Pesquisar aqui

sábado, 28 de maio de 2022

Powehi. Buraco negro recebe nome havaiano

Pela primeira vez na história, os cientistas conseguiram obter uma imagem de um buraco negro. Agora, o misterioso objeto cósmico que foi a estrela dessa primeira fotografia foi batizado: Powehi.

O nome é havaiano e significa "criação adornada escura e insondável" ou "fonte escura embelezada de criação infinita". A palavra vem do Kumulipo, um canto épico do século XVII que conta a história de como o mundo foi criado durante uma noite cósmica.

Segundo o jornal The Honolulu Star-Adverstiser, citado pelAP, "po" é uma profunda fonte obscura de criação sem fim, enquanto Wehi, que significa honrado com enfeites, é uma das descrições de "po" no canto épico.


https://www.dn.pt/vida-e-futuro/powehi-buraco-negro-recebe-nome-havaiano-10788769.html

PONTOS IMPORTANTES PARA TER SUCESSO NOS ANÚNCIOS DE RESTAURANTES (Parte 2)

DISTRIBUIÇÃO
Depois de o conteúdo estar criado e publicado nas redes sociais, é hora de distribuir esses conteúdos para mais pessoas. Como vamos fazer isso? Através de anúncios. Devemos criar anúncios de Video View para conteúdos de vídeo, e anúncios de Interação para conteúdos de imagens ou carrosséis. Desta forma o público que nos segue vai aumentar, e consequentemente iremos ter mais pedidos no restaurante.

MENSAGENS
Ao começarmos a trabalhar a distribuição dos nossos conteúdos, vamos notar que vão chegar novas pessoas. No entanto, se formos um restaurante que trabalha com entregas / delivery, devemos fazer anúncios de tráfego para o Whatsapp, para recebermos mensagens de pedidos e trabalharmos esses pedidos para serem entregues.

Datas são referentes ao dia da consulta

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Google trabalha em sensor capaz de detectar roncos e tosse

O Google está pesquisando a viabilidade de incluir em seus dispositivos um novo sensor que, além do monitoramento da qualidade do sono, é capaz de detectar roncos e tosses durante a noite.

A novidade foi encontrada dentro do Google Health Studies, o aplicativo de pesquisas com voluntários dispostos a testarem novos recursos da empresa envolvendo atividades físicas e qualidade de vida.

Segundo o site 9to5Google, os algoritmos presentes no aparelho detectam tosses noturnas e roncos para ajudar a determinar se você teve uma noite bem dormida, sem emitir muitos barulhos ou com problemas respiratórios.

Ainda não há detalhes sobre como esse recurso será aproveitado. Como o recurso ainda está em fase de testes, é possível que ele leve mais alguns meses até aparecer nos aparelhos da companhia.

A função também pode ser exclusiva para dispositivos vestíveis, incluindo relógios e pulseiras inteligentes como o Pixel Watch, ou utilizada em aparelhos que são posicionados ao lado da cama, tal qual celulares e tablets — há um Pixel Tablet em desenvolvimento para ser lançado em 2023.


Link: https://www.tecmundo.com.br/software/239404-google-trabalha-sensor-capaz-detectar-roncos-tosse.htm

Imagem: https://img.ibxk.com.br/2022/05/27/27132548691263.jpg?ims=704x



ESTRATÉGIAS DE ANÚNCIOS QUE AS IMOBILIÁRIAS USAM

1. Criaria posts interessantes, do género de Buzz Feed, com o objetivo de não tornar chato a visualização de imóveis e aumentar o envolvimento com a publicação.


2. Impulsionar as publicações com melhor envolvimento orgânico, para criar uma base de
audiência e consequentemente receber alguns pedidos de contacto de potênciais clientes.

3. Estratégia para gerar leads de vendedores, de preferência com um gancho forte, como por
exemplo, uma avaliação do imóvel gratuita.


Link da consulta sobre o conteúdo (21/04/22): https://rockcontent.com/br/blog/marketing-imobiliario/

5 FUNÇÕES DO GOOGLE QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO CONHECIA

Seja você um dinossauro da internet ou alguém que está aprendendo a usá-la agora, o Google provavelmente já se tornou o seu melhor amigo. Afinal, essa é a principal ferramenta de busca por informações no mundo virtual e consegue obter respostas para praticamente todas as suas perguntas.

Porém, só ser extremamente funcional não basta para se tornar uma ferramenta com tantos acessos e a própria empresa não parece estar satisfeita só com isso. Por esse motivo, existem diversos easter eggs escondidos no Google que constantemente surgem e surpreendem seus usuários. Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco funções dessa ferramenta que você provavelmente não sabia. Olha só!

1. Do a barrel roll


Para os fãs dos jogos da Nintendo, ou especificamente da série de jogos Star Fox, o Google preparou uma brincadeirinha para divertir os gamers. No jogo de aventura espacial, o personagem Peppy fala para seus colegas fazerem um barrel roll — um movimento onde uma espaçonave realiza um giro de 360º para se esquivar de tiros — para driblar os inimigos.

A manobra se tornou bastante famosa na década de 1990 e a frase "Do a barrel roll" tomou conta da internet. Portanto, se você pesquisá-la no Google, a página de pesquisas imitará o movimento feito pelos pilotos e passará a girar na tela do computador!

2. Pesquisa de imagens


Você quer saber de qual canto da internet saiu ou procurar se uma foto sua já apareceu em alguma página? Nesse sentido, o Google possui uma das ferramentas mais úteis e divertidas de todos os tempos: a pesquisa reversa por imagens. Para isso, basta clicar no atalho "imagens" no canto direito superior da página de pesquisa.

