Pesquisar aqui

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Edge Computing é crítico para a IoT

Quando falamos em Internet of things estamos a referir-nos à rede de dispositivos conectados à Internet com a qual troca informação, que costuma ser analisada na Cloud. Mas, e se não for?
A isso chamamos de Edge Computing. Que basicamente consiste em coletar informação e processá-la no mesmo dispositivo que a coletou. 
Isto traz uma vantagem gigantesca, a diminuição do fluxo de informação. Como já disse aqui várias vezes, o 5G trará uma maior capacidade de transporte de dados, porém, quantos menos forem transmitido melhor, sendo assim os custos reduzidos e também a "poluição de informação" (a quantidade de informação que a Cloud tem que analisar desnecessariamente, colocando em espera outra informação mais importante). 
Os dispositivos que mais beneficiam com este sistema são os que necessitam de analisa imediata da sua informação, sendo o tempo de latência incomportável, tais como: carros autónomos, câmaras de video vigiliância, determinados sensores...
As câmara de video vigilância são um dos exemplos mais interessantes e que ajudam a mais facilmente perceber este sistema. Vamos imaginar uma câmara que está sempre a filmar. A quantidade de informação desnecessária que esta grava e que envia para a Cloud é enorme, porque quase nunca acontece algo de especial. Porém se esta analisar a sua própria informação segundo determinados parâmetros (movimentação no cómodo, entrada / saída de determinada pessoa), pode apenas guardar a Cloud a informação que corresponde a esses mesmos parâmetros. Poupando assim infraestrutura e dinheiro.



Imagem:
  • URL
  • consultada no dia 08/02/2020


fontes:

iOS 7 - v 7.0.5


iOS 7.0.5


  Esta versão do sistema operativo foi lançada no dia 29 de janeiro de 2014 estando disponível exclusivamente para os iPhone 5S e 5C.
  A correção feita com esta versão do sistema foi no fornecimento de rede a uns modelos do iPhone 5S e 5C que eram vendidos na China continental.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Homem paralisado anda a partir de um exoesqueleto

Na ultima noticia que eu publiquei, eu falei sobre um robô bípede, o Caltech's Brain-Controlled Exoskeleton, um robô humanoide, que ajuda pessoas com necessidades a andarem num exoesqueleto. Hoje, como podem ver um francês, Thibault, que ficou paraplégico depois de um acidente há quatro anos voltou a andar com a ajuda de um exoesqueleto revolucionário controlado pela mente. Pesquisadores da Universidade de Grenoble, na França, desenvolveram a tecnologia que traduz as ondas cerebrais em movimento mecânico. 

Image result for paralised man walks

Thibault, de 28 anos que ficou paralisado depois de cair de uma varanda ficou com a sua medula espinhal sem capacidade de transmitir sinais do cérebro para os membros mas agora os pesquisadores implantaram dois sensores no crânio do homem em ambos os lados do córtex sensório-motor, a parte do cérebro que controla o movimento.
Estes eletrodos são capazes de detectar os sinais cerebrais e a partir de um algoritmo de computador esses são processados em 350 milissegundos. Depois este algoritmo traduz os impulsos elétricos do cérebro para o exosqueleto. Assim, como podemos ver, Thibault usando o poder da mente consegue andar!

Se tiverem interessados vejam o video que fala mais detalhadamente sobre como Thibault conseguiu andar. Até a próxima!


Steelseries apex 5



O teclado apex 5 para gaming tem switches mecânicos híbridos que combinam a suavidade de um switch de membrana com a maior duração, rendimento e sensação tátil do clique de um switch mecânico azul; também apresenta características destacadas como personalização rgb em cada tecla, display inteligente oled, estrutura de alumínio de qualidade aeronáutica, repouso para mãos magnético superior, controlos multimédia, cabos em três direções, anti-ghosting para gaming entre outras coisas...

iOS 7 - v 7.0.4


iOS 7.0.4


  Esta atualização do sistema operativo esteve disponível a partir do dia 14 de novembro de 2013 e esteve disponível para o iPhone 4 e posterior, iPod Touch 5ª geração e posterior e para o iPad 2 e posterior.
  As correções de erros que vieram com esta atualização foram sobretudo no FaceTime em foram corridos erros que faziam com que algumas ligações ente utilizadores falhassem.

C++ - Semicolon (;)


Uma das partes mais essenciais da sintaxe do C++ é saber colocar o semicolon (ponto e vírgula) no fim de cada linha de código.
Não colocar o semicolon vai resultar num erro e o código não será compilado.
Até é uma piada entre os programadores de C++ (e de outras linguagens que usam o semicolon de forma obrigatória, como Java), porque muitas vezes há um erro no código e não se sabe o que está a causá-lo; e muitas vezes é o simples mas essencial semicolon! Por isso temos de ter cuidado e colocá-lo sempre.

Quando usar
No fim de cada linha de código "normal".
Ou seja, não colocamos no fim de uma função, por esta já estar "delimitada" pelos braces ({}).
Porém, colocamos a seguir da definição de uma classe, mesmo esta já tendo os braces (futuramente veremos).

Nope:
int nice = 69

Yeah:
int nice = 69;

Referências

Python - Função Lambda

NA MATEMÁTICA E FÍSICA EXISTE UMA LETRA DENOMINADA LAMBDA QUE É USADA EM DIVERSAS FÓRMULAS, EM PYTHON É UMA FUNÇÃO!


Uma função lambda é uma pequena função anónima que pode receber qualquer número de argumentos, mas só pode ter uma expressão! Por exemplo:

x = lambda a : a + 10
print(x(5))

Assim a função acima tem apenas 1 argumento a, em que se soma 10; neste caso atribuímos o valor de a a 5, o output deste código simples seria:

15

Como referi acima pode ter um número infinito de argumentos, exemplificando com 2 e 3:

x = lambda a, b : a * b
print(x(5, 6))

y = lambda a, b, c : a + b + c
print(y(5, 6, 2))

O resultado do programa acima será:


30
13

Assim termina esta curta publicação sobre a função lambda. Boa programação!


Referências:

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Um exo-esqueleto controlado pela mente.


O robô que hoje vou analisar é o Caltech’s Brain-Controlled Exoskeleton, este é um robô bípede. Os robôs bípedes são essencialmente robôs humanoides. São robôs com um corpo designado para semelhar-se ao de um corpo humano. Este design tem o objetivo de fazer com que esta máquina conseguia interagir com ferramentas e o ambiente para executar diferentes funções. Estes robôs têm lutado há muito tempo para andar como os humanos. Levou décadas de trabalho, mas os robôs estão começando-se a sentir confortáveis a andarem, e desta forma colocam-se numa posição para ajudar as pessoas com maiores necessidades.
Os roboticistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia lançaram uma iniciativa chamada RoAMS (Robotic Assisted Mobility Science), que usa as mais recentes pesquisas em caminhada robótica para criar um novo tipo de exo-esqueleto médico. Com a capacidade de se mover dinamicamente, usando interfaces de neuro controle, esses exo-esqueletos permitirão que os usuários se equilibrem e andem sem as muletas necessárias com os exo-esqueletos médicos existentes.


Os pesquisadores da Caltech já anunciam que o exo-esqueleto está pronto para um grande teste. De qualquer forma conseguir que um exo-esqueleto bípede trabalhe tão bem como um humano é um verdadeiro desafio. Os pesquisadores têm uma compreensão profunda e detalhada de como as suas criações robóticas operam, mas os sistemas biológicos ainda apresentam muitas incógnitas. Existem outros desafios também. Os fatores como custo, durabilidade, flexibilidade e até o desejo dos pacientes de usar o dispositivo são tão importantes quanto a própria tecnologia. 

Estes exo-esqueletos são projetados para enfrentar desafios muito específicos. Por enquanto, a sua complexidade e custo provavelmente os tornaram impraticáveis ​​para a maioria das pessoas com deficiência. Mas acredita-se que a iniciativa RoAMS seja o primeiro passo para levar a tecnologia a todos que dela precisam, fornecendo uma opção para situações que uma cadeira de rodas ou caminhante não pode lidar facilmente. Até a próxima!

iOS 7 - v 7.0.3


iOS 7.0.3


  Esta versão do iOS foi lançada no dia 23 de outubro de 2013, estando disponível para o iPhone 4 e posterior, iPod Touch de 5ª geração e posterior e para o iPad 2 e posterior.
  As modificações e melhorias foram as seguintes: adição de suporte ao iCloud Keychain (que guardava nomes de contas, senhas e cartões de crédito em todas os dispositivos aprovados pelo utilizador), adição de um gerador de senhas em que o Safari sugere senhas exclusivas e serem difíceis de adivinhar  para as contas on-line, atualização do bloqueio de tela para que a opção de "deslize para desbloquear" demore mais tempo a aparecer quando o recurso Touch ID estivesse a ser utilizado, e corrige problemas no iMessage, em que um era que não se conseguia enviar mensagens para alguns utilizadores e outro que impedia que o iMessage fosse ativado.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Afinal quem é o tão famoso Watson?

Certamente já ouviu falar do Watson e do quão poderoso ele é. Mas talvez não tenha percebido quem ou o que era o Watson. Este é um supercomputador/inteligência artificial criado pela gigante tecnológica, IBM.Este supercomputador é exímio a obter quantidades absurdas de informação, analisá-las e aprender com elas e em seguida oferecer um output útil, como uma respostas, predição de um padrão, etc...

Mas porque estou a falar dele sendo que a minha curadoria é a IoT? Porque recentemente descobri o Watson internet of things. Este serviço é, tal como a maioria das novidades da IBM, voltado para os negócios. É mais um dos típicos serviços que prometem optimizar o seu negócio com a utilização de uma Cloud ilimitada para a qual são enviados dados obtidos por diversos dispositivos conectados à internet e que depois serão analisados. Permitindo poupanças de tempo e trabalho, melhor organização e estudo de clientes.

Porém, este serviço possui uma diferença em relação a todos os outros. A utilização do Watson para o processamento e análise de dados. Este já provou ser não só um supercomputador com enorme capacidade e hardware cutting edge, mas também (e esta é talvez a parte mais importante), uma IA muito refinada e com enormes capacidades. É de se destacar a sua facilidade de utilização e a posse de diversas funções e capacidades.

Concluindo, Watson começou por ser um supercomputador muito engraçado que competiu no famoso jogo Jeopardy em 2011 com resultados muito positivos. Mas, com o passar dos anos tornou-se numa máquina muito mais refinada de compreensão e análise de dados, sendo até aproveitada para um serviço baseado em internet of things para os negócios. Apesar de não ser revolucionário, este dispositivo é no mínimo, uma boa criação por parte da IBM.



imagem:

  • URL
  • consultada no dia 03/01/2020


fonte:




C++ - Constantes


Constantes são "variáveis" que não podem ser mudadas durante a execução do problema. Só têm um valor constante durante todo o programa.

Escrevendo
Da mesma forma que uma variável normal, mas com "const" antes:
const int number = 42;

Não se pode só declarar a constante sem lhe dar um valor imediatamente:
const int number;
number = 42;

Programa exemplo
#include <iostream>
using namespace std;

int main()
{
    const int number = 42;
    cout << number << endl;
}



Referências



Python - News 6

GOOGLE LANÇA UM CURSO PROFISSIONAL DE AUTOMAÇÃO EM PYTHON!

As aulas serão oferecidas na plataforma de educação Coursera. A Google ainda oferecerá 2,5 mil bolsas de estudo.
A Google anunciou na quinta-feira (17 de Janeiro) um novo curso na nossa linguagem de programação Python, voltado para trabalhadores que querem se inserir no mercado de Tecnologia da Informação. O programa terá um certificado profissional da empresa, e será oferecido por meio da plataforma de educação Coursera.
"Actualmente, Python é a linguagem de programação mais demandada e mais de 530 mil  empregos nos EUA, incluindo 75 mil empregos de nível inicial, exigem bases em Python", afirma Natalie Van Kleef Conley, líder de produtos Grow with Google. Com o curso, o utilizador aprenderá Python, Git e automação de TI em seis meses.

"O programa inclui um projecto final no qual os alunos usarão suas novas habilidades para resolver um problema que possam encontrar no trabalho, como a construção de um serviço da Web usando automação", completa a executiva.


Referências:

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Utilizar IoT para ajudar o ambiente!

Os cientistas dizem que a presente década (2020-2030) é decisiva na luta contra as alterações climáticas. Sendo assim, acho interessante mostrar aos leitores deste blog de que modo a IoT também consegue ajudar na preservação do meio ambiente.

Um exemplo muito interessante é o do rastreio da fauna. A IoT pode ser usada para ajudar a salvar espécies em extinção. Exemplo disso são os linces ibéricos, ao qual foram colocadas coleiras ao pescoço que permite o geomapeamento da sua localização e hábitos, juntamente com drones. Podendo assim restabelecer a sua vida em ambiente selvagem.

Outra grande aplicação da IoT é na poupança de energia, principalmente em casa. Com a utilização de dispositivos inteligentes como termostatos, lâmpadas, fogões,... Podemos usufruir das suas capacidades de reconhecimento dos nossos hábitos para que estes nos ajudem a poupar na conta da luz e no ambiente. A lâmpada pode desligar quando saímos do cómodo em questão, o fogão desligar-se assim que a água começa a ferver e por aí vai.

É do senso comum que uma das atividades agrícolas mais poluente é a agricultura. Como já referi noutro post, a IoT também possui aplicação neste setor. Sendo que os seu maior benefício para o mesmo é a poupança de recursos através da utilização de sensores para evitar as sobre regas, para controlar o gado sem o uso de barreiras físicas ou para monitorar o crescimento da plantação, permitindo saber as suas necessidades com antecedência, estas ao serem acudidas permitem uma maior rentabilidade da mesma. Isto tudo é de especial importância tendo em conta que é esperado que a demanda mundal por alimentos duplique até 2050.  

Existe ainda uma aplicação da IoT que apesar de ser ainda um conceito, pode ser de grande valor ambiental. Como já disse várias vezes, a IoT é peça fundamental para o desenvolvimento de carros autónomos. Estes prevê-se serem extremamente mais rentáveis, em termos de consumo de combustível, que os carros atuais. Os carros ao estarem todos conectados entre si permitem que todos saibam o que os outros estão prestes a fazer, reduzindo em muito o trânsito e o para arranca que caracteriza os espaços urbanos. Como é sabido pelo público em geral, as mudanças bruscas de velocidade são uma das formas que gastam mais combustível, reduzindo esta inconveniência também o consumo será reduzido.



Imagem:

  • URL
  • consultada no dia 03/01/2020


fonte:

C++ - Função main()

A função main é uma função que é sempre executada em C++.
Todo o código que queiramos que seja executado tem de estar ligado à função main de alguma forma: ou escrevemos diretamente na função main, ou escrevemos numa função que é eventualmente chamada na main.

É sempre do tipo int (integer), ou seja, tem return de um número inteiro. Porém, como já devem ter reparado de códigos passados, não há nenhum return. Isto porque normalmente o compiler já sabe que a função retorna o valor 0. Mas nada nos impede de colocarmos
return 0;
no fim da função (colocar APENAS no fim, porque o return para a execução da função completamente; qualquer código depois do return não será executado).

Escrevendo
int main(){
    //código
}

Com Return
int main(){
    //código
    return 0;
}

Python - Classes (Parte 3)

 COM AS DUAS ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES JÁ É POSSÍVEL USAR CLASSES E OBJECTOS NA SUA PROGRAMAÇÃO EM PYTHON, MAS AINDA FALTA MENCIONAR ALGUNS MÉTODOS SECUNDÁRIOS MAS QUE SÃO ÚTEIS!

  • Modificar propriedades de objectos:
Considerando um objecto p1 (da publicação anterior) com a propriedade age = 17, é possível mudá-la para por exemplo 18 com o método simples seguinte:

p1.age = 18
  • Apagar propriedades de objectos:
Para apagar uma propriedade de um objecto é bastante simples, considerando o objeto utilizado anteriormente, se pretendermos, por exemplo, apagar a propriedade age, basta usar:

del p1.age
  • Apagar objectos:
Para eliminar um objecto criado através de uma qualquer classe, basta usar o comando del, parecido com o método usado acima; exemplificando:


del p1
  • Método 'pass':
Não podemos deixar uma classe vazia, senão o programa irá dar erro, assim se ainda não tivermos nenhumas definições e objectos naquela classe, basta usar o comando pass e já não irá ocorrer qualquer tipo de erro relacionado com aquela classe:


class Person:
  pass

Assim, a classe Person(pessoa), ainda não tem qualquer informação, mas é ignorada enquanto estiver o comando pass escrito!

Assim esta foi a última publicação sobre classes, uma das coisas mais importantes para se aprender em Python! Boa programação!



Referências:


domingo, 2 de fevereiro de 2020

Melhores robôs industriais de 2019 (parte 3)

5. BAXTER
Image result for baxter robot


O Baxter, construído pela Rethink Robotics, é o último robô da lista. Este foi lançado em Setembro de 2011 e é um dos primeiros robôs colaborativos. A Baxter tem uma "face" na tela que permite exibir expressões faciais dinâmicas para demonstrar o seu humor. Ao contrário dos robôs tradicionais que exigem programação específica, a Baxter também pode aprender uma tarefa fisicamente, por exemplo, ao moveres as mãos e executares uma tarefa, a Baxter conseguirá memorizar esse movimento e a seguir, de forma autónoma, executar a tarefa realizada por ti.

Assim acaba a minha lista de melhores robôs de 2019, para a semana volto com a notícias normais. Espero terem gostado. Até a próxima!

iOS 7 - v.7.0.2


iOS 7.0.2


  Esta versão do sistema operativo foi lançada no dia 26 de setembro de 2013 para o iPhone 4 e posterior, iPod Touch de 5ª geração e posterior e para o iPad 2 e posterior.
  As melhorias que vieram com esta versão foram a correção de erros que por vezes poderia permitir que alguém tivesse acesso aos dispositivos sem ser necessário digitar os códigos para entrar nos mesmos e voltou a ser incluída a opção de teclado grego na digitação de senhas.

iOS 7 - v.7.0.1


iOS 7.0.1


  Esta é a primeira atualização do sétimo sistema operativo da apple e foi lançada no dia 20 de setembro de 2013, sendo uma atualização exclusiva para os iPhones 5S e 5C.  
  Esta atualização trouxe-nos uma funcionalidade bastante boa que foi podermos comprar artigos no iTunes através da impressão digital, apesar de o iPhone 5C não ter esse reconhecimento de impressão digital. Esta funcionalidade acabou por tanto beneficiar como prejudicar certas pessoas, em que o benefício foi conseguir começar a descarregar as coisas mais facilmente o que poderia prejudicar foi as pessoas terem a tendência a usar sempre a funcionalidade e ao fim de algum tempo esquecerem-se da sua palavra-passe.