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sábado, 13 de março de 2021

Gestos no Android

A navegação por gestos está presente nos smartphones com sistema operacional IOS há anos e a sua função é simplesmente facilitar a utilização do smartphone. 
O que muitos usuários não sabem é que os smartphones com sistema Android implementado também oferecem a funcionalidade. 
Diferente dos aparelhos da Apple, no Android esta funcionalidade é uma opção, ou seja, mas cada vez mais os usuários usam esta nova funcionalidade como predefinição. 
Esta função é muito fácil de ativar mas dependendo do smartphone pode estar em partes diferentes mas mesmo assim deve estar ao alcance de todos. Nesta imagem temos um aparelho Samsung S20+, ao ativar a navegação por gestos o usuário ganha uma nova forma de interagir com as funcionalidades normais do seu smartphone. Para fechar apps, ou abrir separadores recentes, basta arrastar o dedo de baixo para cima na tela.




Data Analisys

    Se um utilizador comum, e que não quer gastar dinheiro este pode simplesmente usar uma ferramenta muito básica mas muito poderosa, essa ferramenta? 
    Google Sheets.



HTML - Entrada 2/Semana 8 - 14 Mar.

        HTML

    O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem em que estão escritas as páginas da web que conhecemos. Esta linguagem utiliza tags no seu funcionamento. O seu criador é Tim Berners-Lee, um físico britânico. O primeiro "rascunho" foi criado em 1989 com a versão HTML 1.0, mas só em 1991 esta versão foi oficialmente lançada.
    Esta "linguagem de marcação" foi criada com o propósito de tornar mais fácil a partilha de documentos e dados científicos dentro do CERN, local onde trabalhava o físico.

    O HTML em conjunto com o projeto da www, ou world wide web, publicado em 1992, permitiu que fosse criada a rede da internet, como nós a conhecemos.


    Desde então surgiram muitas versões diferentes do HTML, como seria de esperar. Algumas versões permitiram a introdução de novas etiquetas ou tags
  • HTML 1.0 (com a primeira versão em 1989, e com a introdução de 18 tags no ano de 1991)
  • HTML 2.0 (em novembro de 1995)
  • HTML 3.0 (em 1996)
  • HTML 3.2 (em janeiro de 1997)
  • HTML 4.0 (de 1997 a 1999)
  • HTML 5.0 (em outubro de 2014)
  • HTML 5.1 (em novembro de 2016)
  • HTML 5.2 (em 2017)
  • HTML 5.3 (em 2018)
    Por exemplo a versão HTML 5 trouxe a tag "audio" que permite adicionar ficheiros de audio.


    A utilização da linguagem HTML tem quase infinitas possibilidades. Um dos primeiros códigos de alguém que se está a lançar no mundo da programação é o "Olá Mundo", ou "Hello World". Este código em HTML seria:

    <!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Aqui colocamos o titulo da página HTML</title>
</head>
<body>
<p>Hello world!</p>
</body>
</html>
    Alguém que utiliza a internet no seu quotidiano, ou para lazer, muitas vezes pode nem sequer se aperceber que tudo o que vê na rede tem linhas de código, em HTML, por trás.

Fontes:
https://sites.google.com/a/aebenfica.org/apontamentos-tic/programacao/htmlhistoria (consultado a 13/03/2021)
https://www.tutorialspoint.com/html5/html5_new_tags.htm (consultado a 13/03/2021)
https://en.wikipedia.org/wiki/HTML (consultado a 13/03/2021)

sexta-feira, 12 de março de 2021

Android 12 vai melhora a utilização smartphones de ecrãs grandes!

A Google está a desenvolver de uma forma acelerada a nova versão do android, o Android 12 . A recente versão do Android trouxe diversas novidades, e espera-se que o lançamento seja para o final do verão. Descobriu-se também que a Google está a preparar uma forma de melhorar a interface dos aparelhos com ecrãs maiores.

A Google prepara a nova versão do seu sistema para smartphones, dando-lhe as novidades que já são conhecidas, melhorando-as e tornando-as perfeitas.

Apesar deste sistema ser já maduro e adaptado a qualquer smartphone desta geração, a sua utilização em tablets e dobráveis está longe de ser a melhor. A interface está demasiado adaptada aos ecrãs menores . A mudança esperada pode estar a chegar e será já no Android 12.

A Developer Preview 2 traz uma novidade super bem escondida. O launcher da pixel(feita pela google) tem agora um modo de gerir o acesso às suas aplicações. Este aplica-se aos aparelhos com ecrãs maiores, como os dobráveis da Samsung. Quem revelou esta informação foi o utilizador do Twiter, Rahman. Nas publicações feitas por este utilizador muito bem conhecido, revelou que o Android 12 tem uma barra de tarefas escondida no canto inferior do ecrã do aparelho. 

