Pesquisar aqui

sábado, 16 de maio de 2015

Microsoft anuncia app de timelapse para Android

"A Microsoft disponibilizou a primeira versão beta da app Hyperlapse Mobile, uma app que grava vídeo da câmara e depois cria um timelapse em que acelera a imagem, sendo que também pode converter vídeos já existentes. Esta aplicação é o resultado de dois anos de investigação e, em vez de se ver apenas o vídeo de forma acelerada, o Hyperlapse escolhe frames de forma inteligente para tornar a visualização mais agradável, avança o Android Police.
A app é especialmente vocacionada para vídeos filmados na primeira pessoa, em que o tradicional timelapse dá origem a imagens muito tremidas devido ao efeito de aceleração. O Hyperlapse visa proporcionar um resultado final mais suave, tentando detetar o trajeto físico que a câmara percorreu.
Atualmente, a aplicação é compatível com os Nexus 5,6 e 9, Samsung Galaxy S5, S6, S6 Edge e Note 4, HTC One M8 e M9, e Sony Xperia Z3. Contudo, para usar a Hyperlapse vai ter de se juntar ao grupo de beta testers no Google+ e selecionar a opção que lhe permite ser um tester."



sexta-feira, 15 de maio de 2015

Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível

Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível 

A estrear no dia 4 de junho de 2015, chega nos Tomorowland, realizado por Brad Bird e contando com atores como George Clooney, Britt Robertson e Hugh Laurie. O filme fala de uma menina que possui um objeto com poderes para a teleportar para uma dimensão paralela.

Aparelhos com HomeKit da Apple chegam mais cedo do que previsto... Já no próximo mês!


A apresentação já decorreu no ano passado, mas a Apple nunca revelou uma possível data para o lançamento destes aparelhos. 
O HomeKit é a solução da Apple para transformar o iPhone num comando remoto para a casa inteligente e usá-lo para abrir ou fechar o portão da garagem, acender luzes ou ver câmaras de segurança e tudo isso poderá ser controlado pelo Siri. 




Algoritmo que remove reflexos de fotografias


O algoritmo será apresentado publicamente no próximo mês e promete remover automaticamente os reflexos que surgem quando se usa uma câmara digital para fotografar através de uma janela.




Carro da Google chega às estradas no Verão


Chris Urmson, diretor do projeto dos carros autónomos do Google, revelou que os veículos vão começar a ser testados em estradas públicas já neste verão. Os protótipos irão circular em Mountain View, na Califórnia, o local onde a empresa está sediada.

Os carros terão um limite máximo de velocidade de 40 km/h e, como medida preventiva, terá uma pessoa no interior que, em caso de necessidade, poderá intervir e mexer no volante, acelerador e travão, adianta o The Verge.

O objetivo desta iniciativa é perceber como a comunidade interage com os veículos na estrada e como os carros lidam com fatores como trânsito e obras, por exemplo.

Sabe mais neste vídeo:


quinta-feira, 14 de maio de 2015

VENOM traz ainda mais perigo a milhões de servidores

"No ano passado, descobriu-se a vulnerabilidade Heartbleed que punha em perigo dados dos utilizadores. Agora, a VENOM traz ainda mais perigo a milhões de servidores.


A VENOM, de Virtualized Environment Neglected Operations Manipulation, é uma falha de segurança presente em milhões de servidores virtuais. Por agora, ainda não se descobriu se algum hacker já terá tirado partido desta vulnerabilidade, uma vez que os investigadores só agora a descobriram.
Atualmente, a prática comum é colocar dados de múltiplos clientes dentro de servidores virtuais, em máquinas configuradas com algumas chaves de segurança comuns, mas onde a informação sensível é mantida de forma separada. Ao explorar a VENOM, um pirata informático consegue aceder a toda a informação armazenada na rede, ou seja, aceder a todos os dados dos diferentes clientes. A vulnerabilidade encontra-se num controlador para disquetes virtuais, mas pode ser a porta de entrada para todo o armazenamento disponível, noticia a ZDNet.
Esta falha pode ser encontrada em vários sistemas atuais, como a VirtualBox da Oracle, KVM ou Xen. A Oracle já tomou conhecimento da vulnerabilidade e promete saná-la numa atualização a lançar em breve. "

