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domingo, 20 de dezembro de 2020

A segunda geração da RTX - Nvidia GeForce RTX 3090

Ocupando 3 slots de expansão (ao contrário das habituais 2), chegamos ao topo da linha das RTX 3000 com a 3090, que, como foi dito antes, era antes a linha Titan. Apesar de estar mais junto da linha do consumidor no seu nome, esta enorme placa gráfica continua no seu preço habitual: com um preço extremamente exorbitante de cerca de 1500 euros.


Apesar da Nvidia ter a comercializado como "a primeira placa gráfica feita para jogar a 8K", esse nunca foi o objetivo da gama Titan. Foi sempre de chegar ao pequeno nicho de consumidores que necessitavam de uma grande performance em termos de renderização e outras aplicações do género, por isso esta nova estratégia de marketing nunca fez muito sentido.


Aliás, como podemos ver a cima, a 3090 não é capaz de suportar a resolução de 8K de forma nativa, apenas conseguindo chegar a essa resolução com um número de FPS decentes através do DLSS.
Muito sinceramente, penso que para gaming, não é uma placa gráfica que compense, com um consumo de energia bastante alto e com o seu tamanho, a 3080 compensa bem mais para quem está apenas interessado na componento de gaming.

A segunda geração da RTX - Nvidia GeForce RTX 3080

Já na casa dos 800 euros, temos a RTX 3080. Em gerações passadas esta seria a placa gráfica de topo do momento, mas agora as Titan foram transformadas para a gama da GeForce, sendo agora a 3090.


Ora, se a 3070 tinha uma performance equivalente à 2080 Ti, então a 3080 teria uma performance superior à 2080 Ti, e era isso o esperado. 

Como podemos ver abaixo, por menos 300 euros que na geração passada, temos uma performance de topo, que, apesar de não ser capaz de aguentar com boa parte dos jogos a 4K a 60 fps nas máximas definições, é uma avanço bastante significativo para quem jogar na resolução de topo do momento.


E claro, é uma boa compra para quem quer ter a melhor performance em jogos a um preço que não chega aos 4 algarismos, não só na componente do gaming, mas também a quem faz animações em 3D e renderizações, consegue-o fazer a um preço mais acessível. Aliás, atrevo-me até a dizer que entre estas primeiras placas lançadas (3070, 3080 e 3090) esta é a quem tem o melhor preço por performance.

A segunda geração da RTX - Nvidia GeForce RTX 3070

Não é dúvida nenhuma que a Nvidia tem estado a dominar o mercado durante um bom par de anos, por exemplo, no Inquérito de Hardware e Software na plataforma Steam, mais de 73% dos seus utilizadores (e dado que é a Steam, grande parte de todos os PC's que são usados para jogar videojogos) usam placas gráficas com chips produzidos pela Nvidia.


E assim chegamos a 2020, com a chegada das RTX 3000, após a geração passada ter introduzido o ray-tracing, esta nova geração chega para melhorar não só a performance em jogos que cada vez pedem dos GPU's, bem como introduzir uma nova versão da DLSS.

Quando esta geração foi primeiro anunciada, existiam três placas gráficas, a RTX 3070, 3080 e uma novidade, a 3090, que antes era comercializada com o nome de Titan. Foquemo-nos na primeira, a 3070. Com um PVP anunciado de cerca de 500 dólares, a Nvidia prometia que esta placa gráfica teria a mesma performance que a placa de topo da geração passada da equipa verde, a RTX 2080 Ti, por menos 600 dólares, algo que interessou grande parte das pessoas.


E, na realidade, foi isso que a 3070, trouxe, performance equivalente à da 2080 Ti por mais de metade do preço, como podemos ver na performance no Microsoft Flight Simulator, onde a 3070 bate ligeiramente a 2080 Ti.

Claro, que não deixa de ser uma placa bastante cara, rondando por cá a um preço de 550-600€, mas é uma boa continuação de performance, não só para quem joga a 2K, mas também para a grande maioria que ainda joga a 1080p.

Critical Software lança videojogo para aproximar col­­aboradores

    Com o objetivo de fomentar as interações entre os colaboradores, numa altura de distanciamento social, a Critical Software, empresa especializada no desenvolvimento de soluções e serviços de engenharia para o suporte a sistemas críticos, criou um videojogo para unir colaboradores e as respetivas famílias numa aventura digital.

    Disponível através deste link, o videojogo foi inspirado pelos Critical Titans, uma equipa de super-heróis que espelham a cultura e os valores da empresa. Ao longo de nove níveis, os jogadores poderão encarnar as várias personagens dos Critical Titans – Cortex, Zetta, Ingenio e Volt – e utilizar os seus superpoderes para derrotar o vilão ‘Mr. Bug’ e os seus aliados.

