Pesquisar aqui

domingo, 21 de março de 2021

PT05 - Passo 10(Entrada)

 O GitHub faz parte da família Git,e foi uma ferramenta utilizada ao longo de toda a Proposta de Trabalho 05, onde os alunos fariam enviariam para o site todos os pedaços de trabalho que desenvolvessem, mas afinal o que é a família Git? Bem, a família Git consiste no GitHub, GitPages, GitHub Desktop e Atom, esta família é destinada a programadores mas serve para toda a gente como é óbvio.O GitHub é uma plataforma que serve para o upload de projetos esta funcionalidade permite aos utilizadores partilharem os seus projetos com os outros.
    Embora seja bastante boa para programadores, e utilizadores com experiência no GitHub, toda a gente tem de começar. E a parte para iniciantes do GitHub é um pouco fraca. Sem uma ajuda de uma pessoa mais experiente, é bastante provável que o novo utilizador se vá perder nos inúmeros ramos que estão presentes no GitHub.

Memória descritiva:
  1. Este trabalho começou com a ideia de fazer um "treino" das habilidades de html começando com o passo 4 onde fizemos exemplos das coisas que dá para fazer no html como escrever um documento, como inserir uma imagem, etc.., depois seguimos para o passo 5 onde fizemos um exemplo de uma tabela, o professor aproveitou utilizar as nossas caricaturas duma pt(proposta de trabalho) anterior, neste caso a PT03, para fazer uma pauta na forma de tabela, depois a partir daqui depende da criatividade de cada um e como cada uma faz a sua tabela, ou seja, como usa as cores, a estrutura ou mesmo se acrescenta alguma coisa a mais como algumas animações, eu no meu caso não fugi muito à tabela padrão. 


  1. Para efetuarmos o passo 4 e 5, é necessário ter instalado um editor de código, no meu caso usei o notepad ++, que me foi recomendado pelo professor, mas também existem outros como o atom que funciona tão bem como o notepad, então basicamente escolhi o notepad simplesmente porque o professor falou primeiro e também houve colegas meus que já tinham utilizado o notepad, e todos falaram bem desse editor de vídeo então decidi utilizá-lo e não desgostei da experiência, é também muito fácil de utilizar, para podermos ter acesso às fotos precisámos também do software do Google fotos .


  1. O passo mais interessante foi o passo 5, mais especificamente dentro deste passo 5 "Tabela em HTML" foi o passo 1, porque foi neste passo que usei os meus antigos conhecimentos de HTML e também aprendi novas coisas como por exemplo como usar cores em HTML e também como fazer colunas na tabela e etc..., o passo que menos gostei foi o passo 2, outra vez dentro do passo5,  este passo foi também o que achei mais trabalhoso, basicamente neste passo foi onde tivemos de agrupar as fotos das caricaturas da nossa turma numa pasta e dar nomes de acordo com as boas práticas, ou seja, dar nomes só com letra minúscula, sem espaços e sem acentos.


  1. Os problemas que encontrei neste trabalho foi no passo 5 a fazer a tabela, pedi ajuda a alguns colegas meus de como inserir por exemplo cores novas, mas este problema foi facilmente resolvido, não surgiram assim muitos mais problemas.


  1. As decisões mais importantes que fiz neste trabalho foram feitas dentro do código, do passo 5, em si, como por exemplo mudar a cor dos nomes, centrar a tabela na página da web, inserir os links das fotos grandes através duma referência, etc, todos estes passos serviram para melhorar o aspeto da tabela em geral e também para utilizar os conhecimentos que tinha aprendido antes no passo 4, este passo 4 não é um passo incluído dentro da tabela. Outras decisões mais banais foram por exemplo a maneira como organizei os meus repositórios no GitHub e também como organizei o meu site do freenom.

  2. Para concluir, nesta proposta de trabalho o que mais gostei de fazer e que acho que compensou mais o trabalho investido foi o passo 5, digamos que este passo é o passo principal, neste passo aprendi várias coisas novas sobre o HTML mas mesmo assim podia ter ficado melhor em geral, acho que mesmo assim podia ter personalizado a tabela, mas mesmo assim acho que ficou boa. A parte que menos gostei de fazer foi o curso do sololearn, foi muito demorado e mesmo que tenha aprendido algumas coisas sobre o HTML em geral sinto que foi muito longo, o que correu pior neste trabalho foi o passo 2 do passo 5 onde tínhamos de agrupar as fotos numa pasta e eu em vez de colocar nomes de acordo não o fiz à primeira, mais tarde corrigi, e então deu-me trabalho a mais por um erro simples, mas em geral esta pt correu bem e sinto que aprendi as bases do HTML.

  1. O link do meu site criado nesta PT05 é: http://miguellorga.ml/

  2. E aqui está o certificado do meu curso do sololearn

    


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.