A operadora do grupo PT lançou um serviço de segurança denominado Car Control, que permite localizar e bloquear um automóvel roubado.
«E se um automóvel for roubado? Caso esse automóvel tenha o serviço Car Control instalado, será possível localizá-lo, em tempo real, e bloquear a sua ignição com vista a uma mais fácil recuperação do mesmo».
A TMN faz a pergunta e como resposta sugere o seu mais recente serviço, que, a partir de um call center (808 253 545) activo 24 horas por dia, permite imobilizar um carro levado pelos amigos do alheio.
Este mesmo call center trabalha em articulação com a polícia para recuperar o carro roubado.
O Car Control baseia-se em cinco funções:
Localização: ver onde está, em tempo real, o carro, via telemóvel ou na Internet, por GPS, através da rede da TMN ou de rádiofrequência.
Bloqueio do carro: inibir o arranque do automóvel, em caso de roubo ou outras situações de emergência.
Botão de alarme no carro: accionar, a bordo do automóvel, um botão de alarme com vista a desencadear um alerta, em situações de emergência (por exemplo, acidente), para o call center de segurança.
Recepção de alarmes: receber alarmes, via SMS ou através da Web, sempre que se registar uma tentativa de roubo do carro ou uma eventual tentativa de desactivação do car control.
Serviço de segurança: contactar uma linha de apoio telefónico, 24 horas por dia, 7 dias por semana, que localiza e bloqueia o automóvel.
Preços e características
O Car Control apresenta duas modalidades de subscrição: Base e Plus. A primeira está disponível por 9,99 euros/mês (+ 139,90 euros – equipamento e instalação no automóvel), com a localização a ser obtida através da rede móvel da TMN e por rádiofrequência.
A segunda tem um valor de 11,99 euros/mês (+ 234,90 euros – equipamento e instalação no automóvel). Aqui a localização é obtida por GPS e por rádiofrequência. Nesta última modalidade está ainda contemplado o serviço de localização na rede móvel da TMN para a localização do carro em zonas sem cobertura GPS.
Para aderir ao Car Control basta ir a uma Loja TMN ou contactar a linha 12030 (clientes particulares) ou a linha de apoio PT Negócios 16206 (clientes empresariais).
Em seguida, explica a operadora, o cliente é contactado por um parceiro TMN, certificado para o efeito (responsável pelo fornecimento e instalação dos equipamentos), com vista ao agendamento da instalação, a qual consiste num «processo extremamente simples».
O equipamento propriamente dito baseia-se «numa pequena caixa e numa antena (que comunica através de Bluetooth) totalmente ocultas no automóvel».
A TMN garante que o sistema «não fica à vista de quem está no interior do carro nem de quem vê o carro de fora».