Pesquisar aqui

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Realidade virtual está a chegar à formação corporativa

O ser humano aprende melhor a fazer e quando obtém feedback pelos seus erros e, por isso, em áreas em que o erro representa um risco elevado, a realidade virtual é usada há várias décadas na formação, nomeadamente de militares, cirurgiões e astronautas. Mas com os custos de implementação desta tecnologia a baixarem, o mais provável é que esta tecnologia se torne convencional também na formação corporativa. Quem o diz é Jeremy Bailenson, docente da Universidade de Stanford e diretor do Virtual Human Interaction Lab., que num artigo publicado na Harvard Business Review revela que a tecnologia está a chegar às empresas do ranking Fortune 500 para formar pessoas em áreas como o retalho, a logística.De acordo com o especialista, a realidade virtual pode ser um bom aliado não só na aprendizagem de procedimentos ‘físicos’, mas também no desenvolvimento de competências pessoais, com vários estudos científicos a indicarem que a formação através de realidade virtual é tão eficaz quanto a formação cara a cara, mas com o benefício de ter menos custos e implicar menos tempo despendido em formação face à formação convencional.

Aprender competências sociais

A realidade virtual está também a ser usada na formação das chamadas soft skills. Há empresas que já a usam para ensinar a falar em público e uma vez que alugar uma sala e enche-la de pessoas pode ser caro, a realidade virtual permite ‘montar’ esse cenário com menores custos e maior facilidade. E de acordo com vários estudos, é envolvente o suficiente para que os formandos sintam que a situação é real e segura o suficiente para que se sintam menos constrangidos do que se sentiriam se estivessem a falar para pessoas reais.A empresa de telecomunicações Verizon já está a fazer uso disso e construiu e implementou um módulo de formação em que os funcionários de call center conversam com um cliente chateado (virtual). Os formandos podem, assim, praticar a escuta ativa e a eficácia é tão grande que, segundo a empresa, o tempo de formação reduziu de 10 horas por pessoa para apenas 30 minutos.E se a tecnologia já estava a acelerar antes da covid-19 chegar, o mais certo é que depois da pandemia mais empresas comecem a adotar este tipo de ferramentas. A necessidade de formação nunca irá desaparecer e a tecnologia pode ser um bom aliado.

Alguns sistemas que nos facilitam a vida ao usar o computador.

Temos alguns exemplos de aplicações que nos facilitam a vida, como bots de resposta automática, autoclikers e até gestores de eventos.

[IDS] GNOME: O que é?

GNOME é um projeto de software livre abrangendo o Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e a Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores. O projeto dá ênfase especial a usabilidade, acessibilidade e internacionalização.

O desenvolvimento do GNOME é supervisionado pela Fundação GNOME, que representa oficialmente o projeto junto a empresas, organizações e a sociedade como um todo. O projeto conta ainda com uma série de equipes com missões específicas, inclusive com uma equipe de engenharia de lançamentos, responsável pelo característico calendário de lançamentos semestrais.

A comunidade de desenvolvimento do GNOME conta tanto com voluntários quanto com empregados de várias empresas, inclusive grandes empresas como Hewlett-Packard, IBM, Novell, Red Hat, Oracle, entre outras. Historicamente "GNOME" era um acrônimo para GNU Network Object Model Environment; apesar disso, o GNOME nunca fez parte do projeto GNU. O projeto GNU, por sua vez, usa indevidamente a marca registrada.

O projeto GNOME foi criado em 15 de agosto de 1997 pelos mexicanos Miguel de Icaza e Federico Mena Quintero, como uma resposta ao Windows 95. O projeto KDE já estava em andamento, mas para ser usado ou desenvolvido era necessário instalar o Qt, um conjunto de ferramentas que na época não tinha uma licença livre. Miguel de Icaza descartou a ideia de reimplementar a API do Qt usando software livre porque projetos análogos, como o GNUstep, Wine and LessTif, mostravam um progresso muito lento. Antes da criação do GNOME, Miguel e Federico tinham tentado colaborar com o GNUstep, mas desistiram por considerar sua comunidade desorganizada, e seu código cheio de erros.

A plataforma de desenvolvimento aproveitou e aprimorou o GTK, um conjunto de ferramentas usado pelo editor de imagens GIMP, em cujo desenvolvimento Federico Quintero estava também envolvido. Miguel de Icaza ficou muito impressionado com a arquitetura COM quanto passou por uma entrevista na Microsoft, e o reflexo foi o desenvolvimento da biblioteca Bonobo, incorporada ao GNOME 1.4. Além de permitir o reaproveitamento de componentes de software, o Bonobo colaborou para que o desenvolvimento de aplicativos para o GNOME pudesse ser feito com qualquer linguagem de programação. Outra característica da plataforma de desenvolvimento do GNOME é ser completamente escrita em C, o que também facilita a criação de bindings para outras linguagens de programação. A plataforma de desenvolvimento do GNOME é escrita principalmente nas linguagens de programação C, C++, Javascript, Python e Vala. Toda a plataforma de desenvolvimento do GNOME usa a licença GNU Lesser General Public License, uma licença livre que permite a utilização da plataforma GNOME por software proprietário.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/GNOME