[IDS] Docker + MySQL: Como iniciar um server mysql em container

Tendo o docker instalado na máquina, um terminal é suficiente para iniciar o server.

docker run --name mysql-server -p 3306 -e MYSQL_ROOT_PASSWORD=12345 -d mysql:latest

O que significa cada argumento do comando?

  • "docker run" : O docker executa processos em containers individuais. Um container é um processo executado em um host qualquer - podendo este ser local ou remoto (no exemplo do artigo o host é local). Quando um operador é executado "docker run", o processo do container que é executado é isolado por ter seu próprio sistema de arquivos, sua própria rede e sua própria árvore de processo isolada/separada do host. 
  • "--name=[ARG]" : É uma forma de identificar o container através de um nome, sem ser pelo UUID.
  • "-p [PORTA_HOST]:PORTA_CONTAINER": Define as portas que devem estar abertas e qual sentido as informações devem ir.
  • "-d" : É uma forma de indicar que o container vai estar a correr em detached mode, isto é, em segundo plano.
  • "-e MYSQL_ROOT_PASSWORD=[ARG]" : Define a variável que vai estar associada às credenciais do usuário root.
  • "mysql:latest" : É o nome da imagem. Uma vez que não existe localmente, ele vai fazer o pull da imagem ao Docker Hub.

Portanto, após executar o comando, podemos iniciar a sessão no nosso server com as credenciais definidas anteriormente:

myuser@myhost:/home/home# mysql -P $PORTNUMBER --protocol=tcp -u root -p
Enter password: 12345
Welcome to the MySQL monitor.  Commands end with ; or \g.
Your MySQL connection id is 8
Server version: 8.0.23 MySQL Community Server - GPL

Copyright (c) 2000, 2021, Oracle and/or its affiliates.

Oracle is a registered trademark of Oracle Corporation and/or its
affiliates. Other names may be trademarks of their respective
owners.

Type 'help;' or '\h' for help. Type '\c' to clear the current input statement.

mysql> show databases;
....


[IDS] GitHub: Opinião

    O GitHub é, sem dúvida alguma, uma das maiores plataformas de project hosting que dispomos nos dias de hoje. Partindo do princípio que não existem custos para projetos open-source, todos que desejam dar os primeiros passos no mundo digital, podem e devem explorar a ferramenta.

    Uma vez que o GitHub utiliza o Git para fazer o controle de versões, a plaforma permite dividir o projeto em branches, gravar mudanças no repositório, fazer um merge (juntar dois ou mais históricos de desenvolvimento), criar/verificar tags com uma assinatura GPG, descarregar objectos ou referências a partir de outro repositório (ou o próprio) e atualizar remotamente referências com os objectos associados.

    Todas essas ferramentas são apenas a ponta do iceberg das capacidades do GitHub que, com o passar dos anos e com o sucesso da plataforma, integrou mais ferramentas, como por exemplo o Slack, e desenvolveu novas features, como a uma API REST.
 
    Em suma, proporcionar um ambiente gráfico dedicado ao hosting de projetos open source é uma forma de facilitar a integração de newbies na comunidade e de facilitar o desenvolvimento e conhecimento de metodologias mais ágeis no mercado de trabalho, o que foi muito bem conseguido pelo GitHub. 

[IDS] Front-end development: HTML

Front-end development: Conceito

Front-end é a interface gráfica do website, ou seja, é a parte que se está visível aos utilizadores e portanto é a interface com a qual se interage quando se usa um website. O front-end está relacionado com o aspeto visual do website, podendo ser comummente designado como "design do website". Para além da estrutura geral do website, desenvolvedores front-end também precisam de pensar na experiência do utilizador e na interactividade do website, conjugar ambos conhecimentos e construir o website.

HTML: Conceito e história

O HTML é o "esqueleto", isto é, a estrutura de todo e qualquer processo de desenvolvimento de websites, sem o qual não existe uma página web. HTML é utilizado de modo a fornecer uma estrutura global de como o website deve ficar. A última versão do HTML chama-se HTML5, que tem uma nova e eficiente forma de tratar elementos tais como ficheiros de vídeo e áudio, que não existiam na última versão ou não tinham uma boa implementação.

HTML: Opinião

    Apesar do grande destaque que o desenvolvimento front-end tem tido nos últimos anos, bem como da constante procura por profissionais capacitados nessa área, não acredito que seja a melhor e mais interessante área dentro do desenvolvimento de software. 

    Para construir um website, podemos utilizar o nosso próprio computador e, com auxílio de um navegador, obtemos resultados instantâneos dos nossos "códigos". Por outras palavras, não é preciso mobilizar vastos conhecimentos em protocolos de comunicação, redes de computadores, serviços, processos assíncronos, Cloud e entre outros para dar um pontapé inicial, o que - por outro lado - é exigido pelo desenvolvimento back-end de qualquer produto digital. 

    Ainda que a experiência do utilizador, relativamente aos serviços desenvolvidos, seja uma das partes mais relevantes para o sucesso e melhor utilização dos processos em back-end, uma aplicação pode existir e funcionar com um front-end pobre, mas uma aplicação não pode funcionar sem um back-end bem desenvolvido e sólido.

    De forma a concluir a minha opinião acerca de HTML, devo referir que sendo uma linguagem de markup, não existe lógica matemática na construção de um código em HTML, qualquer código em HTML não é capaz de avaliar expressões e, portanto, é incapaz de reagir sobre o valor lógico das mesmas. Sendo assim, o HTML por si só é um produto inacabado. Podemos tratar o HTML como um auxílio gráfico, mas algo longe de ser uma componente indispensável para o desenvolvimento de software.

 


GitHub? O que é?

O GitHub é considerado uma ferramenta essencial para engenheiros de software, com uma popularidade sem igual. Isso significa que há um número considerável de profissionais que estão procurando o GitHub para melhorar o fluxo de trabalho e a colaboração.
Isso acontece porque o GitHub é um projeto de gestão baseado em nuvem e uma plataforma de organização que incorpora os recursos de controle de versão do Git. Isso significa que todos os usuários do GitHub podem acompanhar e gerenciar as mudanças feitas para o código-fonte em tempo real, enquanto têm acesso a todos os outros recursos do Git disponíveis no mesmo lugar.

Além disso, a interface de usuário do GitHub é mais amigável do que a do Git, fazendo com que seja mais acessível para pessoas que possuem pouco ou nenhum conhecimento técnico. Isso significa mais membros de equipe podem ser incluídos no progresso e na gestão do projeto, fazendo com que o processo seja mais tranquilo. O GitHub é uma ótima plataforma que mudou o método de trabalho de desenvolvedores. Mas qualquer pessoa que deseja gerenciar seu projeto com eficiência e trabalhar com outros colaboradores também pode usar o GitHub.

Se a sua equipa trabalha em um projeto que realiza atualizações constantes e queres acompanhar como as mudanças são feitas, então o GitHub é uma ótima opção para ti.


link(https://www.hostinger.com.br/tutoriais/o-que-github)

PwC usa a realidade virtual para o desenvolvimento de habilidades emocionais


realidade virtual e realidade aumentada já são bem conhecidas em treinamentos de habilidades técnicas, como é o caso clássico da aviação. Agora, a PwC realizou um estudo para avaliar a eficiência da ferramenta para treinar profissionais em habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, como empatia, comunicação, liderança, ética e resiliência.

Norberto Tomasini, sócio da PwC, explica que ainda em 2015 a consultoria fez um levantamento sobre quais as tecnologias que moldariam os negócios a partir de 2020. Entre elas estavam drones, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Realidade Virtual (RV) e Aumentada (RA). Estas duas últimas, segundo Tomasini, já começam a ser tratadas, dependendo da aplicação, como uma só ferramenta, a realidade estendida. 



Samsung está a criar óculos de Realidade Virtual e Aumentada


Parece que a Apple não é a única das grandes tecnológicas que se encontra a desenvolver óculos de Realidade Virtual e Aumentada, com o 9to5google a ter aparentemente descoberto vídeos que exibem o ‘concept’ criado pela Samsung.

De nome Glasses Lite, estes óculos terão sido desenvolvidos para que utilizadores comuns possam ver filmes, falar com amigos por chamada de vídeo ou até trabalhar sem necessidade de um monitor tradicional. Os Glasses Lite também permitem escurecer estes ecrãs, pelo que podem ser usados também como óculos de sol.
Inovações do Apple Car incluem holograma e realidade virtual contra enjoos

As notícias do Apple Car têm ganhado força nos últimos meses. O projeto visa ser um veículo elétrico autônomo, e o objetivo segundo o que se sabe é fazer o veículo se tornar uma realidade já em 2024. Fato é que uma parceria com a Hyundai, que estava com as negociações em estágio avançado, aparenta que não irá mais ocorrer - algo que pode atrasar o prazo estipulado. Porém, enquanto a gigante de tecnologia segue em busca de uma parceira automotiva, muitos são os mistérios que estão em volta de seu carro

Rumores dão conta de que será um carro com uma bateria revolucionária que permitiria reduzir custos. O Apple Car poderia ser também feito autônomo para operações comerciais, como o transporte de bens. Entretanto, apesar de não falar nada sobre seu modelo, a Apple já apresentou várias patentes para os escritórios responsáveis por este tipo de certificação nos EUA. Nestes projetos, algumas funcionalidades idealizadas pela empresa podem ser vistas.





Publicada em fevereiro de 2019, uma patente descreve um sistema que projeta imagens holográficas no para-brisas e em outras janelas do carro. Estas imagens podem ser informações do veículo, como velocidade ou outras funcionalidades. Uma outra patente de junho de 2017 detalha formas de integrar interfaces, como telas, no interior do carro, podendo ser "escondidas" quando não estão em uso. Em novembro de 2020, a marca apresentou um sistema de realidade virtual que dá ao utilizador a sensação de estabilidade enquanto viaja, evitando que a pessoa possa vir a enjoar no veículo.

