A nova tecnologia baseia-se nos chamados materiais Glassomer desenvolvidos no Departamento de Engenharia de Microssistemas (IMTEK) da Universidade de Friburgo. “Os materiais de vidro consistem em pó de vidro numa pasta de plástico especial”, explicou o investigador Kotz-Helmer. “Assim é possível processar vidro como um plástico.” Os componentes resultantes são então colocados num forno. Isto faz com que o plástico queime e o vidro seja densificado.” No final, obtemos um componente com 100% vidro”.
Blog tecnológico mantido pelos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas (12º Ano) da Escola Secundaria José Gomes Ferreira em Lisboa.
quinta-feira, 21 de abril de 2022
Nova tecnologia permite impressão 3D em vidro em minutos
Devido à sua transparência, bem como à estabilidade em contacto com o calor ou produtos químicos, o vidro é importante para muitas aplicações ao nível da alta tecnologia. No entanto, os processos convencionais para moldar o vidro são muitas vezes complexos e não é propriamente fácil desenvolver-se componentes pequenos. No entanto isto vai mudar. É que uma equipa de cientistas em cooperação com a Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, desenvolveram um novo processo para produzir componentes muito pequenos a partir de vidro transparente e de forma muito rápida. Tudo graças à impressão micro 3D em vidro. As possíveis aplicações incluem componentes para sensores e microscópios, mas também para outros sistemas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.