Blog tecnológico mantido pelos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas (12º Ano) da Escola Secundaria José Gomes Ferreira em Lisboa.
sábado, 14 de maio de 2022
D-Wave instala computador quântico na Califórnia
5 FORMAS DE EVITAR BLOQUEIOS DE ANÚNCIOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM
- Seguir as politicas de publicidade do Facebook Ler regularmente as politicas de publicidade do Facebook
- Confirmar a empresa no Gestor de Anúncios
- Ter vários moderadores no Gestor de Anúncios
- Utilizar o autenticador de 2 fatores
- Falar com o Suporte do Facebook
Para fritar? Conheça o primeiro pneu feito com óleo de soja
Apesar de parecer brincadeira de 1º de abril, realmente é verdade que a Goodyear está lançando no mercado brasileiro o primeiro pneu que tem óleo de soja em sua composição. Produzido no Brasil na fábrica da Goodyear em Americana, interior de São Paulo, o novo Wrangler Workhorse AT é um pneu de uso misto voltado para SUVs e picapes.
Segundo a fabricante de pneus, o novo conjunto é produzido com óleo de soja em sua composição, substituindo assim os derivados de petróleo. Além de ser mais sustentável, o pneu Wrangler Workhorse AT também conta com uma melhoria em desempenho comparado ao conjunto antigo que foi substituído, chamado de Wrangler Armortrac. A promessa é que o pneu de soja seja mais eficiente em termos de quilometragem, dirigibilidade em piso molhado e melhor tração em todos os tipos de terrenos.
sexta-feira, 13 de maio de 2022
IBM quer criar computador quântico com 4000 qubits até 2025
Microsoft lança oficialmente VPN nativo do Edge
A VPN nativa do Microsoft Edge já está disponível para algumas contas inscritas no programa Insider do navegador. Usuários da versão Canary, menos estável, mas com atualizações frequentes e exclusivas, já podem testar a ferramenta com algumas limitações.
Buscando tornar navegação e dados dos usuários cada vez mais seguros, a Microsoft continua investindo no Edge e a última adição é uma VPN integrada. A ferramenta não é novidade e já aparece em outros navegadores populares, como o Opera e o Brave.
Segurança extra, mas bem limitada
A funcionalidade já havia sido comentada, e a confirmação veio na última quinta-feira (12) no site oficial do programa Microsoft Edge Insider. A VPN em parceria com a Cloudflare tem limite de tráfego de 1 GB e a própria MS sugere o uso apenas em sites em que uma camada extra de segurança é recomendada.
IBM prevê ter computador quântico para uso comercial em 2025
A IBM definiu para daqui a três anos a meta para entrega de um computador quântico pronto para uso comercial.
Em entevista na segunda-feira, o presidente-executivo, Arvind Krishna, disse que a IBM terá um computador quântico de mais de 4.000 qubits pronto até 2025, um salto em relação ao seu hardware atual de 127 qubits.
The Day Before | O jogo mais desejado da Steam é adiado
Ocupa o primeiro lugar na lista dos jogos mais desejados da Steam. “The Day Before”, da Fntastic, é adiado para 2023.
O jogo “The Day Before” tem vindo a ganhar milhões de fãs, sendo que ocupa o primeiro lugar da lista dos jogos mais desejados na Steam. Contudo, este jogo MMO (Massively Multiplayer Online Game), que vai ter um mundo enorme para os jogadores explorarem, vai ser adiado para 1 de Março de 2023.
Nesse sentido, o jogo tinha data de lançamento marcada para o próximo dia 21 de Junho. Contudo, houve uma mudança no sistema de jogo, de Unreal Engine 4 para Unreal Engine 5, que resultou no adiamento. Assim sendo, as empresas responsáveis explicam a razão através de um comunicado – “A transição para um sistema mais avançado, vai tornar a experiência de “The Day Before” ainda mais fantástica.”.
