Pesquisar aqui

sábado, 20 de novembro de 2021

Intel revela processadores de 12ª geração para desktops

A Intel revelou dia 27 de novembro o lançamento dos seus novos processadores de 12ª geração para desktops. Em que estão disponíveis seis opções, os chips chegam para as categorias Core i5, i7 e i9 com arquitetura híbrida que promete velocidade geral 19% maior e até 2 vezes mais rápido na criação de conteúdo, em comparação com a geração anterior.

O destaque fica para o i9-12900K, a Intel diz ser "o melhor processador para jogos do mundo". O modelo conta com 16 núcleos e 24 threads, além de turbo boost de até 5,2GHz e promete superar o Ryzen 5950x da AMD.




Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/10/intel-revela-processadores-de-12a-geracao-para-desktops.ghtml

Automatização Industrial-Tecnologia de automação eleva produtividade na suinocultura de precisão


Automatização Industrial

Tecnologia de automação eleva produtividade na suinocultura de precisão

    
    Resultado de investimentos, ampliações e evolução na produtividade das granjas, a suinocultura no Brasil cresce a cada ano, já sendo considerada uma das atividades econômicas mais importantes, geradora de emprego e renda, além de sua parcela de participação no saldo positivo da balança comercial do agronegócio. Dados apresentados pela Embrapa comprovam este cenário que coloca o país na 4ª posição em relação à produção de carne suína mundial, atrás apenas da China, União Europeia e Estados Unidos. Na exportação, ocupa a 4ª posição, enquanto ao consumo, assume o 5º lugar. Da produção total nacional, 81% é destinada ao mercado interno e 19% é voltada às operações de exportação.
    Avanços na tecnologia de automação e na engenharia de processos permitiram que os sistemas de criação animal evoluíssem em termos de gerenciamento integrado da produção. Hoje, a indústria de equipamentos para alimentação, monitoramento de animais e controle ambiental oferecem opções diversificadas, possibilitando que grande parte das atividades de rotina seja automatizada nas granjas. Tais fatores contribuem para o resultado final: a qualidade da carne suína, que assumiu o protagonismo da segurança alimentar como uma das proteínas mais consumidas e apreciadas em território nacional. Este tema também constituiu o estudo elaborado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e Sebrae, em parceria com Markestrat – empresa expertise no mapeamento e quantificação de sistemas agroindustriais, apresentando números atualizados sobre produção e consumo da carne suína no Brasil e exterior.
    A zootecnia de precisão pode ser considerada estratégia de gestão inteligente com diversas vantagens sobre os sistemas convencionais. O uso de ferramentas tecnológicas para a gestão dos sistemas de produção tornou a suinocultura mais competitiva, sendo adequadas às exigências dos mercados consumidores por produtos sustentáveis e com qualidade sanitária garantida por rastreabilidade. Aliado a isso estão as técnicas de precisão, que podem beneficiar os produtores, dispondo maior controle sobre o rebanho e seus índices produtivos. Cuidados voltados à garantia de saúde têm diferenciado a suinocultura praticada em Santa Catarina, estado maior produtor de carne suína e segundo maior produtor de carne de frango do Brasil.

    O trabalho do produtor ao gerenciar a fase de crescimento e terminação dos animais que serão enviados ao abate, controlando o consumo da ração e o crescimento dos suínos, ganhou um forte aliado. Os resultados da produção, conferidos na grande maioria somente ao final do lote, podem ser feitos durante o lote, a cada dia, por um Robô Alimentador de Suínos.
    O sistema permite a alimentação dos suínos nas baias em horários pré-determinados, com a possibilidade de ajuste em tempo real, conforme o consumo dos animais, e o mínimo de interferência humana. O controle é feito mediante uso de aplicativo e de um software, que facilita a análise individual de cada distribuição, aumentando os resultados para o produtor. O equipamento ainda permite a melhoria da competitividade e ganhos para toda a integração, produtores e agroindústrias, que podem usar ferramentas de gestão e inteligência artificial para corrigir eventuais gargalos de produção. “Temos uma solução completa, que atende e agrada todos os elos da suinocultura, assim como o bem-estar animal.
    Os resultados são melhores que os apresentados pelos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália e outros países que sempre nos serviram de referência, mas, a partir dessa tecnologia, estamos ocupando lugar de destaque e sendo considerados benchmarking em nível mundial”, aponta Giovani Molin, diretor da Roboagro, empresa de Caxias do Sul (RS), que desenvolveu o Robô Alimentador de Suínos. Ao percorrer toda extensão da granja, durante quatro a seis vezes ao dia, o equipamento proporciona a inserção de diversas tecnologias que, em outras situações, não seriam viáveis.