Batalha Naval (versão simplificada)

Transferido os ficheiros, basta ler o seus códigos e percebe-los e assim pode também criar uma versão simplificada da batalha naval, venha ver: Batalha Naval

História do JavaScript

Brendan Eich da Netscape desenvolveu o Javascript. O nome do programa foi mudado diversas vez, inicialmente chamava-se Mocha, depois para LiveScript e finalmente para JavaScript.
Em Setembro de 1995 foi lançado pela primeira vez na versão beta do navegador Netscape 2.0 com o nome LiveScript.
Em Dezembro de 1995 o nome mudou num anúncio, em conjunto com a Sun Microsystems, quando se lançou uma nova versão, 2.0B3.  A Microsoft desenvolveu uma linguagem semelhante à JavaScript, com o nome de JScript, pois o JavaScript foi aceite muita facilidade como linguagem de script client-side de páginas Web.
Em Agosto de 1996 JScript foi introduzida no Internet Explorer 3.0, o que levou ao as pessoas a confundir o Javascript com o JScript.
Em Novembro de 1996 a Netscape anunciou que tinha submetido JavaScript para Ecma internacional como candidato a padrão industrial e o trabalho subsequente resultou na versão padronizada chamada ECMAScript.
Em Janeiro de 2009 o projeto CommonJS foi fundado com o objetivo de especificar uma biblioteca padrão para desenvolvimento JavaScript fora do navegador.
Para finalizar o nosssõ trabalho de maneira a termos tudo

Windows Phone vai passar a ser conhecido como Windows Mobile

A Microsoft anunciou oficialmente que o Windows Phone vai passar a ser conhecido como Windows Mobile


"A mudança está prevista para setembro, data do fim já anunciado para o Windows Phone. A Microsoft revelou que o novo termo escolhido é Windows Mobile. O sistema equivalente ao Windows 10 para os telemóveis vai ser conhecido por Windows 10 Mobile. Já nos tempos do “velho” Windows Mobile, a Microsoft optava por atribuir uma variedade de nomes às diferentes versões, como Windows Mobile 5 ou Windows Mobile 6, recorda o The Verge.
A ideia da Microsoft é usar o sistema operativo em tablets e telefones, pelo que faz mais sentido a troca de Windows Phone para Windows Mobile. A nova nomenclatura fará ainda mais sentido se depois a empresa de Redmond lançar um Windows 11 ou Windows 12 no futuro, podendo criar as respetivas versões Mobile."

Articula, a app portuguesa para terapia da fala


Em comunicado de imprensa, a dwitmee indica que já está disponível na App Store a primeira e única app em português europeu de suporte ao treino da articulação das palavras e sons da língua Portuguesa. A Articula destina-se a treinar a correta produção de sons e pode ser usada por exemplo por professores na sala de aula para desenvolver áreas como a escrita e a leitura. A ideia surgiu com Rita Loureiro, terapeuta da fala, que percebeu que existem poucos materiais de apoio com validade técnica e teórica nas áreas da Terapia da Fala e Educação. Para concretizar a sua ideia, juntou-se a Marcelo Lebre, engenheiro de computadores e telemática para por mãos à obra. A Articula está disponível para iPad em duas opções: uma grátis para que os utilizadores a possam testar sem qualquer compromisso, que inclui um fonema e todas as funcionalidades. A versão completa inclui todos os fonemas e custa 14,99 euros.



Edge, o novo browser da Microsoft


Chama-se Edge e é o browser que vem substituir o Internet Explorer na próxima versão do Windows. O anúncio foi feito há uns dias na conferência Build que começou hoje em São Francisco, Estados Unidos. 


Smartphone com cabedal!


E a nova moda é... Smartphones de cabedal! A LG aposta no cabedal do 4G para conquistar utilizadores que estejam a preferir atualmente Samsung ou Apple. A empresa sul-coreana preparou um lançamento simultâneo em seis locais. 

