As origens marketeiras do nome “Javascript”
Essa só os nerds sabem. O primeiro nome do que conhecemos hoje como Javascript era Mocha, uma bebida feita com café expresso, leite vaporizado e chocolate – bastante popular nas canecas dos programadores.
Posteriormente, quando a linguagem foi lançada pela primeira vez nas versões beta do Netscape Navigator 2.0 em Setembro de 1995, foi rebatizada oficialmente de LiveScript, devido a uma piada interna dos programadores originais.
Esse nome durou apenas 3 meses quando, em Dezembro de 1995, foi batizada definitivamente como Javascript, causando uma confusão que perdura até hoje entre os programadores iniciantes, que associam o Javascript a uma derivação da linguagem Java.
Na verdade, isso era proposital. Podemos dizer até que foi uma jogada de Marketing. Para quem não sabe, o Java era, definitivamente, a linguagem de programação mais popular dos anos 90. A Netscape buscava se ancorar na fama do nome Java para fundamentar, entre os desenvolvedores, o entendimento do Javascript como “a linguagem de programação para a Web”.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.