Você será direcionado para uma outra página onde poderá selecionar fotos salvas no seu computador e pesquisá-la pelos quatro cantos da internet. Para melhorar a eficiência da pesquisa, também é possível usar palavras-chave que se associem à foto.

3. Fliperama dos anos 80

No aniversário de 30 anos do jogo de fliperama Pac-Man em maio de 2010, o Google preparou algo verdadeiramente especial para os fãs da franquia. Naquele mês, foi criado um doodle — uma alteração temporária na página principal da página de pesquisa — que permitiu aos usuários jogarem um pouco antes de procurarem algo na internet.

Esse tipo de variação também é usado pelo Google para celebrar aniversários de ícones históricos e de feriados. E se você não conseguiu desfrutar desse jogo enquanto ele esteve na página principal da plataforma, você ainda pode brincar clicando aqui!

4. Remover uma página das pesquisas


Se você encontrar alguma página que esteja divulgando informações pessoais suas ou estiver ultrapassando alguma questão legal, você pode solicitar a remoção dela do Google através de um formulário oferecido pela plataforma. Isso faz com que a comunidade seja mais participativa e deixe os resultados de pesquisa mais limpos.

Todas as instruções são oferecidas pela empresa neste link, onde você pode encontrar o passo a passo para ajudar outros usuários a ter uma ferramenta mais eficiente.

5. Impedindo crimes


A pornografia infantil é um problema sério em nossa sociedade, mas ainda maior quando falamos sobre a internet. Com um menor controle na difusão de informações, imagens e por aí vai, pode ser um verdadeiro problema para as plataformas impedir que crimes sejam divulgados ou aconteçam.

Porém, isso é algo que o Google tem trabalhado para melhorar. Através da ferramenta de pesquisa reversa de imagem (item 2), o Google indexa imagens problemáticas e encontra quaisquer cópias online. Isso torna mais fácil para que os provedores consigam combatê-las. 


Empresas de telemarketing tentam derrubar código "dedo-duro" 0303

Três associações de empresas entraram no Supremo Tribunal Federal tentam derrubar a obrigatoriedade imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao prefixo 0303 antes de ligações de telemarketing. A ação foi ajuizada no STF no dia 13 de maio, e o relator será o ministro Edson Fachin.


As entidades que entraram com o processo são a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), a Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e Informática (Feninfra) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas (Fenatel).

Segundo elas, a Anatel extrapolou sua competência e violou diversos princípios constitucionais ao determinar a identificação das chamadas com o Código Não Geográfico 303, sujeito ao bloqueio de ligações. A medida, segundo a ABT, atingirá não só os negócios das empresas de telemarketing ativo — ou seja, que ligam aos clientes de forma indesejada — mas também os demais envolvidos, como clientes e trabalhadores deste setor.

Google libera versão Legacy do G Suite de graça para uso pessoal

Depois de acabar com o G Suite gratuito no início do ano, o Google adiou a cobrança do que seria o primeiro pagamento feito pelos usuários que migraram para o Google Workspace. Agora, a gigante da tecnologia admitiu, no início da semana, que esses “órfãos” do G Suite podem continuar utilizando o conjunto de serviços sem nenhum custo.

Embora o Google tenha anunciado, em fevereiro, o Workspace Essentials Starter, a grande limitação era não poder usar mais o seu antigo endereço no Gmail. A opção gratuita lançada segunda-feira (16) não só permite que o usuário mantenha o seu domínio personalizado, mas que preserve o acesso aos seus dados.


No entanto, a gratuidade tem uma condição: ela só vale para uso pessoal, e não comercial. Além disso, como mencionado acima, o benefício só é válido para quem já era usuário do G Suite.

Fonte (consultado enquanto os meus pais se chateavam comigo para ir almoçar): https://www.tecmundo.com.br/internet/238811-google-libera-versao-legacy-g-suite-graca-uso-pessoal.htm

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Nova PS Plus: vídeo mostra jogos do PS1 usando novos recursos e filtros



A PS Plus vai mudar seu modelo de assinatura e incorporar novos patamares para oferecer uma biblioteca de jogos aos seus assinantes em breve. Usuários da PS Plus Deluxe e Premium poderão jogar clássicos do PS1, e os games virão com alguns novos recursos e filtros, aproveitando a emulação.

O vídeo acima mostra algumas dessas novidades em Oddworld: Abe's Oddysee. É possível escolher diferentes presets visuais e resoluções para jogar. Além disso, jogar no PS4 ou no PS5 permite salvar a qualquer momento (o famoso "save state" de emuladores), e oferece ainda uma opção de retroceder, para voltar alguns segundos do jogo e refazer uma parte.

Esses recursos já ficaram bem populares em games antigos que são relançados na forma de uma coletânea, e os emuladores de consoles passados no Nintendo Switch Online também oferecem uma função do tipo. É interessante ver que a Sony teve esse cuidado para promover os jogos clássicos em sua plataforma.

Mas nem tudo é perfeito. No próprio vídeo vemos o jogo travar e fechar quando a pessoa ficou mexendo na resolução. Aparentemente, na página do jogo na PSN vem um aviso explicando que o game recebeu novas funções e que algumas delas podem "fazer o título não funcionar adequadamente".


URL da imagem https://tm.ibxk.com.br/2022/05/23/23104043902122.jpg?ims=704x264

Elon Musk doou cinco mil milhões de euros a instituições de caridade em 2021

O documento, reproduzido por vários meios de comunicação locais, não especifica as organizações beneficiárias.

Com esta doação, Musk, considerado o homem mais rico do planeta, pode ter-se-á tornado no segundo maior doador do mundo, atrás apenas de Bill e Melinda Gates, que doaram 15 mil milhões de dólares (13,2 mil milhões de euros), de acordo com o The Wall Street Journal.

