Front-end development: Conceito
Front-end é a interface gráfica do website, ou seja, é a parte que se está visível aos utilizadores e portanto é a interface com a qual se interage quando se usa um website. O front-end está relacionado com o aspeto visual do website, podendo ser comummente designado como "design do website". Para além da estrutura geral do website, desenvolvedores front-end também precisam de pensar na experiência do utilizador e na interactividade do website, conjugar ambos conhecimentos e construir o website.
HTML: Conceito e história
O HTML é o "esqueleto", isto é, a estrutura de todo e qualquer processo de desenvolvimento de websites, sem o qual não existe uma página web. HTML é utilizado de modo a fornecer uma estrutura global de como o website deve ficar. A última versão do HTML chama-se HTML5, que tem uma nova e eficiente forma de tratar elementos tais como ficheiros de vídeo e áudio, que não existiam na última versão ou não tinham uma boa implementação.HTML: Opinião
Apesar do grande destaque que o desenvolvimento front-end tem tido nos últimos anos, bem como da constante procura por profissionais capacitados nessa área, não acredito que seja a melhor e mais interessante área dentro do desenvolvimento de software.
Para construir um website, podemos utilizar o nosso próprio computador e, com auxílio de um navegador, obtemos resultados instantâneos dos nossos "códigos". Por outras palavras, não é preciso mobilizar vastos conhecimentos em protocolos de comunicação, redes de computadores, serviços, processos assíncronos, Cloud e entre outros para dar um pontapé inicial, o que - por outro lado - é exigido pelo desenvolvimento back-end de qualquer produto digital.
Ainda que a experiência do utilizador, relativamente aos serviços desenvolvidos, seja uma das partes mais relevantes para o sucesso e melhor utilização dos processos em back-end, uma aplicação pode existir e funcionar com um front-end pobre, mas uma aplicação não pode funcionar sem um back-end bem desenvolvido e sólido.
De forma a concluir a minha opinião acerca de HTML, devo referir que sendo uma linguagem de markup, não existe lógica matemática na construção de um código em HTML, qualquer código em HTML não é capaz de avaliar expressões e, portanto, é incapaz de reagir sobre o valor lógico das mesmas. Sendo assim, o HTML por si só é um produto inacabado. Podemos tratar o HTML como um auxílio gráfico, mas algo longe de ser uma componente indispensável para o desenvolvimento de software.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.