Link da noticia e imagem:
https://revistanews.com.br/2021/08/27/tecnologia-de-automacao-eleva-produtividade-na-suinocultura-de-precisao/     19/11/2021

WhatsApp vai permitir pausar e retomar gravações de áudio

O WhatsApp está a desenvolver um novo recurso que possibilita pausar gravações de áudio. Conforme noticiado pelo WABetaInfo, a novidade será lançada numa futura atualização da versão beta do app para iOS e Android. 



Esta novidade permite parar a gravação e depois retomá-la ao clicar no ícone de microfone. Assim, o utilizador reúne as informações apenas num áudio e não é forçado a enviar diversas mensagens ao destinatário. 
Ferramenta que será bastante útil para diversas pessoas, principalmente aquelas que usam as mensagens de voz como forma de agilizar a comunicação.


Fontes:


Redes Sociais: Com que idade se começam a usar

Matilde Antão, 12º12, nº18


Redes Sociais: Com que idade se começa a usar

Com que idade a maioria das crianças começa a usar redes sociais?

Nos Estados Unidos, "our understanding is that about half of kids have some form of social media by age 12", disse Knorr, referindo-se a um relatório do censo Common Sense Media divulgado em 2016.

O relatório foi baseado numa pesquisa nacionalmente representativa de 1.786 pais nos Estados Unidos, cujos filhos têm de 8 a 18 anos. A pesquisa foi realizada em julho de 2016.

O relatório descobriu que, no geral, 56% das crianças tinham as suas próprias contas nas redes sociais, com base nas respostas dos pais à pesquisa. Entre essas crianças, os pais relataram que a média de idade ao cadastrar-se inicialmente na conta era de 12,6 anos.




 


Startup de computação quântica diz que está pronta para enfrentar a IBM e a Google

Fundado por cientistas do MIT e de Harvard e financiado pela DARPA, QuEra construiu um computador quântico de 256 qubit usando a sua própria arquitetura.
Avanços na pesquisa nesta área no MIT e Harvard formam a base para uma nova startup quântica com sede em Boston chamada QuEra Computing , que está emergindo do sigilo com US $ 17 milhões em capital de risco por trás dela. A empresa recentemente recebeu um prêmio de pesquisa da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) e diz que já gerou uma receita de US $ 11 milhões.

QuEra usa uma arquitetura quântica única e técnicas de laser para organizar e direcionar os minúsculos qubits em seu sistema de 256 qubit. Fazer isso não é tarefa fácil. Qubits, que são partículas atômicas feitas de materiais supercondutores, como nióbio ou itérbio, são temperamentais e imprevisíveis, o que pode levar a resultados “barulhentos” ou imprecisos. Portanto, uma certa quantidade de qubits normalmente deve ser reservada para correção de erros. Quanto mais controle pode ser exercido sobre os qubits, mais deles podem ser usados ​​para a computação real.

O processador do QuEra captura conjuntos de átomos neutros em uma pequena câmara de vácuo e, em seguida, usa lasers para desacelerá-los até a imobilidade virtual, resfriando-os a um milionésimo de grau Kelvin acima do zero absoluto. QuEra diz que isso é mil vezes mais frio do que os qubits em máquinas quânticas refrigeradas feitas pela IBM e Google, dois dos maiores jogadores da computação quântica. O processador então usa flashes de luz laser para organizar os qubits nas posições corretas para modelar problemas complexos.


Consultado  a:19\11\2021
https://www.fastcompany.com/90698019/quera-quantum-computing-startup

Duas extensões para quem faz anúncios.

Facebook Pixel Helper
Esta extensão serve essencialmente para verificares que tens o teu Pixel corretamente instalado no teu site. Além disso podes também espiar a concorrência, ou analisar potênciais clientes através desta extensão.

Google Tag Assistant
Esta extensão tem a mesma funcionalidade do Pixel do Facebook, mas desta vez é o Pixel do Google. Podes analisar se tens a Tag do Google corretamente instalada no teu site, e também analisar a concorrência.


Link da consulta sobre o conteúdo (19/11/21): 

Quais são as componentes dos computadores que mais influenciam a taxa de FPS nos jogos

Quais são as componentes dos computadores que mais influenciam a taxa de FPS nos jogos?

É importante sabermos que todos os componentes do computador influenciam a quantidade de FPS a que rodamos um certo jogo, porém há componentes que influenciam mais do que outros. 
A peça que mais ajuda a que rodemos os jogos com uma taxa de FPS alta é a gráfica, a placa de vídeo, quanto melhor a gráfica for, melhor vai ser a jogabilidade pois, a gráfica é responsável por renderizar as imagens/gráficos  em 3D. Quanto melhor for a gráfica e melhor for a GPU melhor vão ser exibidas as imagens em alta resolução com mais ''frames per second'', daí as gráficas serem das peças mais caras que constituem o computador.
 Por exemplo, a placa de vídeo GeForce RTX2060, roda o fortnite por volta dos 130 FPS enquanto uma RTX308 roda o mesmo jogo com uma taxa de 220 FPS (aproximadamente), como seria de esperar a diferença de preços das gráficas é significativa, a RTX é mais cara que a GeForce.

Fonte:https://www.zoom.com.br/placa-de-video/deumzoom/o-que-significa-fps-em-jogos

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Intel celebra 50 anos do processador i4004

No passado dia 15 de novembro, a Intel comemorou os 50 anos do seu processador i4004. Este não é exatamente um processador comum, mas sim o primeiro microprocessador a chegar ao mercado de hardware em 1971. 

O Intel i4004, um CPU de 4bits, 2.300 transístor e uma velocidade de clock que ultrapassava os 100KHz, foi o primeiro microprocessador em um único chip, tal como o primeiro disponível no mercado. 

O objetivo era reunir em um microprocessador que tivesse todos os elementos necessários para criar um computador com exceção dos dispositivos de entrada e saída. 





Fonte: https://adrenaline.com.br/noticias/v/72041/intel-celebra-50-anos-do-processador-i4004-primeiro-cpu-a-chegar-no-mercado

Redes Sociais: Primeiras redes sociais

Matilde Antão, 12º12 nº18


Redes Sociais: Primeiras redes sociais


O primeiro site de redes sociais foi Six Degrees, feito por Andrew Weinreich em 1997. Six Degrees era muito popular entre os utilizadores até 2003.

Pouco depois, Tom Anderson criou o MySpace. Este novo site permitia que os utilizadores criassem perfis que reproduzissem as suas músicas favoritas onde eles até poderiam criar os seus próprios planos de fundo.

Nessa altura, o MySpace rapidamente tornou-se o site de redes sociais mais

usado no mundo.





O que significa os FPS nos jogos

O que significa os FPS nos jogos?


Muitos de nós jogamos e sabemos que quantos mais FPS tivemos melhor, contudo não sabemos ao certo o que significa os FPS por isso, hoje vou explicar-vos. A sigla FPS quer dizer em inglês ''frames per second'' que em português significa quadros por segunda, ou seja, mede a taxa de fluidez com as imagens são exibidas no PC. Se estiveres a jogar a 300 Fps significa que exibe 300 quadros por segundo, o que é muito melhor do que jogar a 60 FPS porque apenas exibe 60 quadros por segundo.




Fonte: https://www.zoom.com.br/placa-de-video/deumzoom/o-que-significa-fps-em-jogos


Automatização industrial-Portugal quer inventar o futuro mas falta “regulação” e uma bazuca


Automatização industrial

Portugal quer inventar o futuro mas falta “regulação” e uma bazuca




    Uma nova revolução industrial. A designação tem a força dos tempos em que a produção artesanal foi substituída por máquinas, mas no século XXI, são os dados, a automação e a digitalização que ditam o progresso e a competitividade das empresas. Num cenário internacional de pós-pandemia – com uma grave crise de matérias-primas, o aumento exponencial dos custos de distribuição e a dependência dos grandes exportadores do oriente – a Indústria 4.0 assume um papel decisivo no crescimento da economia.
    Este será o tema da conferência do próximo dia 23 de Novembro, que terá início pelas 14h50, e será emitido em livestream nas redes sociais do Expresso. Organizado em parceria com a Bresimar Automação, uma tecnológica que trabalha no desenvolvimento de robótica, controlo e automação industrial, o debate será inaugurado pelo CEO da empresa, Carlos Breda, e por Cristina Vaz Tomé, administradora da Impresa, tendo como convidados vários oradores internacionais, cujas empresas operam no mercado da tecnologia: Jonas Brinkmann (Beckhoff), Ursula Frank (Denso), John Spijkers (Turck), Emmanuel Quellier (Banner).
    Com o programa “Indústria 4.0” na segunda fase, elaborada com o contributo de mais de 50 entidades públicas e privadas, em Abril de 2019 o Governo estimava uma mobilização de investimentos na ordem dos €600 milhões. O objetivo: “alcançar e envolver mais de 20 mil empresas a operar em Portugal, requalificar e formar mais de 200 mil trabalhadores em competências digitais e financiar mais de 350 projetos transformadores”. Mas uma pandemia pelo meio tornou o percurso da transição e adaptação a novos modelos nas empresas portuguesas mais estreito. Sobretudo, num período de incerteza, não apenas na Europa como a nível internacional.
    Espera-se que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a chamada ‘Bazuca’, represente um novo fôlego para os departamentos de I & D das empresas portuguesas. Jorge Portugal, diretor-geral da Cotec Portugal - a principal associação empresarial portuguesa para a promoção da inovação e cooperação tecnológica empresarial – é dos que partilham a ideia de oportunidade: este é o momento para as empresas inovarem, através da partilha de conhecimento e colaboração com as universidades.



link da imagem e noticia:
https://expresso.pt/iniciativaseprodutos/projetos-expresso/2021-11-18-Portugal-quer-inventar-o-futuro-mas-falta-regulacao-e-uma-bazuca-6df33b75   19/11/2021

Nanotecnologia e suas vantagens

5.Vantagens da nanotecnologia

Nanomáquinas seriam capazes de criar da escala menor para a maior muito mais rapidamente. Segundo Drexler uma legião de nanomáquinas conseguiria construir algo do tamanho de um carro em minutos.


Outra vantagem seria a reciclagem ao nivel molecular, com a nanotecnologia seria possível construir eletrónicos utilizando o material encontrado no lixo aproveitando até os ultimos àtomos.


GM inaugura fábrica para produzir apenas carros elétricos nos Estados Unidos

Complexo industrial produzirá o GMC Hummer EV, o Hummer EV SUV, Chevrolet Silverado elétrico e Cruise Origin


A General Motors inaugurou nesta semana o que a empresa chama o “Factory Zero”, nos Estados Unidos. A fábrica fica dentro do complexo industrial da GM na antiga capital do automóvel em Detroit-Hamtrack e só produzirá veículos elétricos, além de ser uma planta desenvolvida para ter zero emissões de poluentes. A fábrica, levou dois anos para ser construída e teve investimento de US$ 2,2 mil milhões. Segundo a empresa, o GMC Hummer EV, o Hummer EV SUVChevrolet Silverado eletrico 
e Cruise origin serão produzidos por lá, todos sob a plataforma Ultium.




Como aumentar seguidores no Instagram?

CONTEÚDO
Produzir bom conteúdo é a melhor estratégia orgânica para crescer a tua audiência no Instagram. De preferência, produz conteúdo sobre o teu nicho, dentro de um destes parâmetros:
Entretenimento;
Informação;
Educação.

DISTRIBUIÇÃO
Agora que produziste bom conteúdo para as tuas
redes sociais, podes acelerar o processo de crescimento do teu Instagram. Para isso podes distribuir o teu conteúdo para mais pessoas, através de anúncios. Podes utilizar estes objetivos de campanha para distribuíres conteúdo:
Visualização de vídeo (apenas para vídeos);
Alcance;
Interação.

STORY AD
Uma das melhores estratégias de aumento deseguidores no Instagram, é a criação de anúncio
exclusivamente para os Stories.Para que seja uma boa campanha de anúncios,deve seguir as seguintes regras: 
De preferência video, até 15 seg;
Explicar o que fazes no teu perfil;
Call to Action para te seguir.
Link da consulta sobre o conteúdo (19/11/21): 
Link da imagem (19/11/21): 
As datas são referentes ao dia da consulta.

IBM afirma avanço na computação quântica

A IBM revelou um processador "quântico" avançado que faz parte de um esforço para construir computadores super-rápidos.

Estas máquinas poderão revolucionar a computação, aproveitando o estranho mundo da física quântica para resolver problemas além do alcance mesmo dos mais avançados "clássicos".

Mas os obstáculos na construção de versões práticas em grande escala mantiveram os computadores quânticos confinados ao laboratório.

O novo chip tem 127 "qubits", o dobro do processador IBM anterior.

A empresa chamou ao seu novo processador Eagle "um marco importante no caminho para a computação quântica prática".


Consultado a: 19\11\2021
https://www.bbc.com/news/science-environment-59320073

Fórmula E e Fórmula 1. Quais as diferenças ?

A Fórmula E apareceu para o mundo com um conceito novo no automobilismo mundial. A categoria teve sua primeira temporada iniciada em setembro de 2014. Além de ser a primeira categoria na qual os carros são movidos totalmente a eletricidade, o projeto visa desenvolver novas tecnologias para o futuro.


Carro da Fórmula E

Dimensões
5m x 1.8m.