Musk, presidente executivo da norte-americana Tesla, normalmente não revela os nomes das entidades às quais doa parte dos seus fundos, mas comprometeu-se em 2012 a doar a maior parte da sua fortuna a organizações de caridade.

https://www.dn.pt/internacional/elon-musk-doou-cinco-mil-milhoes-de-euros-a-instituicoes-de-caridade-em-2021-14589792.html

Xbox Series S/X e PS5 ganharão versões Pro em 2023, diz TCL

A TCL Technology, marca chinesa de eletrônicos conhecida principalmente por causa dos televisores, revelou hoje (25) que o Xbox Series X/S e PlayStation 5 devem ganhar versões Pro já no ano que vem.

Em uma conferência da empresa, um painel mostrou que os possíveis consoles terão placa AMD Radeon RTX 7700 XT, resolução 2160p, de 60 a 120 frames por segundo (o mesmo que os atuais consoles já oferecem) e até 8K.



Apesar de divulgar publicamente a informação, a TCL não mostrou nenhum detalhe a mais sobre o assunto. A expectativa, inclusive, é que o painel não mostrou nada mais do que uma perspectiva da empresa para mostrar que seus televisores poderão rodar em 8K nos supostos novos videogames.


Fontes:


Três mil alunos fazem provas de aferição no computador em junho

Projeto-piloto abrange alunos dos 2.º, 5.º e 8.º anos de 42 escolas de todo o país, incluindo estabelecimentos de ensino das regiões autónomas dos Açores e da Madeira e ainda estabelecimentos portugueses no estrangeiro

É já no próximo mês que cerca de 3.000 alunos vão realizar as provas de aferição teóricas no computador. Isto abrange as disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia, Estudo do Meio e Ciências Naturais. Trata-se do primeiro passo para que, em 2025, as avaliações deixem de ser feitas em papel. 

De acordo com os dados apurados pelo Jornal de Notícias (JN), este projeto-piloto abrange alunos dos 2.º, 5.º e 8.º anos de 42 escolas de todo o país, incluindo estabelecimentos de ensino das regiões autónomas dos Açores e da Madeira e ainda estabelecimentos portugueses no estrangeiro. 


Esta fase experimental será depois alargada, em 2023, às provas de final de ciclo de 9.º ano e no ano seguinte aos exames nacionais do Ensino Secundário (11.º e 12.º anos). O que significa que em 2025 já não haverá avaliações em papel. 

Este passo desmaterialização das provas e exames prevê um investimento de 12 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Em declarações ao JN, o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) defendeu que, para que a implementação seja feita "com a maior segurança e a contribuição de todos", o processo vai ser gradual através da "aplicação de fases experimentais nas várias modalidades de avaliação externa". 

As provas de aferição teóricas vão realizar-se entre 3 e 20 de junho. Segundo o IAVE, cabe a cada escola decidir quais os computadores que os estudantes vão utilizar para a realização dos testes, ou seja, "equipamentos próprios" ou "equipamento fornecido pela escola". 

O que significa os FPS nos jogos?

O que significa os FPS nos jogos?


Muitos de nós jogamos e sabemos que quantos mais FPS tivemos melhor, contudo não sabemos ao certo o que significa os FPS por isso, hoje vou explicar-vos. A sigla FPS quer dizer em inglês ''frames per second'' que em português significa quadros por segunda, ou seja, mede a taxa de fluidez com as imagens são exibidas no PC. Se estiveres a jogar a 300 Fps significa que exibe 300 quadros por segundo, o que é muito melhor do que jogar a 60 FPS porque apenas exibe 60 quadros por segundo.




Fonte: https://www.zoom.com.br/placa-de-video/deumzoom/o-que-significa-fps-em-jogos

FORMAS QUE AS MELHORES LOJAS ONLINE CONSEGUEM CLIENTES (Parte 2)

ANÚNCIOS
É fantástico quando são os potenciais clientes que chegam até nós com intenção de trabalharconnosco.
Isto só acontece porque temos de alguma forma anúncios a rodarem, que faz com que o nosso negócio apareça na frente das pessoas corretas. Ter uma estratégia de anúncios no Google e no Facebook é fundamental para gerar leads de potenciais clientes todos os dias

REFERÊNCIA
Trabalhar por referências é das formas mais eficazes de conseguir clientes, e que na maioria das vezes trás os clientes mais duradouros. Quando alguém referência o nosso trabalho, é meio caminho andado para fecharmos negócio. É importante que as pessoas gostem do teu serviço, para que dessa forma o recomendem a mais pessoas. Inclusivamente podes dar um incentivo a quem te recomenda. Por exemplo, pagar um valor X por cada negócio de
referência que consegues fechar.

Link da consulta sobre o conteúdo (14/01/22): https://www.agendor.com.br/blog/como-capturar-clientes-internet/
Datas são referentes ao dia da consulta

Microsoft corrige bug que gerava Tela Azul da Morte no Windows 11

A Microsoft passou mais uma vez por uma situação cada vez mais corriqueira no Windows 11. Um bug causado por uma atualização no sistema operacional precisou ser corrigido por outra versão da plataforma, semanas depois do registro das primeiras reclamações de usuários.

O caso da vez começou com a versão KB5013943, um patch de segurança que começou a ser distribuído no início de maio de 2022.

O computador de quem instalou a atualização começou a exibir a famosa Tela Azul da Morte ("Blue Screen of Death", na expressão original em inglês), sem explicações completas sobre o que gerou o erro e às vezes sem deixar o aparelho inicializar por completo. Uma das mensagens exibidas era "APC_INDEX_MISMATCH".


