NA PUBLICAÇÃO PASSADA FALEI DE ALGUMAS BASES DE ALGORITMIA, NESTA IREI DAR UM EXEMPLO DO USO DOS DOIS TIPOS DE REPRESENTAÇÃO QUE FALEI PARA MELHOR EXPLICAR E MOSTRAR A SUA CORRETA UTILIZAÇÃO!
Problema: Dados dois números, inteiros, inseridos pelo utilizador, dizer qual é o maior, ou então se são iguais.
Fluxograma:
Vamos resolver o problema anterior segundo o algoritmo tradicional: análise caso-a-caso:
- Se num1 é maior que num2, mostra num1…
- Caso contrário, se num2 é que é maior que num1, então mostra num2…
- Por fim, se num1 não é o maior e num2 também o não é, conclui-se que só podem ser iguais.
Um fluxograma respeita uma norma geral que pode ser adaptada por cada pessoa. A imagem seguinte mostra o algoritmo de resolução do problema que eu proponho seguindo a norma geral dos fluxogramas. No canto superior direito da imagem está uma pequena legenda, que inclui símbolos não incluídos no esquema, mas que podem ser utilizados em problemas mais avançados:
Pseudo-código:
Início Programa
Ler num1
Ler num2
Se (num1>num2) Então
Escrever "O maior é: " & num1
Senão
Se (num1<num2) Então
Escrever "O maior é: " & num2
Senão
Escrever "São iguais."
Fim Se
Fim Se
Fim Programa
No pseudo-código demonstrado acima é esquematizado o problema de uma maneira muito simples em forma de linhas em cascata, ou seja, as linhas de código que começam mais para a direita, ocorrem apenas se as linhas acima que comecem mais à esquerda ocorram, assim como o código em programação em Python por exemplo com condições.
Assim demonstrei os dois tipos e representação de algoritmos, ambos podem ser bastante úteis, mas pessoalmente prefiro pseudo-código por que fluxogramas pode tornar-se bastante confuso em alguns programas.
Referências: