A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, encontrou uma cratera de gelo em Marte. A imagem aprimorada pela agência espacial mostra uma camada de dióxido de carbono congelado na superfície ao sul do planeta vermelho, manifestada através de pontos brilhantes em azul na paisagem.
As ocorrências de gelo seco acontecem durante todo o inverno em Marte, que leva cerca de 4 meses. As temperaturas podem chegar a -125 graus Celsius nas regiões polares, com congelamento que pode se estender até as latitudes médias em períodos mais extremos.
No entanto, algumas encostas mais próximas do equador possuem suas faces voltadas para os polos, tornando-as mais frias devido à menor incidência de luz solar. Logo, o dióxido de carbono permanece congelado por mais tempo ao redor das muitas ravinas, esculpidas por fluxos de detritos durante os meses mais quentes que causam a superfície irregular do planeta.
Fonte (consultado em AAAAAAAAA): https://www.tecmundo.com.br/ciencia/237284-sonda-nasa-encontra-cratera-gelo-marte-veja-imagem.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.