Imagens em Formato Digital
Como podemos então definir uma imagem em formato digital ?
Estas imagens não são nada mais do que um conjunto de pontos luminosos em linhas e colunas. O nome desses pontos é Pixel, que provem da junção das palavras picture e elment.
Os pixeis são sempre quadrados com as mesmas dimensões, e a única coisa que os distingue é a cor.
Cada uma dessas cores apresenta um código especifico que vária ente zeros e uns (código binario), sendo que o preto é apenas representado por zeros e o branco só por uns. Para obter uma maior variedade de cores, decidiu-se fazer variar as três cores básicas existentes ( Red, Green, Blue) em 255 tonalidades, que depois ao serem juntas iriam dar origem a 16,8m de cores únicas, o que é, na verdade, pouco em comparação com a infinidade de cores que poderiam ser criadas com as paletas usadas por pintores. Todos estes códigos irão ser analisados por uma tabela de converção e no final será obtida a imagem correspondente.
Cada pixel possui então três codigos (um para cada R,GeB), e uma vez que cada um desses ocupa um espaço equivalente a 8bites (Binal/Digits), tem-se um total de 24bits, que pode ser abrevidado para 3bytes( 8bits=1byte).
Para calcular a quantidade total de bites existente numa imagem seria necessario multiplicar a quantidade de pixeis presentes na imagem por 24bits.
EX. uma imagem com1460pixeis de altura e 980pixeis de largura
1460x980x24=34 339 200bites OU 4 292 400bytes OU AINDA 33 534 kilobytes e 375 bytes
(1kilobyte = 1024bytes)
Se usas computador então, provavelmente, já reparaste que algumas imagens estão no formato ".jpg".
Imagens com formato JPG ( Joint Photographic Experts Group) passam por um algoritemo de compressão, que as torna mais leves e por consequente, mais rápidamente transportadas. Este compactamento é essencialmente uma junção de pixels próximos que possuem cores semelhantes, podendo até ser indistinguiveis a olho nu. Estes pixels são guardados como se fossem apenas uma cor, e ao mesmo tempo é também registada a quantidade de pixels que foram juntos .
A palavra tolerancia aparece neste contexto como sendo o intervalo para o qual é decidido se há ou não junção de cores. Por outras palavras podemos dizer que, se houver uma tolerancia de 50cores, irá haver junção de cores perto umas das outras se houver apenas 49 tonalidades de diferença de uma cor para a outra .
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.