Certamente já ouviu falar do Watson e do quão poderoso ele é. Mas talvez não tenha percebido quem ou o que era o Watson. Este é um supercomputador/inteligência artificial criado pela gigante tecnológica, IBM.Este supercomputador é exímio a obter quantidades absurdas de informação, analisá-las e aprender com elas e em seguida oferecer um output útil, como uma respostas, predição de um padrão, etc...
Mas porque estou a falar dele sendo que a minha curadoria é a IoT? Porque recentemente descobri o Watson internet of things. Este serviço é, tal como a maioria das novidades da IBM, voltado para os negócios. É mais um dos típicos serviços que prometem optimizar o seu negócio com a utilização de uma Cloud ilimitada para a qual são enviados dados obtidos por diversos dispositivos conectados à internet e que depois serão analisados. Permitindo poupanças de tempo e trabalho, melhor organização e estudo de clientes.
Porém, este serviço possui uma diferença em relação a todos os outros. A utilização do Watson para o processamento e análise de dados. Este já provou ser não só um supercomputador com enorme capacidade e hardware cutting edge, mas também (e esta é talvez a parte mais importante), uma IA muito refinada e com enormes capacidades. É de se destacar a sua facilidade de utilização e a posse de diversas funções e capacidades.
Concluindo, Watson começou por ser um supercomputador muito engraçado que competiu no famoso jogo Jeopardy em 2011 com resultados muito positivos. Mas, com o passar dos anos tornou-se numa máquina muito mais refinada de compreensão e análise de dados, sendo até aproveitada para um serviço baseado em internet of things para os negócios. Apesar de não ser revolucionário, este dispositivo é no mínimo, uma boa criação por parte da IBM.
imagem:
- URL
- consultada no dia 03/01/2020
fonte:
- https://www.ibm.com/watson/br-pt/
- https://www.ibm.com/internet-of-things
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Watson_(supercomputador)
- https://www.quora.com/Is-IBM-Watson-any-good
- consultadas no dia 03/01/2020
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.