    A ideia de usar tecnologia para, de forma criativa, desafiar e surpreender os colaboradores foi um passo natural para a multinacional tecnológica. "Acreditamos que os momentos de descontração na empresa são fundamentais não só para manter a produtividade e o bem-estar, mas também para aprofundar laços", refere Diana Antão, marketing manager da Critical Software. "Mesmo à distância queremos que esses momentos se mantenham. Este videojogo é uma ótima maneira de nos mantermos próximos enquanto estamos fisicamente separados", acrescenta a responsável.

    Apesar de inicialmente dirigido aos colaboradores da Critical Software e às suas famílias, o videojogo encontra-se agora disponível na Internet, onde qualquer utilizador poderá usufruir desta experiência através do computador, e inclui vários modos, como um de campanha e outro de multijogador.

    A multinacional portuguesa irá também lançar, em breve, uma banda desenhada inspirada nos quatro super-heróis.

Game Design é a nova Pós-Graduação do IADE

    A Pós-Graduação em Game Design, que terá com início em dezembro, é dirigida a estudantes e profissionais das áreas criativas, com o objetivo de formar ativos de excelência para integrar o mercado global dos videojogos

    Com um crescimento notável a nível nacional e internacional, a indústria dos videojogos é, hoje em dia, uma das mais lucrativas. Nos últimos anos, dada a conjuntura cada vez mais exigente e competitiva do mercado, a procura por profissionais com competências na programação e criação de arte para este formato tem sido crescente.

    A primeira edição desta Pós-Graduação irá preparar os futuros profissionais para os desafios de caracter técnico, artístico e humano associados à produção de videojogos, através do ensino de metodologias e da criação de protótipos jogáveis, com acompanhamento permanente por alguns dos melhores especialistas e mais experientes game designers da indústria. O curso destaca-se ainda por contar com docentes com uma forte reputação internacional e carreira de sucesso na área de design e vídeo jogos como, por exemplo, Chris Solarski.

    As aulas são lecionadas em inglês e o programa curricular conta com o apoio de uma das maiores marcas de videojogos do mundo, a PlayStation. Os alunos terão acesso a consolas PlayStation4 e ao DREAMS, um jogo e um sistema de criação de conteúdo desenvolvido pela Media Molecule, que permitirá aos participantes realizar o seu projeto ao longo de todo o programa.

A Volvo tem um novo (e inovador) simulador que se inspirou nos videojogos

A Volvo Cars apresentou este mês de novembro o seu simulador de condução mais avançado de sempre. 

Este simulador é um inovador sistema de realidade mista que é usado para fazer novos avanços em matéria de segurança e tecnologia de condução autónoma por exemplo.

A sua configuração utiliza um assento de condutor móvel, um volante com feedback táctil e um headphone nítido de realidade virtual que torna difícil distinguir a realidade da simulação – o que é precisamente o objetivo.

O simulador utiliza a tecnologia mais recente da plataforma de desenvolvimento 3D em tempo real Unity e da empresa finlandesa Varjo perita em realidade virtual e mista, sendo capaz de simular a condução de um automóvel real em estradas reais. É capaz ainda de combinar gráficos realistas em 3D de alta definição, um headphone de realidade aumentada e um fato de corpo inteiro Teslasuit que fornece feedback táctil de um mundo virtual, ao mesmo tempo que monitoriza as reações corporais.

Essa combinação de software e de hardware permite que os engenheiros da Volvo Cars sejam capazes de simular vários cenários de tráfego numa estrada real e com um automóvel real, tudo em total segurança e quantas vezes quanto necessitarem. As equipas podem ainda obter informações importantes sobre a interação entre as pessoas e o automóvel para o desenvolvimento de novos recursos de segurança, sistemas de assistência ao condutor e condução autónoma.

Os testes podem ainda englobar recursos de segurança ativa imaginária e assistência ao condutor, interfaces de utilizador de condução autónoma, modelos de automóveis futuros e muitos outros cenários. O simulador pode ser usado em pistas de testes reais ou em laboratório sendo possível personalizar cada cenário. As possibilidades são praticamente... infinitas.

Storytelling

Storytelling, consiste num método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história, este método é geralmente usado no campo da realidade virtual. Esta história pode ser contada de improviso ou pode ser uma história polida e trabalhada. Também é muito usado no contexto da aprendizagem, sendo uma importante forma de transmissão de elementos culturais como regras e valores éticos.

Google Cardboard

Google Cardboard é uma plataforma de realidade virtual desenvolvida pela Google para usar como uns óculos de realidade virtual, usando um smartphone e um suporte para colocar na cabeça. A plataforma é concebida como um sistema de baixo custo para fomentar o interesse e desenvolvimento de aplicações de realidade virtual. 

O usuários podem criar o seu próprio suporte de forma simples, usando componentes com especificações publicadas pela Google, ou comprar um pré-fabricado. O suporte é usado de maneira simples, coloca-se um smartphone na frente com umas lentes.  





University of Hartford

A universidade americana, acredita no poder da realidade virtual para conquistar mais público. Lá os alunos que são aceites para entrar no programa, mas ainda estão indecisos se querem ou não entrar na universidade recebem um Google Cardboard para realizarem uma visita virtual pela universidade para terem uma ideia de como é o campus em si.

A visita é feita através de storytelling ou seja, o aluno explora a universidade e ao mesmo tempo escuta a história da sua criação e de como funciona a universidade.

Carro elétrico que carrega a sua bateria em 10 mins. - Entrada 3/Semana 14 - 20 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel

         Carro elétrico que carrega a sua bateria em 10 mins.

    Alguns dos problemas que os veículos elétricos ainda possuem é autonomia relativamente baixa, principalmente comparativamente a outros automóveis com motores de combustão interna, e os tempos de "abastecimento" também algo elevados.

    A Toyota irá lançar em 2021, um veículo elétrico com uma enorme novidade: baterias que recarregam em apenas 10 minutos, sem sacrificar a autonomia. Isto será possível devido às inovadoras baterias em estado sólido, com um eletrólito a base de sulfeto, permitindo assim que os iões de lítio passem muito mais facilmente entre os dois elétrodos. O novo carro terá uma autonomia de cerca de 500 km um conjunto de baterias com uma densidade energética 8 vezes maior às baterias comuns atualmente.

Novo Concept car da Toyota

Fontes:

https://pplware.sapo.pt/motores/toyota-vai-lancar-carro-eletrico-em-que-bateria-carrega-em-10-minutos/ (consultado a 20/12/2020)


Toyota Corolla Altis: um híbrido a considerar - Entrada 2/Semana 14 - 20 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Toyota Corolla Altis: um híbrido a considerar 

    Não é novidade que os veículos elétricos e híbridos estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. O Toyota Corolla Altis é um dos novos híbridos que está disponível no mercado.

    O Corolla Altis possui três motores, um de combustão interna e dois elétricos, com uma potência total somada de 123 cavalos. Na cabine, pode-se acompanhar quais motores estão a realizar trabalho. Quanto à regeneração de energia, esta é feita quando se tira o pé do acelerador ou quando se trava; a energia recolhida é depois armazenada nas baterias localizadas mesmo por baixo dos bancos traseiros.

    

Imagens do novo Toyota Corolla Altis
    
    O sistema de Infotainment é composto por um ecrã tátil de 7 polegadas, que permite, como foi anteriormente dito, acompanhar o funcionamento dos motores, e ainda ter acesso às aplicações Apple Car Play, Android Auto. O sistema permite ainda o emparelhamento com Smartphones, aumentando desta forma, as possibilidades de entretenimento para os passageiros.

Fontes:
https://mundoconectado.com.br/videos/v/16610/toyota-corolla-altis-testamos-o-motor-hibrido-as-tecnologias-semiautonomas-e-entretenimento-a-bordo (consultado a 20/12/2020)

             

O que é necessário fazer para poder carregar um veículo elétrico em casa - Entrada 1/Semana 14 - 20 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel

         O que é necessário fazer para poder carregar um veículo elétrico em casa

    Com os veículos elétricos a tornarem-se cada vez mais populares, há que assegurar uma forma de os poder recarregar. Nada melhor do que poder fazê-lo na nossa própria casa, mas quais serão os procedimentos para que isto se torne possível?

    A arquiteta Luizette Davini sugere que basta uma tomada de 220 V, ou até mesmo uma de 110 V para que o carregamento possa ser feito. No entanto, isto seria um processo algo demorado. Uma opção mais eficiente seria obter uma wallbox, um aparelho que é mesmo próprio para a função. 


Wallbox da fabricante Nissan

    Em aparelhos a tarefa é um pouco mais complicada, mas ainda assim exequível. A solução passa por criar uma "estação compartilhada para recargas de veículos elétricos", que pode ser utilizada pelos vários habitantes dos apartamentos.

Ainda assim há alguns cuidados a ter: deve-se ter o circuito destinado a este propósito completamente separado dos restantes, e ainda ter um certificado de segurança e desempenho das estações.


