Blog tecnológico mantido pelos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas (12º Ano) da Escola Secundaria José Gomes Ferreira em Lisboa.
domingo, 20 de dezembro de 2020
A segunda geração da RTX - Nvidia GeForce RTX 3090
A segunda geração da RTX - Nvidia GeForce RTX 3080
A segunda geração da RTX - Nvidia GeForce RTX 3070
Critical Software lança videojogo para aproximar colaboradores
Com o objetivo de fomentar as interações entre os colaboradores, numa altura de distanciamento social, a Critical Software, empresa especializada no desenvolvimento de soluções e serviços de engenharia para o suporte a sistemas críticos, criou um videojogo para unir colaboradores e as respetivas famílias numa aventura digital.
Disponível através deste link, o videojogo foi inspirado pelos Critical Titans, uma equipa de super-heróis que espelham a cultura e os valores da empresa. Ao longo de nove níveis, os jogadores poderão encarnar as várias personagens dos Critical Titans – Cortex, Zetta, Ingenio e Volt – e utilizar os seus superpoderes para derrotar o vilão ‘Mr. Bug’ e os seus aliados.
A ideia de usar tecnologia para, de forma criativa, desafiar e surpreender os colaboradores foi um passo natural para a multinacional tecnológica. "Acreditamos que os momentos de descontração na empresa são fundamentais não só para manter a produtividade e o bem-estar, mas também para aprofundar laços", refere Diana Antão, marketing manager da Critical Software. "Mesmo à distância queremos que esses momentos se mantenham. Este videojogo é uma ótima maneira de nos mantermos próximos enquanto estamos fisicamente separados", acrescenta a responsável.
Apesar de inicialmente dirigido aos colaboradores da Critical Software e às suas famílias, o videojogo encontra-se agora disponível na Internet, onde qualquer utilizador poderá usufruir desta experiência através do computador, e inclui vários modos, como um de campanha e outro de multijogador.
A multinacional portuguesa irá também lançar, em breve, uma banda desenhada inspirada nos quatro super-heróis.
Game Design é a nova Pós-Graduação do IADE
Com um crescimento notável a nível nacional e internacional, a indústria dos videojogos é, hoje em dia, uma das mais lucrativas. Nos últimos anos, dada a conjuntura cada vez mais exigente e competitiva do mercado, a procura por profissionais com competências na programação e criação de arte para este formato tem sido crescente.
A primeira edição desta Pós-Graduação irá preparar os futuros profissionais para os desafios de caracter técnico, artístico e humano associados à produção de videojogos, através do ensino de metodologias e da criação de protótipos jogáveis, com acompanhamento permanente por alguns dos melhores especialistas e mais experientes game designers da indústria. O curso destaca-se ainda por contar com docentes com uma forte reputação internacional e carreira de sucesso na área de design e vídeo jogos como, por exemplo, Chris Solarski.
As aulas são lecionadas em inglês e o programa curricular conta com o apoio de uma das maiores marcas de videojogos do mundo, a PlayStation. Os alunos terão acesso a consolas PlayStation4 e ao DREAMS, um jogo e um sistema de criação de conteúdo desenvolvido pela Media Molecule, que permitirá aos participantes realizar o seu projeto ao longo de todo o programa.
A Volvo tem um novo (e inovador) simulador que se inspirou nos videojogos
A Volvo Cars apresentou este mês de novembro o seu simulador de condução mais avançado de sempre.
Este simulador é um inovador sistema de realidade mista que é usado para fazer novos avanços em matéria de segurança e tecnologia de condução autónoma por exemplo.
A sua configuração utiliza um assento de condutor móvel, um volante com feedback táctil e um headphone nítido de realidade virtual que torna difícil distinguir a realidade da simulação – o que é precisamente o objetivo.
O simulador utiliza a tecnologia mais recente da plataforma de desenvolvimento 3D em tempo real Unity e da empresa finlandesa Varjo perita em realidade virtual e mista, sendo capaz de simular a condução de um automóvel real em estradas reais. É capaz ainda de combinar gráficos realistas em 3D de alta definição, um headphone de realidade aumentada e um fato de corpo inteiro Teslasuit que fornece feedback táctil de um mundo virtual, ao mesmo tempo que monitoriza as reações corporais.
Essa combinação de software e de hardware permite que os engenheiros da Volvo Cars sejam capazes de simular vários cenários de tráfego numa estrada real e com um automóvel real, tudo em total segurança e quantas vezes quanto necessitarem. As equipas podem ainda obter informações importantes sobre a interação entre as pessoas e o automóvel para o desenvolvimento de novos recursos de segurança, sistemas de assistência ao condutor e condução autónoma.
