Pesquisar aqui

sábado, 23 de abril de 2022

Banco do Canadá recorre à computação quântica para simular adoção de criptomoedas

Modelo da startup Multiverse Computing pode simular 1 octilhão de cenários possíveis em 30 minutos prevendo adoção de criptomoedas.

Ocupando teoricamente mundos econômicos distintos sob a ótica dos governos e dos sistemas financeiros tradicionais, a convivência entre as criptomoedas e as moedas fiduciárias ainda despertam dúvidas e incertezas quando o assunto é a adoção dos criptoativos. Em busca de “prever este futuro”, o Banco do Canadá recorreu à computação quântica para simular o comportamento da economia em caso da utilização de criptomoedas e moedas fiduciárias em um mesmo sistema. 

A pesquisa foi desenvolvida pela empresa Multiverse Computing,  já que o modelo utilizado pela startup é capaz de simular 1 octilhão (10 seguido por 30 zeros) de cenários possíveis em meia hora. 

Estamos orgulhosos de ser um parceiro confiável do primeiro banco central do G7 a explorar a modelagem de redes complexas e criptomoedas por meio do uso da computação quântica. Os resultados da simulação são muito intrigantes e perspicazes, pois as partes interessadas consideram mais pesquisas no domínio. Graças ao algoritmo que desenvolvemos em conjunto com nossos parceiros do Banco do Canadá, conseguimos modelar um sistema complexo de maneira confiável e precisa, considerando o estado atual dos recursos de computação quântica, disse o CTO da Multiverse Computing, Samuel Mugel.

O executivo revelou que a startup usou um computador quântico de recozimento da D-Wave e que a combinação conseguiu liderar redes financeiras de 8 a 10 players com 2^90 (1 octilhão) de  configurações de rede possíveis. Ele disse ainda que as abordagens clássicas de computação não conseguem solucionar grandes redes na prática, pois uma rede com 15 players, por exemplo, requer segundo ele, “tantos recursos quantos são os átomos no universo.”

A empresa já concluiu a primeira fase de testes, no caso a prova de conceito, que combina dados blockchain da stablecoin Tether (USDT) e dados públicos de dez grandes instituições financeiras, além de consultas a especialistas de dois grandes bancos canadenses. A escolha do USDT também está relacionada à multiplicidade de cenários de mercado que a stablecoin atravessou desde a sua criação, em 2014. 

Segundo o Banco do Canadá, a maioria dos cenários revelou uma relativa rapidez de adoção por parte das instituições financeira em razão de um conhecimento inicial sobre a conversão entre as moedas fiduciárias e as criptomoedas, além do custo de conversão. As simulações também avaliaram o potencial dos bancos de reduzirem as taxas de transferência eletrônica para competirem com as baixas transações do uso das criptomoedas. 

Queríamos testar o poder da computação quântica em um caso de pesquisa difícil de resolver usando técnicas de computação clássicas. Essa colaboração nos ajudou a aprender mais sobre como a computação quântica pode fornecer novos insights sobre problemas econômicos, realizando simulações complexas em hardware quântico, disse a diretora de ciência de dados do Banco do Canadá, Maryam Haghighi.

O estudo sugeriu ainda que, em relação a algumas indústrias, os criptoativos seriam capazes de compartilhar o mercado de pagamentos com transferências bancárias tradicionais e instrumentos semelhantes a dinheiro.

A computação quântica faz parte de um rol de tecnologias disruptivas que também são integradas pela blockchain com impulsionadoras do mercado nos próximos anos segundo o ‘Tech Trends 2022’, um estudo anual da Deloitte apresentando insights e percepções para tomadas de decisões nos negócios, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

Consultado a: 23\04\2022
https://cointelegraph.com.br/news/bank-of-canada-turns-to-quantum-computing-to-simulate-cryptocurrency-adoption

Automatização industrial- A automatização é uma das tendências tecnológicas que vai libertar profissionais para tarefas mais especializadas

Automatização industrial

A automatização é uma das tendências tecnológicas que vai libertar profissionais para tarefas mais especializadas

    Estudo indica que as empresas continuam a apostar na automatização e a recorrer a ferramentas tecnológicas mais poderosas na projeção do seu futuro.
    O estudo Tech Trends 2022 da Deloitte salienta as tendências do futuro empresarial e a forma como a automação vai revolucionar os processos das organizações. Considerando os esforços que as empresas têm feito nos últimos dois anos devido à pandemia para criar um novo “normal”, a tecnologia tem vindo a ser determinante nesta fase. E como tal, representa igualmente uma oportunidade para criar um futuro com base na inovação.
    A automação é destacada como chave emergente para sustentar e aprimorar as operações das empresas, libertando os profissionais para se dedicarem a tarefas mais especializadas. Nas palavras de Rui Vaz, partner da Deloitte, esta tendência funcionou como um “salto no tempo”, porque seria normal que no futuro, com ou sem pandemia, se assistisse a este salto de tendências.
    Na sua análise, eram apontados cenários pessimistas que previam a substituição da mão-de-obra humana por sistemas de inteligência artificial, mas a analista diz que a automação tem permitido às empresas dotar “superpoderes” aos seus colaboradores para enfrentar novos projetos inovadores, com vantagem competitiva no mercado através da diferenciação.
    O Blockchain é outra tecnologia referida como utilizada pelas organizações para automatizarem os processos que ocorrem entre múltiplas entidades, eliminando a necessidade de trocas manuais de dados. A tecnologia facilita a gestão descentralizada e segura dos processos de negócio entre várias organizações. Segundo o estudo, nos próximos 18 a 24 meses, as áreas e departamentos de TI vão automatizar grandes componentes da sua infraestrutura, para que os engenheiros se foquem em componentes com valor acrescentado.
    A Deloitte afirma que a automatização vai permitir ganhos de eficiência, assim como tirar partido das capacidades profissionais dos colaboradores. Mas a IA é indicada como outra tendência que está a ser utilizada como uma primeira linha de segurança cibernética, permitindo responder automaticamente a ameaças que detete. As equipas passam a responder com maior rapidez a potenciais ciberataques, mas também, antecipar esses movimentos para agir com antecedência.
    Outra tendência apontada no estudo refere-se à “explosão” dos equipamentos inteligentes que vão mito além dos computadores ou smartphones. As empresas devem considerar os equipamentos inteligentes adaptados à Indústria 4.0, tais como robôs industriais, drones ou sistemas de monitorização de saúde. A facilidade na partilha de dados entre as organizações marca outra tendência, sem que a sua privacidade seja colocada em causa.
    Também a cloud é apontada como uma tendência, sobretudo as soluções verticais específicas, capazes de modernizar processos e impulsionar a inovação.
    Por fim, projetando uma tendência mais a médio-longo prazo, destaca a computação quântica, inteligência exponencial e experiência ambiental, que têm atraído a atenção da comunidade científica.