Zanzibar testa drones para pulverizar arrozais no combate à malária

    Aviões não-tripulados e controlados remotamente estão a ser testados, pela primeira vez, para combater a malária na Tanzânia. O objetivo é eliminar a malária no arquipélago até 2023.        A pulverização com aviões não-tripulados, mais conhecidos como drones, é um teste que vai ajudar o governo local a alcançar o seu objetivo de eliminar a malária no arquipélago até 2023, de acordo com o plano estratégico adotado pelo Programa de Eliminação da Malária no Zanzibar.

Concurso público ilegal leva à suspensão do registo de drones na ANAC

    A ANAC contratou ilegalmente uma empresa num concurso público que desrespeitou os princípios da "legalidade, igualdade, justiça, imparcialidade e boa fé". O Tribunal de Contas já reverteu a decisão.
    O registo de Drones na Autoridade Nacional de Aviação Civíl (ANAC) está suspenso devido à contratação ilegal da SoftReady, para desenvolver um software para a aviação civil, que “violou os princípios da legalidade, igualdade, justiça, imparcialidade e boa fé”.

Espinho testa uso de drone nas praias para acudir a paragens cardíacas em 2021

    Em caso de paragem respiratória, drone é acionado com recuso a uma app. Aparelho leva depois até ao local da ocorrência a caixa com o desfibrilhador automático externo.                            Em causa está o programa “CardioDrone”, que, a partir de uma aplicação telefónica, aciona um desses veículos aéreos não tripulados para que ele transporte até ao local da ocorrência a caixa com o desfibrilhador automático externo (DAE) que permitirá salvar a vítima num período de resposta cerca de sete minutos mais rápido do que acontece quando o socorro depende apenas de meios deslocados por via terrestre.

O novo Chrome 89 ocupa menos memória no Android


 A Google lançou o Chrome 89 e com este lançamento prevê-se grande sucesso do mesmo, pois este conta com mais rapidez e mais responsividade, mas os benefícios da nova versão variam de acordo com o sistema operacional do usuário.
Esta nova atualização estará disponível em breve no IOS, estando já presente em dispositivos windows, Android e macOS.

Nesta melhoria o navegador será capaz de recuperar até 100 MB ao utilizar a memória das janelas abertas com mais eficiência. No Windows e no SO do android, o Chrome vai reduzir o uso de memória das janelas/abas e também vai reduzir o seu tempo de resposta. Segundo informações do Google no Android, o Chrome deve usar agora 5% menos memória do que costumava, e também deve agora carregar ou abrir novas janelas 8% mais rápido. Além disto a empresa garante que o Chrome será mais fácil de utilizar no telemóvel.

Caixa de ar na F1

                O que é a caixa de ar?

    A caixa de ar e o sistema de admissão governam a quantidade máxima de ar bombeado pelo motor, e portanto a quantidade de combustível que pode queimar e o nível de potência que pode produzir. A entrada de ar que vemos acima da cabeça do condutor é apenas a ponta do iceberg no que diz respeito ao sistema de admissão do motor. A alta velocidade, o ar é empurrado para o orifício acima da cabeça do condutor e para baixo para um tubo oco que se abre para uma forma de buzina na sua base, onde se encontra o filtro de ar. O ar chega ao filtro de ar a uma pressão superior à atmosférica como consequência da pressão dinâmica criada pela velocidade do carro. Uma "buzina" de ar eficiente manterá uma percentagem desta pressão dinâmica tão elevada quanto possível antes de o ar encontrar o filtro de ar.

    A função do filtro de ar é então impedir que quaisquer partículas transportadas pelo ar ou material estranho, como areia ou grãos de areia, entrem no motor. O ar 'limpo' é ingerido nas oito trombetas onde se encontram as borboletas. Se as borboletas estiverem fechadas, o ar não irá mais longe, mas se as borboletas estiverem abertas, o ar prosseguirá a sua viagem e será misturado com o combustível. Por fim, esta mistura combustível-ar passa para a câmara de combustão através das válvulas, onde é inflamada pela vela de ignição e conduz o pistão para baixo, criando torque.




quinta-feira, 11 de março de 2021

Huawei AppGallery: Conheça as melhores apps para ver TV e ouvir música no seu Huawei

Os smartphones são cada vez mais uma presença essencial no dia a dia. Para além da sua função básica, são também centros multimédia onde temos acesso a conteúdos, em qualquer lugar e a qualquer momento.

Claro que para isso temos de ter as apps mais indicadas e as melhores. Para ajudar os utilizadores dos smartphones e tablets da Huawei, hoje apresentamos um lote de excelentes apps que podem encontrar na AppGallery para ver TV e ouvir música.

Desde que focou o seu desenvolvimento na AppGallery que a Huawei tem procurado, e conseguido, ter as melhores apps na sua loja. Um exemplo disso são as apps portuguesas, dedicadas à televisão, que abrangem não apenas os canais generalistas, mas também os operadores.