Assim sendo, o jogo é desenvolvido pela Fntastic e distribuido pela Mytona. Num mundo pós apocalíptico, existe uma luta constante entre sobreviventes e zombies. No meio disso, os jogadores têm de entre ajudar-se (ou não), para tentar sobreviver e criar comunidades prósperas. Além disso, com uma atmosfera bastante realista, este jogo promete dezenas, ou até centenas de horas de exploração e sobrevivência.Bloqueios mais comuns nos anúncios de Facebook e Instagram (Parte 2)
Audi Sport Quattro super conservado pode valer até 1 milhão de euros
Considerado um dos veículos mais emblemáticos da história da Audi, o Sport Quattro marcou época em competições de rally e na consolidação do renomado sistema de tração da empresa. Teve aproximadamente 11.452 unidades produzidas entre 1980 e 1991 e encontrá-las hoje em dia em bom estado de conservação é raridade.
Um desses exemplares é justamente o modelo dessas fotos, ano-modelo 1984 e com apenas 2.785 km rodados. Será leiloado no próximo dia 14 de maio em Monte Carlo, na Itália, e promete surpreender em termos de valores. De acordo com os organizadores do leilão, a expectativa é que o modelo seja arrematado por 750.000 ou até 1 milhão de euros (algo em torno de R$ 5,3 milhões numa conversão direta).
8 jogos bons lançados em 2022 até agora
8 jogos bons lançados em 2022 até agora
Western Digital anuncia primeiros HDs de 22 TB e 26 TB do mundo
quinta-feira, 12 de maio de 2022
Western Digital anuncia primeiros HDs de 22 TB e 26 TB do mundo
Homem 'engolido' por buraco gigante debaixo do quarto
Chamada ao local, a polícia descobriu, ao entrar na casa, um buraco enorme que não era visível do exterior. E não conseguiu entrar em contacto com a vítima.
O homem, de 36 anos, estará morto, disse à CNN Jessica Damico, porta-voz dos bombeiros do condado de Hillsborough. "Nada inidica que esteja vivo".
A vítima terá gritado e chamado pelo irmão para o vir ajudar enquanto o buraco se abria debaixo da sua cama, mas este não consegui tirá-lo de lá. Segundo Damico, encontravam-se na casa cinco adultos e uma criança.
A porta-voz acrescentou que este buraco gigante, que poderá ter 30 metros de diâmetro po 15 de profundidade mas não é totalmente visível do exterior por estar coberto por uma camada de terra, poderá "engolir" a casa toda.
As autoridades, que garantem que o buraco tem causas naturais, já evacuaram a zona.
https://www.dn.pt/globo/eua-e-americas/homem-engolido-por-buraco-gigante-debaixo-do-quarto-3082530.html
EA Sports e FIFA vão separar-se após 30 anos de ligação
Desde de 1993, a EA Sports e a FIFA trabalham juntas na criação de um jogo de futebol anualmente. Contudo, tudo que é bom, chega ao fim.
Através de um comunicado publicado no site oficial, a Electronic Arts anunciou que o “FIFA 23”, vai ser o último com essa denominação. Ou seja, vai ser o fim de uma colaboração com 30 anos, entre a EA Sports e a FIFA. Em 1993, saia o “FIFA Internacional Soccer”, para a Sega Mega Drive. Assim sendo, no verão do próximo ano, o jogo passar a chamar-se “EA Sports FC”.
Nesse sentido, é possível ler no comunicado, “a introdução do “EA Sports FC” não vai ter impacto em nenhum dos atuais jogos da EA Sports, e a Electronic Arts juntamente com a FIFA estão entusiasmadas para lançar o melhor e mais caro jogo de “FIFA” de sempre, no final deste ano”. Posto isto, os fãs da franquia podem ficar tranquilizados, dado que os modos favoritos não vão sofrer alterações.
Contudo, são várias as razões para esta rotura. Em primeiro lugar, a organização mundial de futebol tem sido abalada por vários escândalos de corrupção, sobretudo com o tem acontecido com a próxima edição do Mundial de Futebol no Qatar. Além disso, o custo de licença para a EA superava as centenas de milhões de euros. Sendo assim, eliminam um grande custo anual, que pode ser utilizado para melhorar o jogo.