Os destaques principais do G4 são as câmaras: a traseira tem um sensor de 16 MP e foco automático a laser, com uma abertura f/1.8, capaz de permitir a entrada de 11% de mais luminosidade do que o sensor do Galaxy S6. O sensor frontal tem 8 MP e um recurso nativo para tirar selfies mais rapidamente, com um gesto com a mão.

A bateria de 3000 mAh deve providenciar autonomia para um dia inteiro e terá um sistema de carregamento rápido, com 60% da bateria a poder ser recarregada em 30 minutos. O processador escolhido é uma versão do Snapdragon 808, otimizada para um melhor desempenho e baixo consumo energético.


O novo smartphone terá um ecrã de 5,5 polegadas, com resolução QHD e sistema operativo Android Lollipop 5.1. Os preços finais e as datas de lançamento oficiais ainda não são conhecidos.


PhotoMath



O PhotoMath é uma app que permite fotografar equações e apresentar a resolução passo-a-passo das mesmas. Mais uma razão para não se poder levar smartphones para os exames
Já chegou ao iOS e ao Windows Phone e deverá estar disponível para Android apenas no início do próximo ano. O PhotoMat (grátis) promete resolver equações matemáticas passo-a-passo e a única coisa que o utilizador tem de fazer é fotografar a equação. Tem potencial para estudo… e não só, já que pode muito bem ser usada como uma cábula sofisticada.
Mas desengana-se se acha que esta app vai resolver todos os seus problemas de matemática. No nosso teste verificámos que o PhotoMath tem uma boa capacidade de reconhecimento de carateres na medida em que interpretou bem praticamente todas as equações que fotografamos. No entanto, esta app apenas resolve equações relativamente simples. 

Você conhece o tidal?

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Samsung Galaxy Tab S

 Samsung Galaxy Tab S


Com um processador Octa Core 1,9 GHz Quad + 1,3 GHz Quad, Android 4.4. 10,5" polegadas e 3G de memória  RAM, o Samsung Galaxy Tab S foi considerado um dos melhores tablets de 2014. Com um preço atual de 449€ este é, atualmente um dos tablets mais poderosos do mercado.





Deixo ainda aqui alguns outros tablets da marca Samsung, juntamente com os seus preços (FNAC):

  • Samsung P6000 Galaxy Note 10.1 Wi-Fi - 32GB Edição 2014 - 410€
  • Samsung T535 Galaxy Tab 4 10.1 4G LTE - 360€
  • Samsung T800 Galaxy Tab S 10.5 Wi-Fi - 16GB - 500€
  • Samsung T535 Galaxy Tab 4 10.1 4G LTE - 390€
  • Samsung T530 Galaxy Tab 4 10.1 Wi-Fi - 260€
 
 
 

terça-feira, 12 de maio de 2015

Criadas lentes de contacto com “zoom”

 Criadas lentes de contacto com “zoom”


Um grupo de investigadores concebeu lentes de contacto telescópicas com um zoom de 2,8x e um design que permite a sua utilização no dia-a-dia. Quem usar estas lentes pode optar por combinar a visão tradicional e a aumentada.
Criadas pelos engenheiros Joseph Ford, da Escola de Engenharia Jacobs (Universidade da Califórnia em San Diego) e Eric Tremblay, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, as lentes têm um complexo sistema de espelhos de alumínio que permitem a ampliação sem perda de qualidade de imagem.

As lentes são compostas por duas regiões diferenciadas, uma zona central que permite a passagem de luz de forma natural, e os bordos que actuam como telescópios oferecendo uma ampliação de imagem equivalente a uma objectiva de 100 mm de uma câmara digital DSLR.
A principal novidade desta investigação foi ter-se conseguido conceber lentes com um design muito fino – 1,17mm de grossura – o que permite utilizar as lentes com conforto.
Tentativas anteriores de criar este tipo de lentes não foram tão bem sucedidas. O mínimo de grossura conseguido tinha sido de 4,4 mm, o que tornava impossível a utilização quotidiana das lentes, tendo estas de ser implantadas no olho através de cirurgia.

Skype, tradução em tempo real!