Honor: está a chegar o primeiro smartphone após separação da Huawei

A Honor era uma subsidiária da chinesa Huawei, mas recentemente ficou confirmado que a marca iria separar-se da sua ‘empresa-mãe’. Desta forma, a Huawei vendeu a Honor a outras empresas que, agora, passaram a ter todo o poder sobre a mesma.

Neste sentido, é hora de a Honor arregaçar as mangas. E segundo comunicado do CEO, a empresa deverá lançar para breve o seu primeiro produto após esta separação. E tudo indica que poderá ser um smartphone.

Huawei cogita negociar patentes 5G com Apple e Samsung

A Huawei está praticamente fora do mercado global de dispositivos móveis depois das pesadas restrições impostas pela administração Trump, mantidas e até ampliadas pelo novo presidente Joe Biden. Mas isso não significa que a empresa tenha desistido de garantir receita com o setor, e deve aproveitar seu vasto catálogo de patentes ligadas ao 5G para isso.

  • Ministro diz que Huawei não cumpre requisitos para rede privada 5G do governo
  • Vendas de celulares no 1º trimestre devem aumentar 50% em relação a 2020

A ideia da empresa chinesa é oferecer o uso de tecnologias registradas a preço mais baixo do que as concorrentes cobram. A Apple, um dos alvos da Huawei, já tem até briga na justiça contra a Qualcomm pela cobrança de royalties do 5G. A Samsung é outra companhia que já teria sido procurada pela gigante chinesa.

“É natural para a Huawei capitalizar em suas patentes”, declarou Song Liuping, diretor jurídico da empresa. Segundo o executivo, a companhia pretende cobrar preços bem mais razoáveis do que Qualcomm, Ericsson e Nokia, além de negociar acordos de licenciamento cruzado com Apple e Samsung.

Data Analysis

Há vários programas que  tem ferramentas que nos permitem fazer tratamento de dados ou empresas que vendem o serviço de análise. Uma das mais famosas é  o DataPine. 



CTF3

O CFT avalia também as formas gamificada, habilidades como vulnerabilidades da rede, criptografia e programação, entre outros. O CTF pode explorar também conhecimento que vão além de uma área específica, exigindo o domínio de matemática, linguística, história e outros.

Resumindo tudo, CFT são competições que envolvem diversas competências dos profissionais, estudantes e entusiastas para a resolução de desafios relacionados à segurança da informação, com o objetivo de capturar a bandeira e pontuar. As competições de CTF geralmente são projetadas para servir como um exercício educacional para dar aos participantes experiência em segurança de máquina, além de conduzir e reagir aos tipos de ataques encontrados no mundo real.

CTF 2

O CTF pode ser praticado em equipes ou individualmente, ele pode acontecer em três formatos diferentes. O primeiro é chamado de “Jeopardy-Style”, onde o jogador individual ou em time, precisa resolver o desafio de segurança da informação para pode capturar as flags que valem pontos de acordo com a complexidade que têm ganha quem tiver a maior pontuação, às vezes são online e servem como qualificatórias para as finais do segundo formato. Chamado de “Attack/Defense”, que é dado aos jogadores um ambiente cheio de falhas e vulnerabilidades que terão que ser descobertas e corrigidas em um determinado período de tempo, se o prazo encerra os jogadores passam à tentativa de invasão do ambiente adversário ao mesmo tempo em que protegem o próprio, também são realizadas on-site, onde acontece maior parte das competições nacionais e internacionais, como a DEFCON. Existem também CTFs “híbridos”, misturando os dois formatos e podendo ser feitos de diversas formas diferentes. Atualmente existem competições em diversos eventos, no mundo todo, dos quais participam estudantes, interessados e profissionais de segurança da informação, além de competições criadas por escolas e universidades. Empresas de tecnologia que utilizam o Capture the Flag como forma de treino e contratação de novos funcionários. Um exemplo é a Ernst & Young, que criou um CTF em seu site para processo de seleção. Google e Facebook também têm suas próprias competições.

CTF

Capture the Flag ou CFT é uma modalidade de competição entre hackers  desafiados a desvendar os problema sobre Segurança da Informação, dessa forma esses desafios  de segurança cibernética e um esporte mental, no qual os concorrentes devem explorar ou defender uma vulnerabilidade em um sistema ou aplicativo, para obter ou impedir acesso a um sistema de computador. O primeiro CFT foi desenvolvido e hospedado em 1996 na quarta edição da DEFCON em Las Vegas, para quem não sabe o DEFCON é a maior conferência de segurança cibernética dos Estados Unidos e foi oficialmente iniciada em 1993 por Jeff Moss.

