Pesquisar aqui

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Esta pequena criação do designer Eno Setianwan é nada mais nada menos que o notebook conceito da Sony.

Como todo conceito, as maravilhas são sem limites, é claro, mas nunca deixamos de querer que essa falta de limites esteja um dia na nossa mesa e estejamos usufruindo dele, não é?!
Este brinquedinho futurista quando desligado, fica com a tela totalmente transparente e ao liga-lo é a hora de gritar. Imagens holográficas são projetadas na tela e teclado…
Quando a imagem é formada na tela, como um passe de magia, o vidro passa a ser o seu belo e maravilhoso monitor, não bastando tamanha maravilha, a tela é touchscreen.

Depois de falar sobre a tela, não poderia deixar de falar também do teclado, que é feito de uma placa lisa de vidro-cerâmico e como dito acima, só mostra alguma coisa ao ser ligado, que é quando os projetores holográficos formam as letras e, vale a pena lembrar, desligado fica opaco.

Um sonho para qualquer um.

Fonte: http://www.numclique.net/sony-vaio-zoom/

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Aprenda a utilizar o teclado!

Há alguns anos, antes da "era dos computadores", existiam muitas escolas que ensinavam a "dactilografar", a utilizar uma máquina de escrever sem olhar para as teclas.
Agora, com o uso massivo dos computadores, todos temos pena de nunca ter frequentado um desses cursos. De facto, passamos tanto tempo a olhar para baixo, para o teclado, como para o ecrã, para o texto ou a mensagem que estamos a escrever. O resultado são todos aqueles erros e a "maçada" que isto é.
Quem reconheça esta limitação, natural, mas a deseje ultrapassar, tem na seguinte página, em português, um excelente recurso para treinar o uso do teclado do seu computador: http://pt.typingweb.com/

Por sugestão de Eugénia Costa

Na prática:
Após entrar nesta página clique sobre "Iniciar Digitação". Surgirá uma mensagem que sugere o registo, o que não sendo obrigatório é conveniente para manter um registo da sua aprendizagem. Esse registo é gratuito mas, caso não o deseje fazer, basta que feche essa mensagem para entrar na página de aprendizagem.
Nesta página pode iniciar vários cursos, desde a iniciação em que tem de identificar as teclas de cada linha do teclado aos exercícios específicos para quem já tem bastante prática mas ainda "não acerta" em algumas teclas problemáticas.
Ao iniciar qualquer nível irá ver a imagem do teclado e em cima as teclas que deve tentar digitar sem olhar para o seu próprio teclado (lembre-se, a ideia é conseguir escrever olhando para o monitor e não para o teclado).
Mas, aqui tome atenção à imagem do teclado no ecrã e o seu próprio teclado. Algumas teclas podem não ser iguais, portanto o "layout" do teclado de aprendizagem tem de ser alterado: clique sobre "Idioma e teclado", em cima. Nas opções "Layout do teclado" escolha o "Português (Portugal)" e depois clique sobre "Salvar layout do teclado".
Pode agora regressar à lista de liçoes e iniciar o seu treino ou aprendizagem, para melhor utilizar o teclado do seu computador. Muito útil...


Fonte do artigo: Gui@ da Internet, Revista nº114, AGOSTO 2009

A escolha de uma boa "caneta USB"!


Os pequenos dispositivos de armazenamento de dados, que se ligam ao computador por ligação a uma porta "USB", normalmente conhecidos por "caneta USB" ou "Pen USB", são cada vez mais "baratos" e com maior capacidade de armazenamento, chegando ao 32 GB.

No entanto, não aprecie apenas o preço e a capacidade, repare num detalhe muito importante: a velocidade de gravação e leitura de dados. Para a velocidade de escrita o mínimo aceitável é 8 Mbps, na leitura deve ser pelo menos 12 Mbps...


Dica de João Serra, publicada na revista Computador,15 Maio, pág 29
Link para fotografia: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXpVsdkhq6HUTGNJZ9eQedTxW-KwL2DPL4khXmjAhB8HxFsotrzERqksU5CxA4El-QdokXUZRco3RmbqKPYqrZXZYZVH4isFIPFjMBJmK86hJ3tYTvI2HfWRKMQstA4wdUI_eTKQ7pRuI/s400/PenDriveMadeira.jpg

Telefone gratuitamente a partir do seu PC

Telefone gratuitamente a partir do seu PC!