Peso mínimo
896 kg (incluindo o piloto), sendo 320 kg só de bateria.

Potência Máxima
200kw, o equivalente a 270 cv.

Modo de corrida
150kw, o equivalente a 202.5 cv.

FanBoost
Durante a corrida os pilotos escolhidos por votação popular no site oficial recebem por um período de cinco segundos um aumento na potência máxima de 150kw a 180kw (aumento de 30kw / 40.5 cv).

Aceleração
0 a 100km/h em 3 segundos.

Velocidade máxima
225 km/h.

Unidade de potência
Bateria recarregável produzida pela Renault.
Os carros não contém controle de tração.

Chassi
Produzido pela Dallara

Câmbio
Câmbio borboleta (paddle shift).
Marchas sequenciais com cinco velocidades.

Freios
Sistema hidráulico com o material de livre escolha das equipes.

Som
O carro não emite som tradicional dos carros de corrida, pois é movido à bateria.
*O regulamento não permite o uso de telemetria.

 

Carros de Fórmula 1

Dimensões
5.2m x 1.8m.

Peso mínimo
702 kg (incluindo o piloto) – sem combustível.

Potência Máxima
760 cv, sendo 600 do motor a combustão e mais 160 do sistema de Recuperação de energia (ERS).
RPM
15 mil giros (as equipes usam um limitador para 12 mil giros nas corridas, para evitar quebras).

Sistema de Recuperação de Energia (ERS)
Os carros contêm um sistema de recuperação de energia que se recarrega nas freadas. Os pilotos podem usar por 33 segundos por volta, o que dá uma potência de 160 cv extra.

DRS – Drag Reduction System (asa móvel)
Nas retas autorizadas dos circuitos os pilotos podem apertar um botão que aciona um dispositivo na asa traseira que reduz o arrasto aerodinâmico e dá mais velocidade aos carros.

Aceleração
0 a 100km/h em 2,6 segundos.

Velocidade máxima
370 km/h.

Unidade de potência
Motor 1.6 L Turbo.

Chassis
Livre produção das equipes (com especificações no regulamento).

Câmbio
Câmbio borboleta (paddle shift).
Marchas sequenciais com oito velocidades.

Freios
Sistema ABS com o material de fibra de carbono de livre escolha das equipes.










Qualcomm vai mudar nome dos chips Snapdragon para telemóvel

Há alguns dias, surgiram rumores que indicavam que a Qualcomm poderia mudar o nome do próximo chip topo de gama da companhia. E isso realmente vai acontecer, só que não em apenas um processador: toda a linha Snapdragon de chips terá uma nova nomenclatura.

A empresa vai deixar de usar a marca "Qualcomm Snapdragon" e continuar apenas com Snapdragon — ou seja, assim como o Snapdragon 888 Plus, não haverá detalhes com a palavra Qualcomm nos produtos. Basicamente, serão duas marcas diferentes, o que deve ajudar a linha de processadores móveis a ganhar ainda mais força no seu segmento.



Segundo a Qualcomm, os novos processadores serão identificados com apenas um dígito para a geração e série do produto. Ou seja, como apontam os rumores, o futuro Snapdragon 898 deve mesmo se chamar Snapdragon 8 Gen 1, ou algo nessa linha.

Nos últimos anos, a marca sempre usou números para diferenciar os processadores, como os Snapdragon 480, Snapdragon 765 e Snapdragon 888, sempre com um modelo mais básico até versões de alta eficiência — já as atualizações adicionam um G na numeração, por exemplo, o Snapdragon 768G.

Mais detalhes sobre o assunto devem ser anunciados durante o evento Snapdragon Tech Summit, que acontecerá no próximo dia 30 de novembro.

Imagem: https://img.ibxk.com.br/2021/11/23/23090148524044.png?ims=704x
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/produto/229201-qualcomm-mudar-nome-chips-snapdragon-celular.htm (consultado em 19/11/2021)

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Instagram - Alertas de uso em excesso da app

A partir dos próximos dias terão início os testes de um novo recurso para ajudar as pessoas a passarem menos tempo no Instagram. Trata-se do "Take a Break", um alarme que avisa quando estamos há demasiado tempo na app.

Segundo o CEO do Instagram, Adam Mosseri, esta pausa forçada vai "tornar a app um pouco melhor para os utilizadores". Os testes irão começar com um número entre 1% e 2% do total de utilizadores da app, podendo vir a tornar-se recurso oficial em dezembro, caso seja bem recebido.