[IDS] Package management: Distros

 A tabela abaixo demonstra como as operações mais simples são feitas nas diferentes distribuições Linux!

fonte:  https://wiki.alpinelinux.org/wiki/Comparison_with_other_distros

Action Alpine Arch Linux Gentoo Debian/Ubuntu Fedora/RHEL/SL/Centos
Update package database apk update pacman -Sy emerge --sync aptitude update yum update
Showing available updates apk version -l '<' pacman -Qu emerge --deep --update --pretend @world aptitude upgrade --simulate yum list updates
Installing packages apk add [package name] pacman -S [package name] emerge [package name] aptitude install [package name] yum install [package name]
Update all installed packages apk upgrade -U -a pacman -Su emerge --update --deep @world aptitude upgrade yum update
Searching package database apk search -v '[string]*' pacman -Ss [string] emerge --search [string] aptitude search [string] yum search [string]
Removing packages apk del [package name] pacman -R [package name] emerge --depclean [package name] aptitude remove [package name] yum remove [package name]

[IDS] Alpine Linux

    Alpine Linux é uma distribuição Linux baseada em musl e BusyBox, originalmente projetada para usuários avançados que apreciam segurança, simplicidade e eficiência no uso de recursos. Usa os patches PaX e grsecurity no kernel padrão e compila todos os binários do userland como executável de posição independente com proteção contra stack-smashing.
    Originalmente, Alpine Linux começou como um fork do Projeto LEAF. Os membros do LEAF gostariam de continuar construindo uma distribuição Linux que funcionasse em um único disquete, enquanto que a equipe do Alpine Linux desejava incluir alguns pacotes mais pesados como Squid e Samba, assim como recursos adicionais de segurança e um novo kernel. Uma das metas originais foi criar um framework para sistemas maiores.

fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Alpine_Linux

PT06-Passo 4

  Na disciplina de AIB, na PT06, foi-nos proposto preparar uma apresentação para apresentar a uma turma de 9ºAno da escola secundária José Gomes Ferreira.
    A apresentação tem o objetivo de mostrar como é que o HTML e CSS funcionam, o que são e mostrar exemplos. HTML com 




Javascript - Ordem de execução do JavaScript

Ordem de execução do JavaScript

Quando o navegador encontra um bloco de código JavaScript, ele geralmente executa na ordem, de cima para baixo. Isso significa que você precisa ter cuidado com a ordem na qual você coloca as coisas. Por exemplo, vamos voltar ao bloco JavaScript que nós vimos no primeiro exemplo:

const para = document.querySelector('p');

para.addEventListener('click', atualizarNome);

function atualizarNome() {
  ;et nome = prompt('Informe um novo nome:');
  para.textContent = 'Jogador 1: ' + nome;
}

Aqui nós estamos selecionando um parágrafo (linha 1) e anexando a ele um event listener (linha 3). Então, quando o parágrafo recebe um clique, o bloco de código atualizarNome() (linhas 5 a 8) é executado. O bloco de código atualizarNome()(esses tipos de bloco de código reutilizáveis são chamados "funções") pede ao usuário que informe um novo nome, e então insere esse nome no parágrafo, atualizando-o.

Se você inverte a ordem das duas primeiras linhas de código, ele não fucionaria — em vez disso, você receberia um erro no console do navegador — TypeError: para is undefined. Isso significa que o objeto para não existe ainda, então nós não podemos adicionar um event listener a ele.

Novas regras para a época de F1 - Limites Orçamentais Homogéneos

    A pandemia de coronavírus forçou o atraso do campeonato de Fórmula 1 de 2020, o que, por sua vez, colocou uma enorme pressão financeira sobre as equipas de 10 F1.

    Como resultado, todas as equipas, juntamente com a F1 e a FIA, voltaram à mesa e trabalharam em colaboração para encontrar formas de reduzir os custos de uma equipa, particularmente os seus custos operacionais a curto prazo, a fim de melhorar a sua sustentabilidade a longo prazo.


Para 2021, o limite será fixado em $145m. Isto reduzirá para $140m em 2022 e $135m a partir de 2023.

O planeio de três anos foi introduzido para dar tempo adicional às equipas maiores para ajustar o tamanho e escala das suas operações de modo a garantir a sua adesão ao limite.

Equipas como a Mercedes, Ferrari e Red Bull têm forças de trabalho que são significativamente maiores do que as das equipas independentes mais pequenas. Trabalhar para se manterem dentro do limite de custos, e se uma equipa poderá necessitar de reestruturação e potencial reafectação de pessoal, levará tempo e não é o trabalho de um momento.

Havia um mecanismo no regulamento que permite um aumento do limite máximo para ter em conta a inflação geral dos custos a partir de 2024. Isto foi antecipado para ser aplicado em 2021-23, se a inflação for superior a 3%.

Scrum Rugby

    Nesta fotografia podemos ver um scrum ou uma méle ou formação ordenada. Este momento estático é muito perigoso para os jogadores mas também é essencial em imensos jogos. Isto acontece quando a equipa faz certas faltas.


quinta-feira, 22 de abril de 2021

Arduino

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por principiantes e profissionais. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e ferramentas mais complicadas.

Este simples componente pode abrir diversas portas a qualquer um que se atreva a entrar no mundo da automação de forma acessível.

Com a Holi, as empresas podem conhecer a saúde mental dos trabalhadores

Rita Maçorano e Francisca Canais estavam no mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa quando decidiram criar a Nevaro, uma start-up que tinha como objectivo tratar fobias através de realidade virtual. Desenvolveram um projecto que estava a decorrer em ambiente clínico, ainda numa fase piloto. Mas a pandemia chegou e a start-up teve de se readaptar. Conscientes do aumento dos níveis de burnout e stress, as fundadoras quiseram criar algo que fosse um instrumento de autogestão da saúde mental. E assim nasceu a Holi, “um pequeno cérebro que funciona como o personal trainer da saúde mental”, começa por explicar Rita Maçorano, 24 anos, ao P3.  

Esta aplicação baseia-se em “técnicas de psicologia positiva digitalizadas”, ou seja, técnicas que são utilizadas habitualmente no acompanhamento psicológico e psiquiátrico. O objectivo é “que qualquer pessoa possa ir gerindo a sua saúde mental de uma forma preventiva”. E há várias estratégias. Desde um mood tracking, em que a “Holi pergunta todos os dias como é que a pessoa se sente” – e desta forma é possível fazer um padrão evolutivo das emoções −, até um espaço para a escrita de um pequeno diário, onde a pessoa pode escrever ou gravar um áudio para se exprimir e, através de etiquetas, a app faz uma categorização dos pensamentos. 

A Holi tem também uma “biblioteca de outras estratégias” que são recomendadas ao utilizador consoante o estado psicológico. “Técnicas de respiração, pequenas meditações, técnicas para acelerar o metabolismo”, enumera Rita. Para oferecer um serviço personalizado e diferenciador, a app recorre às funcionalidades do telemóvel para ver o impacto no utilizador. “Por exemplo, na meditação e na respiração, recorremos ao microfone do telefone para ouvir a respiração e adaptar o caminho da mesma”, explica a antiga estudante da Universidade de Lisboa. 

Todas estas funcionalidades permitem personalizar a “jornada do utilizador” e fazer uma avaliação. “Temos uma metodologia do semáforo onde vamos enquadrando a pessoa no verde, amarelo ou vermelho e, consoante a pessoa se vai aproximando de um estado de maior alerta, recomendamos que se dirija a um clínico especializado”, afirma a co-fundadora.Com todos estes dados, as empresas que tiverem este serviço podem conhecer o “estado da saúde mental global” dos colaboradores e, desta forma, adoptar medidas que melhorem o bem-estar em ambiente de trabalho. A jovem afirma que os empregadores não têm acesso à informação individual de cada trabalhador, uma vez que a app segue a “confidencialidade europeia da protecção de dados”, apenas fornecendo “métricas agregadas e a análise dos vários colaboradores”. 




Como o 5G vai mudar o desenvolvimento de jogos para telemóveis (PARTE 1/4)

O advento do 5G no Brasil e no mundo está motivando a criação de tecnologias nas mais diversas áreas de conhecimento: saúde, agronomia e lazer, por exemplo. É devido a isso que a indústria de games promete ser uma das maiores beneficiadas pelas redes de quinta geração.

Especialistas comparam a chegada do 5G ao mundo dos games como a insurgência dos smartphones para o consumo de produtos audiovisuais: antes, a programação da TV e os filmes eram os produtos mais consumidos; hoje, serviços de streaming democratizaram o acesso a séries e as redes sociais aumentaram o acesso a vídeos, já que a contribuição do usuário para a geração de conteúdo se tornou essencial.

Segundo um estudo feito pela GlobalData, até 2025 o desenvolvimento de jogos pode se tornar uma indústria de US$ 300 bilhões. Isso será possível graças ao crescimento do segmento de jogos para celular e pelas novas ofertas do mercado, como cloud gaming, que funciona como um streaming de jogos.

Cada dia mais se mostrando a plataforma mais acessível para os gamers, os celulares têm papel fundamental no crescimento e no rendimento estimado para a chegada do 5G. Marcas como a Motorola desenvolvem novas tecnologias para tornar os aparelhos mais robustos e, ao mesmo tempo, acessíveis economicamente.