O CTF geralmente envolve uma captura logica da bandeira, podendo ser baseado em um pentesting, autenticação baseada em conhecimento, ataques a URL, engenharia reversa de software, quebra de senhas, code injection, cross-site scripting, SQL injections, explorações, falsificação de endereços IP, forense e outras técnicas de hackers.


quarta-feira, 10 de março de 2021

HTML

HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language) foi criada pelo físico britânico numa estação NeXTcube usando o ambiente de desenvolvimento NeXTSTEP. 
As primeiras versões do HTML foram definidas com regras sintáticas flexíveis, o que ajudou aqueles sem familiaridade com a publicação na Web. Através do tempo, a utilização de ferramentas para autoria de HTML aumentou, assim como a tendência em tornar a sintaxe cada vez mais rígida. Apesar disso, por questões históricas (retrocompatibilidade), os navegadores ainda hoje conseguem interpretar páginas web que estão longe de ser um código HTML válido.
Os marcadores básicos de HTML baseiam-se em:
  • <html>: define o início de um documento HTML e indica ao navegador que todo conteúdo posterior deve ser tratado como uma série de códigos HTML
  • <head>: define o cabeçalho de um documento HTML, que traz informações sobre o documento que está sendo aberto
  • <body>: define o conteúdo principal, o corpo do documento. Esta é a parte do documento HTML que é exibida no navegador. No corpo podem-se definir atributos comuns a toda a página, como cor de fundo, margens, e outras formatações.

Por que a linguagem de programação C ainda está em alta?

Nenhuma tecnologia se mantém viva por 50 anos, a não ser que ela faça o seu trabalho muito bem. A linguagem de programação C está na ativa desde 1972, e ainda reina como um dos elementos fundamentais do mundo do software. Em alguns casos, determinada tecnologia sobrevive porque as pessoas simplesmente não conseguem substituí-la. Nas últimas décadas, dezenas de outras linguagens surgiram - algumas projetadas explicitamente para desafiar o C, outras se destacando como um subproduto de sua popularidade.

Não é difícil dizer que o C precisa ser substituído. As práticas de pesquisa de linguagem de programação e desenvolvimento de software sugerem que existem maneiras muito melhores de trabalhar. No entanto, o C persiste da mesma forma, com décadas de pesquisa e desenvolvimento por trás disso. No final das contas, poucas linguagens conseguem superar o seu desempenho. Ainda assim, vale a pena ver como o C se compara à concorrência.

C vs. C++

Naturalmente, o C é comparado com o C++, a linguagem que - como o próprio nome indica - foi criada como uma extensão do C. As diferenças entre C++ e C podem ser caracterizadas como extensas ou excessivas, dependendo de quem for falar sobre o assunto.


Embora ainda seja semelhante ao C em sua sintaxe e abordagem, o C++ fornece muitos recursos genuinamente úteis que não estão disponíveis nativamente no C: espaços para nome, modelos, exceções, gerenciamento automático de memória e assim por diante. Projetos que exigem desempenho de alto nível - bancos de dados, sistemas de aprendizado de máquina - são frequentemente escritos em C++ usando esses recursos para extrair ao máximo o desempenho do sistema.

Além disso, o C++ continua a se expandir muito mais intensamente que o C. O próximo C++ 20 traz ainda mais recursos, incluindo módulos, biblioteca de sincronização e conceitos que facilitam o seu uso. A revisão mais recente do padrão C adicionou poucas novidades e se concentrou apenas em manter a compatibilidade com versões anteriores.

O problema é que todas as vantagens do C++ também podem funcionar como desvantagens. Quanto mais recursos C++ você usa, mais complexidade você apresenta e mais difícil fica domar os resultados. Os desenvolvedores que se limitam a um subconjunto de C++ podem evitar muitas de suas piores armadilhas e excessos. A equipe de desenvolvimento do kernel Linux, por exemplo, evita o C++.

Escolher C em vez de C++ é uma maneira de você evitar ter que lidar com excessos do C++, adotando um minimalismo imposto. Obviamente, o C++ possui um rico conjunto de recursos de alto nível por um bom motivo. Mas se o minimalismo é mais adequado para projetos atuais e futuros, então o C faz mais sentido.


C++ é a linguagem de programação que mais cresce rapidamente; Java sofre queda

A linguagem de programação C++ teve altos e baixos em popularidade no índice da TIOBE ao longo dos anos, mas em comparação com seu status em 2019, é agora a linguagem que mais cresce, de acordo com o índice de setembro.

Para seu novo índice da Comunidade de Programação de setembro de 2020, a TIOBE deu ao C++ uma classificação de 7,11%, obtendo um aumento de 1,48% em relação a setembro de 2019, o maior ganho entre todas as linguagens para o mês.


“Em 2003, a linguagem de programação C++ foi uma verdadeira vencedora. Ele atingiu o pico de 17,53% em agosto de 2003, ficando perto do segundo lugar e se tornando o vencedor do prêmio de linguagem de programação de 2003. A partir de então, o C++ foi ladeira abaixo. Depois de 2005, não atingiu mais os 10% e em 2017 atingiu o mínimo histórico de 4,55%. Mas se comparado ao ano passado, C++ é agora a linguagem de crescimento mais rápido do pacote (+ 1,48%)”, de acordo com o relatório assinado por Paul Jansen, CEO da TIOBE Software.

