Brake by wire na F1
Os famosos sistemas de travagem por fio ( brake by wire ) da Fórmula 1 foram introduzidos juntamente com os revolucionários turbo-combo-comboio 1.6L V6 já em 2014. Estas alterações de regras permitem a recuperação de 2MJ de energia por volta através dos travões traseiros, com um total de 4MJ de energia por volta transferidos da Loja de Energia para a transmissão durante a aceleração; equivalendo a cerca de 160bhp durante 33 segundos cada volta.
Para o conseguir, o sistema de travagem tem dois circuitos hidráulicos, com um cilindro principal separado para os travões dianteiros, e outro para os traseiros. Os travões dianteiros funcionam convencionalmente; onde o condutor carrega no pedal com uma força de 160Kg, aplicando pressão sobre o fluido do cilindro principal. Este fluido é utilizado para accionar os 6 pistões dentro da pinça dianteira que prende as pastilhas dos travões ao disco de carbono; reduzindo a velocidade das rodas através de fricção. Os travões traseiros, contudo, têm um cilindro principal adicional que é controlado electronicamente. Portanto, durante a travagem, o fluido é movido através do cilindro principal traseiro como habitualmente, contudo o MGU-K determina então a quantidade de pressão aplicada à pinça traseira. Desta forma, a energia dos travões traseiros é recuperada, mas uma vez atingido o limite de 2MJ, os travões traseiros funcionam de forma convencional.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.