Um erro encontrado no sistema iOS inutiliza completamente os iPhones 6 e ainda não foi encontrada nenhuma solução.
"Chama-se erro 53 e é a pior coisa que pode acontecer ao seu iPhone", descreveu o jornalista de tecnologia Mike Wehner num
artigo para a Daily Dot Tech. O erro 53 acontece quando o
software de um iPhone 6 que foi reparado em lojas não oficiais é atualizado para o iOS 9, explica Wehner. O telefone bloqueia e deixa de poder ser utilizado.
Quando o botão de início, o que aparece por baixo do ecrã e que tem o sensor de identificação por impressão digital, é reparado fora dos locais autorizados pela Apple surge um erro grave no telemóvel, que apenas é revelado quando o software é atualizado. O mesmo acontece quando o botão do iPhone 6 deixa de funcionar e não é arranjado antes da atualização.
Mike Wehner, especialista em tecnologia, afirmou que "o erro 53 mata o iPhone". Isto porque o telefone bloqueia e torna-se "inútil" ou, como dizem alguns especialistas, útil apenas para ser usado como pisa-papéis. Com este erro, torna-se impossível retirar qualquer dado ou informação guardada no telefone.
Segundo o
The Guardian, várias pessoas que partiram o ecrã e foram obrigadas a substituí-lo, mas escolheram fazê-lo em centros não oficiais da Apple, porque era a opção mais barata ou porque não havia lojas da marca na zona, disseram ter encontrado este erro. Em todos os casos, o telefone funcionava bem após a reparação e só teve problemas quando atualizaram o sistema operativo.
Kyle Wiens, criador do
iFixit, um site que ensina a reparar telemóveis e outros dispositivos, afirmou ao
The Guardian que o "problema ocorre se o reparador mudar o botão de início ou o cabo. Quando o
software é atualizado o telefone verifica se os componentes originais ainda estão a ser utilizados e, se não estiverem, bloqueia o telefone".
Segundo uma porta-voz da Apple, há uma ligação entre os dados da impressão digital e o sensor do botão. Quando o iPhone é reparado por serviços oficiais da Apple e é necessário uma mudança do sensor, a ligação é alterada e atualizada. "Quando o iOS deteta que a ligação falhou" o software é desativado para proteger o telefone.
Até ao momento, apesar de várias queixas, não há solução para o erro. Trocar peças ou reprogramar o software não resolve e "a única coisa a fazer é comprar um novo", como disse Mike Wehne. "Não há aviso nem maneira de o trazer de volta à vida", acrescentou Kyle Wiens.
Fonte da notícia: http://www.dn.pt/sociedade/interior/erro-53-a-falha-no-software-da-apple-que-pode-matar-o-seu-iphone-5016624.html