Pesquisar aqui

domingo, 27 de maio de 2018

Premiere

Começando um novo projeto e familiarizando-se com a interface
Ao abrir o Premiere, clique para criar um Novo Projeto. Você será direcionado para uma tela com diversas opções diferentes de pré-configurações para criar um vídeo, com modelos para sistemas de cores como PAL, NTSC, HDV e até mesmo dispositivos móveis. O padrão é NTSC > Standard 48 kHz, então vamos selecioná-lo. (Caso você tenha maior experiência com o programa, é possível personalizar suas configurações clicando na aba Custom Settings.) Dê um nome para seu projeto e clique em Ok.
Selecione o padrão, dê um nome e clique em ok.
A interface básica do Premiere é dividida em Projetos (1), Efeitos (2), Linha do Tempo (3), Ferramentas (4), Som (5) e Monitores (6). Você pode modificá-la do jeito que achar melhor, bastanto arrastar as abas de um lado para o outro pela tela. Dessa forma você personaliza a interface do Premiere para a forma mais prática possível.
A interface do Premiere.

Importando e editando vídeos
Você pode importar os vídeos e arquivos de som vai usar de duas formas: arrastando direto do Windows Explorer para dentro do programa ou indo no menu File > Import. Depois de fazer isso aguarde que o programa irá ler todos os arquivos.
Importe os arquivos.
Todos os seus arquivos irão aparecer em Project. Você pode assistir ou ouvir qualquer um deles dando um duplo-clique, assim ele irá abrir no monitor. Você também pode criar pastas (Bins) para organizar melhor seus arquivos, dividindo por exemplo em arquivos de Vídeos e de Sons.
Arquivos organizados.
Para adicionar um dos clipes em seu projeto basta arrastá-lo para a Linha do Tempo. Mas caso você queira pegar apenas um trecho dele, é recomendável dar um duplo-clique para que apareça no monitor antes. Assim você pode definir um ponto de início (1) e um ponto de término (2) da parte que você quer usar daquele arquivo. Aí é só arrastar do Monitor para a Linha do Tempo.
Defina o ponto de início e término e insira na linha do tempo.
Você pode repetir esse processo e adicionar quantos vídeos quiser na Linha do Tempo. O mesmo serve para os arquivos de áudio: você pode escolher somente um trecho e adicioná-los na Linha do Tempo, posicionando-os abaixo dos clipes de vídeos. No monitor da direita você pré-visualizar o seu trabalho clicando em Play.
Pré-visualizando seu trabalho.
O volume dos clipes de áudio que estão inseridos pode ser controlado através da barra amarela, bastando arrastá-la para cima e para baixo. Você também pode regular o som clicando com o botão direito sobre o áudio e indo em Volume. Você pode tirar o áudio por completo apenas arrastando a barra amarela o mais para baixo possível.
Regulando o áudio.

Adicionando efeitos no vídeo
Os efeitos podem ser encontrados na pasta Video Effects, clicando na aba Effects. Você pode escolher qualquer um deles e arrastar para um clipe de vídeo na linha do tempo. O controle é feito na área do monitor da esquerda, bastando clicar na aba Effect Controls para visualizar as configurações. E é justamente nestas configurações que você irá regular a intensidade do efeito e como ele irá funcionar. No caso deste exemplo, utilizamos o Lens Flare (queima de lente), um efeito que tem como configurações a sua posição e intensidade do brilho.
Adicionando efeitos.
O Premiere tem uma quantidade muito grande de efeitos divididos em suas categorias e você certamente encontrará vários em comunidades de usuários do programa. Há alguns efeitos que podem ser usados para corrigir as cores ou para distorcer a imagem, como o Twirl logo abaixo.
Efeito de distorção.

Criando transições entre clipes de vídeo
Você encontrará as transições do Adobe Premiere na aba Effects, clicando na pasta Video Transitions. Funciona quase da mesma maneira que os efeitos de vídeo, bastando adicionar a transição entre dois clipes de vídeo da Linha do Tempo. As transições também são controladas em Effect Controls.
Adicione as transições entre clipes.
Você pode adicionar títulos e as mais diversas formas de texto sobre os vídeos indo em File > New > Title. Dê um nome para o seu título e irá abrir um painel com uma porção de ferramentas para criar e personalizar ele. Há inclusive estilos prontos e bonitos dentro de Title Styles.
Crie um título.
O seu título irá aparecer como se fosse um clipe de vídeo, bastando adicionar na linha do tempo em uma faixa que esteja acima dos seus vídeos normais.
Adicione o título na linha do tempo.

Salvando o vídeo
Agora, para salvar o seu vídeo, acesse o menu File > Export > Adobe Media Encoder. Assim irá abrir a tela com as opções para exportar o seu vídeo. Em Format você irá escolher como o seu vídeo será codificado: MPEG1, MPEG2, Flash, QuickTime, Windows Media etc. Preset irá trazer modelos de tamanho e qualidade para os formatos. Você poderá escolher se quer que tenha só áudio, só vídeo ou os dois, marcando e desmarcando as caixas Export Video e Export Audio.
Exportando o seu vídeo.
As outras opções, divididas em abas na parte de baixo, são mais mais avançadas e mudam automaticamente conforme você escolhe um dos Presets (pré-definições). Entretanto, você pode mudar os valores manualmente caso queira, modificando por exemplo Frame Width e Frame Height, opções que dizem respeito ao tamanho da tela em pixels. Na aba áudio você também encontrará opções como a do codec de áudio, podendo também ajustar a qualidade que terá o som no vídeo.
Opções avançadas.
Depois de configurar tudo, é só dar Ok para abrir uma janela em que é possível dar nome ao seu vídeo e salvá-lo. Assim, irá começar o processo de salvamento do vídeo.
Renderizando seu vídeo.
O processo de renderização do vídeo pode demorar horas. Isso depende muito da duração do seu vídeo, da complexidade dele (se você realizou muitas modificações na edição), do seu computador e até dos arquivos que foram usados na edição. Então esse processo requer muita paciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.