Por fim, a Electronic Arts, explica ainda que a nova estrutura, vai melhorar a área do futebol feminino, que atualmente ainda só conta com algumas seleções nacionais.
URL da foto: https://cdn2.downdetector.com/static/uploads/logo/Fifa-ea.png
URL: https://www.magazine-hd.com/apps/wp/ea-sports-e-fifa-vao-separar-se-apos-30-anos-de-ligacao/
Rocket League
Rocket League é um jogo eletrônico de futebol em veículos desenvolvido e publicado pela Psyonix. Foi lançado pela primeira vez para Microsoft Windows e PlayStation 4 em julho de 2015, com as portes para o Xbox One, MacOS, Linux e Nintendo Switch sendo lançados posteriormente. Em junho de 2016, a 505 Games começou a distribuir uma versão física para o PlayStation 4 e Xbox One, com a Warner Bros. Interactive Entertainment assumindo essas funções até o final de 2017. No dia 23 de setembro de 2020 o videogame se tornou gratuito para jogar.
Descrito como "futebol, mas com carros movidos a foguete", Rocket League tem de um a quatro jogadores designados para cada uma das duas equipes, usando veículos movidos a foguete para acertar o gol do adversário e marcar pontos ao longo de uma partida. O videogame inclui modos para um jogador e multijogadores, que podem ser jogados localmente e on-line, incluindo jogos multi-plataforma entre as versões de PlayStation 4 e Microsoft Windows, bem como cross-play entre as versões de Xbox One, Switch e Windows. Atualizações posteriores permitiram a modificação de regras básicas e novos modos de jogo, incluindo os baseados em hóquei no gelo e basquete.
Rumor: Metal Gear Solid Remake está em desenvolvimento
Um remake de Metal Gear Solid está em andamento. Infelizmente, o relatório não tem nada além disso. Então, a inteligência vem do caminho de um conhecido membro e vazador da indústria, AccountNGT, que foi recentemente perguntado no Twitter por um seguidor se um remake de Metal Gear Solid estava em andamento. AccountNGT, não falou muito, respondendo apenas com “sim”. Não há nenhuma palavra de quem está fazendo isso, financiando ou quando poderia ser lançado. Também não há informações se Hideo Kojima, o criador da série, está envolvido.
Se os rumores anteriores forem acreditados, pode estar em desenvolvimento na Bluepoint, uma equipe especializada em remakes e remasters. Se for esse o caso, certamente será um exclusivo do PS5, ou pelo menos um exclusivo do console PS5, pois o Bluepoint é de propriedade da Sony. Se este for o caso, Hideo Kojima poderia estar a bordo, mas provavelmente apenas como consultor. Embora – até onde sabemos – Hideo Kojima não tenha consertado seu relacionamento com a Konami, ele tem um excelente relacionamento com o PlayStation.
Bloqueios mais comuns nos anúncios de Facebook e Instagram (Parte 1)
BLOQUEIO CHECKTPOINT
GeForce Now adiciona suporte a 4K em streaming para Windows e MacOS
GeForce Now adiciona suporte a 4K em streaming para Windows e MacOS
PS Plus de maio tem FIFA 22, Curse of the Dead Gods e Tribes of Midgard
quarta-feira, 11 de maio de 2022
A chamada de vídeo do Apple Watch da Wristcam é a prova de conceito para chamadas do tipo FaceTime
Pro-Russia 'Killnet' hackers target Italian institutions
A pro-Russia hacker group known as "Killnet" claimed a cyberattack on websites belonging to several Italian institutions on Wednesday, Italy's ANSA news agency and several other domestic outlets including newspaper Corriere della Sera reported.
As of Wednesday evening, websites belonging to Italy's defense ministry, Senate and National Health Institute were not functioning.