https://www.google.com/search?q=automatiza%C3%A7%C3%A3o+industrial&tbm=isch&chips=q:automatiza%C3%A7%C3%A3o+industrial,online_chips:engenharia:Jm0bzSk6v4s%3D&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwjk9YHi5ar3AhWN4oUKHYRICh0Q4lYoA3oECAEQJA&biw=1519&bih=666#imgrc=yNEnYCQOc7S5CM&imgdii=8P5JjKC23fPFNM

https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/a-automatizacao-e-uma-das-tendencias-tecnologicas-que-vai-libertar-profissionais-para-tarefas-mais-especializadas          23/04/2022

O que são serviços Social Media?

Social Media hoje em dia, é fundamental em qualquer empresa... Ter uma boa presença nas Redes Sociais é o ponto de partida para escalar um negócio. Desta forma, podes vender os teus serviços de Social Media, a empresas, ou até mesmo, podes trabalhar como freenlancer. Não é necessário nenhum curso superior para este tipo de negócio. Basta realmente seres bom em uma área do digital, nomeadamente em áreas como a criação de conteúdo, estratégia, anúncios, copy... O importante é conseguires acrescentar valor a uma empresa, através do serviços que vais prestar.



Link da consulta sobre o conteúdo: (22/03/22): https://neilpatel.com/br/blog/social-media-o-que-e/


Microsoft amplia recompensas para quem acha bugs no Microsoft 365




O programa de recompensas da Microsoft para especialistas e pesquisadores em cibersegurança de fora da empresa que vasculham e encontram bugs em serviços da companhia passou por um reajuste de valores.

A partir de agora, quem encontrar vulnerabilidades graves na plataforma de editores de conteúdo na nuvem Microsoft 365 e no programa de recompensas Dynamics 365 and Power Platform receberá um valor bem maior do que os anteriormente praticados.

O aumento dos prêmios chega a 30%, em um total que pode ficar entre US$ 500 e US$ 26 mil para quem atende aos pré-requisitos estabelecidos pela companhia. Os novos casos inclusos no aumento envolvem principalmente privacidade e acesso às contas de clientes.

Parceria com a comunidade

De acordo com o Microsoft Security Response Center (MSRC),  o valor depende da gravidade do bug reportado e do tipo de consequência resultante da exploração dessa vulnerabilidade. Uma execução remota de código, por exemplo, é considerada mais perigosa do que o acesso não autorizado a dados sensíveis.

Todos os valores e detalhes de submissão de denúncia de bugs podem ser encontrados na página oficial do MSRC (em inglês).



Traição, término e exposição: jovem que disse ser namorada traída exclui perfis nas redes sociais

A jovem que descobriu que estava sendo traída pelo namorado a partir de uma publicação feita por um desconhecido na internet excluiu o perfil das redes sociais.


A traição repercutiu na web a partir de uma postagem feita pelo capixaba Guilherme Lemos, de 19 anos. Ele relatou o caso no Twitter após ouvir uma conversa dentro de um ônibus em Vitória, na última segunda-feira.


 


A partir do relato da conversa na internet, uma jovem se apresentou como Lorraynne, a namorada traída citada, e explicou o contexto da traição. O caso continuou repercutindo nas redes e a publicação de Lorrayne teve mais de 54 mil curtidas.

Sova Valorant

Sova Valorant


Sova é mais um dos personagem de Valorant, um Jogo fps criado pela  Riot gratuito para o PC. Este é uma excelente opção para jogadores que procuram um jogo tático e conta com habilidades focadas em revelar a localização inimiga. Com a função de Iniciador, Sova tem como grande destaque sua ultimate, que dispara um enorme dardo de choque capaz de causar muito dano. O seu arco tem uma flecha de choque que explode no impacto. Um dardo pode causar dano de 14 a 90 de vida, dependendo da distância que atinge o inimigol. A flecha é útil mesmo fora de vista, pois pode embater nas paredes até duas vezes sem perder a força. Quanto mais tempo a arma é segurada, maior o alcance.


Fonte: 
https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/02/sova-no-valorant-confira-dicas-e-curiosidades-sobre-o-agente-russo-esports.ghtml

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Twitter usa manobra financeira para evitar compra por Elon Musk

O conselho administrativo do Twitter utilizou uma conhecida ação do mercado de ações para impedir a aquisição completa da empresa formalizada na última semana pela atual pessoa mais rica do mundo, o empresário Elon Musk.