Jansen credita o crescimento da popularidade ao novo padrão C++ 20, sobretudo por causa do novo recurso de módulos que vai substituir o “terrível mecanismo de inclusão”. A linguagem C ++ bate outras linguagens com uma tendência positiva, como R (+ 1,33%) e C # (+ 1,18%). Por outro lado, o Java está com problemas reais.


A popularidade do Java, entretanto, está afundando, com a linguagem caindo 3,18% desde setembro de 2019, a maior queda no índice deste mês. Mas mesmo com o declínio, Java permanece em segundo lugar, atrás de C, embora à frente de Python, C++, C #, Visual Basic, JavaScript, PHP, R e SQL.

O índice não é um reflexo das melhores linguagens de programação ou daquelas que têm mais linhas de código. As classificações são baseadas no número de engenheiros qualificados, cursos e fornecedores terceirizados focados em um idioma específico, bem como nos resultados de mecanismos de pesquisa populares como Google, Bing, Yahoo, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu.



Tipo de lingua usada para programar o jogo Apex Legends

Não se tem indicações ao certo, mas vi um post num forum que vou partilhar:


"Apex Legends uses a “heavily modified” version of the Source

 game engine which is written in C++. This engine was used for Half-Life 2, Dota 2, Portal 2, and a number of other titles.

The reason for choosing C++ for the Apex Legends game engine (which is different than the “game”, to be precise) is undoubtedly the same reason for choosing C++ as the standard language for most large-scale game engines.

C++ is object-oriented, features strong memory management, and allows interfacing with low-level hardware. Developers can leverage C++ to work with the latest hardware, optimize and fine-tune for performance, and integrate with dozens of ready-made middleware products. C++ is also compatible with many different platforms - Playstation, XBox, PC, MacOS, Linux, etc, ensuring developers get the most bang for their buck. When you’re building out a game engine for the long term (and game engines typically are built for the long term), C++ is the most sensible language to use.

Having said all that, the gameplay logic itself may have been scripted in a different language other than C++.

More reading on C++ in game engines here."




https://qr.ae/pNLDjc

Como funcionam os controladores de fluxo de combustível na Fórmula 1

FLUXO DE COMBUSTÍVEL vs CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

    Em 2014, a Fórmula 1 introduziu um novo livro de regras que viu todas as novas unidades híbridas de potência serem introduzidas e uma redução de 30% no consumo de combustível ser aplicada. Como parte desse novo livro de regras foram introduzidas duas novas restrições e ambas estão relacionadas com o combustível no carro. A primeira nova regra era um limite superior para o combustível permitido, fixado em 100kg (a carga de combustível em F1 é calculada por massa e não por volume). Mas isso é apenas desde o início da corrida até ao fim, de modo que os carros têm reservatórios de combustível de tamanho ligeiramente superior ao necessário para que possam conduzir voltas às boxes e à volta de arrefecimento. Independentemente disto, nenhum carro pode utilizar mais de 100kg de combustível desde o momento em que as luzes se apagam até ao momento em que atravessam a linha de chegada.

    A segunda regra não tem qualquer relação mas, igualmente importante, é um limite de fluxo de combustível, por outras palavras, uma restrição de quão rápido o combustível pode ser alimentado ao motor, é fixado em 100kg por hora (100kg/h). Uma regra semelhante é utilizada no LMP1, mas com taxas de fluxo diferentes.

    Uma forma de ver a diferença entre as duas regras é a seguinte, o limite de consumo de combustível é um limite de quanta cerveja se pode beber numa noite fora, digamos, cinco litros. Enquanto o limite do fluxo de combustível restringe a rapidez com que se bebem esses pontos, cinco pontos numa hora, por exemplo. Beber uma caneca num minuto tem uma taxa de fluxo muito mais elevada do que bebê-la lentamente durante meia hora.

    Num carro de Fórmula 1, o caudal de combustível varia constantemente dependendo de vários factores, incluindo a velocidade do motor, mas no seu pico, talvez quando um condutor está a acelerar de uma curva lenta ou a correr a todo o gás nas rectas, o caudal não pode exceder 100kg/h.




terça-feira, 9 de março de 2021

Data Analasys

    A melhor maneira de começarmos a perceber este tema é vendo um filme de 2014 chamado "The Imitation Game"



segunda-feira, 8 de março de 2021

Slack VS Discord

Sendo sincero, nunca tinha ouvido falar em "Slack" até ser sugerido pelo professor, após alguma pesquisa, decidi fazer uma comparação entre a novidade na minha cabeça e o "Discord", algo até muito utilizado pela minha parte.
O Slack é mais direcionado para a comunicação por mensagens e o Discord mais para chamadas.
O Slack tem muitos mais limitações que o Discord, a razão de muitas pessoas optarem pela versão paga para poderem usufruir melhor. O Discord não tem tantas limitações e consegue-se usufruir imenso sem pagar nada.
Algo que também pode diferenciar é o facto que no Discord se podem criar várias salas de chamada com diferentes tópicos, o que pode ser uma vantagem para grupos de amigos por exemplo.
Por fim, como se diz, Discord é para falar e o Slack é onde o trabalho acontece.