Os testes podem ainda englobar recursos de segurança ativa imaginária e assistência ao condutor, interfaces de utilizador de condução autónoma, modelos de automóveis futuros e muitos outros cenários. O simulador pode ser usado em pistas de testes reais ou em laboratório sendo possível personalizar cada cenário. As possibilidades são praticamente... infinitas.
Storytelling
Google Cardboard
Google Cardboard é uma plataforma de realidade virtual desenvolvida pela Google para usar como uns óculos de realidade virtual, usando um smartphone e um suporte para colocar na cabeça. A plataforma é concebida como um sistema de baixo custo para fomentar o interesse e desenvolvimento de aplicações de realidade virtual.
O usuários podem criar o seu próprio suporte de forma simples, usando componentes com especificações publicadas pela Google, ou comprar um pré-fabricado. O suporte é usado de maneira simples, coloca-se um smartphone na frente com umas lentes.
University of Hartford
A universidade americana, acredita no poder da realidade virtual para conquistar mais público. Lá os alunos que são aceites para entrar no programa, mas ainda estão indecisos se querem ou não entrar na universidade recebem um Google Cardboard para realizarem uma visita virtual pela universidade para terem uma ideia de como é o campus em si.
A visita é feita através de storytelling ou seja, o aluno explora a universidade e ao mesmo tempo escuta a história da sua criação e de como funciona a universidade.
Carro elétrico que carrega a sua bateria em 10 mins. - Entrada 3/Semana 14 - 20 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel
Carro elétrico que carrega a sua bateria em 10 mins.
Alguns dos problemas que os veículos elétricos ainda possuem é autonomia relativamente baixa, principalmente comparativamente a outros automóveis com motores de combustão interna, e os tempos de "abastecimento" também algo elevados.
A Toyota irá lançar em 2021, um veículo elétrico com uma enorme novidade: baterias que recarregam em apenas 10 minutos, sem sacrificar a autonomia. Isto será possível devido às inovadoras baterias em estado sólido, com um eletrólito a base de sulfeto, permitindo assim que os iões de lítio passem muito mais facilmente entre os dois elétrodos. O novo carro terá uma autonomia de cerca de 500 km um conjunto de baterias com uma densidade energética 8 vezes maior às baterias comuns atualmente.
Novo Concept car da Toyota |
Fontes:
https://pplware.sapo.pt/motores/toyota-vai-lancar-carro-eletrico-em-que-bateria-carrega-em-10-minutos/ (consultado a 20/12/2020)
Toyota Corolla Altis: um híbrido a considerar - Entrada 2/Semana 14 - 20 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel
O que é necessário fazer para poder carregar um veículo elétrico em casa - Entrada 1/Semana 14 - 20 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel
O que é necessário fazer para poder carregar um veículo elétrico em casa
Com os veículos elétricos a tornarem-se cada vez mais populares, há que assegurar uma forma de os poder recarregar. Nada melhor do que poder fazê-lo na nossa própria casa, mas quais serão os procedimentos para que isto se torne possível?
A arquiteta Luizette Davini sugere que basta uma tomada de 220 V, ou até mesmo uma de 110 V para que o carregamento possa ser feito. No entanto, isto seria um processo algo demorado. Uma opção mais eficiente seria obter uma wallbox, um aparelho que é mesmo próprio para a função.
Wallbox da fabricante Nissan |
Em aparelhos a tarefa é um pouco mais complicada, mas ainda assim exequível. A solução passa por criar uma "estação compartilhada para recargas de veículos elétricos", que pode ser utilizada pelos vários habitantes dos apartamentos.
Ainda assim há alguns cuidados a ter: deve-se ter o circuito destinado a este propósito completamente separado dos restantes, e ainda ter um certificado de segurança e desempenho das estações.
Fontes:
https://casavogue.globo.com/Design/Sustentabilidade/noticia/2020/12/tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-adaptar-casa-para-carros-eletricos.html (consultado a 20/12/2020)
IPhone 13 vai bater recordes de vendas em 2021
Apple vai apostar no WIFI 6E no IPhone 13
Samsung Galaxy S21+ envergonha iPhone 12 Pro Max na AnTuTu
O Samsung Galaxy S21+ conseguiu uma excelente pontuação de 634.461 pontos na AnTuTu e o seu rival o iPhone 12 Pro Max a ficou pelos 441.227 pontos no mesmo teste.
O Samsung incorpora o novo processador o Snapdragon 888+, talvez esta possa ser uma das razões pelas quias acumulou tantos pontos. Podemos utilizar telefones para benchmarking ou seja desempenho ou no uso quotidiano, mas mesmo assim os resultados são bastantes desenquadrados.