The Defense Ministry's website said it was "under maintenance" and the Senate's was also inaccessible.
Police said an investigation was ongoing but provided no further details. Italy's Defense Ministry and cybersecurity agency have not commented.
https://www.dw.com/en/pro-russia-killnet-hackers-target-italian-institutions/a-61764612
Zenbook 2022: ASUS anuncia linha com novos modelos de ultrabook
Este buraco negro era "o farol mais brilhante do Universo primitivo"
Há quase 13 mil milhões de anos, quando só se passara 6% da vida do Universo e começavam a aparecer as primeiras estrelas e galáxias, já existia um buraco negro 12 mil milhões de vezes mais massivo do que o Sol. Foi o que descobriu uma equipa internacional de cientistas, que encontrou este buraco negro devido ao seu brilho: seria o objeto mais luminoso do Universo primitivo.
Este buraco negro surpreende pelo seu tamanho. Numa altura em que o Universo ainda se encontrava quase todo às escuras já se formara este buraco negro, cerca de três mil vezes maior do que aquele que se encontra no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Foi encontrado pela equipa de cientistas graças ao brilho intenso que a região transmite. Trata-se de um quasar, uma massa de matéria que é acelerada ao redor de um buraco negro, e, embora a maior parte seja engolida, outra parte é expelida num jato de partículas de alta energia muito luminosas.
"É como se fosse o farol mais potente no Universo distante", diz Xue-Bing Wu, da Universidade de Pequim, uma das colaboradoras no estudo. "A sua luz vai ajudar-nos a explorar melhor o Universo primitivo", conta, citado pelo jornal espanhol El País.
As dimensões do objeto espacial estão no limiar daquilo que é possível. "Como puderam um quasar tão luminoso e um buraco negro supermassivo formar-se tão cedo na história do Universo, numa altura logo após as primeiras estrelas e galáxias terem emergido?" pergunta-se Xiaohui Fan, do Observatório Astronómico da Universidade do Arizona, outro dos participantes no estudo publicado na revista científica Nature. "Trata-se de um laboratório único para estudar a agregação de massa e a formação das galáxias ao redor dos buracos negros mais massivos do Universo jovem".
Para detetar estes objetos do Universo antigo, os cientistas têm de olhar para muito longe. Como a velocidade da luz é limitada, quanto mais longe olhamos o universo, mais antigos são os objetos que observamos. Assim, olhar para os objetos que se encontram muito longe e a afastar-se a grandes velocidades é como olhar para trás no tempo, o que permite ver a luz emitida por objetos no Universo quando este era ainda muito jovem. É o caso deste quasar, que foi observado após a equipa de cientistas responsável pelo estudo ter desenvolvido um método de detetar apenas os quasares longínquos que se afastam da Terra a grandes velocidades.
Notícia corrigida a 27 de fevereiro às 12.35: Onde se lia "há quase 13 milhões de anos", a notícia foi alterada para refletir o tempo correto, "13 mil milhões de anos".
https://www.dn.pt/ciencia/este-buraco-negro-era-o-farol-mais-brilhante-do-universo-primitivo-4423643.html
Electronic Arts volta a desenvolver um jogo do Senhor dos Anéis
Tecnologia que elimina restrição a líquidos começa a ser implementada em aeroportos
Uma revolução silenciosa está em andamento, mudando a forma como transitamos na segurança dos aeroportos – mas a maioria de nós nem percebeu.
A exigência de colocar líquidos em recipientes de até 100 mililitros e retirar eletrônicos de dentro das malas tem sido um marco nas viagens aéreas há quase 16 anos. No entanto, em muitos aeroportos ao redor do mundo, já existe uma nova tecnologia que permitirá que essa regra seja descartada, e alguns agora estão começando a abandonar essas práticas.
Em outubro de 2021, o Aeroporto de Shannon, no oeste da Irlanda, anunciou discretamente seu novo sistema de tomografia computadorizada, ou seja, um sistema de segurança de varredura de última geração, instalado a um custo de cerca de R$ 13,4 milhões.
