A evolução dos volantes
O volante pode muitas vezes ser dos objetos mais negligenciados num carro de F1, mas hoje em dia são autênticos computadores, apresentam monitores do tamanho de ipads que têm mais de 100 páginas de informação que podem ser totalmente configuradas tanto pelos engenheiros como pelos condutores, podendo monitorizar e alterar virtualmente, qualquer mecanismo vital. É dos componentes com mais complexidade a nível de programação e pode chegar a custar 100mil euros, sendo que é feito principalmente de carbono e titânio, apresenta imensa tecnologia de ponta e demora 80 horas a ser construído ( por engenheiros mecânicos, elétrotécnicos e informáticos).
Um volante moderno apresenta cerca de 25 botões, entre os quais está incluída a embraiagem, os seletores de mudança (que na Fórmula 1 são dois paddles laterais, e um toque na direita sobe e um toque na esquerda desce, isto é assim pois os carro de F1 são carros de mudanças sequenciais e não de mudanças manuais ), modos de condução, entre muitos outros...
Em suma, quando se vê os antigos volante de madeira dos anos 60 e se olha a para um volante moderno, é notável o trabalho dos Engenheiros de materiais, mecânicos, eletrotécnicos, informáticos...
e quando nos apercebemos de todas as influências que ajudaram a formatar os volantes de hoje em dia, é algo de espantoso e fascinante
Bibliografia :
https://www.wired.com/2014/05/formula-1-steering-wheels/ (acedido a 22-10-2020)
uau! interessante
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