Pesquisar aqui

sábado, 18 de dezembro de 2021

A Intel disse como manterá a sua liderança após 2025 – os próprios chips e transístores crescerão

A equipe de P&D da Intel revelou neste fim de semana avanços fundamentais no empacotamento de chips, transistores e física quântica que serão lançados nos próximos dez anos para ajudar a empresa a continuar avançando em linha com a Lei de Moore. O relatório foi feito no 67º IEEE International Electron Devices Meeting (IEDM) 2021, realizado em San Francisco.

Anteriormente, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, prometeu retornar a liderança em tecnologia da empresa. De acordo com o plano que apresentou, isso deve acontecer até 2025, quando a Intel implementará a tecnologia de processo Intel 18A, que utilizará litografia de alta abertura numérica EUV. A partir de um novo relatório no IEDM 2021, fica claro em quais tecnologias a empresa vai contar no futuro.

Uma das áreas de trabalho dos pesquisadores da Intel passou a ser o aprimoramento das conexões de chips para seu layout 3D em soluções híbridas unificadas (multichiplet). Os métodos propostos pelos engenheiros permitirão aumentar em dez vezes a densidade dos contatos nas interconexões. Anteriormente, a Intel anunciou a tecnologia Foveros Direct, dentro da qual a distância entre os contatos de cobre durante a montagem 3D pode ser reduzida para menos de 10 mícrons. Isso possibilitará a composição de soluções a partir de um maior número de cristais produzidos por processos técnicos mais avançados.

O segundo tópico do relatório foi a tecnologia de empilhamento vertical de vários transistores GAA, o que aumentará a complexidade dos cristais semicondutores em 30-50%, colocando mais elementos lógicos por unidade de área. No primeiro estágio, uma variante de uma pilha de dois transistores MOS com canais do tipo n e p e diferentes variantes de sua produção são investigadas.

Além disso, a Intel disse que para dar continuidade à Lei de Moore na era dos processos tecnológicos com uma resolução dos angstroms, novos materiais podem ser usados ​​que permitem criar transistores com um canal de vários átomos de espessura – muito menor do que as portas lógicas de silício usuais.

Ao mesmo tempo, a empresa está trabalhando para melhorar as capacidades do silício tradicional. Por exemplo, a Intel conseguiu integrar células de energia de nitreto de gálio (GaN) em um wafer semicondutor de 300 mm com chips de silício clássicos, abrindo caminho para o desenvolvimento da tecnologia PowerVia. No futuro, isso permitirá alterar o esquema de alimentação dos processadores, reduzindo perdas e minimizando a quantidade de componentes na placa-mãe.

Ao mesmo tempo, a empresa falou sobre sua capacidade de criar memória embarcada (eDRAM) com latência de 2 ns baseada em novos materiais ferroelétricos. Essa memória FeRAM pode ser usada em processadores de consumidor e aceleradores computacionais como memória cache de baixo nível.

Finalmente, a Intel falou sobre seu sucesso na implementação da computação quântica baseada em transistores de silício que podem operar em temperatura ambiente.

A empresa demonstrou a primeira implementação experimental do mundo de um dispositivo magnetoelétrico spin-orbit lógico em temperatura ambiente, demonstrando o potencial para um novo tipo de transistor baseado em comutação de ímãs em nanoescala. A Intel também falou sobre a possibilidade de produzir a produção de qubits em wafers de 300 mm usando uma tecnologia de processo semelhante ao silício convencional.

Deve ser entendido que todas as tecnologias discutidas no IEDM 2021 são promissoras e sua implementação pode levar pelo menos vários anos. Em um futuro próximo, a empresa planeja lançar a tecnologia de processo Intel 4, de acordo com a qual os processadores Meteor Lake serão produzidos.

Consultado a: 17\12\2021
https://avalanchenoticias.com.br/na-vanguarda-da-ciencia/a-intel-disse-como-mantera-sua-lideranca-apos-2025-os-proprios-chips-e-transistores-crescerao/amp/

Automatização Industrial- Mercado Sistema de coleta de tarifa automatizada de cartões inteligentes por tipo, por processo, por usuário final e por região: análise da indústria, participação de mercado, oportunidade de receita, análise competitiva e previsão 2021-2027


Automatização Industrial

 Mercado Sistema de coleta de tarifa automatizada de cartões inteligentes por tipo, por processo, por usuário final e por região: análise da indústria, participação de mercado, oportunidade de receita, análise competitiva e previsão 2021-2027

    O relatório de pesquisa global Sistema de coleta de tarifa automatizada de cartões inteligentes Mercado é uma fonte valiosa de dados perspicazes para o ambiente de desenvolvimento e estrategistas de negócios. Ele fornece uma visão geral do setor com análise de crescimento e dados históricos e futurísticos de custo, receita, demanda e fornecimento. Os analistas de pesquisa fornecem uma descrição detalhada da cadeia de valor e sua análise de distribuidor. Este estudo de mercado fornece dados Sistema de coleta de tarifa automatizada de cartões inteligentes abrangentes que aumentam a compreensão, o escopo e a aplicação deste relatório. Ele também apresenta uma perspectiva de crescimento futurista do mercado Sistema de coleta de tarifa automatizada de cartões inteligentes em um cenário pré e pós-COVID-19.
    A COVID-19 pode afetar a economia global de três maneiras principais: afetando diretamente a produção e a demanda, criando a cadeia de suprimentos e a perturbação do mercado e por seu impacto financeiro nas empresas e nos mercados financeiros. Nossos analistas que acompanham a situação em todo o mundo explicam que o mercado vai gerar perspectivas remunerativas para os produtores pós-crise do COVID-19. O relatório visa fornecer uma ilustração adicional do cenário mais recente, desaceleração econômica e impacto do COVID-19 na indústria em geral.



http://coimbradiario.com/2021/12/16/mercado-sistema-de-coleta-de-tarifa-automatizada-de-cartoes-inteligentes-por-tipo-por-processo-por-usuario-final-e-por-regiao-analise-da-industria-participacao-de-mercado-oportunidade-de-receita/         

https://www.google.com/search?q=automatiza%C3%A7%C3%A3o+industrial&sxsrf=AOaemvLK3Tc2sPJaKZYojfsxtAH1oZet5g:1639775544332&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwih3dL23-v0AhVEqxoKHWSXBEIQ_AUoAXoECAIQAw&biw=1536&bih=722&dpr=1.25#imgrc=bfHk95v2yWXalM         17/12/2021

ONDE APARECEM ANÚNCIOS

FEED
Anúncios no Feed são aqueles que aparecem normalmente quando estamos a fazer scroll no Feed do Facebook ou do Instagram.

STORIES
São anúncios que aparecem de igual forma como os do Feed, mas desta vez, quando estamos a ver os Stories do Facebook, Instagram ou até mesmo do Messenger.

NETWORK
Os anúncios aparecem também na Audience Network, uma rede de parceiros do Facebook que mostra os seus anúncios em certos momentos da aplicação.

COLUNA
Na coluna direita do Feed do Facebook é também um local onde aparece anúncios,
apesar deste posicionamento ser um dos que gera menos resultados, mas tendencialmente bom para praticar remarketing.



Cyberattack on one of Norway’s largest media companies shuts down presses

Amedia, the largest local news publisher in Norway, announced on Tuesday that several of its central computer systems were shut down in what it is calling an apparent “serious” cyberattack.

The attack is preventing the company from printing Wednesday’s edition of physical newspapers, and presses will continue to be halted until the issue is resolved, Amedia executive vice president of technology Pål Nedregotten said in a statement. The hack also impacts the company’s advertising and subscription systems, preventing advertisers from purchasing new ads and stopping subscribers from ordering or canceling subscriptions.

The company said it is unclear
 whether personal information has been compromised—the subscription system affected by the attack contains names, addresses, phone numbers, and subscription history of customers. Data such as passwords, read history, and financial information are not affected, the company said.

Amedia publishes more than 90 newspapers and other publications that reach more than 2.5 million Norwegians, according to the company’s website.

“We are in the process of gaining an overview of the situation, but do not yet know the full potential for damage. We have already implemented comprehensive measures to limit the damage and to restore normal operations as quickly as possible,” said Executive Vice President of Technology, Pål Nedregotten in a translated statement on the company’s website


Amedia did not immediately respond to a request for additional information.



Suspected Chinese hackers breach more US defense and tech firms

A suspected Chinese hacking campaign has breached four more US defense and technology companies in the last month, and hundreds more US organizations are running the type of vulnerable software that the attackers have exploited, according to research shared with CNN.

The apparent espionage activity, which the National Security Agency helped investigate when it emerged in recent months, is more extensive than previously known and has seen the hackers steal passwords from targeted organizations with a goal of intercepting sensitive communications.

The cybersecurity researchers in November publicly confirmed just one victimized US organization, CNN reported then, but they now say the number is five and could continue to grow.

Globally, at least 13 organizations total in sectors such as defense, health care, energy and transportation are now confirmed to have been breached, cybersecurity firm Palo Alto Networks will warn in a report to be published Thursday.


sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Pesquisadores projetam fonte superarrefecida de micro-ondas para aumentar a escala dos computadores quânticos

De acordo com o site Business Wire, este é um passo importante para tornar possível aumentar significativamente o número de qubits em um processador quântico. Isso porque um dos fatores que limitam o tamanho dos computadores quânticos é o mecanismo geralmente usado para controlar os qubits nos processadores. Normalmente, esse controle é feito usando uma série de pulsos de micro-ondas. 

Como os processadores quânticos operam em temperaturas próximas do zero absoluto, os pulsos de controle são normalmente levados ao ambiente resfriado por meio de cabos de banda larga a partir da temperatura ambiente. Conforme o número de qubits cresce, também aumenta o número de cabos necessários. 

É isso que, segundo os cientistas, limita o tamanho potencial de um processador quântico, porque os refrigeradores teriam de ser maiores para acomodar mais cabos, ao mesmo tempo em que trabalham mais para resfriá-los.

Dispositivo garante 100 vezes mais energia aos processadores de computadores quânticos
Um consórcio de pesquisa que inclui a Universidade Aalto, o Centro de Pesquisa Técnica (VTT) da Finlândia e a IQM Quantum Computers desenvolveu agora um componente-chave da solução para esse enigma. “Construímos uma fonte de micro-ondas precisa que funciona na mesma temperatura extremamente baixa que os processadores quânticos, a uns 273 graus negativos”, disse o líder da equipe, Mikko Möttönen, professor da Aalto, membro do VTT e cofundador da IQM.

Möttönen explica que a nova fonte de micro-ondas é um dispositivo no chip que pode ser integrado a qualquer processador quântico. Com menos de um milímetro de tamanho, ele potencialmente elimina a necessidade de cabos de controle de alta frequência conectando diferentes temperaturas. 

Com essa fonte de micro-ondas de baixa potência e baixa temperatura, é possível usar criostatos menores e, ao mesmo tempo, aumentar o número de qubits em um processador.

Leia mais:

Pesquisadores desenvolvem novo método para acelerar cálculos em computadores quânticos
Cientistas propõem computadores quânticos com design mais simples
Supremacia quântica foi supostamente atingida por duas equipes da China
“Nosso dispositivo produz 100 vezes mais energia do que as versões anteriores, o que é suficiente para controlar qubits e realizar operações de lógica quântica”, afirmou Möttönen. “Isso produz uma onda senoidal muito precisa, que oscila mais de 1 bilião de vezes por segundo. Como resultado, os erros em qubits da fonte de micro-ondas são muito raros, o que é importante ao implementar operações precisas de lógica quântica”.

No entanto, uma fonte contínua de micro-ondas, como a produzida pelo dispositivo, não pode ser usada para controlar os qubits sem uma adaptação: primeiro, as micro-ondas devem ser moldadas em pulsos. Segundo Möttönen, a equipe, atualmente, está desenvolvendo métodos para ligar e desligar rapidamente a fonte de micro-ondas.

De qualquer forma, mesmo sem uma solução de comutação para criar pulsos, uma fonte de micro-ondas eficiente, de baixo ruído e baixa temperatura pode ser útil em uma série de tecnologias quânticas, como é o caso dos sensores quânticos. “Além de computadores quânticos e sensores, a fonte de micro-ondas pode atuar como um relógio para outros dispositivos eletrônicos”, diz Möttönen. 

“Ela pode manter diferentes dispositivos no mesmo ritmo, permitindo-lhes induzir operações para vários qubits distintos no instante de tempo desejado”, explicou o pesquisador.

Consultado a: 17\12\2021
https://olhardigital.com.br/2021/12/13/ciencia-e-espaco/pesquisadores-projetam-fonte-superresfriada-de-micro-ondas-para-aumentar-a-escala-dos-computadores-quanticos/

HTML - As "Primeiras" Versões do HTML

"Primeiras" Versões do HTML


Versão 2.0 - 1995


Esta foi a primeira versão do HTML, logo depois do seu lançamento, ou seja, depois do HTML Puro.

O objetivo desta versão era formalizar todas as características do HTML, que já eram utilizadas anteriormente. O lançamento desta versão ocorreu no chamado "Primeiro evento mundial sobre a Web", o World Wide Web Conference.

Como é óbvio, esta versão do HTML era ainda muito desatualizada e simples em relação ás versões dos dias de hoje.

Versão 3.2 - 1997


Nesta versão houveram algumas correções de problemas da versão 2.0 e foi também adicionada a possibilidade de criar Tabelas, Applets e de escrever Texto Flutuante ao redor das imagens.


Link da Imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fcommons.wikimedia.org%2Fwiki%2FFile%3AValid_HTML_2.0_(blue).svg&psig=AOvVaw1OgTUz6Pbda7Z20GfH5D58&ust=1639868172296000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCJjkx5H36_QCFQAAAAAdAAAAABAD


Xizhi PACE: o processador fotónico que promete ser 100x mais rápido que uma GPU

A empresa chinesa Xizhi Technology anunciou a sua mais recente tecnologia. Designaram-no de PACE (Photomic Arithmetic Computing Engine) e é um processador fotónico de ultima geração, capaz de atingir uma surpreendente frequência de 1,00 GHz.

Para além disso, as informações revelam que este processador promete ser 100 vezes mais rápido do que uma GPU (Graphics Processing Unit), mesmo as mais recentes e potentes no mercado. 

O PACE contém uma matriz ótica de 64x64, cujo núcleo consiste num chipe ótico de silício integrado e um chip microelétrico CMOS num pacote 3D. Para cada multiplicação de matriz ótica os valores no vetor de entrada são primeiro extraídos do armazenamento no chip, convertidos num valor analógico convertidos através de um conversor digital, aplicam-se também moduladores óticos através de micro saliências entre o chip eletrónico e o fotónico, para formar o vetor de luz de entrada



Fonte:https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/xizhi-pace-o-processador-fotonico-que-promete-ser-100x-mais-rapido-que-uma-gpu/ (17/12/2021) 

Automatização Industrial- Já há «bots» na Volkswagen Autoeuropa, mas qual a sua missão?


Automatização Industrial

Já há «bots» na Volkswagen Autoeuropa, mas qual a sua missão?


    Capazes de simular ações humanas e dotados de alguma inteligência artificial com capacidade de interagir com diferentes aplicações, os «bots» são, cada vez mais, uma realidade na indústria automóvel e a fábrica da Volkswagen Autoeuropa é a prova disso mesmo.
    Recentemente a fábrica de Palmela lançou 12 «bots» com um objetivo muito simples: facilitar a carga de trabalho às equipas que, diariamente, executam atividades repetitivas, de grande volume ou muito morosas.
    Desenvolvidos na Autoeuropa por uma equipa que integra representantes de todas as áreas da fábrica, estes «bots» permitem não só desburocratizar e automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, como otimizar processos de trabalho, estando presentes em diversas áreas daquela unidade fabril.



https://www.razaoautomovel.com/2021/12/volkswagen-autoeuropa-bots-automacao    17/12/2021

PLATAFORMAS DE PUBLICIDADE ONLINE

FACEBOOK ADS
Facebook Ads é como o nome indica a plataforma de anúncios do Facebook e do Instagram. Lá é onde podemos criar e otimizar as nossas campanhas relacionadas a estas duas redes sociais.

GOOGLE ADS
A plataforma Google Ads, permite-nos criar campanhas de publicidade no Google, no Youtube e em todos os sites e aplicações parceiras da Google. É aqui que podemos fazer os poderosos anúncios de rede de pesquisa e aparecer no topo das pesquisas do Google.

TIKTOK ADS
Nesta plataforma rival do Instagram, é onde podemos criar anúncios dentro da própria plataforma do Tiktok. De momento a plataforma de anúncios ainda é um pouco limitada, mas aos poucos está a expandir-se.

OUTBRAIN
Outbrain é uma das plataformas mais conhecidas para quem pretende trabalhar com Native Ads. Este tipo de anúncios são anúncios nativos que aparecem em sites e blogs e não parecem de todo um anúncio, mas sim mais um artigo do site.



Link da consulta sobre o conteúdo (27/11/21): https://blog.hotmart.com/pt-br/publicidade-online/
Datas são referentes ao dia da consulta



Crianças ucranianas recebem computadores da Câmara para estudar

As crianças ucranianas refugiadas que chegaram a Portugal, nomeadamente a Cascais, receberam este sábado computadores da Câmara Municipal para poderem estudar.

Estas crianças encontram-se a frequentar a Escola Ucraniana de Portugal - Associação Fonte do Mundo - em S. João do Estoril, que até agora tinha 80 crianças e com o início da guerra passou a mais de 200.

"No âmbito da ajuda a cidadãos ucranianos refugiados no concelho, a Câmara Municipal de Cascais entregou, a título de empréstimo, esta manhã, material informático e escolar que vem permitir que as crianças acompanhem as aulas de ensino à distância asseguradas pelo Ministério da Educação Ucraniano", esclarece a autarquia em comunicado nas redes sociais. 

O apoio permite "amenizar as consequências devastadoras da guerra nas vidas destas crianças", indica ainda a Câmara.

Refira-se que, desde o início da invasão, Portugal já recebeu mais de 17 mil refugiados, dos quais cerca de 600 são crianças. 





Inteligência artificial pode prever com precisão quem desenvolverá demência

Inteligência artificial: a tecnologia de AI pode prever com precisão quem desenvolverá demência dentro de dois anos

Novos casos de demência podem ser previstos com 92% de precisão.



A técnica da IA chamada aprendizagem mecânica funciona através da deteção de padrões ocultos nos dados e da aprendizagem de quem está mais em risco.

A demência é uma síndrome associada a um declínio contínuo do funcionamento do cérebro.

Os sintomas podem incluir problemas com perda de memória, velocidade de pensamento, rapidez mental, linguagem, como o uso incorreto de palavras, ou problemas em falar, compreensão, humor, movimento, e dificuldades em fazer atividades diárias.

Investigadores da Universidade de Exeter analisaram dados durante um período de 10 anos de 15.300 pacientes que frequentaram uma rede de 30 clínicas de memória nos EUA.

Os participantes não tinham demência no início do estudo, embora muitos estivessem a ter problemas de memória ou outras funções cerebrais.

Entre 2005 e 2015, um em cada 10 participantes (1.568) receberam um novo diagnóstico de demência no prazo de dois anos após a sua visita.

O algoritmo de aprendizagem da máquina previu novos casos de demência com até 92% de precisão, significativamente mais precisos do que dois métodos de investigação alternativos existentes.




Diagnóstico errado 


Os investigadores também descobriram pela primeira vez que cerca de 8% (130) dos diagnósticos de demência pareciam ter sido feitos por erro, uma vez que o diagnóstico foi posteriormente invertido.

Os modelos de aprendizagem por máquinas identificaram com precisão mais de 80% destes diagnósticos inconsistentes, segundo o estudo, publicado na JAMA Network Open.

A inteligência artificial não só pode prever com precisão quem será diagnosticado com demência, como tem o potencial de melhorar a precisão dos diagnósticos, sugere a investigação.

Segundo a Alzheimer's Disease International, há mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo a viver com demência em 2020. E a organização acredita que este número irá quase duplicar a cada 20 anos, atingindo 78 milhões em 2030 e 139 milhões em 2050.

A aprendizagem mecânica utiliza a informação do paciente rotineiramente disponível nas clínicas, tais como memória e função cerebral, desempenho em testes cognitivos e fatores específicos do estilo de vida.

O Professor David Llewellyn afirmou: "Estamos agora em condições de ensinar computadores a prever com precisão quem irá desenvolver demência dentro de dois anos".

"Estamos também entusiasmados por saber que a nossa abordagem de aprendizagem por computador foi capaz de identificar pacientes que possam ter sido mal diagnosticados.

"Isto tem o potencial de reduzir o trabalho de adivinhação na prática clínica e melhorar significativamente a via de diagnóstico, ajudando as famílias a acederem ao apoio de que necessitam tão rápida e precisamente quanto possível".




O futuro dos diagnósticos da demência


Os investigadores esperam continuar a sua investigação para compreender a utilização prática da tecnologia da IA nas clínicas.

"A inteligência artificial tem um enorme potencial para melhorar a deteção precoce das doenças", disse a Dra. Rosa Sancho, chefe de investigação na Alzheimer's Research UK.

"[Isto] poderia revolucionar o processo de diagnóstico de pessoas preocupadas consigo próprias ou com um ente querido que apresente sintomas", acrescentou ela.


quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Inteligência artificial cria trailers de filmes sem ajuda de humanos

Inteligência artificial cria trailers de filmes sem ajuda de humanos


Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, desenvolveram um novo modelo composto por uma rede neural artificial capaz de gerar trailers de filmes e séries automaticamente. O sistema possui um algoritmo de aprendizagem de máquina baseado em gráficos não supervisionados para escolher as imagens.

Para treinar a inteligência artificial (IA), os cientistas dividiriam o trabalho em duas subtarefas: uma para identificar a estrutura da narrativa das imagens e outra para prever o “sentimento” transmitido por elas. Essa técnica processa as partes do filme em conjunto com trechos de texto do roteiro, resultando em um vídeo compacto.


Redes neurais

Esse método de geração automática é composto por duas redes neurais que processam tomadas derivadas do fluxo de vídeo e analisam representações de cenas textuais, baseadas no roteiro do filme. Quando combinadas, essas redes neurais identificam os pontos de inflexão, geralmente usados nos trailers.




Os chamados “pontos de virada” no cinema incluem um oportunidade, uma mudança de plano, um ponto sem volta, um grande revés ou o clímax de uma determinada cena. Essas características prendem a atenção e dão ao público a sensação de que algo grandioso está por vir, aumentando a expectativa pelo filme completo.


Edição automática

Os pesquisadores usaram as redes neurais para criar os trailers de 41 filmes diferentes. Eles compararam a qualidade do material produzido com vídeos gerados por modelos supervisionados por seres humanos, perguntando aos voluntários quais eles preferiam ou achavam mais interessantes.



Para a surpresa dos cientistas, a maioria dos entrevistados gostou mais dos trailers criados pelas redes neurais do que aqueles feitos com a utilização de modelos supervisionados. Segundo a equipe, essa técnica ainda não cria videoclipes compactos 100% perfeitos, mas pode ser usada para facilitar ou acelerar a produção de trailers em breve.











iOS 15.2 mostrará quais peças de iPhones são originais ou não

Se uma correção foi feita com peças e ferramentas genuínas da Apple, os reparos nessa seção indicam que foi usada uma “peça genuína da Apple” ao lado do componente reparado. Já o alerta “peça desconhecida” será exibido se a instalação de um componente estiver incompleta, se ele foi substituído por um outro não original, se a peça já foi usada ou instalada em outro iPhone ou se ela não está funcionando como esperado.

Apple lança primeiros betas do iOS 15.5 e iPadOS 15.5 para desenvolvedores

A Apple semeou hoje os primeiros betas das próximas atualizações do iOS 15.5 e iPadOS 15.5 para desenvolvedores para fins de teste, com o novo software chegando três semanas após o lançamento do iOS 15.4 e iPadOS 15.4 .
Os desenvolvedores podem baixar o iOS 15.5 e o iPadOS 15.5 por meio do Apple Developer Center ou pelo ar após a instalação do perfil adequado em um iPhone ou iPad . De acordo com as notas de lançamento do macOS da Apple, o Universal Control nas novas atualizações do iPadOS 15.5 e macOS Monterey 12.4 não é compatível com máquinas que executam o macOS 12.3 ou iPadOS 15.4, então a Apple sugere que, como solução alternativa, os usuários devem atualizar seus dispositivos ‌Universal Control‌ para os novos betas . Ainda não sabemos o que mais pode ser introduzido no iOS 15.5 e iPadOS 15.5, pois a Apple agora implementou todos os recursos que foram anunciados nas atualizações do iOS e iPadOS 15 . Após instalarmos o novo software, atualizaremos este artigo caso algo novo seja encontrado.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

O Apple Watch Series 7 está com o menor preço de todos os tempos

Parece que quase todo mundo possui um smartwatch hoje em dia. Seja um modelo diário que se conecta ao seu telefone, rastreia seus treinos como um relógio de fitness de qualidade ou chega ao extremo mais técnico do espectro como um relógio externo para homens , há um smartwatch para todos. Dito isto, nenhum se parece com pessoas como o Apple Watch mais vendido da Apple. E seu modelo mais recente, o Apple Watch Series 7 , já está à venda pelo menor preço de todos os tempos na Amazon e Walmart .
Desde sua estreia no outono passado, o Apple Watch Series 7 rapidamente conquistou a marca de um best-seller, graças aos avanços em versões anteriores do Apple Watch, como sua durabilidade mais resistente, tela 20% maior, carregamento mais rápido e, em geral, funcionalidade. Como o editor da Men's Health Fitness Brett Williams colocou em seu Apple Watch Series 7 Review , "O Series 7 é talvez o smartwatch mais fácil de usar que eu já testei e uma prova da ideia de que a funcionalidade pode superar o flash quando se trata do real experiência diária com seus dispositivos."

CS:GO Major

CS:GO Major

O CS:GO Major é um torneio de CS:GO criado pela valve, que é a criadora do jogo. Esta competição é a competição mais importante do jogo, por diversas razões por exemplo, pela gradiosidade do torneio, pela visibilidade do mesmo e pelo prêmio deste, o prêmio ronda 1M de dólares. 
Hoje trago-vos este tema, porque está a decorrer agora a 16ª edição do Major em Estocolmo, na Suécia. Esta competição existe desde de 2013 e a equipa com mais história neste torneio são os Astralis, que possuem 4 títulos. Esta competição tem várias fases e participam na mesma 24 equipas de todo o mundo.




https://pt.wikipedia.org/wiki/Counter-Strike:_Global_Offensive_Major_Championships

Nanotecnologia primeira década séc XXI

De 2000 a 2010 apesar de todo o investimento na área, a nanotecnologia não obteve o seu auge, se comparamos com a forma que os seres vivos formam a matéria, de molécula em molécula até estas se acumularem em larga escala, a nossa produção ainda é muito primitiva.

Uma estrutura biológica como uma concha é criada átomo por átomo e cresce enquanto é feita por isso uma ostra pode fazer uma concha com cristais de cálcio tão bem organizados que formam o material duro que conhecemos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Apple prepara-se para lançar iPhones sem slot de cartão SIM

Seguramente já lhe passou pela cabeça esta questão "se existe a tecnologia eSIM, qual a razão de ainda existirem cartões SIM físicos?". Há vantagens para as operadoras e, eventualmente, para os utilizadores, que ainda possam justificar este cartão num formato físico de plástico. Contudo, esta tecnologia tende a desaparecer e dar lugar de facto aos SIM eletrónicos.

A Apple tem iPhones sem cartão SIM, os que usam a rede CDMA. No entanto, é muito específico e pouco popular no mundo. Agora, segundo alguns rumores, poderá remover mesmo o slot de cartão SIM para a tecnologia GSM.





Log4j: falha deixa Steam, Apple, Twitter e Minecraft vulneráveis

Vários serviços populares como o Twitter, Steam, Apple iCloud e Minecraft estão vulneráveis a ataques Log4Shell, que afeta a ferramenta de registo de código aberto Log4j. A empresa LunaSec identificou a vulnerabilidade primeiro no Minecraft, mas alertou que qualquer serviço que utilize Apache Log4j pode estar vulnerável a ataques cibernéticos.


Até agora, Amazon, Apple, Twitter, Steam, Tencent, NetEase, Elastic e Baidu já identificaram a vulnerabilidade nos seus sistemas. No entanto, milhares de empresas e serviços mais pequenos devem estar nessa lista sem nem saber. 


Fontes: 




Crypto 2022: Hackers have nabbed $1.22 billion already

Hackers so far are focusing on decentralized finance (DeFi) projects to steal crypto this year, a new report found, a reversal from 2021 when they used scams and online fraud for most of their exploits.

So far, investors have lost over $1.22 billion to hackers in the first three months of the year, nearly eight times more than the $154 million lost in the first quarter of 2021, according to crypto security firm Immunefi. Ninety-nine percent of those losses were from software exploits, the report found, specifically the hacks against Wormhole and Ronin.

This is not an anomaly, experts warn. It’s likely this kind of nefarious activity will become more common, while scamming of investors could wane.

“We should expect these types of [sophisticated] attacks to continue to increase, as more and more criminal organizations build DeFi-hacking skills in-house,” Mitchell Amador, chief executive officer and founder at Immunefi, told Yahoo Finance. “Furthermore, as DeFi gets bigger and bigger, these kinds of attacks become more and more lucrative.”


História dos jogos FPS

História dos jogos FPS


Tudo começou na década de 70, os primeiros jogos lançados na história dos jogos FPS foram o Maze War e o Spasim. Comparativamente aos jogos de hoje, são jogos muito pouco desenvolvidos como seria de esperar. Mais tarde, em 1992, surgiu um jogo chamado Wolfenstein 3D, que foi a primeira grande criação dos jogos FPS e que veio a abrir horizontes para os jogos FPS hoje criados. A partir daqui, começaram a surgir cada vez mais jogos com cada vez mais qualidade.


Fonte: https://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/1950-a-historia-do-fps-.htm.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Aplicativo da Apple tem bug que reinicia iPhones infinitamente


O aplicativo HomeKit da Apple teve uma vulnerabilidade descoberta que pode fazer com que um iPhone seja reiniciado indefinidamente. A falha afeta várias versões do iOS, inclusive a versão estável mais recente 15.2 e pode ser usada por aplicativos maliciosos para impedir o funcionamento de telefones. Segundo relato dos usuários, dependendo das configurações do iPhone, a pessoa pode ficar bloqueada no app Home, ter o telefone completamente travado ou até enfrentar uma falha de reinicialização infinita.






Apple TV+ anuncia data de estreia da segunda temporada física

A Apple TV+ revelou a data oficial de estreia da segunda temporada de Physical . A segunda temporada da série de comédia de humor negro estrelada por Rose Byrne retornará em 3 de junho, com 10 episódios transmitidos semanalmente no Apple TV+ . A primeira foto da segunda temporada de Physical revela que a estrela de The White Lotus da HBO, Murray Bartlett, se juntará ao elenco como Vincent "Vinnie" Green, "um instrutor de fitness carismático, guru da perda de peso e pioneiro do comercial de fim de noite".
Aqui está a sinopse da Apple para a segunda temporada de Physical : "A segunda temporada mostra nossa heroína Sheila Rubin (Byrne) tendo lançado com sucesso seu primeiro vídeo de fitness apenas para encontrar alguns obstáculos novos e maiores em seu caminho. Ela está dividida entre a lealdade ao marido (Rory Scovel) e os valores que ele representa, e um atração perigosa para outra pessoa. E como ela não é mais o único jogo na cidade, ela se vê tendo que superar alguns novos competidores ferozes no caminho para construir um império de fitness completo." As estrelas físicas da Apple são Scovel, Dierdre Friel, Della Saba, Lou Taylor Pucci e Paul Sparks. É produzido pela Tomorrow Studios (uma parceria com a ITV Studios). Criado, escrito e produzido por Annie Weisman, que também atua como showrunner. Stephanie Laing dirige e atua como produtora executiva junto com Marty Adelstein e Becky Clements para Tomorrow Studios, Alexandra Cunningham, John McNamara, Sera Gamble e Rose Byrne.