Fontes: 

https://casavogue.globo.com/Design/Sustentabilidade/noticia/2020/12/tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-adaptar-casa-para-carros-eletricos.html (consultado a 20/12/2020)



IPhone 13 vai bater recordes de vendas em 2021

    Os analistas dizem que este IPhone 13 vai bater recorde de vendas, devido ao sucesso do IPhone 12, também afirmam que desde 2014 com o IPhone 6 não havia uma procura tão grande.
    Caso a procura se mantenha, podemos estar à espera de cerca de 250 milhões de vendas, este número que é maior que os 231 milhões vendidos em 2015.
    Este IPhone 13 vai dobrar a o espaço de armazenamento e vai trazer um sensor LiDAR para além dos ecrãs LTPO ProMotion com uma taxa de 120Hz.


Apple vai apostar no WIFI 6E no IPhone 13

    Ainda se está longe do lançamento do próximo IPhone mas mesmo assim já analistas dizem que o próximo IPhone vai ser compatível com o WIFI 6E, este que tem um melhor desempenho nos canais de internet 2.4 e 5GHz.
    Este WIFI 6E trás todas as capacidades que o WIFI 6 trás mas mais rápido, e eficaz e enquanto que o WIFI 6 é compatível apenas com os canais 2.4 e 5GHz o 6E é compatível com o novo canal 6GHz.
    E os iPhones 11 e 12 não serão compatíveis com o WIFI 6E, e só com o WIFI 6.

Samsung Galaxy S21+ envergonha iPhone 12 Pro Max na AnTuTu

O Samsung Galaxy S21+ conseguiu  uma excelente pontuação de 634.461 pontos na AnTuTu e o seu rival o  iPhone 12 Pro Max a ficou pelos 441.227 pontos no mesmo teste.

O Samsung incorpora o novo processador o Snapdragon 888+, talvez esta possa ser uma das razões pelas quias acumulou tantos pontos. Podemos utilizar telefones para benchmarking ou seja desempenho ou no uso quotidiano, mas mesmo assim os resultados são bastantes desenquadrados.



Simplify 3D - (continuação)

-Suportes:
    O software também oferece a possibilidade de ajustar a espessura das estruturas de suporte em diferentes locais, o que economiza material. Isso permitirá que você remova o suporte com mais facilidade, sem danificar a parte final. Ao mesmo tempo, o software tem a possibilidade de adicionar estruturas de suporte ideais de forma independente. Também é possível criar e salvar seus perfis, o que permite aceder às configurações que você definiu anteriormente.

-Compatível com design mais complexos:
    Simplify3D também oferece a capacidade de suportar modelos muito mais complexos e precisos do que outro software. Isso é possível devido ao “tamanho do recurso dinâmico” (dynamic feature size), que permite ao usuário escolher a quantidade de filamento a ser "extruded" para cada seção. Outra opção que também deve levar a um resultado ideal é a impressão de uma espécie de escudo protetor que deve envolver a seção já impressa se uma cor diferente for usada no segundo modelo. Isso pode levar a economias consideráveis, pois erros de impressão podem ser evitados.

Conclusão

Portanto, as vantagens do Simplify3D são inúmeras, em termos de redução de tempo e custo, mas também em termos do material utilizado. O risco de erro também é reduzido graças ao modo de visualização preciso oferecido pelo software. No entanto, aconselhamos você a não investir nesta solução se não tiver experiência com segmentação de dados, pois não será capaz de explorar todo o seu potencial.

Simplify3D - Alternativa paga ao Cura (Slicer Software)

Simplify3D


    Simplify3D é um slicer projetado para ajudá-lo a importar um modelo de plataformas como Thingiverse, modificá-lo ao seu gosto e, em seguida, enviá-lo para sua impressora 3D como código G para que o objeto possa ser impresso. Ao contrário de algumas outras soluções de slicing, como Cura, o software não se destina a iniciantes, mas foi projetado para uso profissional e ensino devido à sua complexidade. Outra razão pela qual o software se destina principalmente a profissionais é o seu custo. Uma licença para dois computadores custa cerca de 180 euros, enquanto a maioria dos outros slicers estão disponíveis para download gratuito.
No entanto, o Simplify3D agora é amplamente usado: o que o torna tão popular?

Algumas funções são próprias ao software: 


-A redução de tempo:
    De acordo com os desenvolvedores do software, é possível reduzir pela metade o tempo de impressão usando Simplify3D (em comparação com outros slicers). Outra vantagem de economizar tempo é que o slicer oferece suporte a impressoras 3D de extrusão dupla para criar modelos com mais do que 1 cor. Ao imprimir peças diferentes, é possível escolher se ambos os modelos devem ser impressos continuamente ou se uma determinada parte de um modelo deve ser impressa primeiro e depois o outro modelo. Isso economiza uma quantidade considerável de tempo.