Skype abre caminho para tradução em tempo real


O Skype, um programa detido pela Microsoft, abriu caminho nesta terça-feira para que todos possam usar um novo recurso que traduz chats de vídeo ou mensagens instantâneas em tempo real.
As pessoas não precisam mais se inscrever para usar uma versão prévia do Skype Translator, que traduz em tempo real a partir do inglês, espanhol, italiano e mandarim.
O número de idiomas traduzidos salta para 50 para mensagens instantâneas escritas, com textos escritos em uma língua que chegam convertidos em outro idioma escolhido, de acordo com o Skype.
"Estamos rompendo barreiras linguísticas que historicamente foram um desafio para amigos e famílias se conectarem", afirmou Yasmin Kahn, em um post publicado no blog do Skype.
O Skype Translator foi disponibilizado para download gratuito na loja Windows Store para computadores ou tablets rodando a versão mais recente do software operacional da Microsoft, segundo Kahn.
A prévia do Skype Translator foi lançada no ano passado, mas apenas por convite - para que mais testes para aperfeiçoar o serviço fossem feitos.
"Nossa meta com o Skype Translator é traduzir tantas línguas quanto possível em plataformas relevantes, e oferecer a melhor experiência em tradução de voz para nossos mais de 300 milhões de usuários do Skype", explicou Kahn.
No início deste ano, o Google estreou um recurso para seu aplicativo Translate que permite às pessoas emparelhar quaisquer dois das 38 opções de idiomas para tradução, e também traduz automaticamente quando apontado para itens de texto ou sinais. 

Toshiba Qosmio X70-B em análise

Testamos um portátil de 17 polegadas para quem procura o melhor desempenho. É um dos substitutos de desktop mais finos que conhecemos.






Fritz! Repeater1750E em análise

Testamos um aparelho para melhorar o sinal de Wi-Fi em casa de qualquer utilizador. O repetidor usa a rede elétrica para assegurar a extensão da ligação sem fios.






Galaxy Tab S2: são estas as especificações?


A Samsung deve lançar o tablet Galaxy Tab S2 só em junho, em dois tamanhos de ecrã, mas já surgiram rumores sobre as especificações técnicas. 



O tablet de próxima geração da Samsung deve chegar ao mercado no próximo mês. Os Galaxy Tab S2 devem ser construídos com materiais premium e estar disponíveis em versões de 8 e 9,7 polegadas, noticia oSamMobile.

Entre os rumores de especificações está também um processador Samsung Exynos a 64 bits, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, com uma câmara traseira de 8 MP e frontal de 2,1 MP, slot para cartões Micro SD, ligações LTE Cat. 6, Wi-Fi e Bluetooth.

O utilizador vai ter duas versões disponíveis, conforme o tamanho de ecrã pretendido e contará com uma resolução de 2048x1536 píxeis, num modo 4:3. Sabe-se ainda que os novos tablets devem contar com o Android 5.0.2.

O FIM DO WINDOWS

Pois é, a Microsoft anunciou muito recentemente que o Windows 10 vai ser a última versão do gigante sistema operacional. No entanto, isso não significa que a Microsoft desapareça ou deixe de criar sistemas operativos, o que irá acontecer é que irão ser efetuadas atualizações periódicas do Windows 10 e não serão lançadas mais versões invididualizadas do sistema.


"De forma geral, este é um passo positivo, mas há alguns riscos. A Microsoft terá de trabalhar duro para manter atualizações periódicas e novas funcionalidades. Isto não significa que o Windows está congelado e nunca mais avançará. De facto, estamos vendo praticamente o oposto, com o ritmo das atualizações do Windows a deslocarem-se a alta velocidade."


Steve Kleynhans, vice-presidente de pesquisas da consultoria Gartner



Spotify: Também uma plataforma de streaming de vídeo?


O serviço de streaming áudio que mais se fala na Internet é o Spotify. Com o seu modelo de negócio que tende a agradar a todos, quer aos utilizadores quer aos artistas, tem conseguido vingar e assumir uma posição de destaque.
Mas o Spotify quer mais e por isso pode estar a preparar-se para entrar num campo onde ainda não tem qualquer presença e que é uma grande fonte de rendimento na Internet. Falamos do vídeo, onde existe ainda muito que explorar, e que parece estar a interessar a muitos.

Discos SSD e perda de informação


Serão os discos SSD de confiança?


A verdade é que há novidades que provam que os discos SSD podem não ser de confiança!
Uma nova pesquisa sugere que os discos SSD mais recentes, que são mais rápidos e oferecem um melhor desempenho, são vulneráveis a uma falha inerente – estes perdem os dados quando são deixados em estado “dormente”, isto é, quando não estão ligados à energia por um determinado período de tempo em que a temperatura não está devidamente regulada.

Numa apresentação recente feita pelo fabricante de discos rígidos Seagate, o seu Chairman, Alvin Cox, alertou que o período de tempo de armazenamento dos dados num disco SSD cai para metade sempre que a temperatura aumenta  5°C  dentro do dispositivo!
Isso significa que se uma unidade SSD é armazenada numa sala quente, digamos 25°C, os seus dados podem durar cerca de dois anos. Mas, se subir alguns graus, por exemplo para 30°C, o período de armazenamento dos dados cai para metade!


CANtact : Será que o seu carro está seguro?

Eric Evenchick, ex-estagiário da Tesla Motors desenvolveu um pequeno equipamento open source, designado de CANtact, capaz de detectar vulnerabilidades que possam vir a ser exploradas por hackers.  O CANtact custa $59.95 (cerca de 55€) e permite realizar diagnósticos na área de controlo do carro (CAN- Controller Area Network),responsável por várias funcionalidades do veículo.





segunda-feira, 11 de maio de 2015

Conhece as melhores apps para Androids


Screen Off

Screen Off é o aplicativo que abre o Melhores de hoje. Seu objetivo é aumentar a vida útil do aparelho no aspecto físico, poupando o botão Power— que pode apresentar problemas por ser muito acionado. O app coloca um botão superdiscreto na janela inicial do Android que, quando tocado, é capaz de desligar a tela do dispositivo.



Orpheus Music Player

Se você busca uma alternativa para escutar suas músicas favoritas no Android, a dica dessa semana é Orpheus Music Player. Ele traz um modelo de interface limpa e muito elegante, com opções de timer para desligamento automático, além de todas as funções essenciais para organizar sua biblioteca e curtir seus artistas favoritos.



AlarmRun (Alarme Social)

AlarmRun (Alarme Social) é uma opção muito interessante para quem tem sérios problemas para se levantar da cama de manhã. O objetivo é aterrorizar o usuário, fazendo com que ele seja obrigado a acordar, se não o app pode postar mensagens de fracasso em suas redes sociais e até mesmo publicar fotos aleatórias da galeria de seu aparelho.



Memory Cleaner & Speed Booster

Memory Cleaner & Speed Booster é uma excelente ferramenta de otimização para limpar a memória e turbinar o seu smartphone. Ele é capaz de livrar o aparelho de arquivos desnecessários com apenas um toque na tela, além de controlar a memória RAM e eliminar itens que podem ser uma ameaça para a segurança do sistema operacional.



Linqapp

Linqapp é uma espécie de rede social que foi especialmente desenhada para ajudar as pessoas que estão aprendendo novos idiomas. Você cria um perfil e informa quais línguas já fala e quais tem o interesse de aprender. Dessa forma, os usuários da rede podem trocar conhecimentos sobre o que já dominam e fazer perguntas sobre seus estudos, em uma plataforma funcional e colaborativa.





domingo, 10 de maio de 2015

Os 10 bilionários mais jovens do mercado da tecnologia

A Business Insider resolveu investigar quem são os mais jovens bilionários da atualidade no ramo da tecnologia. Esse levantamento foi baseado na lista das pessoas mais ricas divulgada anualmente pela revista Forbes.


10. Scott Farquhar

9. Mike Cannon-Brookes

8. Sean Parker

7. Eduardo Saverin

6. Drew Houston

5. Ryan Graves

4. Dustin Moskovitz

3. Mark Zuckerberg

2. Bobby Murphy

1. Evan Spiegel
Idade: 24
País: EUA
Patrimônio líquido: US$ 1,5 bilhão

Assim como seu colega Bobby Murphy, Spiegel tem US$ 1,5 bilhão de fortuna. Ele é o outro cofundador do Snapchat e, atualmente, é o CEO da empresa que desenvolve o app.
Para mais informações a cerca de cada um destes jovens bilionários, aceda ao seguinte endereço: http://www.tecmundo.com.br/mercado/79675-conheca-10-bilionarios-jovens-mercado-tecnologia.htm

Microsoft está a preparar 2 equipamentos com Windows 10

windows10
A Microsoft está a trabalhar de forma a fazer com que o Windows 10 tenha bastante mais sucesso do que os seus antecessores em todos os dispositivos onde vai estar presente e já foram reveladas informações sobre dois modelos de smartphones topo de gama que vão contar com o novo Windows.
Os dois modelos vão partilhar boa parte das especificações, começando pelo fato de ambos terem processadores ARM a 64 bits da Qualcomm e ecrãs QHD com resolução de 2560 x 1440. Ambos os aparelhos vão ter 3GB de memória RAM e ainda 32GB de espaço de armazenamento interno. As câmaras principais terão 20 megapixeis, enquanto que as secundárias vão ter resolução de 5 MP.
A diferença entre estes dois modelos está na escolha do processador, no tamanho do ecrã e na capacidade da bateria. O primeiro modelo com nome de código “Talkman” estará equipado com o processador Snapdragon 808, terá um ecrã de 5.2 polegadas e uma bateria com 3000 mAh de capacidade. O segundo modelo, “Cityman” usará um processador Snapdragon 810, um ecrã de 5.7 polegadas e uma bateria com 3300 mAh.
Outra das novidades reveladas é que os modelos mais antigos equipados com o Windows Phone 8.1 vão ser atualizados para o novo Windows 10, mesmo os modelos com apenas 512MB de memória RAM. Esta medida era esperada depois de Terry Myerson, chefe de departamento do Windows ter criticado duramente o Google ao afirmar que o Google vende um grande monte de código, sem qualquer tipo de compromisso em o atualizar, deixando assim os utilizadores expostos.

Tecnologia espacial ajuda a encontrar quatro sobreviventes no Nepal

Foto retirada de: jpl.nasa.gov

O Finding Individuals for Disaster and Emergency Response – FINDER (“descobridor”, em inglês), é um sistema que funciona pelo envio de microondas através dos destroços e que consegue detetar os batimentos cardíacos de vítimas. O pequeno radar funciona ligado a um dispositivo pouco maior do que um tablet e foi criado para ajudar as equipas de emergência a encontrar vítimas, logo nos primeiros momentos a seguir à crise e está programado para distinguir os movimentos cardíacos de humanos e de animais.

O FINDER é um projeto conjunto entre o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e a NASA. “O FINDER é o exemplo de como tecnologia desenhada para a exploração espacial tem profundos impactos na vida na Terra”, explica David Miller, coordenador de uma equipa tecnológica da NASA.
Este dispositivo está longe de ser a primeira tecnologia espacial a ser usada na Terra: uma série de aparelhos médicos (termómetros, pacemakers, próteses), dispositivos de segurança (fatos de bombeiros) e outros (como sistemas de purificação de água e aspiradores portáteis) foram desenvolvidos com base na pesquisa feita pela NASA para a exploração do Universo.
Neste momento, o FINDER é apenas um protótipo, que foi pela primeira vez testado com sucesso num cenário real. A NASA está agora a tentar comercializá-lo a serviços de emergência do mundo inteiro.

VoxPop


Partilho aqui está o meu voxpop e da minha colega Joana Vieira, para quem tiver curiosidade em ouvir.

Este foi o resultado do nosso PT7.

Tentem advinhar a pergunta...(?)





Como a tecnologia mudou pequenos hábitos dos consumidores em 20 anos

A Ericsson disponibilizou um conjunto de pequenos vídeos nostálgicos que mostram como os hábitos dos consumidores mudaram nos últimos 20 anos devido à influência da tecnologia.