WhatsApp: apenas os seus contactos terão acesso ao estado de atividade

Em breve, pessoas que não adicionou à lista de contactos ou aquelas a que nunca enviou uma mensagem, não serão mais capazes de ver alguns detalhes sobre o seu estado. Mais especificamente, não poderão ver se está ou não online no momento, nem qual foi a última vez que abriu a app.

Este recurso será ativado por padrão, ou seja, sem precisar de qualquer configuração por parte do usuário. É diferente do mecanismo que, há alguns meses, estava em teste para a versão desktop do WhatsApp. De acordo com a companhia, nada vai mudar entre os chats que já mantém com amigos e familiares.

Segundo o site WABetaInfo, a função já começou a ser distribuída nos últimos dias para o WhatsApp no Android e iOS, o que significa que em breve toda a comunidade terá acesso a essa proteção.


Fontes:


Há uma nova variante do malware que comprometeu centenas de computadores na Ucrânia

Depois de descobrirem o HermeticWiper, um malware que apaga dados e que terá comprometido centenas de computadores em redes de organizações na Ucrânia, os investigadores da ESET detetaram uma nova variante do software malicioso no país.

De acordo com os especialistas, o CaddyWiper foi observado pela primeira vez no dia 14 de março. Tal como o seu nome indica, este “wiper” (ou “apagador de dados” numa tradução para português), apaga os dados dos utilizadores e informação de partições de quaisquer drives que estejam ligadas a um computador infetado.

Segundo detalhes partilhados pela empresa de cibersegurança através do Twitter, o malware já foi detetado nos sistemas informáticos de um número limitado de organizações.

“O CaddyWiper não conta com semelhanças significativas ao código do HermeticWiper, IsaacWiper ou qualquer outro malware conhecido por nós”, afirmam os especialistas. O IsaacWiper, em específico, começou a ser implementado na Ucrânia logo após o ataque militar russo a 24 de fevereiro.



domingo, 12 de dezembro de 2021

Avanços recentes da computação quântica apontam para um futuro mais brilhante

Crescimento do ecossistema de computação quântica
Um consultor com uma visão igualmente otimista acredita que o aumento do interesse na computação quântica nos próximos anos deixa a porta aberta tanto para full stackers quanto para jogadores de nicho.

"Haverá muito espaço para empresas especializadas fazerem coisas como lasers e aspiradores e outros componentes necessários que fazem as coisas funcionarem", disse Frank Dzubeck, presidente da Communications Network Architects. "E novos materiais serão introduzidos ao longo do caminho que tornarão a computação quântica uma realidade mais prática para as organizações de TI."

Um exemplo de um novo material de computação quântica veio da IonQ Inc. esta semana. A empresa revelou planos de usar íons de bário como qubits em seus próximos sistemas quânticos que abrirão o caminho para arquiteturas quânticas mais avançadas. Os sistemas futuros não serão apenas mais rápidos por causa desse avanço, mas também serão mais facilmente interconectados para estender o tempo de atividade para usuários corporativos e preparar o terreno para o desenvolvimento de uma gama mais ampla de aplicativos, disse a IonQ.

Talvez mais importante, os íons de bário resultarão em taxas de erro mais baixas, o que garante maior confiabilidade e melhor detecção de estado, de acordo com o IonQ.

"Você não vai chegar a 2.000 ou 100.000 sistemas qubit até descobrirmos como fazer um progresso significativo com a correção [de erros]. É uma grande parede a ser escalada", disse Paul Smith-Goodson, vice-presidente e analista principal da quantum e IA com Moor Insights & Strategy. "Mas acho que você verá alguns avanços em 2022 com a IBM, Honeywell e outros que estão trabalhando duro nisso."

Vice-presidente, analista principal de quantum e IA, Moor Insights & Strategy
O que poderia garantir a viabilidade econômica do desenvolvimento da computação quântica, especialmente para startups com fome de dinheiro, é o fluxo sustentado de capital de risco fluindo para o mercado. Em um relatório divulgado no final do mês passado, a Constellation Research descobriu que 241 empresas no mercado de computação quântica espalhadas por sete segmentos de mercado atraíram cerca de US $ 8,5 bilhões e atualmente têm uma capitalização de mercado total de US $ 174,2 bilhões.

Os fornecedores full-stack estão gerando US $ 14,6 bilhões da capitalização de mercado total, com os fabricantes de software quântico respondendo por US $ 6,1 bilhões e os fornecedores de comunicações tendo uma capitalização de mercado coletiva de US $ 5,8 bilhões. A Constellation Research espera que uma dúzia de empresas full-stack surjam nos próximos cinco anos como "vencedoras", junto com cinco a sete especialistas em cada uma das sete categorias principais.

Não surpreendentemente, o segmento de segurança atraiu a maior parte do financiamento até agora: mais de US $ 5 bilhões, de acordo com o relatório. Dado o maior foco na prevenção de ataques cibernéticos, os produtos e serviços de segurança baseados em nuvem podem ser os "aplicativos matadores" que conferem credibilidade à computação quântica.

"A segurança cibernética é um bom ponto de partida para falar sobre aplicativos matadores", disse Smith-Goodson. "Mas há outros aplicativos que podem ser interrompidos no mesmo período, como simulação e aplicativos financeiros. Mas podemos estar a alguns anos disso."

O que poderia estimular a entrega de ofertas de segurança baseadas em quantum utilizáveis ​​em breve é ​​a decisão do Departamento de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio dos EUA, no final do mês passado, de proibir as empresas norte-americanas de fazer negócios com oito empresas de alta tecnologia na China que "mexam com computação quântica". A decisão foi baseada nas empresas chinesas que representam uma "ameaça à segurança nacional", disse a agência em um comunicado preparado.

Consultado a: 10\12\2021
https://searchdatacenter.techtarget.com/feature/Recent-quantum-computing-advances-point-to-brighter-future

Automatização Industrial-Peneira automatizada deve facilitar trabalho de pescadores e marisqueiras na PB; "sonho realizado"

 

Automatização Industrial

Peneira automatizada deve facilitar trabalho de pescadores e marisqueiras na PB; "sonho realizado"


    Um projeto do Instituto Federal de Ciência de Tecnologia (IFPB), Campus João Pessoa, tem levado uma solução tecnológica, de baixo custo, para uma comunidade de marisqueiras e pescadores do Renascer, em Cabedelo.
    No dia 12 deste mês, o protótipo de uma peneira automatizada, que serve para a separação da carne do marisco, foi apresentado a membros da comunidade durante a realização da primeira oficina. Para o professor Maurício Camargo, que coordena a pesquisa, "a oficina foi muito positiva, tendo em vista que foi possível realizar uma integração de saberes entre a comunidade de marisqueiras e pescadores, com os alunos e professores proponentes do projeto”.
    Maria José, marisqueira que está na profissão há mais de 15 anos, tem sérios problemas de saúde devido ao intenso esforço físico exigido pelo seu trabalho. Para ela, a máquina de bater mariscos é “um sonho realizado”, principalmente para sua saúde física, “esse projeto reduz esforço físico e tempo, o que é bom para as mulheres que têm serviço e criança em casa”.
    A peneira automatizada também prevê a diminuição das possibilidades de contaminação cruzada do produto, eliminando os riscos de segurança alimentar. Os pescadores e marisqueiros não precisarão pagar pelo produto, “eles sempre deixaram bem claro que essa máquina não terá custo para nós, simplesmente é para ajudar os pescadores nas condições de humanização e meio ambiente”, relatou Maria José.
    A máquina está passando por alguns ajustes e em breve estará em funcionamento. Segundo Maria José, seu faturamento provavelmente será aumentado pela tecnologia, “é de onde eu tiro meu sustento e de meus filhos”.
    O Projeto 4.0 prevê, ainda, a criação de um protótipo que utilize os grandes volumes de resíduo sólido que constituem as conchas do marisco, para aplicações na construção civil e na indústria, gerando assim uma nova alternativa de renda para a comunidade pesqueira, além de diminuir os impactos ambientais nas margens do rio e áreas de manguezal do estuário do rio Paraíba. Além disso, a equipe ainda deve apresentar à comunidade do Renascer um protótipos de Biodigestor automatizado para produção de biogás, utilizando o resíduo líquido do marisco.




https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/12/04/peneira-automatizada-deve-facilitar-trabalho-de-pescadores-e-marisqueiras-na-pb-sonho-realizado.ghtml     10/12/2021


NFT's

NFT's
Um token não fungível é um tipo especial de token criptográfico que representa algo único. Ao contrário das criptomoedas como o Bitcoin e de vários outros tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis. Um item fungível, como o dinheiro, pode ser trocado por outro, porem estes NFT's são vistos como peças de arte online.
Podemos pensar que a Mona Lisa é uma peça de arte, onde apenas uma pessoa (neste caso um museu) possui o original, porém existem várias copias de valor significativamente menor. Os NFT's são peças de arte digitais, que são compradas com criptomoedas (geralmente ethereum), a compra destes NFT's mostra a outras pessoas que possam vir a usufriur desta nova forma de comprar obras de arte que aquele NFT em JPEG,PNG,MP4,etc... pertence a uma e uma só pessoa, tornando assim, quaisquer outras  obras de arte semelhantes imitações. Este tipo de arte tem um diversa gama de preços, podendo ir de cêntimos a vários milhões


Exemplos de NFT's:




 “Everydays: the First 5000 Days” US$ 69 milhões (33 mil ETH)
“CryptoPunk #3100” US$ 7,58 milhões (4,2 mil ETH)
































Fonte: https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/04/os-10-nfts-mais-caros-da-historia/









4 Erros comuns de quem faz anúncios

1º erro
Utilização de o objetivo de campanha errado. Por exemplo, a pessoa quer gerar vendas, mas seleciona o objetivo de campanha de tráfego. Logo, no final o resultado não vai ser o melhor.

2º erro
Segmentação errada pode custar bastante numa campanha de anúncios. Se não conhecermos minimamente o nosso público alvo, vamos estar a errar completamente e vai sair caro.

3º erro
Utilização de pouco orçamento para um público muito grande. Quando um público é bastante vasto, é necessário mais orçamento para alcançar mais pessoas e consequentemente gerar resultados

4º erro
Públicos personalizados são um ponto chave para a boa performance dos anúncios. Anunciar para públicos quentes pode ser decisivo, e muitas pessoas não se preocupam em criar estes públicos.