Pesquisar aqui

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Cientistas chineses apresentam o próximo passo da tecnologia de memória quântica

Cientistas chineses afirmam estar muito perto de desenvolver uma máquina capaz de decifrar códigos, graças a um recente avanço na tecnologia de memória quântica.

A computação quântica é mais uma daquelas ferramentas que pode transformar o mundo nas próximas décadas. Atualmente, os computadores quânticos mais poderosos rodam com menos de 100 qubits, o que significa que estão limitados a tarefas simples, de pouco valor prático.

No entanto, uma equipe de pesquisadores da China revelou o projeto de um novo computador quântico que poderia quebrar um código usando consideravelmente menos qubits do que se pensava anteriormente.


A descoberta, se comprovada e revisada pela comunidade científica, pode ser histórica. Ao contrário dos computadores quânticos existentes, que esquecem um cálculo assim que é feito, este tem memória.

Computadores quânticos podem quebrar uma mensagem criptografada em horas, mas precisam de dezenas de milhões de qubits (as informações quânticas transportadas por partículas subatômicas) para fazer o cálculo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.