A Fórmula E anunciou que a terceira geração (Gen3) de carros elétricos da competição irá trazer "o carro de corrida mais eficiente do mundo". Os testes começam já na primavera de 2022, sendo que o Gen3 começará a ser utilizado em competição na temporada 9 da Fórmula E, ou seja, em 2023. Para já, e sobre o seu visual e design, apenas podemos ver uma silhueta escondida.
Estes monolugares de nova geração irão regenerar 40% de energia através de travagens durante a corrida. Será um carro com propulsores à frente e atrás, onde na traseira estarão 350 kW de potência e à frente 250 kW.
Este será também o primeiro fórmula que não terá travões hidráulicos traseiros devido à adição do grupo motopropulsor dianteiro e à sua capacidade regenerativa.
O motor elétrico entregará até 350 kW (470cv) de potência e será capaz de atingir velocidades máximas de 320 km/h. Por fim, este Gen3 será também mais leve e mais ágil que o monolugar atualmente em utilização, o Gen2.
Sempre a pensar na sustentabilidade, estes monolugares terão uma pegada de carbono zero, e todas as peças danificadas de fibra de carbono serão recicladas por um processo inovador da indústria aeronáutica e aeroespacial. Os pneus, por sua vez, usarão 26% de materiais recicláveis.
"Ao projetar o carro Gen3, pretendemos demonstrar que o alto desempenho, a eficiência e sustentabilidade podem coexistir sem problemas. Juntamente com a FIA, construímos o carro de corrida de alto desempenho mais eficiente e sustentável do mundo. O Gen3 é o nosso carro de corrida mais rápido, leve, poderoso e eficiente. Foi projetado para o seu habitat: competir nas ruas de cidades com duelos roda a roda. Estamos ansiosos para ver isto a partir da temporada 9 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA", disse Jamie Reigle, CEO da Fórmula E, em comunicado.
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