EM PYTHON, COMO EM TODAS AS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO, É NECESSÁRIO RECORRER A ALGORITMOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E PROGRAMAS DE MAIOR COMPLEXIDADE!
A imagem acima pode ser espanhola mas dá para perceber perfeitamente os conceitos de algoritmia lá apresentados: primeiro analisamos o problema em questão, depois fazer um desenho, ou esquema ou texto com o que pretendemos fazer, o algoritmo, a seguir programa-mos de acordo com o algoritmo e testamos o programa para verificar a existência de erros!
Definição:
Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita. Ou seja, um algoritmo é um caminho bem definido para se resolver um determinado problema.
Representação:
Um algoritmo tem uma representação para que possa ser facilmente interpretado. Antes de se programar, os problemas devem ser estudados para se chegar a um algoritmo-solução. Este será representado num esquema, chamada Fluxograma, ou então escrito na linguagem-mãe (no nosso caso, Português) ou numa mistura desta com a linguagem de programação a que nos propomos resolver o dito problema, a isso chamamos Pseudo-código.
Na próxima publicação irei falar sobre os dois tipos de representação de algoritmos e irei dar um exemplo utilizando ambas as maneiras! Até lá, boa programação!
Referências:
- wiki.portugal-a-programar.pt(12-1-2020)
- witter.com/AlgoritmiaB/status/1110791486227050496 (imagem: 12-1-2020)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.