários menus conseguimos alterar coisas como o sorriso, tamanho dos lábios, nariz, olhos, etc.
Como utilizar este Smart Filter?
  • Para começar convertemos a nossa fotografia para Smart Object a fim de aplicar este filtro de forma não destrutiva.
  • De seguida abrimos o menu Filter - Liquify e selecionamos, do lado esquerdo, a Face Tool.
  • A ferramenta irá detetar automaticamente o rosto presente e do lado direito da janela debaixo do quadro "Properties" encontramos o Face-Aware Liquify.
  • Dentro do Face-Aware Liquify encontramos bastantes sliders para os olhos, boca, nariz e forma da cabeça.
  • Agora basta brincar com os sliders, fazer a caricatura que desejamos e clicar "Ok" no canto inferior esquerdo da janela e temos a nossa caricatura feita.
Fazer uma caricatura no Photoshop CC 2017 e superiores é tão simples quanto isto!


Consultei um vídeo do Youtube no dia 9/12/18