Líquidos e eletrônicos agora podem permanecer em bolsas, sem restrições no volume, e as malas de cabine podem passar pelo scanner de segurança em novas bandejas maiores.
Não é a primeira vez que o Shannon, o aeroporto mais ocidental da Europa, é um pioneiro global. A primeira loja Duty-Free do mundo foi inaugurada nele em 1947 e, em 2009, tornou-se o primeiro aeroporto do mundo, fora das Américas, a fornecer instalações completas de “pre-clearance” [controle de imigração em aeroportos estrangeiros para inspecionar viajantes antes do embarque] para os Estados Unidos.
“É um dos projetos que o Shannon Group assumiu durante o período de severas restrições de viagens na aviação”, disse Nandi O’Sullivan, chefe de comunicações do grupo.
Implementada durante a pandemia, foi somente quando as viagens internacionais foram retomadas em março de 2022 que a mudança do aeroporto começou a ganhar mais atenção. O Aeroporto de Donegal, no noroeste da Irlanda, também seguiu o exemplo, instalando novas tecnologias e abandonando a regra dos 100 ml.
Google Tradutor ganha 24 novas línguas, incluindo o guarani
O Google anunciou, nesta quarta-feira (11) durante o Google I/O 2022, que a ferramenta Tradutor terá acesso a novos 24 línguas. Um dos novos idiomas é o Guarani, que é originalmente da população indígena da América do Sul e ainda falado pela etnia tupi-guarani em países como o Brasil.
O recurso de tradução também poderá identificar palavras e frases em bambara (Mali), concani (Índia), Sepedi (África do Sul) e Twi (Gana).
O CEO da gigante da tecnologia, Sundar Pichai, explicou que o serviço online consegue ter acesso a novas línguas por causa dos avanços em modelos neurais de inteligência artificial. Confira, abaixo, os idiomas que foram adicionados ao serviço:
De acordo com o Google, os 24 novos idiomas são falados por mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. A empresa cita o Mizo, falado por cerca de 800 mil pessoas no extremo nordeste da Índia e o Lingala, usado por mais de 45 milhões de pessoas na África Central.
Em relação aos indígenas das Américas, também foram contempladas as línguas Quechua e Ayamara. No dialeto inglês está o Krio, falado por habitantes da Serra Leoa.
Imagem: https://img.ibxk.com.br/2022/05/11/google-tradutor-11142149176311.jpg?ims=704x
Computador desktop ou portátil: qual a melhor opção?
Computador desktop ou portátil: qual a melhor opção?
Intel lança novos chips para inteligência artificial em desafio à Nvidia
A Intel lançou nesta terça-feira (10) um novo chip chamado Gaudi2 focado em aplicações de inteligência artificial e desenvolvido pela startup israelense Habana Labs, comprada pela gigante norte-americana no final de 2019 por cerca de 2 bilhões de dólares.
O produto vem para enfrentar a rival Nvidia, que tem se mostrado um desafio para a Intel no setor, pois muitos pesquisadores e empresas de inteligência artificial estão acostumados a usar a plataforma de software CUDA da Nvidia.
Além de novos chips para computação voltada à inteligência artificial, representantes da Intel disseram que a empresa está se concentrando no desenvolvimento de software.
“Cuda não é uma trincheira que a Nvidia pode sustentar por muito tempo”, disse o diretor de negócios da Habana Labs, Eitan Medina, acrescentando que a plataforma de software da Intel foi criada com padrão aberto, sendo gratuita para download e utilização via GitHub, o site com ferramentas para desenvolvimento de software.
Medina disse que o Gaudi2 é duas vezes mais rápido que o chip de inteligência artificial anterior da Habana e fabricado na tecnologia de transistor de 7 nanômetros da TSMC. Geralmente, quanto menor o tamanho do transistor, mais rápido e mais poderoso é o chip.
