Pesquisar aqui

sábado, 21 de março de 2020

Arduino - Módulo de temperatura e humidade



O módulo de temperatura e humidade, mais especificamente o modelo DHT11, é um sensor de, como esta no nome, temperatura e humidade. Isto permite fazer leituras de temperaturas (0 a 50º Celsius) e humidade (20% a 90%). Desta forma este sensor pode enviar essas informações capturadas para a placa micro controladora, que depois pode estar programada para realizar uma ação após atingir uma determinada temperatura e humidade. Um electrodoméstico que usa este sensor são os ar condicionados automáticos, que ligam e desligam-se após o ambiente atingir uma determinada temperatura, isso é claro graças ao módulo de temperatura e humidade. Até à próxima!

Image result for DHT11

sexta-feira, 20 de março de 2020

Arduino - Breadboard




A breadboard (placa de ensaio) é um dos componentes mais essenciais do Arduino.
Nele, conseguimos construir circuitos (elétricos), fazendo ligações entre os diferentes componentes e a breadboard. Estas ligações são feitas a partir dos seus furos, estes conectados entre si e que permitem a transferência de energia entre componentes.
Esta breadboard tem 400 furos.
Recebeu o nome de "breadboard", pois era exatamente numa verdadeira breadboard (tábua de cortar pão) que se construiam os circuitos elétricos. Esta não tinha buracos, não era tão eficiente como a atual, era usada apenas como suporte.

Mais informação sobre a breadboard e a sua história: Wikipedia - Placa de Ensaio

Referências

Arduino - LDRs

No passado eu falei sobre os conjuntos de resistências, e como elas são basicamente componentes que através do seu material criam uma oposição à corrente elétrica. Tal como esta no nome deste dispositivo (Light Dependent Resistor ou resistência dependente da luz) este também é uma resistência só que esta depende da intensidade luz que cai sobre ela. Desta forma este componente em vez de, como uma típica resistência, proteger a corrente elétrica que passa numa LED, pode agora funcionar como um interruptor de luz automático, ou seja quando ficar escuro, ou até pode ser usado numa câmera. O LDR ao medir a intensidade da luz pode ajustar a velocidade do obturador da câmera e seleccionar um nível apropriado. É assim que temos as nossas câmeras em modo automático. Até à próxima!
Image result for ldr

Arduino - Servo Motor


NA PUBLICAÇÃO ANTERIOR FALEI SOBRE UM SENSOR, JÁ NESTA IREI FALAR SOBRE UM MOTOR BASTANTE SIMPLES DE UTILIZAR!
O Servo Motor SG90 é um motor de elevada qualidade e muito utilizado em projetos de robótica com o Arduino, PIC, Raspberry, entre outros. É ideal para a utilização em aeromodelismo, controlando de forma precisa os movimentos. 
O Servo Motor SG90 é um módulo que apresenta movimentos proporcionais aos comandos indicados, controlando o girar e a posição, diferente da maioria dos motores. Possui um ângulo de rotação de 180 graus e acompanha um cabo de 3 pinos referente à alimentação/controlo e diversos acessórios (3 tipos de braços + parafusos). É um motor compacto, pesa apenas 9g e oferece um torque máximo de ~1.6kg, mostrando-se ideal para as mais diversas aplicações em projetos robóticos e eletrónicos. 


Referêcias:

quarta-feira, 18 de março de 2020

Arduino - Sensor de Temperatura e Humidade


NA PUBLICAÇÃO DE HOJE IREI FALAR SOBRE UM SENSOR BASTANTE ÚTIL EM INÚMEROS PROJETOS, O MÓDULO DE TEMPERATURA E HUMIDADE!

O Sensor Temperatura e Humidade DHT11 é um sensor de temperatura e humidade que permite fazer leituras de temperaturas entre 0 a 50º Celsius e humidade entre 20 a 90%, muito usado para projetos com Arduino.
O Módulo DHT11 na prática detecta a humidade e a temperatura e envia essas informações para a placa microcontroladora, que deve estar programada para realizar alguma ação quando é atingida determinada temperatura ou humidade.

É ideal para o uso por profissionais ou estudantes das áreas tecnológicas, o Sensor de Temperatura e Humidade DHT11 oferece dados confiáveis e estáveis.
Pode desenvolver vários projetos com o Módulo DHT11 e o Arduino, como por exemplo, ligar o ar condicionado automaticamente quando o ambiente atingir uma determinada temperatura ou ligar a função de remover a humidade quando atingir uma determinada humidade ou até fazer um simples termómetro.


Referências:

segunda-feira, 16 de março de 2020

Arduino IDE


O Arduino tem o seu IDE (Integrated Development Environment) oficial.
Já sabemos como fazer o seu download e instalação. Ver aqui.

Ao abrir a IDE, deparamos-nos com uma interface bem simples. A maior parte é bloco de texto, de forma a mostrar que estamos aqui é para escrever código!
Em cima temos algumas das opções/botões comuns em vários outros programas:

  • File - como esperado, é para abrir e criar novos ficheiros/projetos. 
  • Edit - mexer/formatar o próprio código, parecido ao próprio bloco de notas.
  • Tools - algumas opções mais avançadas de configuração da IDE e de componentes e portas.
  • Help - links de páginas de ajuda e troubleshooting.
  • Sketch - verificar/compilar/upload do código, outros relacionados ao próprio código como adicionar bilbiotecas.

Abaixo destes temos ums botões que fazem uma ação específica. Temos de Verify, Compile, New, Open e Save.

Na File temos os Examples, códigos de exemplo muito úteis para testarmos vários componentes.

Referências

Arduino - Sensor de água


NA PUBLICAÇÃO DE ARDUINO DE HOJE IREI FALAR SOBRE O SENSOR DE ÁGUA, UM COMPONENTE BASTANTE INTERESSANTE!


O Sensor de Nível de Água é um componente eletrónico de utilização universal que pode ser usado em diversos projetos eletrónicos que envolvam plataformas microcontroladoras como o Arduino, Raspberry Pi, PIC, ARM, AVR, etc...
Por inúmeras razões, é necessário detectar a presença de água num determinado espaço. O Sensor de Nível e Profundidade de Água é ideal para saber o nível de líquido de um tanque, por exemplo.

Para uma maior durabilidade a superfície do Sensor de Nível e Detecção de Água passa por processos químicos para aumentar sua condutividade elétrica e resistência à corrosão.
O Sensor de Nível de Água possui simples conexão, contando com dois pinos de alimentação (positivo e negativo) e um terceiro pino “S” que é conectado à saída analógica do Arduino.
Recordo que os pinos do Sensor de Nível e Profundidade de Água não devem ser submersos na água, sob risco de curto-circuito. Para facilitar a instalação existem duas perfurações para a fixação do sensor em diversos locais.

O Sensor de Profundidade de Água apresenta fácil interface, podendo ser manipulado por iniciantes em Arduino ou mesmo por especialistas técnicos que querem ampliar o seu projeto.


Referências:

domingo, 15 de março de 2020

Componentes Arduino: LCD

Neste post irei falar sobre os displays LCD. Estes componentes eletrónicos possuem apenas uma utilização, mas que é de grande importância. Mostrar informação. 
O seu funcionamento é muito interessante. Por trás do ecrã encontra-se apenas uma lâmpada que ilumina todo o display. Este, para mostrar caracteres, deixa passar mais ou menos luz em determinadas zonas. Gerando assim formas no display.
Um LCD comum para utilização com o Arduino possui 16 pinos (podendo esgotar as conexões que o nosso Arduino tem, criar uma grande confusão de cabos e tornar um display  muito mais complicado de ser usado na generalidade. 
Por esta razão é aconselhável e prático utilizar um módulo I2C, que é soldá-do aos pinos do display. Este módulo converte os 16 pinos do LCD em apenas 4 (negativo, positvo, SDA e SCL). Estes dois últimos já pinos de troca de informação que podem ser usados tanto como pinos digitais ou Analógicos, assumindo funções muito específicas no caso do módulo I2C. O SDA (serial data) e o SCL (serial clock).
É importante avisá-lo que existem diversos endereços para os I2C. Por isso, caso utilize um, é aconselhável que roda um programa que lhe permita ver o endereço do seu I2C (ao qual se irá referir sempre que quiser comunicar com o display).

LCD Display


 I2C

 LCD com I2C



Imagens:


fontes:

Arduino - Sensor de temperatura e Humidade


Sensor de Temperatura e Humidade





  Este pequeno sensor azul é o sensor de temperatura e humidade (DHT11) que dentro dele existem pequenos sensores que analisam a temperatura em graus Celsius e a humidade em percentagem. Normalmente este sensor está ligado a um LCD que nos vai mostrar a temperatura e a humidade daquela divisão ou onde se encontrar. O sensor de temperatura mostra temperaturas entre os 0-50ºC com uma incerteza de ±2ºC e o de humidade mostra percentagens de 20-90% com uma incerteza de ±5%. 

Arduino - Interruptor de bola

O interruptor de bola, ou também conhecido como ball sensor, é um componente electrónico que detecta orientação e inclinação. Este funciona como um sensor de inclinação, ou seja detecta quando esta na vertical ou inclinado. O sensor contem duas bolas metálicas no seu interior que comutam com os dois pinos do dispositivos para ligar e desligar. Dai vêm o nome de interruptor de bola. Este componente é frequentemente usado em pequenos projectos pela sua incrível eficácia, de detectar inclinação e orientação, e ser pequeno, barato, e necessário pouca corrente elétrica para funcionar. Até à próxima!

Arduino - Módulo RFID


Módulo RFID



Figura 1


  O RFID   (Radio-Frequency Identification)   que  em  português  significa  Identificação por radiofrequências é um método de identificação, que serve em todos os componentes quem etiquetas  RFID.   O que aparece acima  na   Figura 1 é o dispositivo recetor das ondas que chamam-lhe módulo RFID.   O emissor pode ter um formato qualquer mas o mais comum é um objeto pequeno  que possamos transportar  connosco  no nosso dia a dia e os que vêm com o kit de Arduino comprado são o cartão branco (Figura 2)  e  a "chapa" (Figura 3). Uma das utilidades mais comuns de se ver com estes dispositivos é o cartão para abrir portas ou cartões escolares e  a  chapa  para  abrir  portas   de prédios em substituição de códigos ou chaves.


Figura 2
Figura 3



Arduino - Matriz 4x4 de interruptores


Matriz 4x4 de interruptores







  Hoje vou falar sobre a matriz de interruptores 4x4 que tem diversas funcionalidades. Esta matriz contem 16 interruptores enumerados de S1 a S16 e com os pinos de ligação C1 a C4 e R1 a R4. Estes botões podem ser programados de várias maneiras e eu vou falar de uma delas. No meu projeto final, a utilidade desta matriz de interruptores vai ser para escolher uma determinada combinação de botões que ou tenha uma ordem ou aleatoriamente desde que es pressione todos os botões.