Blog tecnológico mantido pelos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas (12º Ano) da Escola Secundaria José Gomes Ferreira em Lisboa.
sábado, 15 de maio de 2021
Lançamento do Blender 2.92
Por detrás da Animação Incrível dos "The Mitchells vs. the Machines".
meterpreter
Trojan Malware roubou 2 milhões
Saliências 3D - Parte 2
Etapa Inicial: Configurar a sua máquina
sexta-feira, 14 de maio de 2021
[IDS] WSL: O que é?
[IDS] RFP: O que é?
- informa os fornecedores que uma organização procura obter e encoraja-os a fazer os seus melhores esforços.
- Exige que a empresa especifique o que se propõe adquirir. Se a análise dos requisitos tiver sido devidamente preparada, pode ser facilmente incorporada no documento de Pedido.
- Alerta os fornecedores de que o processo de selecção é competitivo.
- Permite uma ampla distribuição e resposta.
- Assegura que os fornecedores respondam factualmente aos requisitos identificados.
- Em geral, espera-se que siga um procedimento estruturado de avaliação e selecção, para que uma organização possa demonstrar imparcialidade - um factor crucial nas aquisições do sector público.
[IDS] Cryptocurrency: O que é?
Bitcoin
Cartões Vermelhos no Rugby
Javascript - Comentários
Comentários
Manipuladores de JavaScript inline
Note que às vezes você vai encontrar código JavaScript escrito dentro do HTML. Isso deve ser algo como:
function criarParagrafo() {
let para = document.createElement('p');
para.textContent = 'Você clicou o botao!';
document.body.appendChild(para);
}
<button onclick="criarParagrafo()">Me clique!</button>
Você pode tentar essa versão na nossa demonstração abaixo.
Essa demonstração tem exatamente a mesma funcionalidade que vimos nas primeiras duas seções, exceto que o elemento <button>
inclui um manipulador inline onclick
para fazer a função ser executada quando o botão é clicado.
Contudo, por favor, não faça isso. É uma má prática poluir seu HTML com JavaScript, e isso é ineficiente — você teria que incluir o atributo onclick="criarParagrafo()"
em todo botão que você quisesse aplicar JavaScript.
Usando uma estrutura feita de puro JavaScript permite a você selecionar todos os botões usando uma instrução. O código que nós usamos acima para servir a esse propósito se parece com isso:
const botoes = document.querySelectorAll('button');
for(var i = 0; i < botoes.length ; i++) {
botoes[i].addEventListener('click', criarParagrafo);
}
Isso talvez parece ser mais do que o atributo onclick
, mas isso vai funcionar para todos os botões, não importa quantos tem na página, e quantos forem adicionados ou removidos. O JavaScript não precisará ser mudado.
Como trabalhar como uma equipa de F1
Pontes 3D: Como fazer saliências numa impressão em 3D [Parte 1]
O que é?
quinta-feira, 13 de maio de 2021
O Turco
O Turco foi uma máquina de jogar xadrez supostamente provida de inteligência artificial construída na segunda metade do século XVIII. De 1770 até sua destruição num incêndio em 1854, foi exibido por vários proprietários como um autômato, apesar de o seu funcionamento ter sido revelado no início da década de 1820 como um elaborado hoax. Construído em 1770 por Wolfgang von Kempelen (1734-1804) para impressionar a Imperatriz Maria Teresa da Áustria, o mecanismo parecia ser capaz de jogar um partida contra um forte oponente humano, assim como executar o problema do cavalo, onde o Cavalo deve ser movimentado no tabuleiro de modo a ocupar cada casa somente uma vez.
O Turco era na verdade uma ilusão mecânica que permitia a um jogador de xadrez escondido a operar a máquina. Com um operador habilidoso, venceu a maioria dos jogos que disputou durante suas demonstrações pela Europa e América por quase 84 anos, incluindo desafiantes famosos como Napoleão Bonaparte e Benjamin Franklin. Embora muitos suspeitassem de um operador humano escondido, o hoax foi inicialmente revelado somente na década de 1820 por Robert Willis.
A máquina foi a inspiração para outros autômatos falsos como o Ajeeb e o Mephisto, e para el Ajedrecista que foi a primeira máquina capaz de executar com precisão um final de partida do xadrez. O Turco também foi tema de peças de teatro, filmes e de livros de ficção científica, sendo a trama principal do enredo em duas ocasiões.
O futuro do trabalho? Microsoft apresenta primeira versão de reuniões com hologramas
"Mesh" é o nome da plataforma apresentada na terça-feira pela multinacional tecnologia norte-americana e vai proporcionar aquele que será o primeiro 'mergulho' na "realidade mista", ou seja, uma tecnologia entre a realidade aumentada e a virtual.
A realidade aumentada pressupõe elementos físico, como, por exemplo, a reprodução digital de uma pessoa, enquanto a virtual supõe a criação de um ambiente totalmente artificial.
Falha grave da Qualcomm deixa em risco 30% dos smartphones Android
OnePlus: atualização do Android 12 vai trazer uma novidade muito pedida
Foram vendidos 562 mil smartphones no primeiro trimestre. Samsung cresce, Huawei em queda
Há novas imagens do Huawei P50 a serem partilhadas. O anúncio vai chegar em breve?
Continuam a ser partilhadas fotos do alegado novo modelo P50 da Huawei, sobressaindo-se mais uma vez o seu módulo da câmara fotográfica. Desta vez foi o utilizador Rodent950 a partilhar no Twitter imagens que afirma não serem montagens, mas renders reais do equipamento, como refere a GSM Arena. Tal como as imagens divulgadas anteriormente, o módulo é composto por dois anéis grandes que albergam os sensores fotográficos.
Especula-se que o smartphone tenha quatro câmaras, três no anel superior e uma no inferior. É referido que a câmara inferior é a principal, contendo ainda um sensor Time of Flight de 1 polegada neste espaço. Os especialistas afirmam que observando as imagens do módulo, talvez esteja disponível uma câmara telefoto, mas não há indícios do famoso periscópio presente nas gerações anteriores. No entanto, considerando que podem haver diferentes versões do smartphone, estas imagens podem estar a mostrar a versão standard.
O AARTOS DDS sempre precisa ser tripulado?
O que é o spoofing?
quarta-feira, 12 de maio de 2021
SAGA dá dicas para quem quer trabalhar com desenvolvimento de games (PARTE2/2)
• Melhore seu inglês
Quanto melhor souber se comunicar em inglês, mais chances terá de se destacar no mercado de jogos digitais, abrindo portas, inclusive, fora do país. Muitos conteúdos para estudo aparecem nesse idioma, sem falar nos softwares, geralmente desenvolvidos na língua inglesa. Por isso, a fluência na leitura é um enorme diferencial.
• Conheça as ferramentas
Unreal, Lua, Godot e Unity são quatro das principais ferramentas de desenvolvimento de games, especialmente para quem está dando os primeiros passos na carreira. Ter familiaridade com essas engines é essencial. Uma boa forma de começar é aprendendo a compor o cenário de um jogo na Unreal, por exemplo, fazendo uma oficina gratuita na SAGA.
Para quem quer ingressar no mercado de desenvolvimento de jogos digitais, a SAGA, maior rede de escolas de games e arte digital do país, com 16 unidades em oito estados brasileiros, oferece, além das oficinas gratuitas, o curso presencial Playgame e o curso on-line Playgame 5.0 .
SAGA dá dicas para quem quer trabalhar com desenvolvimento de games (PARTE1/2)
Recebemos a seguinte informação:
Quem quer trabalhar no mercado de games, que só no Brasil deve movimentar US$ 2,3 bilhões em 2021, de acordo com a consultoria especializada Newzoo, tem diversas possibilidades de carreira para seguir. Para auxiliar quem planeja ingressar nesse bilionário mercado, Igor La Luz, gerente acadêmico nacional da escola SAGA, preparou algumas dicas.
• Escolha sua área de atuação
Dentro do setor de desenvolvimento games, são inúmeras alternativas, como game designer, produtor, programador, roteirista, engenheiro de som, técnico em 3D, animador, game tester etc. O ideal é conhecer cada uma das áreas, suas tarefas e responsabilidades e escolher a que melhor combina com seu conhecimento e aptidão.
• Busque uma formação
A característica mais importante para um desenvolvedor é a aplicação do conhecimento e o estudo constante. Portanto, o investimento em uma formação qualificada faz toda a diferença na hora de criar um portfólio e divulgar o trabalho.