link(https://www.chanty.com/blog/discord-vs-slack/)

HTML: Resolução dos exercicios

Esta seria a resolução:

1 - <!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0//EN">
<html>
<head>
<title>Exercicio nº1</title>
</head>
<body>
<h1>Header1</h1>
<h2>Header2</h2>
<h3>Header3</h3>
<h4>Header4</h4>
<h5>Header5</h5>
<h6>Header6</h6>
</body>
</html> Exercicio nº1

Header1

Header2

Header3

Header4

Header5
Header6



2 - <!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0//EN">
<html>
<head>
<title>Exercicio nº2</title>
</head>
<body>
<hr align ="center" noshade color="blue" size="5" width="20%">
<div align="left">Mudanças de linha:<br>
<p>
"No mundo dos negócios todos são pagos com duas<br>
moedas: Dinheiro e experiência. Agarre a experiência<br>
primeiro, o dinheiro virá depois." -- Harold Geneen<br>
</p><br><br>
<p>
"Há homens que lutam um dia e são bons.<br>
Ha outros que lutam muitos dias e são melhores.<br>
Mas ha os que lutam toda a vida, e estes são<br>
imprescindiveis."<br><br>
-- Bertold Brecht </p>
</div>
<hr align ="center" noshade color="blue" size="5" width="20%">
</body>
</html>





Exercicio nº2
Mudanças de linha:

"No mundo dos negócios todos são pagos com duas
moedas: Dinheiro e experiência. Agarre a experiência
primeiro, o dinheiro virá depois." -- Harold Geneen



"Há homens que lutam um dia e são bons.
Ha outros que lutam muitos dias e são melhores.
Mas ha os que lutam toda a vida, e estes são
imprescindiveis."

-- Bertold Brecht


Brake by wire na F1

Brake by wire na F1


Os famosos sistemas de travagem por fio ( brake by wire ) da Fórmula 1 foram introduzidos juntamente com os revolucionários turbo-combo-comboio 1.6L V6 já em 2014. Estas alterações de regras permitem a recuperação de 2MJ de energia por volta através dos travões traseiros, com um total de 4MJ de energia por volta transferidos da Loja de Energia para a transmissão durante a aceleração; equivalendo a cerca de 160bhp durante 33 segundos cada volta.

Para o conseguir, o sistema de travagem tem dois circuitos hidráulicos, com um cilindro principal separado para os travões dianteiros, e outro para os traseiros. Os travões dianteiros funcionam convencionalmente; onde o condutor carrega no pedal com uma força de 160Kg, aplicando pressão sobre o fluido do cilindro principal. Este fluido é utilizado para accionar os 6 pistões dentro da pinça dianteira que prende as pastilhas dos travões ao disco de carbono; reduzindo a velocidade das rodas através de fricção. Os travões traseiros, contudo, têm um cilindro principal adicional que é controlado electronicamente. Portanto, durante a travagem, o fluido é movido através do cilindro principal traseiro como habitualmente, contudo o MGU-K determina então a quantidade de pressão aplicada à pinça traseira. Desta forma, a energia dos travões traseiros é recuperada, mas uma vez atingido o limite de 2MJ, os travões traseiros funcionam de forma convencional.


Drones patrulham praias de Sydney para evitar contágio de covid-19

    O governo tenta evitar uma repetição das cenas nos primeiros dias da pandemia, quando autoridades foram obrigadas a fechar a praia de Bondi e outros locais depois de milhares de pessoas viajarem para a costa, muitas ignorando as regras de distanciamento social.

    Embora a Austrália tenha se destacado no controle da transmissão comunitária, o novo surto em Melbourne, segunda maior cidade do país, mostrou como o coronavírus pode sair de controle rapidamente. Melbourne acaba de sair de um período de três meses de confinamento devido ao aumento dos casos após falhas de segurança em hotéis usados para colocar em quarentena pessoas que retornavam do exterior. O lockdown funcionou, e o estado de Victoria divulgou na sexta-feira seu 14º dia consecutivo sem novos casos.

    Como o verão se aproxima, distritos à beira-mar de Sydney estão preparados para o fluxo esperado de visitantes. Com as fronteiras internacionais fechadas, os australianos não podem passar férias no exterior. Além disso, algumas restrições ainda estão em vigor para viagens interestaduais, o que pode tornar as praias da cidade ainda mais populares do que o normal.

    Os drones serão operados por pilotos salva-vidas surfistas que já usam tecnologia semelhante para detectar tubarões.