Pesquisar aqui

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Incerteza quântica: a computação quântica está realmente pronta para a ação?

A computação quântica está se tornando uma realidade empresarial, de acordo com uma pesquisa publicada na quarta-feira, com quase um quarto dos executivos afirmando estar trabalhando com a tecnologia ou planejando fazê-lo. Mas um pesquisador proeminente escreveu esta semana que está “perturbado” pelo hype em torno da computação quântica e alertou que é improvável que tenha aplicações práticas no futuro próximo. Essa incompatibilidade reflete um grau adequado de incerteza em torno da prontidão da computação quântica para implantações comerciais.

Uma pesquisa com 847 executivos de negócios feita pelo provedor de serviços de TI Capgemini descobriu que 23% estão trabalhando com tecnologias quânticas ou planejando fazê-lo. Um em cada dez espera que a computação quântica esteja disponível para uso em pelo menos um aplicativo importante dentro de três anos, e 2% dizem que sim.

“Nossa pesquisa confirma que mais e mais organizações estão aprendendo sobre a tecnologia e experimentando aplicações de tecnologia quântica da vida real”, diz Pascal Brier, diretor de inovação da Capgemini. “Nos últimos dois anos, vimos líderes surgirem no setor financeiro e muita tração no setor automotivo, em particular.”

No entanto, essa visão da viabilidade comercial da computação quântica não combina com a do eminente físico Professor Sankar Das Sarma, diretor do Centro de Teoria da Matéria Condensada da Universidade de Maryland e um dos principais especialistas em sistemas quânticos.

“Sou o mais pró-computação quântica possível: publiquei mais de 100 artigos técnicos sobre o assunto, e muitos dos meus alunos de doutorado e pós-doutorado são agora conhecidos praticantes de computação quântica em todo o mundo.” Das Sarma escreveu em um artigo para o MIT Technology Review esta semana. “Mas estou perturbado com parte do hype da computação quântica que vejo hoje em dia, principalmente quando se trata de alegações sobre como ela será comercializada”.

Para as empresas que consideram investimentos em sistemas quânticos, será fundamental identificar casos de uso viáveis ​​que façam sentido comercial.

As empresas estão entrando na onda da computação quântica?
Os computadores quânticos representam informações em forma quântica usando qubits, em vez dos bits que alimentam uma máquina clássica. Assim, enquanto eles representam os dados como um ou zero, os dados quânticos podem ser simultaneamente um e zero. Isso significa que um computador quântico em funcionamento poderia processar informações muito mais rápido e eficientemente do que uma máquina clássica.

Esta semana viu o anúncio mais recente de uma empresa de serviços financeiros explorando o potencial do quantum, quando o HSBC revelou que está trabalhando com a IBM para acelerar sua prontidão quântica . Mas, embora tenham sido feitos avanços na demonstração do poder da computação quântica, transferir isso para um ambiente comercial é uma questão diferente.

Em seu artigo, Das Sarma argumentou que casos de uso comercial para computação quântica permanecem uma perspectiva distante. “Existem propostas para usar computadores quânticos de pequena escala para o design de medicamentos, como forma de calcular rapidamente a estrutura molecular, o que é uma aplicação desconcertante, já que a química quântica é uma parte minúscula de todo o processo”, escreveu ele.

“Igualmente desconcertantes são as alegações de que os computadores quânticos de curto prazo ajudarão nas finanças”, escreveu Das Sarm. Nenhum artigo técnico demonstra de forma convincente que pequenos computadores quânticos (…) podem levar a uma otimização significativa em negociação algorítmica ou avaliação de risco ou arbitragem ou hedge ou direcionamento e previsão ou negociação de ativos ou perfil de risco. Isso, no entanto, não impediu que vários bancos de investimento entrassem no movimento da computação quântica.”

Isso não impediu que algumas empresas investissem pesadamente em sistemas quânticos. Vinte e oito por cento das empresas pesquisadas pela empresa de software Zapata em seu relatório Enterprise Quantum Adoption , publicado em janeiro, dizem ter alocado um orçamento de US$ 1 milhão ou mais para investimentos quânticos.

A pesquisa da Capgemini descobriu que a China e a Holanda têm a maior proporção de empresas que estão trabalhando em implementações de computação quântica, enquanto as telecomunicações e o setor público (incluindo defesa e tecnologia espacial) são o setor mais avançado.

A computação quântica é exagerada?
O relatório da Capgemini reconhece que a computação quântica está em um estágio inicial e que "a maioria dos problemas solucionáveis ​​usando computadores quânticos atuais também pode ser resolvida de forma mais rápida e econômica usando computadores convencionais".

Steven Schuchart, analista da GlobalData, diz que muitas empresas não entendem o quantum e como ele será usado quando chegar à maturidade. "É uma tecnologia muito jovem e o que está impulsionando a ideia de que pode estar pronta em breve é ​​que muitas empresas gastaram muito dinheiro com isso porque foram informadas de que essa é a próxima grande novidade", diz ele. "Eles querem ganhar seu dinheiro de volta. Eu não discordo necessariamente que será uma grande coisa, mas talvez não da maneira que muitas pessoas pensam que será."

Os provedores de computação quântica têm atraído investimentos significativos ultimamente. A desenvolvedora quântica norte-americana Rigetti Systems abriu seu capital em outubro do ano passado e, em fevereiro, outra empresa, a D-Wave Systems, anunciou que vai flutuar com uma avaliação planejada de US$ 2,1 bilhões. Enquanto isso, no Reino Unido, que tem sido um centro de inovação quântica , uma das empresas líderes, a Cambridge Quantum, se fundiu com a divisão quântica da Honeywell no ano passado para criar um novo negócio, a Quantinuum.

Mas isso não significa que existam aplicativos comerciais prontos para serem implantados, diz Schuchart. "Estamos vendo empresas fazendo IPOs, estamos vendo algumas fusões e aquisições e estamos vendo negócios acontecendo, mas não estamos vendo os casos de uso reais", diz ele.

O hype em torno do quantum, argumenta Schuchart, está sendo impulsionado não apenas por fornecedores, mas também por líderes de tecnologia que querem ser vistos investindo nos sistemas mais recentes. "Se você perguntar a um CIO sobre uma tecnologia interessante, é claro que eles dirão que estão investindo nela ou que está no roteiro deles", diz ele. "Não importa se não tem nenhuma aplicação prática."

Schuchart acredita que provavelmente levará de cinco a dez anos até que surjam casos de uso comercial de computação quântica, já que a tecnologia é atualmente mal compreendida. "Essa é a coisa que a maioria das pessoas não entende", diz ele. "Esses computadores quânticos são coisas que precisarão ser feitas perguntas muito específicas que você não pode responder em um período de tempo razoável com a computação padrão. No momento, é difícil fazer isso."

Como os líderes de tecnologia devem planejar o investimento em computação quântica?
Schuchart diz acreditar que a maioria das empresas acabará acessando a computação quântica dos provedores de nuvem de hiperescala. Amazon, Microsoft e Google fizeram investimentos em quantum, enquanto a IBM, que está cada vez mais focada em serviços em nuvem, tem sido a grande empresa de tecnologia mais ativa no espaço quântico.

“A maioria das empresas só precisará de computação quântica ocasional, ou computação quântica aqui e ali”, diz ele. "Eles precisarão de algumas horas por dia no máximo. Então, fazer isso por meio do Azure Quantum ou AWS Bracket da Microsoft ou qualquer outro serviço de computação quântica é o caminho mais inteligente a seguir."

As equipes de tecnologia precisam trabalhar em estreita colaboração com seus colegas em P&D para identificar casos de uso adequados para computação quântica, argumenta ele. "Os líderes de tecnologia precisam ir aos seus departamentos de P&D e às linhas de negócios que usarão o quantum e dizer 'quero estar pronto para quando você estiver pronto para usar isso'", diz ele. "Se você vai entrar em contato com um fornecedor, eles precisam que os matemáticos, cientistas de materiais, codificadores e a equipe de TI se sentem e conversem sobre essas coisas.

Schuchart acrescenta: "Eu não acho que [computação quântica] será o problema do departamento de TI, especialmente se estiver na nuvem. Você precisa de conhecimentos de matemática e física e, em muitos casos, acho que a TI fornecerá o canal seguro , por falta de uma frase melhor, e pensando em coisas como segurança, para que os caras de P&D possam lidar com isso."

Consultado a: 01\04\2022
https://techmonitor.ai/technology/emerging-technology/quantum-computing-investment-hype

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.