O impacto da COVID-19 pode permitir que a Realidade Virtual abandone permanentemente a sua imagem de ser apenas um artifício no setor de turismo. Segundo um estudo da GlobalData, o hype por detrás da tecnologia nos últimos anos tem sido maior do que o uso real, especialmente para fins de lazer. No entanto, aponta o estudo, “quanto mais tempo durar os impactos desta pandemia, maior será a oportunidade dos consumidores e organizações adotarem esta tecnologia de forma mais permanente”.
Ralph Hollister, analista de viagens e turismo da GlobalData, comenta, que “a maior disponibilidade de tempo livre em ambientes fechados, combinado com o desejo em viajar, tem levado os potenciais viajantes a recorrendo à RV para preencher uma lacuna que as restrições de viagens tem aumentado”.
Entre as experiências mais populares, está a National Geographic VR, que leva os utilizadores a destinos distantes, recorrendo à utilização da RV como um substituto para a realidade.
“Uma série de Destination Management Organizations (DMOs) também começaram a usar RV em campanhas de marketing e para recriar experiências turísticas. Por exemplo, o Conselho Nacional de Turismo Alemão (GNTB) recentemente levou espectadores em viagens por todo o país, bem como a zonas das suas costas do Báltico e do Mar do Norte. Tudo isso com o objetivo de aumentar a procura à medida que as viagens forem retomadas”, explica o responsável. No entanto, aponta, “resta saber se esse tipo de estratégia focada em RV vai durar além da pandemia e se essa tecnologia será restrita ao uso na fase de sonho / planeamento de uma viagem”.
Ralph Hollister, analista de viagens e turismo da GlobalData, comenta, que “a maior disponibilidade de tempo livre em ambientes fechados, combinado com o desejo em viajar, tem levado os potenciais viajantes a recorrendo à RV para preencher uma lacuna que as restrições de viagens tem aumentado”.
Entre as experiências mais populares, está a National Geographic VR, que leva os utilizadores a destinos distantes, recorrendo à utilização da RV como um substituto para a realidade.
“Uma série de Destination Management Organizations (DMOs) também começaram a usar RV em campanhas de marketing e para recriar experiências turísticas. Por exemplo, o Conselho Nacional de Turismo Alemão (GNTB) recentemente levou espectadores em viagens por todo o país, bem como a zonas das suas costas do Báltico e do Mar do Norte. Tudo isso com o objetivo de aumentar a procura à medida que as viagens forem retomadas”, explica o responsável. No entanto, aponta, “resta saber se esse tipo de estratégia focada em RV vai durar além da pandemia e se essa tecnologia será restrita ao uso na fase de sonho / planeamento de uma viagem”.
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