Ainda na última sexta-feira (15), os membros aprovaram com unanimidade uma mudança temporária nas regras que reduz as chances de que uma só pessoa consiga, de forma imediata ou gradual, o controle de toda uma empresa com ações negociadas em uma bolsa de valores.

Na nova política do Twitter, se algum investidor comprar ao menos 15% das ações sem a aprovação prévia do conselho, outros acionistas podem comprar uma porcentagem maior a um preço mais baixo que o convencional.




Essa movimentação não necessariamente impede a compra, mas pode reduzir a vontade de outros empresários de negociarem a sua parte. Essa situação especial é válida ao menos até 14 de abril de 2023.

Fontes: 


Intel fabrica primeiros qubits e torna computação quântica mais próxima

Quando o assunto é computador quântico, os qubits quase sempre aparecem na conversa como um conceito abstrato e distante. Pode ser diferente a partir de agora: a Intel revelou ter produzido, com sucesso, os primeiros qubits de silício em escala industrial (sem passar por etapas manuais). Trata-se de um avanço que torna a computação quântica mais próxima da realidade.

A Intel não chegou a esse feito sozinha. O trabalho, que foi revisado por pares e divulgado na revista científica Nature Electronics, é fruto de uma parceria com a QuTech, um centro de pesquisa sobre computação quântica criado pela Universidade Técnica de Delft e a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada.

O que Intel e QuTech desenvolveram, basicamente, é um processo que possibilita a produção de mais de dez mil matrizes com vários qubits de silício em um único wafer. Mas o que isso quer dizer? Comecemos pela definição de qubit.

Com vocês, o qubit
Qubit é uma abreviação de bit quântico. Enquanto, na computação atual (baseada na lógica binária), temos um bit assumindo um estado representado por 0 ou 1, na computação quântica um qubit pode assumir 0, 1 ou uma superposição de ambos os valores.

As possibilidades que essa abordagem traz são tidas como revolucionárias. Não por acaso, a computação quântica é vista como a resposta para problemas tão complexos que, hoje, levariam dias ou semanas para serem resolvidos pela computação tradicional.

Teoricamente, quanto mais qubits um computador quântico suporta, maior é a sua capacidade de processamento. O problema é que a indústria precisa superar diversos desafios para que a computação quântica se torne viável e, sobretudo, confiável.

Por que o avanço da Intel é promissor?
Um dos tais desafios está no processo de fabricação de chips quânticos. A indústria e centros de pesquisa enfrentam dificuldades para desenvolver um processo que permita uma produção escalável.

A pesquisa realizada pela Intel e a QuTech possibilita que wafers (em poucas palavras, peças de silício em formato de disco que são divididas para dar origem a processadores) voltados à computação quântica sejam fabricados com tecnologias de litografia óptica que são usadas para produzir os chips CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor) mais modernos da companhia.

Em clima de celebração, a Intel explica que o resultado desse trabalho é um processo que permite que um wafer de silício com diâmetro padrão de 300 mm possa conter mais de dez mil matrizes (pontos quânticos) de qubits cujo rendimento é superior a 95% (ou seja, pelo menos 95% dessas unidades são funcionais).

Eis o motivo da celebração: a Intel conseguiu produzir um wafer para computador quântico que pode ser aproveitado em quase toda a sua totalidade e, ao mesmo tempo, não teve que promover mudanças expressivas em sua linha de produção. Em tese, isso abre espaço para que a companhia produza chips quânticos e convencionais nas mesmas unidades fabris.

É claro que ainda há muito trabalho a ser feito para que a computação quântica se torne, de fato, viável. Mas James Clarke, diretor de hardware quântico da Intel, não esconde a empolgação com o feito mais recente:

Nossa pesquisa prova que um computador quântico em escala real não apenas é possível como pode ser produzido em uma fábrica de chips atual. Estamos ansiosos para continuar trabalhando com a QuTech para aplicar nossa experiência em fabricação de silício para liberar todo o potencial do quântico.

Consultado a: 22\04\2022
https://tecnoblog.net/noticias/2022/04/18/intel-fabrica-primeiros-qubits-e-torna-computacao-quantica-mais-proxima/

Automatização Industrial- ESTUDO TECH TRENDS 2022: REVOLUCIONAR PROCESSOS E AUMENTAR EFICIÊNCIA