Dois exemplos da marca, que foi uma das pioneiras a trazer aparelhos com essa tecnologia ao Brasil, são a linha motorola edge, com foco na performance, e a linha moto g 5G, com foco na ampliação e na acessibilidade dos recursos da rede de quinta geração para o maior número possível de usuários.

AARTOS Radar Detecção


A AARONIA oferece uma ampla gama de radares diferentes dependendo das necessidades do cliente (baixo alcance, baixo custo ou 3D de alta qualidade). O radar AARTOS pode determinar e exibir automaticamente a posição exata, direção de vôo, altitude, velocidade e classificação de um drone de entrada. Todas as rotas de voos de destino são mostradas em tempo real e em 3D.

Dependendo do radar, ele pode distinguir entre pássaros, asas fixas e drones de hélice. Várias áreas de alarme podem ser configuradas.



Gigante de games EA sofre ataque hacker e tem dados de FIFA 21 roubados

Hackers invadiram a gigante de games Electronic Arts, dona de jogos como Battlefield, FIFA e The Sims, e roubaram uma quantidade grande de códigos-fonte de jogos e ferramentas internas.

  • Como o novo iPhone e o leilão do 5G afetam a bolsa? Entenda assinando a EXAME.

"Você tem plena capacidade de explorar todos os serviços da EA", afirmaram os criminosos em postagens feitas em fórum destinado para hackers clandestinos. De acordo com a Vice, uma fonte com acesso aos fóruns divulgou as mensagens ao site de notícias.

Na mesma publicação, os hackers afirmaram ter roubado o código-fonte do FIFA 21 e da engine gráfica Frostbite, usada para criar jogos da franquia Battlefield, por exemplo. Outras informações roubadas incluem kits de desenvolvimento de software (SDKs), que são pacotes de código que simplificam o desenvolvimento do jogo, e frameworks da Electronic Arts.

Ao todo, os hackers dizem ter 780 gigabytes de dados. Os criminosos virtuais compartilharam capturas de tela alegando que tinham acesso aos dados, mas não distribuíram publicamente nenhum deles — o motivo é porque todo o material está a venda em fóruns de hackers clandestinos, como afirma a Vice.

A EA confirmou que sofreu uma violação de dados e que as informações listadas pelos hackers eram os dados que foram roubados. Porém, a companhia ressalta que a privacidade dos usuários não foi comprometida.

"Nenhum dado de jogadores foi acessado e não temos motivos para acreditar que haja qualquer risco para a privacidade do jogador. Após o incidente, já fizemos melhorias na segurança e não esperamos nenhum impacto em nossos jogos ou negócios", disse um porta-voz da EA à Vice em comunicado. A empresa também afirma que está com uma investigação criminal em andamento.

  • Como o novo iPhone e o leilão do 5G afetam a bolsa? Entenda assinando a EXAME.

Alternativa ao zoom. (2/2)

O Discord já tem função de videoconferência desde 2017, mas era preciso criar grupos de chat específicos para cada chamada, separado dos canais.

Com a atualização, fazer uma videoconferência é bastante simples e só é preciso apertar um botão. Isso significa que não é preciso ir para as suas mensagens diretas ou adicionar repetidamente diferentes contatos em várias conversas em grupo para ter os seus amigos na mesma chamada.

Além disso, graças à atualização, o Discord agora permite compartilhar a webcam e a tela simultaneamente – ou seja, é possível transmitir o que está no seu computador e mostrar seu rosto, como uma facecam.

Em um post no blog oficial, a empresa diz que há muito tempo queria melhorar sua funcionalidade de videoconferência, e com a pandemia decidiu priorizar seu recurso para a acelerar seu lançamento.

Além do novo recurso de vídeo nos servidores, o Discord também anunciou suporte oficial para o webapp no Safari, para usuários de macOS.

Android 12 DP3: veja o que há de novo na nova “previsão” do Android

O Google lançou na última quarta-feira a terceira prova para desenvolvedores do Android 12. E assim como a versão anterior, a DP3 tem pequenas mudanças, com apenas um ou outro recurso que pode realmente impactar a forma como nós usa seu smartphone no dia a dia. 

Antes de apresentar as novidades, vale reforçar que esta versão de que se fala do Android 12 DP3 ainda é uma pequena amostra do sistema. Isso significa que se irá encontrar comportamentos estranhos, recursos inacabados e possível instabilidade, que não o tornam adequado para o uso no dia-a-dia.



Google vence Oracle por uso de Java em Android

Um caso que oscilou por mais de 10 anos, no Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos que era uma disputa do lado do Google com a Oracle pelo o uso de código Java pelo Google no Android. O tribunal decidiu por uma votação de 6 a 2 que a cópia do Google de uma pequena fração da API Java não infringia os direitos de autor da Oracle, e sim representava um uso justo.

Alternativa ao zoom. (1/2)

O Discord anunciou algumas novidades para ajudar as pessoas a se manterem conectadas durante a quarentena. Na mais recente atualização, o aplicativo oferece aos "gamers" substituto para apps de videoconferência como Zoom, Skype, Hangouts e outros.

A partir de agora será possível fazer videoconferências dentro dos servidores, apertando um único botão – basta entrar no canal de voz e optar por compartilhar imagens de câmera. A novidade está disponível no desktop, navegadores web e iOS.

Como remover o AdWare?

Não há uma receita universal para remover adware do seu computador. Remover alguns tipos de adware pode ser tão fácil como desinstalar uma extensão do seu browser e reiniciá-lo de seguida. Com outros tipos de adware, pode ter que usar ferramentas específicas de remoção de adware para os detetar e remover com sucesso.
Apesar de a maioria dos tipos mais comuns de adware não serem particularmente perigosos, no que toca à Internet não deve deixar nada ao acaso. Se o fizer, não só corre o risco de perder os ficheiros no seu computador, como pode também comprometer a sua informação pessoal.
Para impedir que isto aconteça, tem de instalar software de confiança que mantenha o seu computador protegido. Dessa forma, pode analisar a máquina para procurar todo o tipo de ameaças – vírus, worms, spyware, malware, e adware – e removê-los completamente em apenas alguns cliques.


link(https://softwarelab.org/pt/adware/)

terça-feira, 20 de abril de 2021

Wordlists John The Ripper series

Como explicado anteriormente, os hashes não podem ser invertidos por isso é preciso um dicionário com palavras-passe para conseguir crackear hashes.
Existem muitas wordlists que podem ser encontradas na SecList repository no github:
Se tiverem o Kali linux ou o Parrot OS, existe mesmo uma diretoria com wordlists pré-instaladas:
/usr/share/wordlists
O wordlist que é provavelmente a mais utilizada é rockyou.txt. Esta wordlist foi obtida através da fuga de informação de um site chamado rockyou.com em 2009, e contém mais de 14 milhões de passwords.


AARTOS RF Detecção

Um detector de radiofrequência (RF) é um dispositivo usado para detectar a presença de ondas de RF em um meio de transmissão físico. O sistema AARTOS usa o detector de RF para detectar drones e pilotos de drones. A inteligência artificial até identifica o tipo de ameaça, comparando diferentes padrões de frequência. O sistema reconhece todos os sinais de rádio e pode facilmente distinguir drones de, por exemplo, sinais Wlan por padrões aprendidos e identifica quase todos os tipos de ameaças. Além disso, a localização do piloto do drone é determinada.
Uma vantagem deste método é a faixa de detecção. Enquanto o radar atinge apenas um alcance cônico de aprox. 3 km, o detector de RF atinge um alcance de cúpula de até 14 km (solução de aeroporto até 50 km).

PT06 Google Slides

Foi criado uma apresentação em Google Slides, com o objetivo de ensinar CSS a colegas do 9º ano. Posto isto decidi fazer uma apresentação muito gráfica e com pouco texto para tentar atraír o máximo possível a atenção dos meus colegas.
Esta apresentação será online em Discord, e será uma aula 101, ou seja de 1 aluno(12º) para 1 aluno(9ºano).
Está aqui o link de partilha da minha apresentação:

AdWare: DeskAd

O DeskAd é outro programa comum de adware que mostra anúncios enganadores no browser, redireciona o tráfego para websites suspeitos, e mostra pop-ups com anúncios. Ao contrário de outros programas semelhantes, o DeskAd começa de forma muito discreta, e gradualmente vai tomando conta do browser até o controlar por completo. É por isto que, muitas vezes, ele passa despercebido até que o problema se torna tão sério que só se resolve com uma reinstalação completa do sistema operativo.

Normalmente distribuído através de anexos de e-mails, o DeskAd altera o registo do computador de forma a ser lançado no arranque. Também se auto-replica, o que pode sobrecarregar a memória e o processador e levar a um crash. Se este adware infetar uma rede de computadores, os efeitos podem ser catastróficos.

link(https://softwarelab.org/pt/adware/)

Grasshopper: Google lança no Brasil app para aprender programação - parte 2

O Grasshopper proporciona o aprendizado de como criar animações, resolver problemas usando códigos ou criar sites em HTML e CSS, entre outras possibilidades. Para isso, as lições usam uma metodologia interativa, com quebra-cabeças visuais que fazem o aluno entender conceitos de codificação, como funções, loops e variáveis.