A empresa de segurança digital Sophos detectou que a causa das falhas envolvia algum tipo de incompatibilidade de drivers específicos, alguns deles utilizados em programas como antivírus.

Após várias reclamações no Reddit e nos fóruns de suporte da Microsoft, a empresa começou a trabalhar em uma correção. Em um tópico próprio, a Sophos até ensinou os usuários de seus programas a desinstalarem essa atualização em específico e parar downloads automáticos por uma semana, já que a Tela Azul da Morte estava até impedindo o PC de ser utilizado.

A correção foi enviada pela Microsoft e já está disponível para usuários do Windows 11. Outros sistemas operacionais da marca não foram afetados por esse erro em específico.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Ações da Apple Inc. sobem na quinta-feira, ainda com desempenho abaixo do mercado

Ações da Apple Inc. AAPL, +1,68% avançou 1,68%, para US$ 151,21 na quinta-feira, no que provou ser um ótimo pregão geral para o mercado de ações, com o NASDAQ Composite Index COMP, +2,69% subindo 2,69% para 12.316,90 e o Dow Jones Industrial Average DJIA, +1,33% subindo 1,33% para 33.248,28. A alta das ações quebrou uma sequência de perdas de dois dias. A Apple Inc. fechou US$ 31,73 abaixo da máxima de 52 semanas (US$ 182,94), que a empresa alcançou em 4 de janeiro. A ação apresentou um desempenho misto quando comparado a alguns de seus concorrentes na quinta-feira, como Microsoft Corp. MSFT, +0,79% subiu 0,79% para US$ 274,58, Alphabet Inc. Cl A GOOGL, +3,28% subiu 3,28%, para US$ 2.352,45, e a International Business Machines Corp. IBM, +0,52% subiu 0,52%, para US$ 140,15. O volume negociado (72,1 M) permaneceu 25,9 milhões abaixo do volume médio de 50 dias de 98,0 M.

Microsoft lança o Power Pages, um criador simplificado de sites

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (24) um novo serviço online para quem deseja criar sites mesmo sem ter conhecimentos avançados de programação.

Trata-se do Power Pages, uma plataforma de construção de páginas para a internet que utiliza o método de criação low-code — ou seja, que utiliza estruturas e moldes prontos, com o mínimo de código necessário por parte do usuário.

Anteriormente, o Power Pages funcionava dentro do catálogo da empresa para contas corporativas, mas agora ele será um serviço separado e até ganhou uma interface ainda mais amigável para isso.

Recursos do Power Pages

Entre os recursos, há opções de layout com texto, vídeo, imagens, listas, menus e dados. Até alguns templates prontos são oferecidos para páginas específicas, como opções de agendamento, registro ou submissão de algo — como se você precisasse criar uma apresentação de slides e usasse um tema pronto, por exemplo, porém valendo para a construção de um site inteiro.

Como há integração com diversos serviços da própria Microsoft, como o Azure, o Visual Studio Code e o Github, é possível para usuários mais avançados adicionarem até mesmo interfaces mais elaboradas ou firewalls para garantir a otimização ou a segurança do serviço.




Link: https://www.tecmundo.com.br/internet/239194-microsoft-lanca-power-pages-criador-simplificado-sites.htm


Elon Musk afirma que terminaria com o bloqueio do Twitter a Trump

O empresário Elon Musk afirmou esta terça-feira que terminaria com o bloqueio do Twitter ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, caso a sua compra desta rede social avance.

"Eu reverteria o bloqueio", afirmou o multimilionário numa conferência do Financial Times, sublinhando no entanto que ainda não é proprietário do Twitter, pelo que "esta não é uma coisa que irá necessariamente acontecer".

O negócio proposto pelo patrão da Tesla de adquirir aquela rede social por 44 mil milhões de dólares ainda terá de ser aprovado pelos acionistas e pelos reguladores, mas ele tem anunciado ideias de menos moderação de conteúdos naquela plataforma.

https://www.dn.pt/media/elon-musk-afirma-que-terminaria-com-o-bloqueio-do-twitter-a-trump-14844069.html

Microsoft confirma data de lançamento do Windows 11 22H2

A Microsoft aparentemente confirmou, de forma não oficial, a data de chegada da próxima atualização de grande porte do sistema operacional Windows 11.

De acordo com uma publicação no blog da empresa sobre o programa de compatibilidade de hardwares da plataforma, a atualização 22H2 será disponibilizada de forma geral ao público "até 5 de setembro de 2022". Essa é a primeira vez que uma data concreta e exata é citada em relação a essa versão — clique aqui e veja você mesmo a publicação, que permanece no ar e sem alterações.

Apesar da confirmação, a empresa ainda pode adiar a disponibilidade geral caso encontre bugs ou tenha relatos de problemas vindos dos membros do programa de testes Insiders.



Internamente chamada de Sun Valley 2, a atualização do segundo semestre deste ano do Windows 11 já teve algumas novidades confirmadas pela empresa ou especuladas pela comunidade.

Além de correções de bugs e otimizações no desempenho, a build do sistema operacional promete uma nova área de transferência inteligente e recursos como apagar os ícones da Área de Notificação. Nos próximos meses, a companhia ainda deve trazer outras melhorias para o Windows 11, incluindo widgets de terceiros.

Lançado no ano passado, o Windows 11 ainda não possui uma adesão tão grande, mas a tendência é que o sistema acabe ganhando mais espaço nos próximos meses. Recentemente, a Microsoft classificou o sistema como pronto para distribuição em massa.

Fontes:


AMD revela processadores Ryzen 7000: até 5,5 GHz, Zen4 e RDNA2

AMD anunciou nesta madrugada (23) os aguardados processadores da família Ryzen 7000, codinome Raphael. Durante sua conferência na Computex 2022, a empresa trouxe mais detalhes sobre a linha de CPUs e confirmou que os modelos alcançarão frequências de até 5,5 GHz em games.

Com formato quadrado (45x45 mm), os chips Ryzen 7000 são baseados na nova arquitetura Zen4 e feitos em processo de 5 nanômetros da TSMC. Após cerca de 5 anos, a AMD também vai deixar o padrão AM4 para trás e adotar o novo soquete AM5 LGA1718 com as novas CPUs.


Com a adoção do novo soquete, a AMD também apresentou os chipsets X670E, X670 e B650, que vão equipar as novas placas-mãe que suportam as CPU da família Raphael. Tal qual os processadores, as novas mainboards também suportam tecnologias de ponta, incluindo PCie Gen 5 e memórias no padrão DDR5.

Especificações e desempenho

Enquanto a AMD não revelou o lineup completo de CPUs da linha Ryzen 7000 e nem as especificações detalhadas, a companhia já trouxe alguns detalhes importantes sobre os chips. A nova linha de processadores contará com até 16 núcleos e 32 threads, com salto de aproximadamente 15% no desempenho em relação à geração anterior.

A nova linha de processadores também conta com gráficos integrados baseados na tecnologia RDNA2. O chip gráfico presente no processador poderá ser utilizado via portas HDMI 2.1 FRL e DisplayPort 1.4 diretamente na placa-mãe, sem a necessidade de uma placa de vídeo dedicada.

Os novos chips também suportam memórias DDR5 em dual-channel, contam com 21 camadas PCIe e o dobro de cache, com 1 MB por núcleo, e aceleração de IA. Em relação ao consumo energético, a AMD disse que alguns chips chegarão em até 170W, com modelos de alto desempenho que necessitam de resfriamento líquido — os chips mais mainstream contarão com 120W de TDP, enquanto os modelos mais básicos vão variar de 45 a 105W.

Disponibilidade

As novas CPUs da família Ryzen 7000 chegarão ao mercado oficialmente na segunda metade do ano, entre setembro e novembro. A AMD ainda não revelou mais detalhes sobre os preços e os modelos que estarão disponíveis dentro da série de chips.

Cupons de desconto TecMundo:

Jeep Wrangler ganha condução semiautônoma e inteligência artificial



O piloto automático com controlador de velocidade adaptativo aumenta o conforto das viagens, mantendo uma distância segura do carro à frente de maneira automática: se o outro veículo frear, o Jeep Wrangler reduz a velocidade automaticamente e volta à velocidade programada assim que o outro carro sair da faixa ou retomar a aceleração.

O sistema do Jeep também inclui a frenagem automática de emergência (AEB). Essa tecnologia faz um monitoramento constante do tráfego à frente, alertando o motorista para o risco de colisões.

Caso não haja nenhuma atividade por parte do condutor, o AEB pode frear o SUV automaticamente, reduzindo o dano em batidas ou até mesmo evitando pequenas colisões.

Outro ponto que a fabricante destaca é a nova câmera frontal off-road. Ela usa uma lente do tipo grande-angular e fica posicionada ao centro, junto à grade. Seu acionamento é feito por meio da tela de 8,4 polegadas do sistema multimídia UConnect e permite ao motorista enxergar obstáculos à frente mesmo nas trilhas mais fechadas ou inclinadas.

Essa câmera frontal off-road conta com um sistema de lavagem automático embutido. Ao ser acionado, um jato d’água de alta pressão remove sujeiras da lente. Ela também pode ser usada em conjunto com a câmera traseira e sensores de estacionamento para facilitar balizas e manobras.

Todo esse pacote é completado pela comutação automática do farol alto Full LED. Ela usa imagens de uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acompanhar o tráfego dos veículos à frente do Wrangler (em ambos os sentidos).

Quando for detectada a proximidade com um carro próximo, o facho alto dos faróis é ajustado automaticamente para evitar o ofuscamento de outros motoristas.

versão Rubicon traz ainda o sistema Off-road+. Quando ativado, esse sistema ajusta automaticamente o Jeep Wrangler Rubico n para as condições do terreno. Atua nos principais sistemas, como acelerador, controle Selec-Speed, controle de tração e trocas de marchas, a fim de garantir o desempenho ideal para o terreno.

Se habilitado em 4-HI, o sistema de tração do Jeep Wrangler adapta a operação para velocidades mais altas na areia. Se habilitado em 4-LO, ele ajusta a operação para baixa velocidade off-road.

Jeep Wrangler 2022 também chega com rodas de liga-leve polidas em preto e alumínio que reforçam ainda mais o visual off-road do modelo. Esse conjunto é movimentado por um motor turbo, de 272 cv e 40 kgfm, com câmbio automático de oito marchas, tração 4x4 com reduzida e diferenciais dianteiro e traseiro com bloqueio e a exclusiva barra estabilizadora frontal desconectável.





Como Toronto tornou-se o centro de tecnologia que mais cresce nas Américas

Depois de reinar durante decadas como o inquestionavel epicentro da economia digital do planeta, o Vale do Silicio, na California, dobrou-se sob o peso da fama: os salarios sao altissimos, o custo de vida é carissimo, a competicao é ferocissima e os gigantes que se desenvolveram na regiao estao buscando alternativas ern outras directies. A realocagdo, em geral lastreada por mao de obra abundante e generosos incentivos fiscais, tem beneficiado metropoles americanas como Austin, no Texas, e Miami, na Florida. Mas é mais ao norte, na gelida Toronto, a maior cidade do Canada, que as empresas de tecnologia mais miram nos dias de hoje. 



Praticamente todas as grandes do setor ja fincaram o pe na area metropolitana, de Apple e Amazon a Uber, TikTok, Netilix e Pinterest. A Microsoft inaugurou em fevereiro uma nova sede em uma torre de cinquenta andares. O Google recebeu a volta ao trabalho presencial em novas instalacties no centro da cidade. O Twitter triplicou sua equipe local. Resultado: o ritmo de contratacao é quatro vezes mais rapid° do que no Vale do Silicio — so no ano passado, a metropole canadense criou 80 000 vagas no mercado digital, mais do que Nova York, Seattle e Boston juntas. Transformada ern frenetic° polo de atragaeo, Toronto tem hoje 5 200 startups e 15 000 empresas de alta tecnologia e assumiu o posto de terceiro maior hub tecnologico das Americas, atras de Sdo Francisco e Nova York, sendo o que mais cresce. 

Windows 11 permitirá restaurar apps rapidamente ao trocar de PC

Durante a conferência Build 2022, a Microsoft anunciou mais novidades para o ecossistema da empresa e também do Windows. De acordo com a companhia, uma nova função permitirá restaurar os aplicativos de um computador para outro de forma mais prática e está atrelada à Microsoft Store no Windows 11.

A nova função de restaurar aplicativos de um computador para outro, durante uma troca, por exemplo, entrará em fase de testes com usuários do programa Windows Insider. “Para tornar mais fácil aos consumidores a transição para novos PCs de forma rápida e prática, vamos testar em breve um novo recurso nos canais do Windows Insider”, diz a empresa.




A Microsoft ainda não comentou se a mesma função estará disponível no Windows 10.

Nesse caso, os usuários que optarem por utilizar o recurso precisarão, previamente, ter baixado os aplicativos da loja oficial. Atualmente, o Windows apenas permite “restaurar” os aplicativos caso o usuário refaça todos os downloads manualmente em seu computador.

“Isso também vai ajudar desenvolvedores a reterem seus consumidores sem precisar lembrá-los de refazer o download de seus aplicativos”, informa a Microsoft.

Fontes:


Netflix pensa em fazer transmissões ao vivo de finais e especiais

A plataforma de streaming Netflix está estudando a possibilidade de realizar transmissões ao vivo em algumas ocasiões especiais — caso de finais de reality shows muito aguardados ou especiais de comédia stand-up, por exemplo.

Segundo o site Deadline, a empresa está "em estado inicial de desenvolvimento" da tecnologia que vai permitir a exibição de conteúdos ao vivo no serviço. Além de mostrar resultados de competições, isso pode trazer uma camada a mais de interação, no caso de programas que tenham votação ao vivo, por exemplo.


Programas que podem aproveitar esse formato incluem o bem-sucedido reality show The Circle, com edição em vários países, além do futuro lançamento Dance 100. O festival próprio de humor da empresa, chamado de Netflix Is A Joke, também pode retornar sendo ao vivo. Além disso, novas produções podem surgir para se aproveitar dessa modalidade. Entretanto, não há qualquer previsão para a chegada do recurso ou o início dos testes.

Imagem: https://img.ibxk.com.br/2022/05/16/16081516417010.jpg?ims=704x
Fonte (consultado enquanto espero que o professor corrija o PT04): https://www.tecmundo.com.br/internet/238622-netflix-pensa-fazer-transmissoes-vivo-finais-especiais.htm

terça-feira, 24 de maio de 2022

Apple TV Plus: todos os novos programas de TV que chegam em junho

O Apple TV Plus é uma das plataformas de streaming mais recentes que disputam sua atenção, e há boas razões para começar a assistir. Está repleto de grandes nomes e alguns programas de sucesso, desde a primeira temporada de Severance até o adorável Ted Lasso e o drama vencedor do Emmy de Reese Witherspoon, The Morning Show .
Como os rivais Netflix, Hulu e Amazon Prime Video, o Apple TV Plus está repleto de conteúdo exclusivo e original. Mas, ao contrário dos outros serviços, a Apple transmite apenas o conteúdo que ela mesma criou. Isso significava que, quando o serviço foi lançado em novembro de 2019, o catálogo não era enorme, mas está sendo preenchido rapidamente. Aqui está o que está chegando ao serviço de streaming este mês, seguido por nosso guia para alguns dos melhores programas de TV no Apple TV Plus. Físico, temporada 2 (2021-) -- Comédia sombria estrelada por Rose Byrne. Uma mulher lutando em sua vida como uma dona de casa torturada silenciosamente encontra um caminho não convencional para o poder através de uma fonte improvável: o mundo da aeróbica. 10 de junho For All Mankind, temporada 3 (2019-) -- Drama de ficção científica. Explora as possibilidades que poderiam existir se a corrida espacial global tivesse continuado e onde a humanidade estaria agora. 17 de junho Home, temporada 2 ( 2020-) -- Documentários. O show oferece aos espectadores uma visão nunca antes vista dentro das casas mais inovadoras do mundo. 24 de junho Loot (2022-) -- Comédia estrelada por Maya Rudolph. Depois de chegar ao fundo do poço, um bilionário descobre que tem uma fundação de caridade.

Hackers conseguem roubar contas antes mesmo de cadastro, descobre pesquisa

Ficar preocupado com a segurança das suas contas online é normal. Ficar preocupado com suas contas online que ainda não foram criadas pode parecer estranho, mas não é. Uma pesquisa da Microsoft descobriu ser possível hackear um cadastro antes mesmo de o usuário criá-lo. Dropbox, Instagram, LinkedIn, WordPress e Zoom são algumas das plataformas vulneráveis a esses ataques.

O chamado account pre-hijacking — algo como “pré-sequestro de conta”, em tradução livre — se aproveita dos muitos vazamentos de e-mails já ocorridos. O responsável pelo ataque pega um destes e-mails e cria uma conta em um site.

Depois, é só esperar o dono do e-mail se cadastrar, ou induzi-lo a isso. Aí, há cinco tipos de ataques que podem ocorrer, dependendo das vulnerabilidades do site.



https://tecnoblog.net/noticias/2022/05/24/hackers-conseguem-roubar-contas-antes-mesmo-de-cadastro-descobre-pesquisa/

Apple Watch ganha pulseiras para celebrar o 'Mês do Orgulho'

Apple anunciou nesta terça-feira (24) o lançamento de duas novas pulseiras para o Apple Watch, inspiradas no “Mês do Orgulho”, celebrado em junho. Mostradores temáticos inéditos também estão disponíveis, em apoio à comunidade LGBTQ+ e ao movimento pela igualdade.

Compatível com todos os modelos do relógio inteligente da Maçã, a pulseira loop esportiva edição Orgulho traz a palavra “Pride” (“Orgulho") escrita em estilo cursivo inspirado na saudação “hello” do primeiro Macintosh, lançado em 1984. O design dá ao termo uma aparência tridimensional.

Esta nova opção traz ainda um gradiente incorporando as cores do arco-íris às tonalidades de várias bandeiras do orgulho, representando pessoas transgênero e sem gênero, além das comunidades negra e latina. Indivíduos que vivem ou faleceram de HIV/Aids também são homenageados.

nova pulseira do Apple Watch, que custa R$ 514 no site da empresa, vem acompanhada de um mostrador de relógio com as mesmas cores. Ao personalizar o wearable, o usuário verá os fios coloridos se moverem à medida que toca na tela, levanta o pulso ou gira a Digital Crown.

Pulseira loop esportiva Nike edição Orgulho

Também compatível com qualquer versão do smarwatch da Apple, a pulseira loop esportiva Nike edição Orgulho é inspirada no espectro do arco-íris. Ela homenageia indivíduos que expandem o esporte para as gerações futuras e inspira as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas, segundo a gigante de Cupertino.

O modelo, que reforça o compromisso da Nike com a comunidade LGBTQ+, vem acompanhado de um mostrador Nike Bounce com cores idênticas às da pulseira. Ela está a venda no site da Apple, pelo preço sugerido de R$ 514.

As ações da Apple relacionadas ao Mês do Orgulho incluem ainda a exibição de imagens dos “pioneiros queer atuais em locais de importância histórica para o movimento LGBTQ+” no perfil oficial da marca no Instagram (@apple).



Link: https://www.tecmundo.com.br/produto/239172-apple-watch-ganha-pulseiras-celebrar-mes-orgulho.htm

Imagem: https://tm.ibxk.com.br/2022/05/24/24130626659304.jpg?ims=1120x420

Suspensão temporária do acordo para comprar o Twitter, anuncia Musk

A notícia da suspensão da compra no Twitter fez com que as ações caíssem quase 20% para cerca de 36,5 dólares, em negociação contínua antes da abertura de Wall Street.

Em 28 de março, o Conselho de Administração do Twitter aceitou a oferta de aquisição de Musk no valor de 44 000 milhões de dólares, à razão de 54,20 dólares (52,21 euros) por ação, embora o negócio ainda não tenha sido fechado e deva ser aprovado pelos reguladores.

O empresário nascido na África do Sul, que gosta muito da rede social, apresentou-se como um defensor da "liberdade de expressão" na plataforma e parece levar essa missão como uma bandeira na sua tomada de posse.

Outra das mudanças que Musk prometeu se a compra for concluída é derrotar os spam bots (contas automatizadas) que são publicados nesta rede social, bem como combater as contas falsas que são utilizadas para distorcer o tráfego e o impacto das mensagens nesta plataforma.

Nas últimas semanas, vários fundos de investimento e outros bilionários comprometeram-se a contribuir com 7000 milhões para os 21 000 milhões que Elon Musk se comprometeu a pagar do seu próprio bolso para adquirir o Twitter.

Entre os magnatas que apoiam Musk estão a cofundadora da Oracle Lara Ellison, a empresa financeira Sequoia, a plataforma de troca de criptomoedas Binance e o príncipe saudita Ali Walid al-Thalal, de acordo com um documento enviado à Securities and Exchange Comission (SEC).

O magnata tinha anunciado a sua intenção de retirar a empresa da bolsa uma vez concluída a operação de compra, bem como de ocupar o cargo de CEO (Chief Executive Officer, presidente executivo) - como a CNBC relatou na altura - durante pelo menos "alguns meses" e que, após três anos, a venderia novamente.

Musk também disse que levantaria o veto da rede social ao antigo presidente dos EUA Donald Trump, cuja conta permanece encerrada desde o ataque ao Capitólio por milhares dos seus seguidores em 2021.

O Twitter registou lucros de 513 milhões de dólares (mais de 490 milhões de euros) no primeiro trimestre deste ano, mais sete vezes do que um ano antes (mais 655%), impulsionados pela venda do negócio de publicidade móvel MoPub.

https://www.dn.pt/dinheiro/elon-musk-anuncia-suspensao-temporaria-do-acordo-para-comprar-o-twitter-14853120.html

AMD revela processadores Ryzen 7000: até 5,5 GHz, Zen4 e RDNA2

A AMD anunciou nesta madrugada (23) os aguardados processadores da família Ryzen 7000, codinome Raphael. Durante sua conferência na Computex 2022, a empresa trouxe mais detalhes sobre a linha de CPUs e confirmou que os modelos alcançarão frequências de até 5,5 GHz em games.

Com formato quadrado (45x45 mm), os chips Ryzen 7000 são baseados na nova arquitetura Zen4 e feitos em processo de 5 nanômetros da TSMC. Após cerca de 5 anos, a AMD também vai deixar o padrão AM4 para trás e adotar o novo soquete AM5 LGA1718 com as novas CPUs.