Pode configurar o alerta a cada 10, 20 ou 30 minutos de uso sem parar da aplicação. A opção deve ser ativada pelo utilizador, ou seja, não vem definida automaticamente/por padrão.


Fontes:


A primeira Kawasaki Ninja elétrica

Sem fazer alarido, a Kawasaki está a desenvolver a primeira Ninja elétrica da história, e o modelo terá transmissão manual. Num caminho que está a ser percorrido pelas grandes montadoras de motos, a marca japonesa deve-se juntar em breve à Harley-Davidson oferecendo em breve o seu veículo movido a eletricidade.








Xiaomi doa telemóvel a biólogo após campanha nas redes sociais

Nos últimos dias, um vídeo do biólogo brasileiro Sérgio Rangel viralizou e gerou uma grande onda de solidariedade no Twitter. O professor, que atualmente mantém um canal no YouTube, está desempregado há 2 anos e decidiu apostar na força das redes sociais para conseguir um novo telemóvel.

No vídeo, Rangel faz um apelo à Samsung, marca que utiliza "desde sempre", para que a fabricante envie um smartphone novo para ele. Segundo o professor, todos os vídeos do canal eram gravados com o dispositivo da marca, mas o aparelho estragou após 5 anos de uso.


O post repercutiu na rede e chegou até a marca sul-coreana. 

A resposta, no entanto, não foi a esperada: "Olá, Sérgio! Tudo bem? Apesar de acompanhar e admirar o seu trabalho, infelizmente não poderei te ajudar dessa forma, por enquanto. Vamos fazer o seguinte? Me envie uma DM com uma proposta de campanha, e eu envio para o time responsável. Pode ser?"

Após a resposta negativa da Samsung, a Xiaomi decidiu ajudar Rangel, oferecendo-lhe um Xiaomi 11T, que chegou dias mais tarde.


Imagem: https://cdn.folhape.com.br/img/pc/1100/1/dn_arquivo/2021/11/montagem-1100-x-600-61.jpg
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/229207-xiaomi-doa-celular-biologo-campanha-redes-sociais.htm (consultado em 18/11/2021)

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Nanotecnologia História Parte 2

Atualmente é possivel colocar 100 mil circuitos nesse mesmo espaço com uma distância de 10nm, com isso começasse a entrar na escala atômica da fabricação.

Em 1959 o físico Richard Feynman deu uma palestra chamada "Tem bastante espaço lá embaixo" onde ele mencionou o quão longe estavamos de manipular àtomos na epoca.


Primeiro Smartphone Tesla

A Tesla está a preparar o seu primeiro smartphone, com um design totalmente diferente do habitual e com muitas novidades. Começando pelos materiais de construção, que vão ser nobres/premium e longe do considerado normal.



Esta proposta deverá trazer algumas especificações únicas. Contará provavelmente com o novo SoC Snapdragon 895 e armazenamento de 2 TB, complementados por um ecrã 4K. A câmara principal deverá seguir a tendência do mercado e ser de 108MP.

A marca, já no passado, apresentara alguns produtos alternativos, que desapareceram rapidamente devido à rápida adesão e a um potencial stock reduzido. Ainda está para ser revelado o preço deste novo smartphone, mas podemos desde já concluir que este não será um produto barato.


Fontes:


Instagram e Facebook só terão mensagens criptografadas em 2023

Instagram e Facebook só terão mensagens criptografadas em 2023


Há algumas semanas, o Facebook foi acusado de priorizar a divulgação de conteúdos relacionados a ódio na rede social e, por isso, anunciou algumas mudanças. A encriptação de mensagens é uma delas e estava prevista ser aplicada em 2022, mas a companhia já anunciou que a atualização vai chegar somente em 2023.


Atualmente, a Meta já usa criptografia de ponta a ponta no WhatsApp, mas a atualização chegaria também para o Messenger e Instagram em 2022 —  já existe um tipo de criptografia de vídeo e áudio no Messenger.

Apesar de a encriptação ser uma segurança para muitos usuários, também existem pedidos para a empresa abandonar a atualização, já que isso poderia prejudicar a resolução de crimes.

"Como uma empresa que conecta bilhões de pessoas ao redor do mundo e desenvolveu tecnologia líder do setor, estamos determinados a proteger as comunicações privadas das pessoas e mantê-las seguras online", revelou a diretora global de segurança da Meta, Antigone Davis.

Imagem: https://img.ibxk.com.br/2021/11/22/22135045709291.jpg?ims=704x
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/229145-instagram-facebook-so-terao-mensagens-criptografadas-2023.htm (consultado em 17/11/2021)

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Twitch na Nintendo Switch

A Nintendo Switch não tem muitas aplicações para consumo de conteúdo de vídeo para além do YouTube, mas do nada surgiu o lançamento da aplicação da Twitch, que é muito bem-vindo.

A única diferença para a versão da Nintendo é que não podemos consultar o chat, apenas podemos usar um código QR e consultar o mesmo no smartphone.


A aplicação é gratuita e já se encontra disponível na eShop para download. 


Fontes:





domingo, 14 de novembro de 2021

Automatização Industrial- Quatro desafios da Inteligência Artificial para a Indústria 4.0


Automatização Industrial

Quatro desafios da Inteligência Artificial para a Indústria 4.0

    Manutenção preditiva: Medir e prever o funcionamento ideal de equipamentos através do uso de sensores, para assim definir o momento ideal de manutenção ou substituição do equipamento a fim de manter a produção funcionando com bons indicadores. Atualmente existem técnicas de IA que indicam as melhores ações a serem utilizadas para aumentar a eficiência e tempo de vida dos equipamentos, também chamadas de manutenção prescritiva;
    Inspeção automatizada: Identificar falhas e rastrear produtos de forma inteligente utilizando diversos sensores na linha de produção. Inspeções visuais podem ser realizadas através de câmaras com diversos sensores integrados, como visão térmica, estimativa de distância, entre outros;
    Interação humano-robô: Auxiliar e automatizar diversas atividades de risco ou críticas através da robótica com IA aplicando direção autónoma e movimentos específicos bem ajustados para diferentes tipos de atividades no setor industrial;
    Smart supply chain: Auxiliar diversas atividades da cadeia de logística, como rastreamento e segurança de produtos e serviços aplicados em conjuntos com IoT e Cibersegurança, planeamento inteligente de atividades e recursos, auxílio à tomada de decisões humanas para gestão, entre outras;~


https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/quatro-desafios-da-inteligencia-artificial-para-a-industria-40-14082017.html  12/11/2021

https://www.google.com/search?q=Quatro+desafios+da+Intelig%C3%AAncia+Artificial+para+a+Ind%C3%BAstria+4.0&tbm=isch&sxsrf=AOaemvKAE1vOjwLlDCF3vlLj_VP_sC2V8g:1636757675285&source=lnms&sa=X&ved=2ahUKEwj_u8W-9ZP0AhV5gv0HHfihCc8Q_AUoBHoECAEQBg&biw=1536&bih=722&dpr=1.25#imgrc=Y3y_pwsGFj_A4M  12/11/2021

Volvo vai passar a produzir apenas carros elétricos a partir de 2030

A Volvo está empenhada em diminuir o desperdício no fabrico dos carros e, focada numa produção de economia circular, tem metas ambiciosas para os próximos anos. Só vai produzir carros elétricos a partir de 2030 e vai reduzir a produção de materiais de origem animal no fabrico de automóveis. Outro dos objetivos é que 25% dos materiais tenham base biológica ou reciclada até 2025.



Intel lança um processador de 11ª geração com de até 5GHz para notebooks

A Intel revelou durante o Computex 2021 no dia 30 de outubro a chegada de 2 novos processadores de 11ª geração, com velocidades que chegarão até aos 5GHz, que foram fabricados e dedicados apenas a notebooks leves e ultrafinos. 

Os modelos anunciados foram os Core i7-1195G7 e Core i5-1155G7, ambos terão 4 núcleos, 8 threads, tecnologia de gráficos integrados XE e segundo a empresa são 25% mais rápidos que os processadores de modelos equivalente da AMD. Com isso, a versão Core i7 alcança ir de 2,9GHz para 5,0GHz devido a tecnologia Turbo Boost Max 3.0, enquanto que o Core i5 tem como frequência base 2,5GHz e chega até 4,5GHz.



Fonte: https://exame.com/tecnologia/intel-lanca-processador-de-11a-geracao-de-ate-5-ghz-para-notebooks/

A computação quântica é o futuro da IA?

A computação quântica agarrou a imaginação dos cientistas da computação como um possível futuro da disciplina depois de atingirmos os limites dos computadores binários digitais. Graças à sua capacidade de manter muitos resultados possíveis diferentes no "estado quântico", a computação quântica poderia potencialmente fornecer uma grande atualização computacional para problemas de aprendizagem de máquina e IA. No entanto, ainda há muitas perguntas sem resposta sobre a computação quântica, e não está claro se os dispositivos ajudarão na onda de investimentos em IA corporativa.
Um dos primeiros fabricantes de computadores quânticos que se está a mover nessa área é a Google. Em março de 2020, a Google lançou o TensorFlow Quantum , que traz a biblioteca de desenvolvimento de aprendizagem de máquina TensorFlow para o mundo dos computadores quânticos. Com o TensorFlow Quantum, os desenvolvedores poderão desenvolver modelos de rede neural quântica que rodam em computadores quânticos.

Embora a execução de aplicações de IA em computadores quânticos ainda esteja em  estágios iniciais, muitas organizações estão a trabalhar para desenvolvê-los. A NASA trabalha com a Google há algum tempo e também há trabalho em andamento nos laboratórios nacionais.

Para ter certeza, há muitas dúvidas sempre que duas tecnologias altamente promovidas - IA e computação quântica - se juntam. no  seu blog de julho de 2021, a IBM declarou: “Poucos conceitos em ciência da computação causam tanto entusiasmo - e talvez tanto potencial para hype e desinformação - quanto à aprendizagem de máquina quântica.”

Embora pareça haver potencial com a IA quântica, esse potencial ainda não foi realizado. Pelo lado positivo, parece haver pelo menos motivo para algum otimismo de que um verdadeiro avanço poderia ocorrer no futuro.


Consultado a:13\11\2021
https://www.datanami.com/2021/11/11/is-quantum-computing-the-future-of-ai/

História dos jogos FPS

História dos jogos FPS


Tudo começou na década de 70, os primeiros jogos lançados na história dos jogos FPS foram o Maze War e o Spasim. Comparativamente aos jogos de hoje, são jogos muito pouco desenvolvidos como seria de esperar. Mais tarde, em 1992, surgiu um jogo chamado Wolfenstein 3D, que foi a primeira grande criação dos jogos FPS e que veio a abrir horizontes para os jogos FPS hoje criados. A partir daqui, começaram a surgir cada vez mais jogos com cada vez mais qualidade.


Fonte: https://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/1950-a-historia-do-fps-.htm

Nanotecnologia História Parte 1

História

Com os primeiros circuitos integrados começou o desafio de colocar o maior numero de transistores no menor espaço possivel para fazer chips.

Em 1971 o intel 4004 tinha 100 circuitos em 1mm quadrado.


Redes Sociais: Hackers

Matilde Antão, nº18

Redes Sociais: Hackers



Hackers exploram os dados pessoais que compartilhamos online para tentar enganar ou se passar por nós - juntando todas as fotos que postamos, o local que verificamos, a pessoa que identificamos ou a foto do animal de estimação que temos para compreender os seus alvos. Os golpes de engenharia social que eles criam são projetados para motivar as pessoas a baixar malware, enviar dinheiro, compartilhar informações pessoais ou divulgar detalhes de login.     




Honda regista patente de Mota movida a hidrogénio

A Honda, em colaboração com a Toyota e a Nissan, está a trabalhar numa nova tecnologia de célula de combustível tanto para carros quanto para motos. Os parceiros, ao lado de empresas de energia e de capital, adotaram o chamado “Roteiro Estratégico para Hidrogênio e Células de Combustível” do governo japonês.

Um dos produtos planeados pela Honda é uma mota com célula de combustível. Ainda não apresentaram tal modelo, porém apareceu numa aplicação de patente. Ela mostra uma configuração normal para uma desportiva – quadro perimétrico, garfo telescópico e etc – com uma célula de combustível a hidrogénio armazenada em baixo do assento. O sistema de combustível combina hidrogênio com oxigênio do ar, em um catalisador, para gerar eletricidade para o motor. A única emissão é de vapor d’água.







O que é o RCS?

O RCS é um novo standard universal que tem como grande objetivo utilizar a Internet para corrigir todos os defeitos do SMS e MMS!
Temos acesso ao envio de mensagens pela internet, adicionar pessoas a conversações de grupo, saber se a outra pessoa está ou não a escrever, saber se a outra pessoa leu a mensagem enviada, partilha de fotos de alta qualidade… e talvez a funcionalidade mais interessante no meio disto tudo… não precisa de uma aplicação especial ou de conta para que tudo funcione!

Fonte: https://www.leak.pt/mensagens-google-sms/ (consultado em 14/11/2021)
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhWIssCk90Eyj7cSSrETTzkFMqDdBsp74CE3qrj4zLe8Y8HW662sZwvPrpPSuEk4OtRkD_8RuFxT7YEBtRGZk24e29T2ySuj77w8ESgMPBe6iW85wFMHVbXOAqo1OFz7SPVIWecLaHor72sIyq_lEwKMSybgmotTcshkBzZdpBPAMZZ18kSV5D5tVU0Dw=s320