Grasshopper: Google lança no Brasil app para aprender programação

O Grasshopper, aplicativo gratuito desenvolvido pelo Google para ensinar programação para iniciantes, está disponível no Brasil a partir desta terça-feira (8). O programa faz parte da iniciativa Cresça com o Google e utiliza jogos e lições interativas para ensinar JavaScript, linguagem de programação utilizada por mais de 70% dos programadores, segundo a gigante de buscas. Com o lançamento no Brasil, programadores iniciantes poderão ler instruções, obter suporte e feedback em português.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Alinhamento Rugby


    Na imagem podemos ver a bola a ser lançada pelo número 2, o toonelador ou o hooker,  normalmente é o jogador mais pesado e menos móvel.
    O jogador mais atrás é o 9. médio formação.
    Os jogadores levantam o seu colega de modo a apanhar a bola lá em cima, quando o jogador está no ar ele é "intocável".

Huawei CFO’s Extradition Case in Canada Set to Resume in August

Sign up for Next China, a weekly email on where the nation stands now and where it's going next.

Huawei Technologies Co. Chief Financial Officer Meng Wanzhou is set to resume in August a years-long extradition fight by arguing to a Canadian judge that new evidence shows a U.S. demand that she be turned over to face fraud charges was flawed and unlawful.

At the British Columbia Supreme Court on Wednesday, lawyers for Meng and the government said hearings will resume Aug. 3 and conclude by Aug. 20. She’d already been granted a delay last month to give her legal team time to examine newly disclosed documents. Meng, the eldest daughter of Huawei’s billionaire founder Ren Zhengfei -- has been detained in Vancouver since her arrest at the airport in December 2018.

After the August hearings, Associate Chief Justice Heather Holmes is expected to issue a decision on whether or not to commit Meng to extradition. Appeals could lengthen the process significantly. Some Canadian extradition cases have lasted as long as a decade.

Meng, 49, and the Chinese tech giant have been charged with fraud for allegedly lying to HSBC Holdings Plc about Huawei’s relationship with Skycom, a company doing business in Iran in violation of U.S. trade sanctions. Federal prosecutors claim she mislead HSBC and exposed the bank to criminal liability for sanctions violations.

Meng denies wrongdoing and argued there is no evidence she deceived the bank or put it at risk of a loss -- a prerequisite for fraud. Next month, her defense lawyers plan to ask the Canadian judge to consider new documents obtained from HSBC under an agreement supervised by a Hong Kong court.

Huawei hits a stumbling block in HarmonyOS roll-out after Chinese court rejects trademark appeal

  • Huawei loses an appeal against a decision to deny its trademark application for HongmengOS.
  • The telecoms giant has planned to deploy the system, known outside China as HarmonyOS, on 400 million devices in 2021.

Javascript - Segurança do navegador

Segurança do navegador

Cada guia do navegador tem seu próprio espaço para executar código (esses espaços são chamados de "ambientes de execução", em termos técnicos) — isso significa que na maioria dos casos o código em cada guia está sendo executado separadamente, e o código em uma guia não pode afetar diretamente o código de outra guia — ou de outro website. Isso é uma boa medida de segurança — se esse não fosse o caso, então hackers poderiam começar a escrever código para roubar informações de outros websites, e fazer outras coisas más.

O domínio da Mercedes na F1 ( Explicado )

    O desempenho impressionante da equipa na grelha é por várias razões. Para além de assinar os habilidosos corredores como Schumacher, Hamilton, Bottas, e Nico Rosberg, há muitas mais razões significativas para se aguentarem.
    Construir uma parceria fenomenal na equipa é o que a Mercedes tem feito muito bem. Lewis Hamilton e o piloto finlandês, Valtteri Bottas, partilham uma parceria digna de menção. Quando um fica para trás no alinhamento da corrida, o outro atravessa a corrida para conquistar o lugar no pódio.
Na recente época de 2020, isto aconteceu várias vezes. Assim, a forte ligação entre os dois pilotos é uma razão significativa para que a equipa se situe no topo entre as outras equipas de F1.



domingo, 18 de abril de 2021

Novos processadores da 11ª geração da Intel: i5-11600

E claro, a versão ligeiramente inferior do 11600K sem capacidade de overclock, o 11600.


A frequência base deste processador de 2,8 GHz, e um turbo de 4,8 GHz, e já com um TDP de 65W, o que poderá compensar mais em termos energéticos a longo prazo.

Instalação de painéis luminosos em Portimão - Entrada 2/Semana 12 - 18 Abr. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Instalação de painéis luminosos em Portimão

    Para o Grande Prémio de Portimão de Moto GP que decorreu este fim-de-semana (16 a 18 de abril) foram instalados no circuito de Portimão painéis luminosos com a função de mostrar as bandeiras. A utilização destes painéis permite substituir os habituais comissários de pista com as suas bandeiras.


    Com uma luminosidade de 64000 lúmenes por metro quadrado, estes painéis de tecnologia de ponta permitem também uma melhor visibilidade aos pilotos, deste modo, alertando mais facilmente e rapidamente para zonas perigosas do circuito.


Fontes:
https://desporto.sapo.pt/modalidades/motores/artigos/motogp-portugal-sinalizacao-de-alta-tecnologia-em-estreia-no-algarve (consultado a 18/04/2021)

Edmodo


Plataforma de aprendisagem Edmodo

O Edmodo é uma ferramenta educacional que conecta professores e alunos e é assimilada numa rede social. Neste, os professores podem criar grupos colaborativos online, administrar e fornecer materiais educacionais, medir o desempenho dos alunos e  comunicar-se com os pais, entre outras funções. A Edmodo possui mais de 34 milhões de usuários que se conectam para criar um processo de aprendizagem mais enriquecedor, personalizado e alinhado com as oportunidades trazidas pela tecnologia e pelo ambiente digital.

sites consultados (18/04/2021): 

https://elearningindustry.com/digital-education-tools-teachers-students

Padlet

O que é Padlet e como funciona?

Padlet é um lugar onde podes criar uma ou várias paredes que podem abrigar todas as postagens que desejas compartilhar. De vídeos e imagens a documentos e áudios, é literalmente uma folha em branco. É colaborativo também, permitindo que envolvas alunos, outros professores e até mesmo pais e responsáveis.

Com quem compartilhas isso depende de ti como moderador. Pode ser público, aberto a todos ou podes colocar uma password na parede. Só pode permitir que membros convidados usem o mural, que é a configuração ideal para a educação. Compartilhe o link e todos os convidados podem entrar facilmente.

Uma vez instalado e funcionando, é possível postar uma atualização com tua identidade, ou anonimamente. Começa por criar uma conta no Padlet ou através da aplicação iOS ou Android. Em seguida, podes fazer o teu primeiro painel para compartilhar usando um link ou código QR, para citar apenas duas das muitas opções de compartilhamento.

sites consultados (18/04/2021):

https://www.techlearning.com/how-to/what-is-padlet-and-how-does-it-work-for-teachers-and-students

Plugin de Reportes

  Vão haver sempre pessoas com más intenções que entram dentro dos servidores de minecraft unicamente para perturbar os outros jogadores. Isto pode acontecer de diversas formas e é preciso arranjar uma forma de reportar à staf quem são os infratores. Isto é possível usando o Reports.


  Este plugin é bastante avançado pelo que tem diversas funcionalidades e dispõe diversas informações para cada reporte. Informa sobre o jogador reportado, quem reportou, o motivo do reporte, a data e também permite a adição de comentários. Como seria de esperar também permite classificar o reporte como concluído quando aprovado.


Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 18/04/2021)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 18/04/2021)
Página do Reportshttps://dev.bukkit.org/projects/reports (Consultado a 18/04/2021)

Imagens:
Imagem do Reportshttps://media.forgecdn.net/avatars/68/712/636163143192798693.png (Consultado a 18/04/2021)

Imagem das informações: https://i.imgur.com/cq3itSF.png (Consultado a 18/04/2021)

iPhone 13: Apple pode lançar a sua nova linha de smartphones já em setembro

    De acordo com o analista Dan Ives, a Apple pode revelar ao mundo os novos iPhone 13 na terceira semana de setembro. Além das suas previsões, há novos rumores que dão força à possibilidade da empresa da maçã incluir um Notch mais pequeno no ecrã dos equipamentos.
 
São vários os rumores que circulam acerca do próximo smartphone da Apple e, depois do conhecido analista Ming-Chi Kuo ter dado conhecer as suas previsões, Dan Ives, analista da Wedbush, prevê que o iPhone 13 seja lançado em setembro deste ano.

Numa nota partilhada com o website MacRumors, o analista explica que, de acordo com informações vindas das cadeias de produção, uma nova linha de smartphones poderá ser revelada ao mundo na terceira semana de setembro. Porém, Dan Ives indica que, caso sejam feitas alterações aos modelos, a data pode ser adiada para o início de outubro.

Além das previsões do analista da Wedbush, a iRepair, uma empresa grega especializada na reparação de equipamentos eletrónicos, partilhou com o website uma imagem dos alegados painéis frontais dos novos smartphones da gigante de Cupertino.

Ao que tudo indica, a dimensão dos ecrãs será a mesma dos smartphones da linha iPhone 12: 5,4, 6,1 e 6,7 polegadas. Em destaque está também um espaço no topo do ecrã para a câmara e sensores, ou Notch, com dimensões mais pequenas do que o habitual, em linha com as previsões de Ming-Chi Kuo.

iPhone SE volta em 2022 sem grandes mudanças, que ficam para 2023, diz analista

A Apple não deve lançar um novo iPhone SE em 2021, mas isso não significa que a linha está descartada pela companhia. Segundo os rumores, um novo modelo deve chegar às lojas em 2022, e a quarta geração já estaria nos planos para 2023, com algumas novidades.

Armazenamento médio de celulares Android avança e se aproxima do iPhone
iPhone 13 Pro Max deve trazer uma das câmaras mais sensíveis à luz do mercado
De acordo com o analista em displays Ross Young, a terceira geração não vai ter muita mudança em relação ao iPhone SE lançado no ano passado. A tela LCD de 4,7 polegadas deve se repetir, e a diferença deve ser o suporte ao 5G Sub-6 GHz, ou seja, a Apple deve manter o corpo de iPhone 8, atualizando o hardware para o chip a ser lançado no segundo semestre de 2021.

As mudanças visuais ficariam para 2023, portanto, quando o iPhone SE pode trazer tela maior, de 6,1 polegadas, com furo centralizado para a câmara frontal, em vez do Notch usado nos modelos lançados desde o iPhone X. A mesma informação já foi trazida por Ming-Chi Kuo no começo de março, e agora é reforçada por Young.

Suzuki revela um “teaser” da nova GSX-S 1000!

    Até 26 de abril ainda faltam alguns dias, mas essa é a data que a Suzuki assinalou como sendo aquela em que ficaremos a conhecer todos os detalhes da nova naked de alta performance baseada na superdesportiva GSX-R 1000.
    
    Em termos de design a nova Suzuki GSX-S 1000 irá adotar um estilo bastante mais agressivo. A maior novidade será a ótica dianteira, que parece ser um componente derivado da GSX-R 1000, com duas luzes sobrepostas e “Full LED”.
    Os números concretos não são ainda conhecidos, mas se a Suzuki optar por utilizar o motor que atualmente equipa a GSX-R, então esperamos uma potência que no mínimo será de 180 cv. Provavelmente a Suzuki não irá atingir os números da Ducati Streetfighter V4, que tem uma potência superior a 200 cv, mas de qualquer forma a nova GSX-S 1000 ficará entre as melhores do segmento powernaked.
    Claro que tanta potência terá obrigatoriamente de levar a Suzuki a criar um pacote de ajudas tecnológicas mais evoluído. Diferentes modos de condução que alteram a entrega de potência ou a intervenção das ajudas são o destaque, sendo que nas ajudas à condução a GSX-S 1000 deverá permitir que o condutor usufrua de controlo de tração, “anti-wheelie”, ABS com função em curva, controlo do efeito travão motor e ainda um cada vez mais popular “quickshift” bidirecional.




    O preço da nova Suzuki GSX-S 1000 deverá também sofrer um aumento significativo em comparação com a geração anterior. No entanto essa é uma das informações que apenas ficaremos a conhecer no dia da apresentação oficial, 26 de abril.

Nova Imagem Peugeot Motocycles

    A 25 de Fevereiro de 2021 a Peugeot apresentou o seu novo logótipo que substituirá o actual, usado nos veículos da marca, rede de concessionários e comunicação há já 11 anos: um escudo que incorpora um redesign da emblemática cabeça de leão.

    Tal como o símbolo do leão, a Peugeot é uma marca com carácter, poder e instinto. O novo escudo também destaca o facto da marca ser intemporal e universal. O novo grafismo resulta do casamento entre a história e uma hyper modernidade.
    A prioridade de Peugeot Motcycles é de abraçar a mudança no estilo de vida e ambiente nas cidades, oferecendo uma vasta selecção de veículos que se adequam às necessidades de toda a gente e se adaptam a a qualquer necessidade de transporte.



    Os veículos de 2 ou 3 rodas são ideais para a mobilidade individual, porquanto garantem o distanciamento social dos utilizadores, enquanto ajudam as tornar as comunidades mais seguras, reduzindo os inevitáveis ajuntamentos que se verificam nos transportes públicos.

Realidade Virtual está a chegar à formação corporativa

    O ser humano aprende melhor a fazer e quando recebe feedback dos seus erros, deve sempre corrigir pois existem áreas em que o erro representa um risco elevado e a realidade virtual é usada há várias décadas na formação, nomeadamente de militares, cirurgiões e astronautas. Mas com os custos de implementação desta tecnologia a baixarem, o mais provável é que esta tecnologia se torne convencional também na formação corporativa.
    Quem o diz é Jeremy Bailenson, docente da Universidade de Stanford e diretor do Virtual Human Interaction Lab, que num artigo publicado na Harvard Business Review revela que a tecnologia está a chegar às empresas do ranking Fortune 500 para formar pessoas em áreas como o retalho, a logística e o atendimento ao cliente.
    De acordo com o especialista, a realidade virtual pode ser um bom aliado não só na aprendizagem de procedimentos ‘físicos’, mas também no desenvolvimento de competências pessoais, com vários estudos científicos a indicarem que a formação através de realidade virtual é tão eficaz quanto a formação cara a cara, mas com o benefício de ter menos custos e implicar menos tempo despendido em formação face à formação convencional.