Com a adoção do novo soquete, a AMD também apresentou os chipsets X670E, X670 e B650, que vão equipar as novas placas-mãe que suportam as CPU da família Raphael. Tal qual os processadores, as novas mainboards também suportam tecnologias de ponta, incluindo PCie Gen 5 e memórias no padrão DDR5.

Fontes:


Quais são as componentes dos computadores que mais influenciam a taxa de FPS nos jogos?

Quais são as componentes dos computadores que mais influenciam a taxa de FPS nos jogos?

É importante sabermos que todos os componentes do computador influenciam a quantidade de FPS a que rodamos um certo jogo, porém há componentes que influenciam mais do que outros. 
A peça que mais ajuda a que rodemos os jogos com uma taxa de FPS alta é a gráfica, a placa de vídeo, quanto melhor a gráfica for, melhor vai ser a jogabilidade pois, a gráfica é responsável por renderizar as imagens/gráficos  em 3D. Quanto melhor for a gráfica e melhor for a GPU melhor vão ser exibidas as imagens em alta resolução com mais ''frames per second'', daí as gráficas serem das peças mais caras que constituem o computador.
 Por exemplo, a placa de vídeo GeForce RTX2060, roda o fortnite por volta dos 130 FPS enquanto uma RTX308 roda o mesmo jogo com uma taxa de 220 FPS (aproximadamente), como seria de esperar a diferença de preços das gráficas é significativa, a RTX é mais cara que a GeForce.

Fonte:https://www.zoom.com.br/placa-de-video/deumzoom/o-que-significa-fps-em-jogos

Comissão de juristas da Inteligência Artificial encerra fase de debates com seminário internacional

A comissão de juristas que estuda a regulamentação da Inteligência Artificial vai concluir a fase de debates com um seminário internacional nos dias 9 e 10 de junho. A discussão será feita em sete painéis. No primeiro dia, serão debatidos a democracia e direitos fundamentais, os desafios da regulação da inteligência artificial e a transparência nos processos de decisão tomadas por programas inteligentes. No dia 10, que também é o fim do prazo para enviar contribuições por escrito, os debates serão sobre proteção de dados, modelo de regulação baseados no nível de risco do uso da inteligência artificial, mercados e perspetivas setoriais e sistemas de responsabilização.




A COMISSÃO DE JURISTAS QUE ESTUDA A REGULAMENTAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VAI PROMOVER UM SEMINÁRIO INTERNACIONAL PARA COLHER SUGESTÕES. A DISCUSSÃO SERÁ FEITA EM SETE PAINÉIS, QUE VÃO ABORDAR TEMAS COMO DIREITOS FUNDAMENTAIS, TRANSPARÊNCIA, PROTEÇÃO DE DADOS E MODELOS DE REGULAÇÃO BASEADOS NO RISCO DA TECNOLOGIA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. O primeiro dia do seminário, 9 de junho, será dedicado a discutir democracia e direitos fundamentais, os desafios da regulação da inteligência artificial e a transparência nas decisões tomadas por programas inteligentes. Foram convidados especialistas da Universidade de Berkeley e de Frankfurt, representantes do Fórum Econômico Mundial e da organização latinoamericana Direitos Digitais, a da Aliança de Impacto Digital da ONU, entre outros. A relatora da comissão de juristas, Laura Mendes, lembra que todas as sugestões vão integrar o anteprojeto de lei que será apresentado ao Senado, que deve prever regras específicas para cada tipo de programa inteligente, de acordo com o seu risco e aplicação, e que valham desde a concepção dos aplicativos até sua utilização. Ao lado de princípios, a futura norma precisa também contar com obrigações concretas e procedimentos que orientem concretamente os desenvolvedores e toda a cadeia de desenvolvimento e de aplicação. Princípios podem ser muito eficientes para orientar o Poder Judiciário, mas nem sempre são igualmente eficientes para orientar o setor privado, desenvolvedores etc. Essa regulação tem a responsabilidade de concretizar os direitos fundamentais na área de tecnologia, pensando inclusive em normas de incidência específica diante de riscos tão concretos e atuais. No dia 10, que também é o fim do prazo para enviar contribuições por escrito, serão debatidos proteção de dados, modelos de regulação baseados no nível de risco do uso da inteligência artificial, mercados e perspectivas setoriais e sistemas de responsabilização, com a presença de representantes do Centro para Inteligência Artificial e Política Digital, da Comissão Europeia, do Fórum Mundial de Privacidade, das universidades de Coimbra e Turim e das empresas BSA e IBM. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso.

Xiaomi e Leica Camera anunciam cooperação estratégica melhores câmaras nos telemóveis

As duas empresas vão lançar em julho "o primeiro smartphone com tecnologia de imagem de topo desenvolvido conjuntamente" por ambas.

A Xiaomi, empresa de eletrónica de consumo e fabrico inteligente, e a tecnológica Leica Camera anunciaram esta terça-feira oficialmente uma cooperação estratégica para o desenvolvimento da tecnologia de imagem nos dispositivos mobile.



De acordo com um comunicado enviado às redações, será oficialmente lançado em julho "o primeiro smartphone com tecnologia de imagem de topo desenvolvido conjuntamente pelas duas empresas".

"A Xiaomi e a Leica partilham as mesmas ideias em relação à tecnologia de imagem nos dispositivos mobile. Ambas estão ansiosas por explorar continuamente o desempenho ótico e a experiência fotográfica na era da imagem no mobile, através de avanços tecnológicos de nível superior e procura pela estética", pode ler-se na nota.

Fontes: