Um novo golpe envolvendo o download do instalador do Windows 11 está circulando ativamente por mecanismos de busca. O malware foi descoberto pelo laboratório de pesquisa da CloudSEK.
O site finge ser a página da Microsoft e tem um botão de download para o Windows 11, além de um domínio que se disfarça de verdadeiro — como "windows11-upgrade11.com" ou variantes.
Ao ser instalado pela vítima, o malware em formato ISO age para roubar dados de navegação e credenciais de acesso, o que pode incluir códigos para carteiras de criptomoedas.
Antes disso, o software malicioso realiza duplicações em si mesmo e modifica registros dos mecanismos de defesa do Windows, dificultando a sua detecção e remoção. Esse malware é novo na área e foi batizado de Inno Stealer.
Cuidado ao atualizar para o Windows 11
Se você quer usar o novo sistema da Microsoft, a recomendação é fazer a atualização de sistema operacional apenas pelas configurações do próprio Windows.
Caso seja necessário verificar se a máquina é compatível com a nova plataforma, siga o passo a passo do TecMundo ou procure o site oficial da Microsoft. Além disso, evite clicar em supostas ofertas em outros serviços, como redes sociais e buscadores.
Fonte (consultado a 20/04/2022): https://www.tecmundo.com.br/seguranca/237305-malware-simula-download-windows-11-roubar-dados.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.