A Intel também lançou um novo chip chamado Greco para trabalho de inferência: tarefa da inteligência artificial que utiliza um algoritmo para fazer previsões ou identificar um objeto.
Sandra Rivera, que dirige o centro de dados e inteligência artificial da Intel, disse que o mercado de chips de IA deve crescer cerca de 25% ao ano nos próximos cinco anos, atingindo cerca de 50 bilhões de dólares.
“Pretendemos investir e inovar para liderar esse mercado”, disse ela, acrescentando que cada vez mais os investimentos serão em software, tanto para ampliar a equipe da Intel quanto para comprar outras empresas.
Rainbow Six telemóvel: o que se sabe até agora sobre o FPS
Rainbow Six telemóvel: o que se sabe até agora sobre o FPS
Poco F4 GT é lançado com carregamento de 120W e reparo grátis de tela
terça-feira, 10 de maio de 2022
O fone de ouvido de realidade mista da Apple é um projeto de queima lenta, então é possível uma provocação na WWDC
GTA 6 quebra recorde no Twitter antes mesmo de ser revelado
Buraco negro tem 660 milhões de vezes a massa do Sol
Liderados por Aaron J. Barth, da Universidade da Califórnia, os cientistas estudaram o buraco negro, que se encontra no centro de uma galáxia chamada NGC1332, a 73 milhões de anos-luz da Terra, com recurso ao Grande Conjunto Milimétrico/Submilimétrico de Atacama (ALMA, na sigla em inglês), o maior projeto astronómico do mundo.
O ALMA, um telescópio com 66 antenas localizado a cerca de 5.000 metros de altitude no Chile, permitiu aos cientistas medirem o buraco negro com uma precisão sem precedentes, pode ler-se num comunicado sobre o artigo, publicado hoje na revista Astrophysical Journal Letters.
Os buracos negros, os mais massivos dos quais estão normalmente nos centros das galáxias, são tão densos que a sua gravidade atrai tudo o que se encontre próximo, incluindo a luz, explicou Andrew J. Baker, da Universidade Rutgers, em Nova Jérsia, citado no comunicado.
Um buraco negro forma-se quando a matéria, muitas vezes após a explosão de uma estrela, se condensa pelo efeito da gravidade.
Os buracos negros supermassivos no centro de galáxias massivas brilham ao engolir gás, estrelas e outros buracos negros.
No entanto, explicou Baker, "só porque existe um buraco negro na vizinhança, não significa que funcione como um aspirador cósmico".
As estrelas podem aproximar-se de um buraco negro sem serem engolidas, desde que se mantenham em órbitas estáveis e se movam suficientemente depressa, acrescentou o investigador.
Os cientistas acreditam que todas as galáxias massivas têm um buraco negro a massivo no centro. "A ubiquidade dos buracos negros é um indicador da profunda influência que têm na formação das galáxias em que vivem", disse Baker.
Compreender a formação e evolução das galáxias é um dos maiores desafios da astrofísica moderna e para entender como as galáxias se formam e evoluem, é preciso entender os buracos negros, pois os crescimentos das galáxias e dos seus buracos negros estão coordenados, afirmou.
Para compreender os buracos negros, é importante medir a sua massa exata, o que permite aos cientistas saber se o buraco negro está a crescer mais ou menos depressa do que a sua galáxia.
Para medir o buraco negro no centro da NGC 1332, os cientistas utilizaram as observações de alta resolução captadas pelo ALMA de um disco gigante de monóxido de carbono que orbita o buraco e mediram também a sua velocidade.
"Este é um caso em que os novos instrumentos nos permitiram concretizar um avanço importante em termos do que podemos dizer cientificamente", disse Baker, sublinhando que a caracterização da massa dos buracos negros tem sido uma área de investigação muito ativa nos últimos 20 anos.
Os autores do estudo já apresentaram uma proposta para usar o ALMA para observar outros buracos negros.
https://www.dn.pt/sociedade/buraco-negro-tem-660-milhoes-de-vezes-a-massa-do-sol-5159748.html