Se o seu computador possui um microfone e acesso à internet, pode estabelecer ligações telefónicas gratuitas (embora de curta duração), para a rede fixa ou móvel, fazendo a marcação na seguinte página Web:
http://evaphone.com/

Na prática:
-Se desejar simplesmente experimentar este serviço, efectuando chamadas gratuitas, não necessita de se registar, basta escolher o país de destino (p.e. Portugal) para o respectivo indicativo ser automaticamente inserido, e indicar o número de telefone de destino.
-Após um click sobre o ícone de chamada (na direita), irá ver uma pequena animação e depois o aviso para permitir o acesso ao seu microfone. Clique sobre "Permitir".
-Após atendida a chamada irá poder conversar, mas apenas durante o tempo indicado na seguinte página, o que para Portugal não é muito, mas sempre pode ser útil para uma mensagem curta:
http://evaphone.com/destination

Como recuperar a economia?!!

Nestes dias de campanha eleitoral temos ouvido as mais díspares ideias que, segundo cada qual, serão as apropriadas para combater a crise económica mundial. Aqui temos um jogo que "brinca" com este assunto sério...

Office 2010 grátis na Web!


A Microsoft anunciou oficialmente que a sua próxima suite de Office incluirá uma versão online, disponibilizada na Web para uso gratuito.
Esta versão online será mais reduzida do que as aplicações instaláveis em computador, incluindo apenas os "Word", "Excel" e " PowerPoint", o que se compreende por se tratar de uma resposta ao serviço "Google Docs" que disponibiliza essas mesmas soluções.
Esta versão do "Ms-Office", online chama-se "Office Web", e como não estará acessível antes do segundo semestre do próximo ano, o melhor é esclarecer as suas dúvidas no site oficial:




Crie efeitos com as suas fotos!


Para a criação de efeitos ou animações com as suas fotos aqui tem mais um recurso: selecione o efeito desejado, "junte-lhe" a sua própria foto, "misture bem" (ajuste) e obterá o resultado pretendido...

Tratamento de beleza em fotos!

As fotos das celebridades são sempre "retocadas", sendo corrigidas as imperfeições. Também nós temos o direito a este "tratamente de beleza", e o seguinte site fá-lo de forma automatica: http://www.pictreat.com/

NA PRÁTICA:
a Utilização deste serviço é de facto simples:
- Escolha o ficheiro com a imagem que deseja"embelezar" e, assim que a enviar, pode seleccionar se deseja reduzir o efeito de olhos vermelhos ou se esta foto foi capturada por um temóvel (pouca qualidade).
- Aguarde que a foto seja processada e não necessita de fazer nada, irá ver a imagem original e tratada. Compare-as...
- Para guardar esta foto, tratada, no seu computador, clique sobre "save to your computer" na direita.
- Caso deseja a foto numa maior resolução (tamanho), para a imprimir com qualidade, encontra essa opção em "clique hero to get a high resolution printable version". Ser-lhe-á pedido para se registar, o que é gratuito.

A Nokia entrou no mercado de computadores!

A Nokia, conhecida fabricante de telemóveis, confirmou os rumores e entrou oficialmente no mercado do fabrico de computadores, inicialmente com um modelo "ultra-portátil". Trata-se de um netbook equipado com um monitor de 10 polgadas, capaz de reproduzir vídeos em alta resolução e até ligar-se a um televisor HDMI, possuindo uma notável autonomia de 12 horas. Aprecia aqui um vídeo publicitário:
http://tinyurl.com/kv78c5

Como dividir ficheiros grandes!

Caso tenha necessidade de guardar um ficheiro grande num suporte mais pequeno, ouenvia-lo via Internet, divida-o em"pedaços"mais pequenos, utilizando o seguinte programa:

File Slit Fairy
Uso grátis-137KB
http://soarersoft.com/Filespfa.htm


Na prática:
- Seleccioneo ficheiro "grande", defina o tamanho dos "pedaços" ou o número de parte em que o pretende dividir, escolha a pasta onde deseja criar estes ficheiros.
- Para voltar a "unir" os vários "pedaços", terá de utilizar este mesmo programa, seleccionando em desses ficheiros no separador "Merge Files"...

Rede Social Portuguesa: Tás cá?

Já todos sabemos quais são as maiores redes sociais na internet: Hi5, Twitter, Facebook, MySpace, entre outras e todas elas são originalmente internacionais. Mas acho que maior parte dos navegadores não sabem que também existem várias redes sociais portuguesas. Descobri na revista "Guia da Internet", uma publicação sobre um site que tem como nome Tás Cá? e é totalmente português. Parece ser muito simples e as ferramentas são muito parecidas com as do Hi5, o que torna mais fácil a navegação por aqueles que já utilizam esta rede.
Visitem o site em http://www.tasca.com.pt/ .

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Google SITES ao serviço da ESJGF

Google SITES: Uma poderosa ferramenta de partilha de informação

Os professores já tem acesso a esta ferramenta desde 2007. Mais informação em http://www.esjgf.com/sites/
Os alunos começaram a ter acesso desde Setembro/2009. Mais informação em http://www.esjgf.info

Se ainda não usa esta ferramenta veja o seguinte vídeo: