Um dos grandes clássicos quando se fala em editor de áudio gratuito, o Audacity é provavelmente o nome mais conhecido desta lista. Além de gratuito, ele é open source e conta com versões para outros sistemas operacionais, reunindo um variado número de recursos de forma clara e bastante funcional.
Recorrer a este programa pode ser útil por inúmeros motivos. Além do visual agradável e bem organizado, seus recursos permitem trabalhar em uma plataforma multifaixa. Tem suporte para os principais formatos de áudio da atualidade e uma extensa biblioteca baseada em FFMPEG (programa de computador que grava, converte e cria stream de áudio e vídeo em diversos formatos).
Com suporte para até 16 faixas de áudio sendo manipuladas simultaneamente, o Kristal Audio Engine apresenta-se como uma boa opção para quem procura um editor gratuito. Reúne inúmeros extras dentro de si, funcionando também como sequenciador e mixer.
Executa os módulos e tudo passa a trabalhar em conjunto, com as ferramentas oferecendo diferentes recursos. Conta com opções especiais para a captura de áudio a partir de um microfone ou de um instrumento musical. O programa suporta os formatos WAVE, AIFF (Audio Interchange File Format), FLAC (Free Lossless Audio Codec) e OGG.
Tem suporte para o driver de áudio de baixa latência ASIO e também pode receber a ajuda de plugins — são quatro deles à sua disposição. Um programa simples, mas capaz de dar conta do recado.
Este programa tem um propósito bem simples: edição básica de arquivos MP3 e captura de áudio. Assim, pode gravar locuções e já aproveitar a plataforma para recortar, copiar e colar os trechos, deixando tudo organizado da maneira correta.
O seu principal destaque é o tamanho, pois é minúsculo (apenas 133 KB) e vai funcionar de modo bem discreto no computador. O mp3DirectCut conta com um visual muito bem organizado e fácil de ser compreendido combinando em um software simples, atrativo e muito amigável para usuários avançados ou iniciantes.
Diferente da maioria dos aplicativos do gênero, o Ocenaudio traz uma interface bem enxuta e que abusa dos botões. O resultado é um software mais limpo e muito mais amigável.
Mas se engana quem pensa que ele abre mão de recursos para focar no visual. Está repleto de ferramentas para facilitar a manipulação de áudio, trabalhando com inúmeros formatos de áudio e vídeo, inclusive de conteúdo hospedado na web — basta informar a URL.
Trabalha de maneira inteligente com múltiplos arquivos e ainda conta com alguns efeitos de áudio para dar aquele toque especial à edição e muito mais. Apesar de não ter uma grande quantidade de extras, no geral este programa não deixa a desejar.
Não há um foco específico no Power Sound Editor Free, um software capaz de lidar com arquivos de áudio de diversas formas. Se quiser passar o conteúdo de CDs e LPs para o computador ou então modificar uma faixa de áudio, por exemplo, pode contar com os recursos deste programa.
Destaca-se recursos como a captura de áudio em alta qualidade, opções detalhadas para uso de samples e diversos canais e também as funções básicas de edição (recortar, copiar e colar). Assim, pode juntar ou separar músicas da maneira que desejar.
Aqui está ainda uma grande quantidade de efeitos de áudio a fim de dar um viés artístico às suas músicas. Técnicas de redução de som, normalização e equalização, além de suporte aos principais formatos da atualidade complementam o Power Sound Editor Free.
O WavePad é um programa pago, mas conta com uma versão grátis. Obviamente, ela apresenta recursos reduzidos em relação à versão paga, mas ainda assim oferece ótimas ferramentas para a edição e manipulação de áudio. O seu visual é clássico e o programa pode capturar áudio de forma precisa e com alta qualidade.
Além disso, são inúmeros perfis de efeitos distintos para incrementar o estilo das suas músicas. A edição básica também está aqui, com opções para recortar, copiar e colar trechos de música. Se quiser “limpar” a sua faixa, há um menu específico para tal, com redução de ruído e muito mais.
O WaveShop trabalha com vários módulos flutuantes dentro de uma tela única. Conta com os recursos tradicionais para a manipulação de um arquivo de áudio, como recortar, colar e copiar. Além disso, o programa suporta plugins para incrementar as suas edições.
Efeitos de áudio também estão presentes, garantindo ainda mais alternativas para a sua criatividade. São ainda vários outros elementos que se unem para criar um ótimo programa de edição.
Gerador de áudio, recursos automáticos e suporte à múltiplas faixas são algumas das demais ferramentas disponíveis neste aplicativo. O visual do WaveShop colabora muito com a sua utilização, pois é simples e funciona muito bem.
Com um instalador de apenas 289 KB, o Wavosaur tem um nome engraçado e dá conta do recado quando se fala em edições básicas. Com um visual bem parecido com os outros programas do gênero, especialmente WaveShop e Audacity, este software consegue fazer o simples sem complicar.
Ele é fácil de usar, apesar de contar com uma grande quantidade de botões listados na sua parte superior. Esta característica visual pode assustar um pouco os iniciantes, mas, depois de algum tempo de uso, é possível ver que este não é um bicho de sete cabeças.
No geral, tudo funciona bem e o programa não complica a vida de seus usuários. O Wavosaur passa longe de ser um dos melhores nomes desta lista, mas também não patina.