Automatização Industrial

ESTUDO TECH TRENDS 2022: REVOLUCIONAR PROCESSOS E AUMENTAR EFICIÊNCIA


    Os últimos dois anos têm sido fortemente marcados pelos efeitos de choque causados pela pandemia e as organizações têm desenvolvido esforços para navegar num ‘novo normal’. A tecnologia tem tido um papel determinante nesta fase, representando uma oportunidade para criar um futuro com base na inovação.
    Com base neste pressuposto, a 13.ª edição do estudo Tech Trends da Deloitte analisa as diferentes formas como as organizações se estão a automatizar e a recorrer a ferramentas tecnológicas cada vez mais poderosas para projetarem o futuro. A edição anual do estudo destaca a automação como a chave emergente para sustentar e aprimorar as operações das  empresas e como, por sua vez, liberta os profissionais para tarefas mais especializadas.
    “A aceleração de tendências foi, certamente, a macro-tendência que marcou estes últimos dois anos de pandemia. Este novo normal é, talvez, apenas um salto no tempo, do futuro que teríamos, quer houvesse crise pandémica ou não”, garante Rui Vaz, Partner da Deloitte.
    Ao contrário do que era apontado pelos cenários mais pessimistas, que previam que a  Inteligência Artificial (IA) pudesse substituir a componente humana, a verdade é que a automação tem permitido às empresas dotar os seus colaboradores de ‘superpoderes’ para enfrentar projetos inovadores, que vão permitir ter uma vantagem competitiva no mercado  por via da diferenciação.
    Outro exemplo é o Blockchain, que tem permitido às organizações automatizarem processos  que ocorrem entre múltiplas entidades, eliminando a necessidade de trocas manuais de dados, e facilitando a gestão descentralizada e segura de processos de negócio entre várias organizações.
    Segundo o estudo, que analisa a evolução tecnológica e identifica as tendências que irão ter maior impacto nas organizações, nos próximos 18 a 24 meses, as áreas ou departamentos de TI estão a automatizar grandes componentes da sua infraestrutura, permitindo que os engenheiros se foquem em componentes de alto valor acrescentado. Por outro lado, a IA está também a funcionar como uma primeira linha de segurança cibernética, detetando e respondendo a ameaças de forma automática.
    Ainda que a pandemia tenha alimentado as tendências deste ano, seria um erro entendê-las simplesmente como uma resposta direta à COVID-19. Em vez de reorientar os objetivos das empresas, a pandemia veio confirmar muitas das prioridades já existentes.
    Nuno Carvalho, Partner da Deloitte, refere que “as empresas que querem prosperar terão de adaptar os seus modelos de negócio e operações à luz da nova realidade. A automação, uma das tendências chave este ano, é disso bom exemplo: mecanizando tarefas vai permitir por um lado ganhos de eficiência, e por outro, tirar o máximo partido das capacidades dos profissionais, que vão estar mais focados em tarefas complexas e especializadas”.
    O estudo da Deloitte explora sete tendências que deverão impactar os negócios nos próximos dois anos:
        Automação em escala
    As empresas pioneiras estão a modernizar os seu “back office de TI” adotando um modelo proativo de autoconhecimento e automação avançada.
IA aplicada à cibersegurança
À medida que as organizações se deparam com quebras de segurança, a IA aplicada à cibersegurança poderá ser um uma defesa efetiva, permitindo que as equipas de segurança não respondam apenas com maior rapidez aos ciberataques, mas que, acima de tudo, antecipem esses movimentos e ajam com antecedência.
        Múltiplos dispositivos tecnológicos
    A explosão de dispositivos inteligentes e o aumento da automação de tarefas físicas estão a conduzir a uma multiplicidade de dispositivos, que vai muito para além dos computadores ou smartphones. As empresas devem agora considerar equipamentos inteligentes adaptados à indústria 4.0, robôs industriais, drones ou dispositivos de monitorização de saúde.
Facilidade na partilha de informação
Novas tecnologias dão origem a produtos e modelos de negócios inovadores, simplificando a mecânica de partilha de dados entre organizações — tudo isso preservando a privacidade.
        Cloud torna-se vertical
    Os fornecedores de cloud e software oferecem soluções verticais específicas para modernizar processos e impulsionar a inovação.
Blockchain
    O Blockchain e plataformas tecnológicas similares estão a mudar a natureza do mundo empresarial indo além das fronteiras organizacionais e ajudando muitas empresas a reinventar a forma como criam e gerem ativos tangíveis e digitais.
        Anotações do futuro
    Ainda que o futuro seja hoje, é necessário considerar a nova vaga tecnológica que irá ser uma realidade nos próximos cinco a dez anos: computação quântica, inteligência exponencial e experiência ambiental. Ainda que em  desenvolvimento, estas três tendências têm vindo a atrair as atenções da comunidade científica.



https://www.supplychainmagazine.pt/2022/04/18/estudo-tech-trends-2022-revolucionar-processos-e-aumentar-eficiencia/

O que são lojas de dropshipping?

Criar lojas de Dropshipping pode ser altamente lucrativo, principalmente para iniciantes. Dropshipping consiste em criares uma loja, e venderes produtos de fornecedores chineses (Aliexpress), mesmo sem ter Stock dos produtos. Não precisas de ter uma loja física nem nenhum armazém... Basta criares uma loja através do Shopify e venderes bons produtos que normalmente não encontramos em lojas comuns. O segredo deste negócio é teres um bom produto, um preço que te dê uma margem de segurança e que essencialmente tenhas um bom Marketing. Deves trabalhar nas redes sociais, pois é lá que estão a maior parte dos teus possíveis compradores


Link da consulta sobre o conteúdo: (22/03/22): https://xerpay.com.br/blog/drop-shipping/

Link da imagem (22/03/22): https://xerpay.com.br/blog/drop-shipping/





Thor de Jane Foster é nova personagem jogável de Marvel's Avengers

Hoje (19), a Square Enix e a Crystal Dynamics anunciaram a nova personagem jogável de Marvel's AvengersJane Foster como a Thor! Apesar de não ter trailer, imagens ou até detalhes da jogabilidade, a desenvolvedora divulgou que a Thor de Jane Foster chegará depois do patch 2.5 (para referência, o patch 2.4 está previsto para maio de 2022). O anúncio casa com o novo trailer do filme Thor: Amor e Trovão, que revelou a Thor de Foster no fim do vídeo.

No fim do ano passado, rumores apontavam que a próxima personagem jogável do game seria a She-Hulk, algo que se provou incorreto agora, mas nada descarta a possibilidade de She-Hulk dar as caras no futuro, já que o insider que divulgou a informação foi o mesmo que acertou que o ator de Kratos de God of War seria o dublador de Pantera Negra em Marvel's Avengers.

Segundo a Crystal Dynamics, apesar de ter muitas habilidades e poderes similares aos de Odinson, a Thor de Jane Foster também terá seus combos únicos, mas por ora não vimos a aparência, jogabilidade ou imagens mais detalhadas da super-heroína. Thor será a nova personagem do game desde Spider-Man, que foi exclusivo para os consoles da família PlayStation.

Marvel's Avengers está disponível para Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5 e PC.


Detidas seis pessoas por burla informática e branqueamento de capitais

Os detidos acediam ilegitimamente ao correio eletrónico das vitimas. Os crimes causaram um prejuízo superior a 350 mil euros, valor que a Polícia Judiciária estima que possa aumentar.


Seis pessoas foram detidos pela PJ por crimes de acesso ilegítimo, burla informática, falsidade informática e branqueamento de capitais, que causaram um prejuízo superior a 359 mil euros, informou esta terça-feira esta polícia.

Segundo refere a PJ em comunicado, os detidos – quatro mulheres e dois homens – com recurso a esquemas vulgarmente conhecidos por Ceo Fraud e Phishing acediam ilegitimamente ao correio eletrónico das vitimas, essencialmente cidadãos ou empresas estrangeiras, e assumiam a sua posição em eventuais negócios que estavam a realizar.

“As transferências bancárias que se seguiam eram feitas para contas bancárias de sociedades/empresas sem qualquer atividade e criadas em Portugal para o efeito, proporcionando o branqueamento dos capitais provenientes do crime”, esclarece ainda a PJ.

De acordo com a PJ, o prejuízo patrimonial apurado é já superior a 350 mil euros, estimando-se que face ao caráter transnacional e organizado da atividade criminosa, este valor venha a aumentar.

Os detidos, todos estrangeiros e com idades entre os 30 e 49 anos, serão interrogados pela autoridade judiciária competente para aplicação das medidas de coação.

As detenções verificaram-se no âmbito da “Operação Marbello”, desencadeada pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ, em articulação com o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Amadora, e que levou à realização de oito mandados de busca domiciliária.





Venda de computadores cai ao fim de dois anos de crescimento imparável

No entanto, a consultora frisa que esta foi uma quebra inferior ao que era esperado, notando também que foi o sétimo trimestre consecutivo em que as remessas globais de computadores ultrapassaram os 80 milhões. É um feito que não se via desde 2012, mais notável ainda tendo em conta que continua a haver problemas logísticos, a pandemia ainda não acabou e há uma guerra a devastar a Ucrânia.

"O foco não deve estar no declínio dos volumes de PC, porque isso era esperado", frisa o analista Ryan Reith. "O foco deve estar no facto de a indústria de PC ter conseguido atingir mais de 80 milhões de computadores num momento em que a logística e a cadeia de abastecimento ainda estão uma confusão, acompanhada de numerosos desafios geopolíticos e relacionados com a pandemia."

Reith indicou que há, de facto, um abrandamento nos mercados da educação e do consumo, mas que a procura por computadores empresariais "continua muito forte." A IDC também acredita que o mercado vai voltar a crescer em breve.



Sonda da NASA encontra cratera de gelo em Marte

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, encontrou uma cratera de gelo em Marte. A imagem aprimorada pela agência espacial mostra uma camada de dióxido de carbono congelado na superfície ao sul do planeta vermelho, manifestada através de pontos brilhantes em azul na paisagem.

As ocorrências de gelo seco acontecem durante todo o inverno em Marte, que leva cerca de 4 meses. As temperaturas podem chegar a -125 graus Celsius nas regiões polares, com congelamento que pode se estender até as latitudes médias em períodos mais extremos.



No entanto, algumas encostas mais próximas do equador possuem suas faces voltadas para os polos, tornando-as mais frias devido à menor incidência de luz solar. Logo, o dióxido de carbono permanece congelado por mais tempo ao redor das muitas ravinas, esculpidas por fluxos de detritos durante os meses mais quentes que causam a superfície irregular do planeta.

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Industry is under pressure to keep up its guard on Russian cyber threats

Vigilance tends to wane over time – and that's true for U.S. industries, as a potential widespread Russian cyberattack they've been warned of doesn't materialize.

So the Biden administration is pulling out all the stops to keep companies on high alert as the Ukraine invasion grinds into its second month and Russian cyber assaults play a genuine but limited role in Ukraine but fail to reach outside that country’s borders. 


https://www.washingtonpost.com/politics/2022/04/21/industry-is-under-pressure-keep-up-its-guard-russian-cyber-threats/

Samsung lança o 'baratinho' Galaxy A22 com 5G

O catálogo da Samsung no Brasil foi atualizado nesta segunda-feira (18) com a chegada do Galaxy A22 5G ao mercado nacional. Lançado globalmente no ano passado, o celular se destaca pelas melhorias no processamento e nas câmeras, em relação ao modelo compatível com as redes 4G.

Trazendo design parecido com o da versão padrão, o novo intermediário possui tela TFT LCD de 6,6 polegadas com resolução FHD+ e 90 Hz de frequência. Ainda no display, temos a câmera de selfies de 8 MP (f/2.0), que fica no entalhe em forma de gota na área superior central.


Já na traseira, fica o trio de câmeras que tem o sensor de 48 MP (f/1.8) como principal, incluindo o Modo Noturno para imagens mais claras e nítidas mesmo em condições de baixa luminosidade, além da lente ultrawide de 5 MP (f/2.2) para capturar fotos mais largas (campo de visão de 115º). O conjunto é completado pelo sensor de profundidade de 2 MP (f/2.4).

Fontes:


Português entre os premiados com 2,7 milhões por imagem de buraco negro

A equipa de cientistas, que inclui o astrofísico português Hugo Messias, que obteve a primeira imagem de um buraco negro recebe este domingo um prémio de três milhões de dólares (2,7 milhões de euros) pelo trabalho inédito.

A "fotografia" do buraco negro - localizado no centro da galáxia M87, a 55 milhões de anos-luz da Terra, e com uma massa 6,5 mil milhões de vezes superior à do Sol - foi apresentada em abril e foi conseguida graças aos dados recolhidos das observações feitas, no comprimento de onda rádio, com uma rede de oito radiotelescópios espalhados pelo mundo, que funcionaram como um só e com uma resolução sem precedentes.

O "telescópio gigante" foi designado Event Horizon Telescope, tendo Hugo Messias participado nas observações com um dos radiotelescópios, o ALMA, no Chile.

A equipa internacional de 347 cientistas que obteve a primeira imagem de um buraco negro supermaciço, neste caso a sua silhueta formada por gás quente e luminoso a rodopiar em seu redor, foi premiada na categoria de Física Fundamental.

A imagem dos contornos do buraco negro - o buraco em si, um corpo denso e escuro de onde nem a luz escapa, não se vê - permitiu comprovar mais uma vez a Teoria da Relatividade Geral, de 1915, do físico Albert Einstein, que postula que a presença de buracos negros, os objetos cósmicos mais extremos do Universo, deforma o espaço-tempo e sobreaquece o material em seu redor.

De acordo com a equipa científica envolvida na observação, a sombra do buraco negro registada é o mais próximo da imagem do buraco negro em si, uma vez que este é totalmente escuro.

https://www.dn.pt/vida-e-futuro/portugues-entre-os-premiados-com-27-milhoes-por-imagem-de-buraco-negro-11473857.html



Nova tecnologia permite impressão 3D em vidro em minutos

Devido à sua transparência, bem como à estabilidade em contacto com o calor ou produtos químicos, o vidro é importante para muitas aplicações ao nível da alta tecnologia. No entanto, os processos convencionais para moldar o vidro são muitas vezes complexos e não é propriamente fácil desenvolver-se componentes pequenos. No entanto isto vai mudar. É que uma equipa de cientistas em cooperação com a Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, desenvolveram um novo processo para produzir componentes muito pequenos a partir de vidro transparente e de forma muito rápida. Tudo graças à impressão micro 3D em vidro. As possíveis aplicações incluem componentes para sensores e microscópios, mas também para outros sistemas.


A nova tecnologia baseia-se nos chamados materiais Glassomer desenvolvidos no Departamento de Engenharia de Microssistemas (IMTEK) da Universidade de Friburgo. “Os materiais de vidro consistem em pó de vidro numa pasta de plástico especial”, explicou o investigador Kotz-Helmer. “Assim é possível processar vidro como um plástico.” Os componentes resultantes são então colocados num forno. Isto faz com que o plástico queime e o vidro seja densificado.” No final, obtemos um componente com 100% vidro”.

Pixel Watch: veja imagens vazadas do relógio inteligente do Google

Não é de hoje que o Google está interessado em lançar um relógio inteligente para completar seu portfólio. O especialsita em vazamentos Evan Blass revelou novas imagens do Pixel Watch, o vindouro smartwatch da companhia de Mountain View, e seu lançamento parece estar mais próximo do que nunca.

Com o codinome Rohan, o gadget não teve tantas informações reveladas, mas já sabemos que o produto rodará o sistema operacional Wear OS. Na imagem vazada, é possível observar o padrão para qualquer vestível desse segmento: horas, calendário, batimento cardíaco e o logotipo da Fitbit, fabricante de relógios inteligentes adquirida pelo Google em 2019.


O design não surpreende tanto, mas aposta em um visual mais contido para o usuário, de forma que fique mais alinhado com o Pixel 6. O vidro da tela forma um pequeno arco nas laterais, dando a impressão que é mais "saltado" para a parte externa. O leak também mostra um botão prateado para configurar o dispositivo.

Infelizmente Blass e o site 91 Mobiles revelaram apenas uma imagem renderizada do Pixel Watch, deixando um gostinho de quero mais para os fãs da marca. Anteriormente, o youtuber John Prosser havia vazado imagens do aparelho.

Há anos alimentando inúmeros rumores, o Pixel Watch deve ser finalmente revelado de forma oficial durante o Google I/O, evento para desenvolvedores que ocorre nos dias 11 e 12 de maio. Dentre outros anúncios, são esperados os anúncios do Pixel 6a ou da linha Pixel 7, além de alguma informação sobre o Android 13.



Link:https://www.tecmundo.com.br/produto/237420-pixel-watch-veja-imagens-vazadas-relogio-inteligente-do-google.htm

Imagem:https://img.ibxk.com.br/2022/04/20/20152126454429.jpg?ims=704x

Uber deixa de exigir máscaras para motoristas e passageiros nos EUA

A Uber atualizou sua política de segurança nos Estados Unidos (EUA) e informou que a partir desta terça-feira (19) não exigirá mais que motoristas e passageiros utilizem máscaras na viagem. A partir de hoje, o aplicativo fará com que o uso ou não do equipamento seja facultativo para cada pessoa.


Apesar da retirada da obrigatoriedade da proteção no rosto, a empresa salientou que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA continua recomendando o uso das máscaras de acordo com certos fatores de risco pessoal. Além disso, a entidade salienta que as pessoas devem observar os níveis de transmissão na região onde moram.

“Lembre-se: muitas pessoas ainda se sentem mais seguras usando  máscara por causa de situações de saúde pessoal ou familiar, portanto, respeite suas preferências. E se você se sentir desconfortável, pode sempre cancelar a viagem”, observa a nova regra divulgada pela Uber.

Além da empresa de transporte privado, outras entidades norte-americanas também já anunciaram que não exigirão mais máscaras para usuários. É o caso das companhias aéreas United, Delta e Alaska, que já permitem que as pessoas peguem voos sem proteção individual.

A queda da exigência de máscaras nos Estados Unidos, que vigorava desde o início da pandemia, veio após um juiz federal da Flórida considerar que o CDC não poderia obrigar as pessoas a utilizarem máscaras em meios de transporte.

Apple estará a testar nove modelos diferentes de computadores Mac


De acordo com uma notícia avançada por Mark Gurman da Bloomberg, a Apple terá começado a testar um total de nove modelos que computadores Mac com quatro tipos diferentes do processador M2.

Os testes têm sido feitos recorrendo a apps de outros developers disponíveis na App Store, procurando assim garantir que os computadores estão devidamente otimizados para oferecer uma boa experiência de utilização.

Alegadamente, um dos modelos é o novo MacBook Air que, equipado com o M2, tem um processador com oito núcleos de CPU e dez núcleos dedicados a gráficos. Especula-se que, entre este lote, a Apple também esteja a testar alguns modelos do Mac Mini com M2 ou M2 Pro.



MPF questiona WhatsApp se é possível lançar Comunidades só em 2023

O Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo enviou um despacho ao WhatsApp no sábado (16) perguntando se é possível adiar para 2023 o lançamento da ferramenta Comunidades no Brasil. A instituição teme que o novo recurso seja utilizado para espalhar fake news.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) pelo Uol, que teve acesso ao documento. Em um trecho, a instituição pública pede para que a empresa considere “os riscos que um aumento de viralização de conteúdos potencialmente desinformativos pode trazer para os direitos fundamentais de participação política dos cidadãos assim como a integridade das instituições democráticas nacionais”.

Para justificar o pedido, o texto cita a invasão ao Capitólio nos Estados Unidos como exemplo de como a desinformação pode afetar de maneira prática a democracia. A principal preocupação do MPF são justamente as Eleições 2022, que ocorrerão em 2 de outubro.


Além disso, o ministério público também pede que o WhatsApp enumere quais medidas serão tomadas para evitar que as Comunidades, que juntarão milhares de pessoas, virem centros de disseminação de informações falsas.

"Tendo em vista que tal funcionalidade pode ter por consequência, entre outras, uma diminuição drástica dos limites hoje vigentes para encaminhamento de mensagens por seus usuários, e ir na contramão das diversas medidas que essa plataforma listou ao Ministério Público Federal como soluções adotadas para enfrentar comportamentos abusivos de impulsionamento em massa de conteúdo potencialmente desinformativo, uma manifestação a esse respeito pode impactar a avaliação geral da plataforma no âmbito do inquérito civil público ora em curso", diz outra parte do despacho.

Imagem: https://img.ibxk.com.br/2022/04/19/whatsapp-19170028120518.png?ims=704x

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Apple pode apresentar o novo MacBook Air M2 na WWDC em 6 de junho

A Apple parece pronta para apresentar um novo MacBook Air redesenhado com M2 este ano - e pode chegar já na próxima segunda-feira, 6 de junho, durante o discurso de abertura da WWDC 2022 da Apple.
Em março, Ross Young, analista da Display Supply Chain Consultants (DSCC), informou que o MacBook Air 2022 terá um tamanho de tela de 13,6 polegadas. Isso o tornaria 0,3 polegadas maior que o atual ‌MacBook Air‌, mas ainda 0,6 polegadas menor que o atual MacBook Pro de 14,2 polegadas. Se houver algum hardware na WWDC, provavelmente será no lado do Mac. A empresa tem como objetivo lançar o próximo MacBook Air com chips M2 na conferência. A recente crise na cadeia de suprimentos devido a fechamentos relacionados ao Covid na China complicou isso, mas os desenvolvedores dizem que os funcionários da Apple estão usando cada vez mais MacBook Airs de próxima geração com seus aplicativos. Isso é um sinal de que o novo Mac está próximo.

A record year for zero-day bugs, how often do you test backups, and the world’s biggest penetration test returns

A record number of zero-day vulnerabilities were found and disclosed last year. That’s according to a report this week from Google. A zero-day vulnerability is a bug exploited by attackers before a developer can create a patch. Google says 58 zero-days were found in 2021, compared to 25 the year before. That’s the bad news. The good news is that Google doesn’t think this is because software developers are getting worse at creating secure code. It’s just that the ability of security researchers to spot zero-days being exploited has increased. Also, more software companies are disclosing zero days in their applications. But not all. So that means it’s highly likely there were more zero-day vulnerabilities than 58 found last year.

https://www.itworldcanada.com/article/cyber-security-today-april-20-2022-a-record-year-for-zero-day-bugs-how-often-do-you-test-backups-and-the-worlds-biggest-penetration-test-returns/480506


Nova build do Windows 11 acelera inicialização do sistema

A Microsoft lançou a Build 22000.651 do Windows 11 na última semana com algumas melhorias focadas organizações empresariais. No entanto, uma das principais mudanças — direcionada para todos os usuários — foi a correção de um bug que fazia a inicialização do sistema durar cerca de 40 minutos.

Quanto à inicialização, além da melhoria no tempo para iniciar o Windows 11, a Microsoft corrigiu um problema na condição de corrida que causava a "tela azul da morte" ao ligar o dispositivo.



Algumas das outras melhorias incluem a correção de um problema que afetava o sistema de dispositivos Windows que sejam usados 24 horas por dia. Há ainda mudanças em relação a legendas em vídeos: o alinhamento incorreto e as legendas parcialmente cortadas foram corrigidos. Todos os detalhes da build estão disponíveis no blog oficial do Windows.

Futuramente, a Microsoft ainda pretende lançar a versão 22H2 do Windows 11 — também chamada de Sun Valley 2. É bem possível que um anúncio oficial da atualização seja feito em cerca de um ou dois meses, uma vez que o nome da versão 22H2 faz referência à segunda metade do ano de 2022.

Fontes:


Astrónomos observam espesso anel de poeira que esconde buraco negro supermaciço

Astrónomos observaram na galáxia Messier 77, a 47 milhões de anos-luz da Terra, um espesso anel de poeira e gás que esconde um buraco negro supermaciço, divulgou esta quarta-feira o Observatório Europeu do Sul (OES).

A descoberta, descrita na revista científica Nature, constitui mais uma prova da existência de um dos objetos do Universo "mais brilhantes e enigmáticos", observados pela primeira vez na década de 50, os núcleos galácticos ativos, "fontes extremamente energéticas alimentadas por buracos negros supermaciços que se encontram no centro de algumas galáxias".

"Estes buracos negros alimentam-se de grandes volumes de poeira e gás cósmicos. Antes de ser consumido, este material espirala em direção ao buraco negro e grandes quantidades de energia são libertadas no processo, muitas vezes ofuscando todas as estrelas da galáxia", explica em comunicado o OES, que opera o instrumento com que foram feitas as observações, o interferómetro VLTI, no Chile.

https://www.dn.pt/ciencia/astronomos-observam-espesso-anel-de-poeira-que-esconde-buraco-negro-supermacico-14595494.html



Rappi integra cartão RappiCard ao Apple Pay

O Rappi Bank, vertical financeira do Rappi, anunciou nesta segunda-feira (20) o lançamento do RappiCard para o Apple Pay. O recurso permite realizar pagamentos diretamente pela carteira digital dos dispositivos Apple, sem compartilhar os dados do cartão físico.

Para João Felix, presidente do RappiBank Brasil, a novidade é mais uma inovação que está sendo agregada ao RappiCard, “sempre pensando na agilidade do serviço, na praticidade e na segurança dos nossos usuários”.

  • Rappi passa a aceitar pagamentos em criptomoedas em novo teste

Os clientes que possuem o RappiCard ainda têm acesso a outros benefícios, como a isenção de anuidade e cashback de até 12% em compras no próprio Rappi. Segundo a empresa, o RappiBank foi criado visando fortalecer o ecossistema através de produtos e serviços financeiros.




Link:https://www.tecmundo.com.br/mercado/237383-rappi-integra-cartao-rappicard-apple-pay-veja-usar.htm

Imagem:https://img.ibxk.com.br/2022/04/20/20114954530176.jpg?ims=704x





Moldes do iPhone 14 confirmam câmeras e ausência de modelo mini

Uma foto publicada na rede social chinesa Weibo pode ter revelado o visual da traseira dos modelos da linha iPhone 14, que será lançada pela Apple em 2022.

A imagem, encontrada pelo site MacRumors, possivelmente mostra moldes utilizados por uma fabricante terceirizada de acessórios como capas e películas. Como esses produtos são vendidos quase ao mesmo tempo que os aparelhos, eles trazem informações precisas a respeito do visual do dispositivo final.


A foto mostra ao todo quatro dispositivos, batendo com rumores anteriores sobre uma mudança na composição da linha. A Maçã deve abandonar o modelo mini (tanto pelas baixas vendas quanto pela chegada do iPhone SE3 neste ano) e, em seu lugar, adicionar outra variante Max. Desse modo, a família será composta pelo iPhone 14iPhone 14 MaxiPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Em termos de design, as mudanças não devem ser muito radicais. As câmeras traseiras permanecem parecidas em formato e posição, com pequenos ajustes de largura e espessura por causa da mudança de lentes e sensores — a expectativa é de que a câmera ultrawide seja a mais aprimorada nos novos modelos e o novo sensor principal tenha 48 MP.

Como os moldes não revelam detalhes sobre a parte dianteira dos aparelhos, não é possível confirmar ainda se os modelos Pro de fato vão substituir o "notch" por um furo mais discreto na tela para abrigar a câmera de selfie.

A linha iPhone 14 deve ser apresentada pela Apple em setembro de 2022, seguindo o calendário tradicional de lançamentos da marca.

Mac Studio: O novo computador da Apple é quase como um “quebra-cabeças” para consertar

De acordo com a iFixit, a forma como a Apple organizou os componentes no interior do Mac Studio, descrita como uma espécie de puzzle, acaba complicar desnecessariamente o processo de reparação. Mas, para os especialistas, a pior parte é mesmo a impossibilidade de fazer upgrades ao SSD e à RAM.


Além de revelar ao mundo a nova geração do iPhone SE e do iPad Air, a Apple apresentou no seu mais recente evento o Mac Studio, que estreia o “poderoso” processador M1 Ultra. Mas será que o novo computador da empresa da maçã é fácil de consertar, ou um “pesadelo” para os entusiastas das reparações? Os especialistas da iFixit decidiram pôr mãos à obra.

Ainda antes de passarem à desmontagem, os técnicos detalham que, curiosamente, as dimensões do Mac Studio são equivalentes a dois Mac Mini e meio. Porém, o seu tamanho fica aquém do Power Mac G4 Cube, concebido por Steve Jobs e lançado no ano 2000. Já com a ajuda da Creative Electron foi possível dar uma vista de olhos ao interior do equipamento através de Raios-X.

Depois de removerem alguns parafusos e conectores “teimosos”, os especialistas chegam ao interior do Mac Studio e notam que a unidade de fornecimento de energia está em linha com as cores que marcam o design interior do equipamento, sendo coberta por fita preta e adesivo a condizer.