Quanto tempo são os tempos de inatividade esperados do AARTOS DDS?
Novo headset de realidade virtual da HTC é direcionado à prática de fitness e atividades desportivas
Em vez dos habituais painéis de plástico, o novo headset de realidade virtual da HTC parece bem mais confortável, forrado com tecidos, a avaliar pelas fotografias. O novo HTC Vive não foi revelado oficialmente pela marca, mas acabou por ser mostrado como um dos finalistas dos prémios World Design Guide. Na sua descrição é referido que o modelo Vive Air VR foi especialmente desenhado para o fitness virtual, tendo sido otimizado para sessões longas de utilização e alta intensidade.
É referido que o modelo foi inspirado diretamente dos ténis desportivos, com materiais tricotados em tecido, para aumentar o conforto da sua utilização e encaixe na cabeça. Esses materiais são respiráveis e de secagem rápida, melhorando a ventilação durante o aquecimento dos exercícios.Todo o design, leve e confortável, foi concebido para que o utilizador se “esqueça” que tem o periférico na cabeça, procurando focar-se no conteúdo virtual projeto e nos respetivos exercícios. Tem ainda um sistema de desencache rápido, para que possa retirar alguns dos seus componentes mais macios para serem lavados no fim das sessões de treino.
De recordar que os jogos mais ativos têm sido bem-recebidos pelos jogadores de realidade virtual, tais como Beat Saber, que ainda é um dos maiores sucessos destas plataformas. Certamente que o headset vai de encontro a experiências desportivas, de dança e outras que requeiram mais movimentos dinâmicos dos jogadores.
terça-feira, 11 de maio de 2021
Singularidade
Singularidade tecnológica é a hipótese que relaciona o crescimento tecnológico desenfreado da super inteligência artificial a mudanças irreversíveis na civilização humana. Segundo essa hipótese, a "reação desenfreada" de um agente inteligente atualizável com capacidade de auto-aperfeiçoamento (como um computador que executa inteligência artificial baseada em software) geraria cada vez mais rapidamente, indivíduos dotados de uma super inteligência poderosa que, qualitativamente, ultrapassaria toda a inteligência humana.
A utilização do termo "singularidade" se deu a partir da década de 1950, com John von Neumann, no sentido em que o progresso tecnológico estaria associado a uma mudança acelerada: "A aceleração do progresso tecnológico e as mudanças no modo de vida humana, dão uma aparência de singularidade essencial na história da raça, para além da qual os assuntos humanos, como os conhecemos, não podem continuar." Autores como I. J. Good e Vernor Vinge ecoaram esse ponto de vista. The Coming Singularity, 1993, é um ensaio de Vinge que relaciona o fim da era humana com o avanço tecnológico da super inteligência a taxas incompreensíveis.
Em 2012, ocorreu a Cúpula da Singularidade, onde Stuart Armstrong apresentou seu estudo de previsões de inteligência artificial (AGI - Artificial General Intelligence), através do qual se encontrou uma ampla gama de datas previstas, com um valor médio de 2040.
Como remover um Keylogger
Nova ferramenta do Google: aprenda programação de jogos com o Grasshopper - parte 3
O Grasshopper torna possível aprender técnicas como:
- Criar animações ou resolver problemas utilizando códigos;
- Construir um site com HTML e CSS.
A principal novidade é que agora, os brasileiros terão todas as instruções, incluindo suporte e feedback em seu idioma nativo. Isso porque o conhecimento em tecnologia é essencial para o futuro. “No Brasil, programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho, e queremos que todos possam aprender sobre isso”, disse o Google em seu blog
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De acordo com a McKinsey, até 2030, o país precisará de 1 milhão de profissionais nesta área. Sendo assim, as oportunidades em programação aparecem como um dos caminhos neste cenário, atraindo cada vez mais as pessoas que acabam direcionando suas carreiras para desenvolverem o lado dee programador.
Um estudo recente do Google com a consultoria Bain & Company demonstrou que no Brasil, em média 30% dos desenvolvedores vieram de outras atividades. Do total, 80% dizem que houve melhoria na qualidade de vida e também na perspectiva de crescimento. Enquanto metade diz que recomendaria a carreira para seus amigos.
Nova ferramenta do Google: aprenda programação de jogos com o Grasshopper - parte 2
A ferramenta foi criada por uma equipe de programadores do Google para produtos experimentais, a Area 120, ou seja, o Grasshopper tem como missão remover quaisquer barreiras que prejudiquem o acesso à educação, além de preparar adultos e jovens para carreiras que precisam de habilidades em programação.
Inclusive, o aplicativo oferece um ambiente focado em aprendizagem para quem está começando a entender tudo que envolve o mundo da programação. Através de uma metodologia bem interativa, a ferramenta traz quebra-cabeças visuais para instigar os alunos a utilizar os principais conceitos de codificação, funções, loops e variáveis, por exemplo.
segunda-feira, 10 de maio de 2021
Cartões no Rugby
Javascript - JavaScript externo
JavaScript externo
Isso funciona muito bem, mas e se nós quiséssemos colocar nosso JavaScript em um arquivo externo? Vamos explorar isso agora.
- Primeiro, crie um novo arquivo na mesma pasta que está o arquivo HTML de exemplo. Chame-o de
script.js
— tenha certeza de que o nome do arquivo tem a extensão.js
, pois é assim que ele será reconhecido como JavaScript. - Agora substitua o elemento atual
<script>
pelo seguinte código:<script src="script.js" defer></script>
- Em
script.js
, adidione o seguinte script:function createParagraph() { let para = document.createElement('p'); para.textContent = 'Você clicou no botão!'; document.body.appendChild(para); } const buttons = document.querySelectorAll('button'); for(let i = 0; i < buttons.length ; i++) { buttons[i].addEventListener('click', createParagraph); }
- Salve e atualize seu navegador, e você deverá ver a mesma coisa! Funciona igualmente, mas agora nós temos o JavaScript em um arquivo externo. Isso é geralmente uma coisa boa em termos de organização de código, e faz com que seja possível reutilizar o código em múltiplos arquivos HTML. Além disso, o HTML fica mais legível sem grandes pedaços de script no meio dele.
De que são feitos os Parafusos dos carros de F1
domingo, 9 de maio de 2021
As novas placas da GeForce: RTX 3060
As novas placas da GeForce: RTX 3060 Ti
Uma lei Australiana que causou controversia em 2018
Tecnologia 5G tem riscos para a saúde? Como diminuir os riscos
A implantação das redes móveis de quinta geração (5G) está prestes a acontecer. Vários consumidores têm-nos contactado, preocupados com “notícias” alarmistas que circulam na internet e nas redes sociais, que alertam para o aumento dos riscos das radiações eletromagnéticas: cancro do cérebro, leucemia, dores de cabeça, depressão e pensamentos suicidas são alguns problemas frequentemente citados. Recentemente, a tecnologia 5G foi associada à propagação do coronavírus, o que é falso.
Os autores daqueles boatos defendem que estas consequências irão ser potenciadas com as frequências mais elevadas das redes 5G e com o aumento do número de antenas que esta nova tecnologia requer. Eis as respostas às principais questões que nos têm chegado.
Utilização prudente do smartphone
São muitos os que temem as radiações das antenas e das estações de base, mas a verdade é que um telemóvel ao ouvido sujeita-nos a um nível de radiação muito superior ao de uma antena instalada a centenas de metros. A razão é que o nível de radiações é fortemente atenuado com a distância.
Com chamadas prolongadas, os tecidos junto à orelha tendem a aquecer. Devemos, por isso, ser cautelosos no uso do telemóvel. Sugerimos-lhe algumas medidas.
- Evite ou encurte chamadas em espaços com má receção, como no elevador, na cave ou nos parques de estacionamento subterrâneos.
- Não durma com o telemóvel na mesa de cabeceira, a não ser que o desligue ou ative o modo de voo.
- Sempre que possível, use auriculares ou o modo mãos livres. Os auriculares com fios são preferíveis: os sem fios funcionam com Bluetooth que emite radiações na faixa dos 2,4 GHz, embora a potência máxima destes dispositivos seja centenas de vezes mais baixa do que a de um telemóvel.
- Aproxime o telemóvel do ouvido só após o primeiro toque, quando liga, ou depois de atender, quando recebe uma chamada.
Sony mostra primeiras imagens dos comandos para o sistema realidade virtual da PlayStation 5
A Sony Interactive Entertainment (SIE) revelou hoje os primeiros detalhes sobre do novo comando para a próxima geração de Realidade Virtual (RV) na PlayStation 5. O sistema de realidade virtual PSVR para a PlayStation 4 utilizava os PSMove (que tinham sido desenvolvidos para a PlayStation 3), como comandos para algumas aplicações. Para o novo headset, a Sony decidiu abandoná-los e desenvolver comandos específicos para a nova plataforma.
Segundo a empresa, os novos comandos oferecem uma maior imersão com gatilhos adaptativos, feedback háptico e, entre outras coisas, reconhecimento táctil.
O novo comando para a próxima geração de Realidade Virtual na PlayStation 5 segue o design adoptado por outros fabricantes, como a Microsoft, Oculus e HTC, com forma esférica que permite aos jogadores segurarem o comando de forma natural enquanto jogam e proporciona mais liberdade e precisão do que os PS Move. Como não há limitações na forma como se movimentam as mãos, os criadores de videojogos podem criar novas experiências de jogo.
Realidade Virtual pode ganhar maior expressão no turismo, diz estudo
Ralph Hollister, analista de viagens e turismo da GlobalData, comenta, que “a maior disponibilidade de tempo livre em ambientes fechados, combinado com o desejo em viajar, tem levado os potenciais viajantes a recorrendo à RV para preencher uma lacuna que as restrições de viagens tem aumentado”.
Entre as experiências mais populares, está a National Geographic VR, que leva os utilizadores a destinos distantes, recorrendo à utilização da RV como um substituto para a realidade.
“Uma série de Destination Management Organizations (DMOs) também começaram a usar RV em campanhas de marketing e para recriar experiências turísticas. Por exemplo, o Conselho Nacional de Turismo Alemão (GNTB) recentemente levou espectadores em viagens por todo o país, bem como a zonas das suas costas do Báltico e do Mar do Norte. Tudo isso com o objetivo de aumentar a procura à medida que as viagens forem retomadas”, explica o responsável. No entanto, aponta, “resta saber se esse tipo de estratégia focada em RV vai durar além da pandemia e se essa tecnologia será restrita ao uso na fase de sonho / planeamento de uma viagem”.
Recarga de baterias de veículos elétricos - Entrada 2/Semana 3 - 9 Mai. - Tecnologia no Mundo Automóvel
Recarga de baterias de veículos elétricos
Alguns dos problemas que os veículos elétricos ainda possuem é autonomia relativamente baixa, (principalmente comparando a outros automóveis que utilizam os motores de combustão interna), e os tempos de recarga também grandes.
A Toyota irá lançar durante o ano de 2021, um veículo elétrico com uma grande novidade: baterias que recarregam em apenas 10 minutos, tudo isto sem sacrificar a autonomia. Isto será possível devido às novas baterias em estado sólido, com um eletrólito à base de sulfeto, permitindo assim que os iões de lítio passem de forma mais fácil entre os dois elétrodos. Este projeto calcula-se que possuirá uma autonomia de de 500 km, com baterias com uma densidade energética aproximadamente 8 vezes maior às baterias presentes em veículos elétricos atuais.Fontes:https://pplware.sapo.pt/motores/toyota-vai-lancar-carro-eletrico-em-que-bateria-carrega-em-10-minutos/ (consultado a 09/05/2021)
Baterias para veículos elétricos inovadoras? - Entrada 1/Semana 3 - 9 Mai. - Tecnologia no Mundo Automóvel
"Aproveitando a sua experiência no campo do armazenamento de energia em ultracapacitores (ou supercapacitores) à base de grafeno, a Skeleton Technologies desenvolveu a SuperBattery, uma bateria que, de acordo com os seus criadores recarrega em… 15 segundos!"
Estas baterias prometem aguentar milhares sem conta de ciclos de recarga sem se danificarem e, deste modo, não ficarão "viciadas".
Fontes:https://www.razaoautomovel.com/2020/09/supperbattery-bateria-carrega-segundos (consultado a 09/05/2021)
https://www.azom.com/images/Article_Images/ImageForArticle_19711_16020634720709474.png (URL da Imagem, consultado a 09/05/2021)